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Descarte de resíduos sólidos: o que temos e o que queremos

 

18/07/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana e medidas de conservação, recuperação e utilização sustentável de recursos naturais.

  • Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não requer conhecimentos prévios específicos.
Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Análise de vídeos; teste e atividade prática; estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos grupos; montagem e apresentação de seminários; pesquisa de campo; elaboração, montagem e divulgação de relatório de pesquisa; criação de blog.

RECURSOS

Vídeos e textos on line; computadores com acesso à internet; transporte e infraestrutura para pesquisa de campo.

lixão 2

Lixão - Imagem disponível em: http://oglobo.globo.com/fotos/2011/10/09/09_MHG_lixo01.jpg.  Acessado em 13/07/2013.

Módulo 1- Abordagem do tema

Atividade 1- Vídeos

Para início da abordagem do tema, sugerimos que o professor trabalhe com os três vídeos abaixo especificados. Trata-se de três blocos de uma reportagem da TV Brasil na qual os repórteres seguem a trajetória do lixo nas cidades como Brasília e Rio de Janeiro,  levantando aspectos ambientais e sociais inerentes ao tema. A ênfase em todos os episódios é na destinação dos resíduos sólidos descartados, geralmente no lixo, para a reciclagem, via catadores de recicláveis.

  • O professor deverá distribuir os alunos em 6 grupos, atribuindo cada um dos vídeos a dois grupos.

Vídeo 1 - O Nosso Lixo (1/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012 - 21:09 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=s846GukzIX4#at=55. Acessado em 12/07/2013. Aborda a realidade dos catadores de recicláveis no lixão de Brasília e Jardim Gramacho (Rio de Janeiro).

Vídeo 2 - O Nosso Lixo (2/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012 - 18:00 min.) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU. Acessado em 12/07/2013. Catadores, coleta seletiva e reciclagem. Consumo e geração de resíduos sólidos (lixo). Reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos; reaproveitamento de madeiras na produção de móveis.

Vídeo 3 - O Nosso Lixo (3/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012 - 14:16 min.) Disponível em: http://www.youtaube.com/watch?v=d-mk2tbcPSk. Acessado em 12/07/2013. Destinação dos resíduos sólidos produzidos dentro de casa e sua destinação. Reciclagem de resíduos orgânicos: compostagem. Separação de resíduos sólidos em casa para a reciclagem. Revisão do consumo visando à reciclagem.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Ao assistir ao vídeo a ele atribuído, o grupo deverá registrar os seguintes aspectos nele abordados:

  • ambientais;
  • sociais;
  • consumo e sustentabilidade;
  • descarte de resíduos sólidos:  1) O que temos; 2) O que queremos (ou é que necessário).

 

lixão

Lixão. Imagem disponível em: http://www.joaodantas.com/joaodantas/images/stories/lixao.jpg.  Acessado em 13/07/2013.

Atividade 2- Socialização e discussão em pequenos grupos

Os dois grupos que assistiram ao mesmo vídeo deverão se reunir para discutir os registros feitos. Cada grupo de alunos deverá escolher um relator para socializar com os colegas do outro grupo os aspectos que destacaram no vídeo. Deverão discutir estes aspectos, fazendo um consolidado sobre o vídeo para apresentar ao professor e aos demais colegas no momento da socialização para toda a turma. Deverão escolher um novo relator para esta socialização. Se não houver consenso, o relator deverá expor as diferentes posições dos componentes do grupo.

Atividade 3 – Socialização e discussão com toda a turma

Terminada a discussão em pequenos grupos, o professor deverá organizar a sala para a socialização envolvendo toda a turma. Deverá solicitar que o relator de cada grupo socialize os aspectos apontados anteriormente, destacados pelos alunos ao assistirem aos vídeos e discutidos nos pequenos grupos..

O professor deverá estar atento para corrigir interpretações errôneas ou distorções. Deve também esclarecer dúvidas que certamente ocorrerão, assim como coordenar a discussão dando a cada aluno o direito de fala, sem interrupções, ao expor seu ponto de vista ou dúvida.

ciclo produtos

Ciclo de vida produtos. Imagem disponível em: http://qualidadeemquadrinhos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/07/ciclo-de-vida-produto.jpg. Acessado em 13/07/2013

Módulo 2 – Estudo e discussão de textos

Atividade 1- Leitura e registros

Um suporte teórico sobre o tema, complementar às informações já apresentadas nos vídeos, será apropriado neste momento. Neste sentido, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de cada texto e de algumas questões para discussão, como as sugeridas após as referências dos textos.

