18/07/2013
Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
* Compreender a festa junina como parte da cultura historicamente produzida pela humanidade;
* Conhecer alguns elementos e símbolos que caracteriza a festa junina (culinária, músicas, bandeiras, fogueira, bandeira, quadrilha);
* Decorar o espaço institucional com as crianças;
* Fazer uma culinária típica (canjica);
* Estreitar vínculo com as famílias.
Essa atividade não exige conhecimento prévio por parte das crianças, no entanto é muito importante que o professor organize os materiais com antecedência, em especial por ser uma sugestão que envolve culinária e encontro com as famílias. A atividade aqui sugerida contempla a faixa-etária de 0 a 6 anos.
Ponto de partida...
Estamos entendendo nessa aula que as festas juninas fazem parte da cultura brasileira, e como tal, as crianças devem ter acesso a esse legado. O professor de Educação Infantil deve trabalhar essa festa como parte do conteúdo intencionalmente planejado, mas também, como acervo cultural que constitui a história de nossas crianças. Levando em conta o aspecto cultural é importante envolver as famílias para que juntos possamos compartilhar momentos que possibilitem estreitar os vínculos com as crianças e com a produção da humanidade.
Material Utilizado:
* Imagens e vídeos de festa junina;
* Aparelho de som;
* CD Luiz Gonzaga;
* Folhas coloridas e revistas para a confecção das bandeiras e dos balões;
* Canetinhas e lápis coloridos;
* Cola, cordões e fita adesiva para colar
* Panela para a canjica;
* Copos descartáveis ou potes de sobremesa e colheres para servir a canjica;
* Ingredientes: milho para canjica; leite; açúcar; leite condensado; leite de coco; coco ralado; cravo da índia; canela em pau.
Primeira etapa - História da Festa Junina (40 minutos)
O professor deve organizar algumas informações para contextualizar a festa junina. Nesse momento, o professor pode organizar as crianças em roda para contar a história das festas juninas, ouvir as experiências que os alunos têm a respeito e também mostrar imagens e o vídeo que ajudará a trazer elementos para a continuidade da atividade. Para a faixa etária contemplada por essa sugestão as informações mais importantes a serem demarcadas são:
* As festas são comemoradas no mês de junho e julho no Brasil inteiro (é importante que o professor faça isso no calendário usado pela turma e se puder que mostre imagens ou vídeos de festas);
* A culinária típica contempla preparados que têm como base o milho verde, por ser a época de sua colheita;
* Tradições: fogueira, balões, bandeiras e quadrilha.
Vídeo 1: Quadrilha Tradicional: http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4
Segunda Etapa - Brincadeira de quadrilha (40 minutos)
Inspirados pelas informações trazidas para as crianças no primeiro momento dessa atividade, em um outro dia o professor poderá propor para os alunos uma brincadeira de quadrilha. Essa brincadeira pode ser organizada no espaço externo da instituição. Como sugestão de músicas temos o CD de Luiz Gonzaga que pode ser encontrado nesse site: http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/discografia/quadrilhas-e-marchinhas-juninas.html.
Essa brincadeira pode ser organizada no espaço externo da instituição, fazendo uma roda, ou dividindo as crianças em casais. Nessa brincadeira o lúdico deve ser prioridade, o importante é que movimentos significativos e tradicionais da quadrilha estejam presentes. Por exemplo, uma música de quadrilha instrumental de fundo e um narrador (que poderá ser o professor) que fale frases como "Olha a chuva!"... "É mentira..."
Terceira Etapa - Enfeitando a nossa creche para a festa! (1 hora)
No dia seguinte o professor deve trazer já bandeiras e correntes já recortadas e os balões já dobrados em função da faixa etária das crianças. A colaboração das crianças será na ilustração dos enfeites, elas poderão pintar os balões com tintas coloridas, desenhar, colorir e colar papéis coloridos nas bandeiras e correntes. Para isso, o professor deve dispor as crianças em mesas com canetinhas e lápis coloridos, colas e retalhos de papel. Quando estiverem prontos os enfeites deverão ser pendurados em barbantes nos espaços da instituição.
Dobradura de balão: http://www.youtube.com/watch?v=CgmBB9y1ASc
Quarta etapa - Fazendo e experimentando a canjica!! (1 hora)
Em outro dia o professor pode retomar o assunto da culinária típica de festa junina e mobilizar as crianças para a receita da canjica, colocando para assistirem o vídeo da música "Rala o coco, mexe a canjica", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q.
Nesse momento é importante que o professor tenha organizado previamente a estrutura para o preparo da receita (fogão, panela, ingredientes) e também convidado as famílias para confraternizar e degustar a canjica. Caso a escola não tenha disponível um espaço para cozinhar, os professores podem pedir para que cada família traga um prato inspirado na culinária junina para a confraternização. Os pais também podem ajudar a providenciar os ingredientes para a receita.
Lendo a receita em voz alta, (http://tudogostoso.uol.com.br/receita/79439-canjica-deliciosa-com-coco.html) o professor deve possibilitar que as crianças coloquem os ingredientes da canjica na panela, sempre que tiver oportunidade remetendo a atividade à música "Rala o coco, mexe a canjica". Quando tudo estiver colocado, um adulto deverá levar a panela ao fogo para terminar o preparo da receita.
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013
O espaço para as famílias deve estar organizado de maneira que todos possam experimentar a canjica confortavelmente. Durante a confraternização, músicas típicas podem estar tocando. Vale lembrar que essa não é uma sugestão de festa junina que envolva a escola toda, mas sim, uma atividade que envolve as famílias e que tem como tema a festa junina!
Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013
Rala o coco, mexe a canjica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q
Aula do Portal do Professor: Festa Junina. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24969
Festas Juninas: seu significado e seus símbolos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19641
Origem da festa junina. Disponível em: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm
História da festa junina e tradições. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Quadrilha Tradicional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4
Quadrilhas e marchinhas juninas - Luiz Gonzaga. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=414251&i=true&r=false&a=50371#passo4
Dobradura de balão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CgmBB9y1ASc
Receita de canjica. Disponível em:http://tudogostoso.uol.com.br/receita/79439-canjica-deliciosa-com-coco.html
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças se apropriaram dos conteúdos historicamente produzidos pela humanidade que constitui a festa junina, como seus principais signos (culinária, músicas, bandeiras, fogueira, bandeira, quadrilha). Ainda pode avaliar se as crianças participaram ativamente do processo de decoração do espaço e da brincadeira de quadrilha. Além disso, avaliar se a culinária e a confraternização permitiram que as crianças interagiram entre si e se os vínculos entre família e escola foram fortalecidos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2015
Cinco estrelasAdorei a aula, vou aproveita varias atividades para o projeto que estamos desenvolvendo na escola.