21/07/2013
Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade;
• Desenvolver respeito e cuidado em relação ao seu e ao corpo do outro;
• Conhecer e nomear as diversas partes do corpo humano;
• Desenvolver hábitos de higiene corporal;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar a simultaneidade de propostas e experiências. Ao falarmos de espaços, compreendemos que estes servem de suporte: são ambientes intencionalmente organizados para desencadear e materializar os processos imaginativos das crianças. Estruturamos os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Através desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças de diferentes idades e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. (PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO I - NDI- 2012, p. 13 e 14)
Um destaque deve ser dado para a importância da disponibilização dos materiais pedagógicos em locais de acesso às crianças, bem como a incrementação constante desses ambientes, renovando assim, o interesse das crianças por estes. Foi pensando nisso, que resolvemos fazer em nossa sala, o espaço dos bebês. Essa proposta é indicada para ser desenvolvida com crianças entre 1 e 3 anos e visa trabalhar questões relacionadas ao corpo, como a higiene, o cuidado, o carinho e respeito pelo seu corpo e o corpo do outro; além da identificação e nomeação das diversas partes do corpo humano.
Primeiro Momento: Confeccionando fraldinhas para os bebês (bonecas)
Materiais: TNT, cola quente, tesoura e velcro.
Duração: aproximadamente 1 hora para a confecção de 5 fraldas.
Ao resolvermos fazer o cantinho dos bebês, pensamos em trazer alguma novidade para o grupo. Foi assim que surgiu a ideia de confeccionar fraldas para as bonecas. Essa etapa da confecção das fraldas deve ser feita pelo professor, individualmente ou em parceria com as famílias ou com algum trabalhador da escola que deseje ajudar.
Corte o TNT no formato de uma fralda, mas um pouco menor, dependendo do tamanho das bonecas. Em seguida cole nas quatro pontas da fralda, pedaços de velcro, conforme a ilustração.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013
Segundo Momento: Organizando o cantinho dos bebês
Materiais: As fraldas confeccionadas, bonecas, algodão, trocadores, toalhas higiênicas, banheirinhas, bercinhos ou paninhos para os bebês dormirem, pequenos frascos com hidratante.
Duração: 30 minutos para separar os materiais e 30 para organizar o espaço.
Escolha na sala um espaço que achar apropriado para organizar a brincadeira. Ali vá montando o cenário, de forma que fique atrativo para as crianças e que tenha espaço para estas se movimentarem a vontade. Organize um espaço com o trocador, as fraldas, hidratante e algodão; outro com as banheirinhas e toalhinhas e um com as caminhas, para os bebês dormirem depois de limpinhos. Veja ilustração.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013
Terceiro Momento: Brincando de cuidar e de trocar as fraldinhas dos bebês
Materiais: cenário organizado pelo professor.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Após o espaço organizado, convide as crianças para brincarem. É importante que haja um bebê para cada criança. Comece convidando as crianças para dar banho nos bebês; a água pode ser imaginária, se o tempo estiver frio, e os sabonetes podem ser tampinhas de garrafa. Vá passando a tampinha por cada parte do corpo do bebê e nomeando para as crianças: _Vamos lavar a cabecinha do bebê? E agora os bracinhos? As perninhas, as orelhas, etc. Depois convide-as para colocar a fralda, mas primeiro passar pomadinha (hidratante); nessa hora também pode ser usado algodão. E finalmente após a troca da fralda é hora de colocar o bebê para dormir. Coloque uma música suave e convide as crianças a embalar os bebês até que adormeçam.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013
OBS: Esse cenário pode ficar montado na sala durante alguns dias, e a brincadeira pode acontecer novamente, tanto por meio da mediação do professor, como de maneira espontânea por parte das crianças; agora que já reuniram elementos suficientes para desenvolver essa brincadeira.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15231
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13761
Essas aulas podem complementar a aula proposta.
PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO I - NDI- 2012
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários, que auxiliarão o professor, ao final de cada dia, avaliar se, e o quanto a criança se envolveu na atividade proposta: quais os momentos que mais participou, como relacionou-se com os colegas. A brincadeira ajudou a criança a reconhecer e nomear as diversas partes do corpo humano? Essa brincadeira influenciou, a partir de novos elementos disponíveis no espaço escolar, nos processos criativos e imaginativos das crianças? Contribuiu para a ampliação da noção de higiene? Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar também sua prática pedagógica.
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