Texto 1 - Consumo, descarte e riqueza. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=32&id=378. Acessado em 12/07/2013.

Texto 2 - Regra dos três erres. Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm. Acessado em 12/07/2013.

Texto 3 - Resíduos sólidos urbanos: noções básicas.  Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dz3XvO3yfKsJ:www.cenedcursos.com.br/residuos-solidos-urbanos.html+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 12/07/2013.

Questões para discussão

  • Qual é a equação entre o padrão de consumo e de geração de lixo nos países ricos e pobres?

  • Explique a afirmativa: "além da quantidade, a qualidade do lixo também pode identificar o grau de riqueza de seu produtor".

  • Por que alguns cientistas consideram que os catadores estão numa condição de inclusão social perversa?

  • Qual é a relação que as sociedades têm estabelecido com os catadores de recicláveis (lixo)?

  • Por que a reciclagem de lixo, da maneira como tem sido trabalhada, é considerada por alguns especialistas como mais um obstáculo ao desenvolvimento ambientalmente responsável da sociedade?

  • O que o Brasil perde por não ter uma política mais comprometida com a reciclagem em nível nacional?

  • Que fatores têm interferido no sentido de dificultar a implementação de leis voltadas à reciclagem no Brasil?

  • Quais são as diretrizes básicas recomendadas para que o capitalismo moderno não seja soterrado pelo seu próprio lixo?

  • Na regra dos 3Rs, o que significa e determina o R de reduzir? e o R de reutilizar? e o R de reciclar?

  • Por que esse princípio tem uma ordem a ser praticada: prioritariamente Reduzir; em segundo lugar Reutilizar e, por último, Reciclar?

  • Qual é a origem dos diferentes componentes do lixo urbano?

  • Por que é importante a classificação dos resíduos sólidos urbanos?

  • Quais são os tipos de resíduos sólidos urbanos?

  • Quais têm sido as principais formas de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma?

Atividade 2- Discussão dos textos

A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de quatro alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Fechamento da discussão pelo professor

O professor deverá enfatizar alguns aspectos abordados no texto, tais como:

  • A discussão sobre o descarte de resíduos sólidos - geralmente chamado de "lixo" -  deve ter como pré-requisito a "produção" ou "geração" destes resíduos numa sociedade capitalista que preconiza o consumo. Este consumo desenfreado requer da natureza uma quantidade de recursos naturais de impossível reposição, o que tem levado a um esgotamento destes recursos sem precedentes.

  • Quanto maior é o consumo, maior é a geração de resíduos que são devolvidos à natureza e que não é capaz de ser absorvido por ela.

  • A revisão do padrão de produção e de consumo deve balizar as discussões sobre o tema.

  • Pautar as ações no princípio dos 3 erres é uma forma de rever o padrão de produção e de consumo. Nenhuma ação no sentido de destinação dos resíduos sólidos será eficaz a médio e longo prazo, se não houver diminuição na geração destes resíduos. Por isso o erre que deve predominar é o de REDUZIR, o consumo e a geração de resíduos sólidos.

  • A reciclagem não é justificativa para o consumo sem limites.

  • Toda cidade tem que contar com coleta e destinação de resíduos; preferencialmente, com coleta seletiva e reciclagem.

Módulo 3 - Revendo o consumo e a geração de  resíduos (lixo)

Atividade 1 - Revendo o consumo

Você sabe como seu poder de consumidor pode influenciar você e toda vida do planeta? - See more at: http://www.akatu.org.br/Testes#sthash.iPw8C5xx.dpuf

O seu poder de consumidor pode influenciar a sua vida e do Planeta Terra. Você é um consumidor consciente?

Faça o teste disponível em http://www.akatu.org.br/Testes (Acessado em 14/07/2013).

teste cons consc

Teste consumidor consciente. Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/acompanhe/teste%20consumidor%20consciente%20ok.jpg. Acessado em 13/07/2013.

 

Teste do Consumo Consciente

 

Você é um consumidor consciente?

 

Você sabe como seu poder de consumidor pode influenciar você e toda vida do planeta?

- See more at: http://www.akatu.org.br/Testes#sthash.iPw8C5xx.dpuf
Teste do Consumo Consciente

Testes

 

Teste do Consumo Consciente

Atividade 2 - Investigando a produção de lixo em casa

Já pensou em quanto lixo é produzido em sua casa, pela sua família em um ano?

Saber o quanto se produz é o primeiro passo para a redução da geração de resíduos sólidos. Faça a atividade proposta no endereço abaixo e descubra.

