Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RALA O COCO! MEXE A CANJICA...

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Compreender a festa junina como parte da cultura historicamente produzida pela humanidade;

* Conhecer alguns elementos e símbolos que caracteriza a festa junina (culinária, músicas, bandeiras, fogueira, bandeira, quadrilha);

* Decorar o espaço institucional com as crianças;

* Fazer uma culinária típica (canjica);

* Estreitar vínculo com as famílias.

Duração das atividades
Serão necessários 4 dias de atividades com as crianças, que poderão ser alternados ou em sequência. cada atividade durará em média de 40 minutos a 1 hora: história da festa junina (40 minutos); brincadeira da quadrilha (40 minutos); confecção de bandeiras, balões e correntes (1 hora); Preparação e degustação da canjica (1 hora).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade não exige conhecimento prévio por parte das crianças, no entanto é muito importante que o professor organize os materiais com antecedência, em especial por ser uma sugestão que envolve culinária e encontro com as famílias. A atividade aqui sugerida contempla a faixa-etária de 0 a 6 anos.

Estratégias e recursos da aula

Ponto de partida...

        Estamos entendendo nessa aula que as festas juninas fazem parte da cultura brasileira, e como tal, as crianças devem ter acesso a esse legado. O professor de Educação Infantil deve trabalhar essa festa como parte do conteúdo intencionalmente planejado, mas também, como acervo cultural que constitui a história de nossas crianças. Levando em conta o aspecto cultural é importante envolver as famílias para que juntos possamos compartilhar momentos que possibilitem estreitar os vínculos com as crianças e com a produção da humanidade.

Material Utilizado:

* Imagens e vídeos de festa junina;

* Aparelho de som;

* CD Luiz Gonzaga;

* Folhas coloridas e revistas para a confecção das bandeiras e dos balões;

* Canetinhas e lápis coloridos;

* Cola, cordões e fita adesiva para colar 

* Panela para a canjica;

* Copos descartáveis ou potes de sobremesa e colheres para servir a canjica;

* Ingredientes: milho para canjica; leite; açúcar; leite condensado; leite de coco;  coco ralado; cravo da índia; canela em pau.

 

Primeira etapa - História da Festa Junina (40 minutos)

       O professor deve organizar algumas informações para contextualizar a festa junina. Nesse momento, o professor pode organizar as crianças em roda para contar a história das festas juninas, ouvir as experiências que os alunos têm a respeito e também mostrar imagens e o vídeo que ajudará a trazer elementos para a continuidade da atividade. Para a faixa etária contemplada por essa sugestão as informações mais importantes a serem demarcadas são:

* As festas são comemoradas no mês de junho e julho no Brasil inteiro (é importante que o professor faça isso no calendário usado pela turma e se puder que mostre imagens ou vídeos de festas);

* A culinária típica contempla preparados que têm como base o milho verde, por ser a época de sua colheita;

* Tradições: fogueira, balões, bandeiras e quadrilha.

 

3

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_KafaFtnFe88/TE9mCa_3C1I/AAAAAAAAefo/kXY4PH3nA1Y/s400/007.png&imgrefurl=http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/2010/07/festa-junina-imagens-coloridas.html&h=1137&w=1600&sz=1027&tbnid=RBD69c6MeF0JNM:&tbnh=83&tbnw=117&zoom=1&usg=__vJes-OI-GxaIgY7stoflpVotX5k=&docid=aERzIBeYFFUZqM&sa=X&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&ved=0CD8Q9QEwAw&dur=842

1

Fonte 2: https://www.google.com.br/search?newwindow=1&q=festa%20junina&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&biw=1366&bih=667&sei=HHLZUYuOBYjR0wHKv4CoCA#facrc=0%3Bfesta%20junina%20food&imgdii=_&imgrc=_

2

Fonte 3: https://www.google.com.br/search?q=festa+junina&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=7A-MDW86XLBSiM%3A%3BaM5q0X16Anl8HM%3Bhttp%253A%252F%252Fthebrazilianfoodie.files.wordpress.com%252F2012%252F05%252Ffesta-junina-image-1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fblog.chefleticia.com%252F2012%252F06%252F01%252Ffesta-junina-and-sweet-corn-pudding-canjica-de-milho%252F%3B597%3B381

4

Fonte 4: https://www.google.com.br/search?q=festa+junina&newwindow=1&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=GHLZUfqkEqLD0gHgu4D4Bg&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=3Yy4FSVGNDx14M%3A%3BsLkkzEwYSqaTyM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F-tg8mkn33iFI%252FTe6NHuuAASI%252FAAAAAAAAG0U%252F3OXNS1SFYqA%252Fs1600%252Fdecoracao-para-festa-junina.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fkarolpoerner.blogspot.com%252F2011%252F06%252Ffesta-junina-ensinando-luz-da-palavra.html%3B1600%3B1066

