Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos Brincar de Roda com os Bebês?

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade;

• Ampliar seu repertório musical, por meio da brincadeira de roda;

• Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade;

• Aprender determinadas características de alguns animais.

 

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas durante um turno (matutino ou vespertino) em 3 momentos consecutivos, com durações aproximadas de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.
 

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

Essa aula é indicada para crianças entre 1 e 2 anos, no intuito de resgatar cantigas e brincadeiras de roda.


Primeiro Momento: Vamos brincar de roda?

Duração: O tempo que as crianças se envolverem na brincadeira sem que interfira nas demais atividades do dia. O professor precisa considerar o tempo de concentração das crianças dessa faixa etária.

Como vamos propor a brincadeira de roda para crianças bem pequenas (entre 1 e 2 anos), é possível que ainda não conheçam essa brincadeira ou nem saibam o que é fazer uma roda. Por isso, sugerimos que haja 2 ou mais adultos, explicando para as crianças como é a brincadeira, ajudando-as a dar as mãos e conduzindo-as para a roda, ou seja, mediando a atividade como forma de ensinar essa brincadeira às crianças. É  importante também que as músicas cantadas sejam curtas. Sugerimos começar com atirei o pau no gato e depois roda cotia.

Atirei o pau no gato

Atirei o pau no gato to
Mas o gato to
Não morreu reu reu
Dona Chica ca
Admirou-se se
Do berro do berro
Que o gato deu
Miau!

Atirei o pau no gato (outra versão)

Não atire o pau no gato to
Porque isso so
Não se faz faz faz
  A escola la
  Nos ensina na
A amar os animais
Miau!

Roda cotia

Roda cotia
De noite
E de dia
O galo cantava
E a casa caía!

 

roda

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012

 

Outras músicas podem ser cantadas depois dessas, ficando a critério do professor e ao gosto das crianças, que podem sugerir suas músicas preferidas. Quando perceber que as crianças estão ficando cansadas, convide-as então para terminar a brincadeira cantando uma última vez a música do pau no gato.

OBS: Pode acontecer de algumas crianças desejarem sair da brincadeira antes de outras. É  importante respeitar o tempo de cada uma, permitindo que algumas saiam da brincadeira e outras continuem, se assim quiserem. Entretanto, o professor exerce papel fundamental para estimular a participação das crianças na brincadeira, tornando-a mais atrativa às crianças.
 
Segundo Momento: Vamos fazer o bigode do gatinho?

Materiais: Lápis de olho ou  lápis de pintura facial para crianças (se houver na escola) e espelho. É importante o professor verificar previamente se alguma criança apresenta alergia a esse tipo de material.

Duração: 30 minutos aproximadamente.

Quando as crianças começarem a demonstrar desinteresse pela brincadeira, pergunte quem quer fazer um bigode igual ao do gatinho. E assim, vá fazendo os bigodes do gato nas crianças e mostrando a elas no espelho como ficou. Aproveite para perguntar como o gatinho faz, e também dar a opção para as crianças escolherem qual bigode querem fazer: De gatinho? De cachorro? De leão? De coelho? E assim, vá questionando as crianças e imitando o som de cada animal enquanto pinta os seus rostos.  

roda   roda
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012
 

Terceiro Momento: Brincando de ser os bichinhos

Duração: O tempo que as crianças se envolverem na proposta. É importante lembrar que o professor deve estar atento às demais atividades do grupo, como por exemplo, ao horário do lanche e, ao mesmo tempo, a concentração das crianças na brincadeira.

Depois que todos aqueles que desejarem pintar o rosto o tenham feito, os reúna e convide-os para brincar de imitar os bichinhos (quem optou por não pintar o rosto também pode brincar). Agache-se e fique de quatro, mostrando para as crianças como os animais andam. Primeiro vamos andar igual o gatinho e também fazer o seu som. E assim, o professor vai conduzindo a brincadeira, imitando os diversos bichinhos que as crianças sugerirem. O professor como o adulto que conduz a atividade pedagógica, com a participação do auxiliar de sala (se houver), deve propor a imitação de outros animais, ainda não sugeridos pelas crianças, objetivando a ampliação da brincadeira de papéis entre as crianças.

 

roda

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros, que auxiliarão o professor a avaliar quais os momentos que a criança mais participou; como relacionou-se com os colegas; se a criança já conhecia a brincadeira e, se não conhecia , como se manifestou diante da situação nova; se a brincadeira contribuiu para a ampliação do conhecimento de determinadas características de animais e para a brincadeira de papéis. Os registros feitos pelo professor servirão, também, de subsídios para avaliar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • suzana, centro de educação infantil Branca de Neve , Santa Catarina - disse:
    suzanafvieira@gmail.com

    23/07/2013

    Quatro estrelas

    é uma atividade interesante, pois é nessas brincadeiras que faz com que as crianças se socializam e aprendam brincando, tambem é uma forma de resgatar as cantigas e brincadeiras de rodas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.