22/07/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações como: palavras, rimas, autoria. Além de dominar os conhecimentos básicos sobre a utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
"Sítio: Conselho Nacional de Secretários de Educação: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.
"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.
"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 05 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente a música: “O Fusquinha Atrapalhado”, cante e dance com a turma. Caso preferir utilize data show ou aparelho de som.
O Fusquinha Atrapalhado
Música: Atirei o pau no gato
O fusquinha atrapalhado do, do.
Do cachorrinho nho, nho.
se livrou vrou, vrou.
Deu a volta ta, ta.
Se desviou ou, ou.
Olhou pra trás,
olhou pra trás,
e suspirou!
UFA!
Fonte: Sítio: Gente Miúda: Paródias e Poesias do Trânsito. Disponível em: <http://www.pragentemiuda.org/2008/09/pardias-sobre-o-trnsito.html>. Neste sítio você encontrará outras sugestões de paródias que podem ser utilizadas na atividade com os alunos. Acesso em: 02 de jul. 2013.
Fonte: Imagem da própria autora - Alunos no 1º Ano na Escola de Educação Básica - ESEBA/UFU. Cantando e tocando a música O Fusquinha Atrapalhado.
Professor, é importante utilizar na sala de aula leituras de diferentes gêneros literários como a letra de uma música conhecida para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
Professor, disponibilize a letra da música aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.
Posteriormente, questione os alunos:
Aproveite o momento para conversar com a turma sobre o que é uma paródia, explique que na música acima o autor se baseou em uma música conhecida (Atirei o pau no gato) para expor um assunto muito importante, “Trânsito” de forma divertida e engraçada.
A paródia tema finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto. Ela surge a partir de uma nova interpretação, da recriação. Com o objetivo de adaptar a obra original a um novo contexto, fazendo a releitura de diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.
Fonte: Sítio: Correio da Wikipédia: Paródia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia>. Neste sítio você encontrará informações sobre o significado da palavra paródia. Acesso em: 03 de jul. 2013.
FICHA DA PARÓDIA
Professor, sugerimos que depois do diálogo com a turma, você instigue os alunos a descobrirem informações sobre a paródia acima. Peça para destacarem na letra da música a parte que mais lhes chamou atenção. Como registro proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Gervásio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Hoje ouvimos uma música: “O Fusquinha Atrapalhando”, onde um carro (Fusca) quase atropela um cachorro na rua. Agora, resolva as questões abaixo: ____________________________________________________________________________ 2. Descreva a parte da música, que você considera interessante. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3. Cite os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4. Você se recorda de outra música ao ouvir essa? Qual o nome dela? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5. O que você sabe sobre as paródias? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 6. Ilustre a paródia que você aprendeu.
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
PESQUISANDO PARÓDIAS
Professor, o envolvimento da família nas atividades escolares, é fundamental nesse momento da vida dos alunos. A atividade de casa faz parte da vida escolar de grande parte dos mesmos, é importante a presença da família, visando auxiliar nas dificuldades apresentadas. Por isso, proponha como atividade de casa uma pesquisa sobre paródias para ser feita com o auxílio dos familiares dos alunos. Sugira que cantem juntos!
Cante e leia com os seus familiares a paródia abaixo:
A sujeira
(Música: Atirei o pau no gato)
A sujeira trás doença, ça,
Se o lixo, xo,
Não for tratado, do!
É por isso, so,
Que em minha casa, s a,
Todo lixo, todo lixo,
É ensacado!
Fonte: Sítio: Educar é uma arte: Paródias – Meio Ambiente. Disponível em: <http://umaarteeducar.blogspot.com.br/2010/06/parodias-meio-ambiente.html>. Neste Blog você encontrará sugestões de paródias com o tema meio ambiente, construídos de músicas conhecidas pelos alunos – Cantigas de roda. Acesso em: 02 de jul. 2013.
Agora, faça uma pesquisa em livros, revistas, jornais e internet e encontre outras paródias. Escreva-as em papel sulfite e traga para a sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para a socialização das paródias pesquisadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas músicas.
Organize uma lista com o nome das paródias pesquisadas pelos alunos, é importante cada aluno apresentar a sua. Exponha-as no mural da sala de aula.
PESQUISANDO PARÓDIAS ONLINE
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar outras paródias, para lerem online e cantarem ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet. Sugestões:
O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.
Oriente os alunos para observarem nas paródias durante a pesquisa, os seguintes aspectos:
Em seguida, exponha as letras das paródias pesquisadas no mural da sala de aula. Aproveite e explore as características deste gênero textual.