Vídeo 1: Quadrilha Tradicional: http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4

Segunda Etapa - Brincadeira de quadrilha (40 minutos)

        Inspirados pelas informações trazidas para as crianças no primeiro momento dessa atividade, em um outro dia o professor poderá propor para os alunos uma brincadeira de quadrilha. Essa brincadeira pode ser organizada no espaço externo da instituição. Como sugestão de músicas temos o CD de Luiz Gonzaga que pode ser encontrado nesse site: http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/discografia/quadrilhas-e-marchinhas-juninas.html.

        Essa brincadeira pode ser organizada no espaço externo da instituição, fazendo uma roda, ou dividindo as crianças em casais. Nessa brincadeira o lúdico deve ser prioridade, o importante é que movimentos significativos e tradicionais da quadrilha estejam presentes. Por exemplo, uma música de quadrilha instrumental de fundo e um narrador (que poderá ser o professor) que fale frases como "Olha a chuva!"... "É mentira..."

Terceira Etapa - Enfeitando a nossa creche para a festa! (1 hora)

        No dia seguinte o professor deve trazer já bandeiras e correntes já recortadas e os balões já dobrados em função da faixa etária das crianças. A colaboração das crianças será na ilustração dos enfeites,  elas poderão pintar os balões com tintas coloridas, desenhar, colorir e colar papéis coloridos nas bandeiras e correntes. Para isso, o professor deve  dispor as crianças em mesas com canetinhas e lápis coloridos, colas e retalhos de papel. Quando estiverem prontos os enfeites deverão ser pendurados em barbantes nos espaços da instituição.

Dobradura de balão: http://www.youtube.com/watch?v=CgmBB9y1ASc

Quarta etapa - Fazendo e experimentando a canjica!! (1 hora)

      Em outro dia o professor pode retomar o assunto da culinária típica de festa junina e mobilizar as crianças para a receita da canjica, colocando para assistirem o vídeo da música "Rala o coco, mexe a canjica", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q.

      Nesse momento é importante que o professor tenha organizado previamente a estrutura para o preparo da receita (fogão, panela, ingredientes) e também convidado as famílias para confraternizar e degustar a canjica. Caso a escola não tenha disponível um espaço para cozinhar, os professores podem pedir para que cada família traga um prato inspirado na culinária junina para a confraternização. Os pais também podem ajudar a providenciar os ingredientes para a receita.

      Lendo a receita em voz alta, (http://tudogostoso.uol.com.br/receita/79439-canjica-deliciosa-com-coco.html) o professor deve possibilitar que as crianças coloquem os ingredientes da canjica na panela, sempre que tiver oportunidade remetendo a atividade à música "Rala o coco, mexe a canjica". Quando tudo estiver colocado, um adulto deverá levar a panela ao fogo para terminar o preparo da receita.

5

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013

     O espaço para as famílias deve estar organizado de maneira que todos possam experimentar a canjica confortavelmente. Durante a confraternização, músicas típicas podem estar tocando. Vale lembrar que essa não é uma sugestão de festa junina que envolva a escola toda, mas sim, uma atividade que envolve as famílias e que tem como tema a festa junina!

6

Fonte: Acervo Institucional NDI - 2013

Recursos Complementares

Rala o coco, mexe a canjica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ztmwUBRX90Q

Aula do Portal do Professor: Festa Junina. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24969

Festas Juninas: seu significado e seus símbolos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19641

Origem da festa junina. Disponível em: http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm

História da festa junina e tradições. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Quadrilha Tradicional. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4

Quadrilhas e marchinhas juninas - Luiz Gonzaga. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=414251&i=true&r=false&a=50371#passo4

Dobradura de balão. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CgmBB9y1ASc

Receita de canjica. Disponível em:http://tudogostoso.uol.com.br/receita/79439-canjica-deliciosa-com-coco.html

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças se apropriaram dos conteúdos historicamente produzidos pela humanidade que constitui a festa junina, como seus principais signos (culinária, músicas, bandeiras, fogueira, bandeira, quadrilha). Ainda pode avaliar se as crianças participaram ativamente do processo de decoração do espaço e da brincadeira de quadrilha. Além disso, avaliar se a culinária e a confraternização permitiram que as crianças interagiram entre si e se os vínculos entre família e escola foram fortalecidos. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cirene, Escola Pe. frederico Nierhoff , Ceará - disse:
    mariacirene01@gmail.com

    27/05/2015

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, vou aproveita varias atividades para o projeto que estamos desenvolvendo na escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.