Auditoria do lixo. Disponível em: http://casa.hsw.uol.com.br/compostagem4.htm. Acessado em 13/07/2013.

Módulo 4 - Pesquisas na internet e socialização em forma de seminários

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca, como o Google.

  • Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos cinco temas. O professor deverá dividir a turma em cinco grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.

Temas e fontes

Tema 1-      Destinos dos resíduos sólidos no Brasil

  • Caracterização dos destinos dos resíduos sólidos e distribuição no território nacional
  • Aspectos positivos e negativos das formas de destinação: 1) Lixões ou vazadouros a céu aberto; 2) Aterro sanitários; 3) aterros  sanitários controlados; 4) incineração.

Fontes

Tema 2-   Coleta seletiva e reciclagem

Fontes

Tema 3-    Compostagem: reciclagem de resíduos orgânicos

Fontes

Tema 4-     Legislação

Fontes

Tema 5 - Logística reversa  (devolução dos produtos pós consumo ao fabricante).

Fontes

reciclagem

Reciclagem – Imagem disponível em:  http://www.folhaojornal.com.br/wp-content/uploads/2011/01/OKinfo-01-600x338.jpg. Acessado em 13/07/2013

Atividade 2 - Montagem de apresentações do conteúdo da pesquisa

Cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Seminários - Socialização do conteúdo pesquisado

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem.

Módulo 5 - Pesquisa em sua cidade

Atividade 1- Coleta de dados

A fim de responder à questão chave desta aula, "Descarte de resíduos sólidos: o que temos e o que queremos", com relação à comunidade onde se situa a escola, o professor deverá solicitar aos alunos que coletem dados  para responderem à questão: como os resíduos sólidos têm sido descartados ou tratados em sua cidade?

Algumas sugestões para a coleta dos dados:

1- Entrevista com o prefeito ou secretário de serviços urbanos indagando como é cuidado o descarte de resíduo sólidos em sua cidade. O professor deverá agendar previamente na prefeitura. Os alunos elegerão uma comissão que participará diretamente deste encontro. Os demais alunos ficarão esperando fora da sala de reuniões, mas é importante que estejam presentes ao evento, neste ato de cidadania.

As perguntas deverão ser feitas por todos os alunos e selecionadas as mais pertinentes. Os estudantes deverão levar as perguntas registradas e uma prancheta com papel e canetas para anotações.

2- Seguir o caminho do lixo, se houver coleta domiciliar, registrando  todo o percurso de casa até a destinação dada pela prefeitura. Se não for possível ir pessoalmente, fazer uma entrevista com uma pessoa que faz este trabalho de coleta e destinação dos resíduos sólidos.

3- Averiguar as condições do lixão ou aterro sanitário, se houver. O professor deverá agendar uma visita com os responsáveis e organizá-la cuidando do transporte dos alunos junto à direção da escola e/ou prefeitura.

4- Visitar a página da prefeitura na internet buscando ações propostas em relação à destinação de resíduos sólidos e verificar sua efetivação na cidade.

Atividade 2 - Discussão dos dados coletados

Após a coleta dos dados, por meio dos procedimentos sugeridos na atividade anterior, o professor deverá promover a discussão em sala de aula, pautada na seguinte pergunta:

  • Com relação à destinação dos resíduos sólidos em nossa cidade: O que temos? O que queremos?

Cada grupo de quatro alunos deverá redigir um texto respondendo a este questionamento e apresentar suas considerações ao professor e demais colegas.

Atividade 3 - Elaboração de relatório

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organizem um relatório contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório de pesquisa é dado pelos fatos observados durante a realização da pesquisa e os resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos, leitura de textos, pesquisas na internet, levantamento de  dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

4º) Resultados e Discussão: deverão aparecer neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos, especialmente aqueles da atividade 1 do módulo 5.

5º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

6º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 (Acesso em 13/07/2013).

cartaz

Cartaz- Imagem disponível em: http://www.biosphera.com.br/imagens/cartaz_coleta_seletiva.jpg. Acesso em 13/07/2013.

Atividade 4 - Publicação dos relatórios da pesquisa

Após a confecção dos relatórios, os mesmos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avaliação. Os relatórios deverão ser postados pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, o professor deverá criar o blog.  Para criar o blog, basta que o professor acesse o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 13/07/2013) e siga as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postados os relatórios, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe da pesquisa deixando seus comentários e opiniões no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Para os alunos:

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • O principal instrumento de avaliação quantitativa deverá ser o relatório produzido na atividade 3 do módulo 5. Poderão também ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros feitos ao longo do processo.
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