Como registro, proponha aos alunos que preencham o quadro abaixo no caderno de Língua Portuguesa, de acordo com as informações que se pede:
PARÓDIA |
ASSUNTO |
FEITO POR |
MÚSICA ORIGINAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, caso os alunos possuam o laptop Classmate, oriente-os que utilizem o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos), e criem a tabela contendo o nome e as principais informações das paródias. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no Varal Literário da sala de aula para apreciação de todos.
Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com os títulos das paródias pesquisadas pela turma e divulgue pela escola para que outros alunos possam conhecer e terem interesse de ler também.
Outra possibilidade é criar um blog para divulgar as paródias, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog.
Aula do Portal do professor - Criando um Blog. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>. Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um blog com a turma. Acesso em 03 de jul. 2013.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das paródias pesquisadas.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
FESTIVAL DE PARÓDIAS
Para esta atividade, sugerimos que você organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos com opiniões sobre o que é uma paródia. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique que eles terão como desafio elaborar uma paródia para ser apresentada em um festival organizado pela turma.
Você poderá organizar os alunos em pequenos grupos, faça uma lista com os temas que serão utilizados na construção das paródias. Como sugestões:
Professor, é importante um planejamento prévio com a turma das ações para a organização do festival.
1. PLANEJAMENTO COLETIVO DO EVENTO
Converse com a turma sobre: dia, horários e local. Agende na direção da escola, a data e os horários acertados com a turma e providencie os materiais que julgar necessários.
2. ELABORAÇÃO DAS REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO
Professor, é necessário que junto com os participantes, defina as regras do evento e as músicas que serão utilizadas nas paródias. Utilizem músicas conhecidas como as cantigas de roda e músicas infantis.
Proponha a construção das regras para a participação no festival.
3. REGRAS PARA CONSTRUÇÃO DAS PARÓDIAS
Para construir uma paródia você precisa inventar frases que se encaixem direitinho na composição original, de acordo com o tema escolhido. Faça o seguinte:
COMISSÃO JULGADORA:
Professor, escolha ou sorteie juntamente com toda a turma, alguns nomes de professores da escola para comporem uma comissão que terá como função analisar: apresentação, letra da paródia e interação de todo o grupo no festival.
4. ELABORAÇÃO DE CARTAZES PARA DIVULGAR O EVENTO
Professor, depois de conversar com os alunos sobre festival de paródias, proponha a construção de cartazes informativos para divulgar o evento para toda a escola. Você poderá disponibilizar materiais como: cartolina, papel cartão, E.V.A, canetinhas, lápis de cor, revistas para recortes de imagens, tinta, papel crepom e outros que achar relevantes.
5. ELABORAÇÃO DE CONVITES PARA A PARTICIPAÇÃO
Professor, elabore com os alunos os convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este gênero textual (objetivo e características). Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado. Não se esqueça de colocar: data, horário e local da apresentação.
Ao terminar, salve em um pendrive os convites que os alunos digitaram e imprima-os para serem divulgados e distribuídos para a comunidade escolar e seus usuários.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
APRESENTANDO AS PARÓDIAS
Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções no festival. Portanto, organize juntamente com os alunos, o espaço de forma que fique aconchegante e estimulante. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo do tamanho dela e da quantidade de convidados.). Converse sobre a forma das apresentações de suas observações e descobertas. Aguarde os convidados e realize a apresentação. Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos. Utilize as imagens para atualizar o blog, caso você tenha construído.
Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e dos demais colaboradores.
Logo após, no dia posterior, peça que os alunos registrem, no caderno de Língua Portuguesa, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre: o que significou para eles participarem deste evento; o que aprenderam; o que foi fácil e difícil realizarem; enfim, suas descobertas sobre “ Paródias”.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: UOL Paródias: Texto informativo: Como publicar. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/cante/pcomopub.htm>. Neste sítio você encontrará informações sobre como publicar e dicas para criar uma paródia. Acesso em: 02 de jul. 2013.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: Escola Viva: Carnaval no F1 – Letras. Disponível em: <http://www.escolaviva.com.br/eventos_f1_carnaval06b.htm>. Neste sítio você encontrará sugestões de paródias construídas pelos alunos do Ensino Fundamental. Acesso em: 02 de jul. 2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenas frases; ler e interpretar letra de música; perceber e comparar a finalidade das rimas; construir e apresentar paródias, utilizando diversos recursos; produzir convites, identificando as características deste gênero textual; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!