Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Extra! Extra! Notícia fresquinha: aprendendo com jornais e reportagens

 

22/07/2013

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Explorar o portador de texto: jornal;
  • Compreender a história do jornal impresso;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como reportagem;
  • Reconhecer a estrutura de uma reportagem;
  • Produzir textos;
  • Resolver situações problema envolvendo adição e subtração;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas. 
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização das atividades propostas nessa aula é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização e já tenham desenvolvido habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

Sítio: "Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação)". Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>, e depois clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de jun. 2013

 

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: explorando um jornal

 

Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.

Professor o desafio de alfabetizar letrando, implica aos docentes, a necessidade de proporcionar às crianças situações em que possam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita, bem como, compreender a função social da escrita e da leitura em nosso cotidiano. Nesse sentido, é relevante explorar com os alunos diferentes portadores e gêneros textuais e suas funções em nosso dia-a-dia.

Nesse primeiro momento nossa sugestão é que leve para a rodinha vários jornais, e explore com seus alunos, para instigar a curiosidade dos mesmos sobre o tema “reportagem”.

É importante que selecione jornais que contenham reportagens voltadas para o público infantil, que possam mobilizar o interesse dos alunos nesse momento, por exemplo: o suplemento infantil, página de esporte, reportagem sobre uma festa, uma novela infantil que eles gostam, dentre outros.

Organize sua turma em roda e converse com os alunos antes de mostrar o jornal. Questione-os sobre:

 

  • Vocês leem jornal?
  • Por quê?
  • Vocês conhecem alguém que lê jornal?
  • Vocês já viram um jornal para crianças?
  • O que geralmente tem no jornal?
  • Para que serve um jornal na opinião de vocês?
  • Quem faz o jornal?
  • Quais são as partes de um jornal?
  • Vamos conhecer melhor um jornal?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Em seguida, mostre o jornal para os alunos e explore com eles mostrando o título do jornal, como ele é dividido, que tipo de textos veiculam nesse portador, os tipos de letra, as ilustrações, dentre outros aspectos.

Se achar necessário, projete as imagens de jornais para eles perceberem o formato e a estrutura dos textos. Utilize um projetor multimídia. Veja abaixo algumas imagens de jornais:

jor 

Fonte da imagem: Sítio: "Leandro Palazzo Blog". Disponível em: <http://leandropalazzo.blogspot.com.br/2008/09/excluso-escolar.html>.  Acesso em: 08 de jul. 2013.

j2

Fonte da imagem: Sítio: "Sistema Batista". Disponível em: <http://www.sistemabatista.com.br/sala_imprensa/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.

 

j3

Fonte da imagem: Sítio: "Alegria está no ar Blog". Disponível em: <http://www.alegriaestanoar.com.br/lembrancinhas/lembrancinhas-de-aniversario/convite-noticia-de-jornal-18x13.html>. Acesso em: 08 de jul. 2013.

 

Deixe que eles explorem o jornal e façam as suas observações.

Explique a eles que o jornal serve para informar, anunciar, comunicar, denunciar situações, dentre outras. Mostre que o jornal é dividido em várias sessões, como por exemplo: Economia, Política, Cultura, Esporte, Turismo, Classificados, Coluna Social, Entretenimento, dentre outras.

Para finalizar esse momento, oriente que cada aluno selecione do jornal algum fato que chamou mais sua atenção. Poderá ser uma reportagem, notícia, anúncio, tirinha, dentre outros. Em seguida, cada um deverá ler e compartilhar o que selecionou e os motivos. Esse momento poderá ser denominado de “A Roda do Jornal”.

Professor, antes de distribuir os jornais, dê uma olhada para evitar que os alunos tenham acesso a reportagens que não são próprias para a faixa etária.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando um vídeo: a história do jornal

 

Professor, para aprofundar conhecimentos com seus alunos sobre o jornal, sugerimos que trabalhe um vídeo com eles que aborda a história do jornal impresso.

Para tanto, você poderá levá-los ao Laboratório de Informática de sua escola e solicitar que acessem o vídeo “Jornal impresso – a história” no sítio: "You Tube", disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=10fe8_FL2Uc>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

Se sua escola participa do Projeto UCA, solicite que seus alunos acessam o vídeo utilizando seus laptops. Para tanto, eles deverão acessar o vídeo por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

Após assistir ao vídeo com seus alunos problematize algumas questões que foram abordadas no vídeo, como por exemplo:

 

  • Onde surgiu o jornal?
  • Como o jornal era produzido pelos chineses?
  • Quem inventou a máquina de impressão dos jornais?
  • Dentre outras questões.

 

Vamos fazer um Quiz!!!

Professor, outra sugestão é propor a realização de um “Quiz” com seus alunos, sobre informações contempladas no vídeo. O “Quiz” é uma estratégia didática que estimula diversas habilidades dos alunos como linguagem, raciocínio rápido, memória, dentre outras. O “Quiz” funciona como um jogo de perguntas e respostas.

Você poderá fazer o “Quiz” individualmente (lançando perguntas sobre o vídeo para os alunos responderem) ou então em grupos (um grupo disputa com o outro). No caso do grupo, os alunos de cada grupo poderão assistir ao vídeo e elaborar perguntas desafiando o grupo contrário.

 

Como criar um Quiz:

Professor, nos sítios abaixo você encontra explicações de como montar um “Quiz”.

Fonte: Sítio: "Zooming". Neste sítio você encontra um texto explicando o que é um “Quiz” e instruções de como criar um. Disponível em: <http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

Fonte: Sítio: "You Tube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>. Nesse sítio há um vídeo de como fazer um Quiz/jogo com o Power Point.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

Fonte: "Blog quero ensinar". Disponível em: <http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Blog que explica como criar um QUIZ - joguinho legal. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

VEJA UM EXEMPLO DE “QUIZ”:

quiz 

 

Fonte: Sítio: "Smartkids". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-combate-a-poluicao.html>. Sítio  infantil que disponibiliza jogos de Quiz.. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

menino tarefa

Professor, proponha aos seus alunos que realizem uma pesquisa em casa com seus familiares selecionando reportagens. Eles poderão trazer reportagens de jornais, revistas ou internet. Se possível solicite que eles selecionem prioritariamente, reportagens voltadas para o público infantil. Eles deverão recortar a reportagem e trazer para a escola para socializar com os colegas da turma.

É interessante que envie uma ficha para que eles preencham com os dados da reportagem. Veja uma sugestão:

 

  

Aluno: ____________________________________________________________

Data:­­­­­_______/________/______________

Pesquisa com familiares:

Pesquise com seus familiares em revistas, jornais e internet, reportagens voltadas para o público infantil. Selecione uma reportagem e traga para a escola para socializar com seus colegas. Leia a reportagem e faça o que se pede:

  1. Responda as questões abaixo:

  2. De onde você retirou a reportagem?

  3. Qual a data em que ela foi publicada?

  4. Qual é o tema da reportagem?

  5. Quando ela aconteceu?

  6. Onde?

  7. Porque ela aconteceu?

  8. Quem realizou a reportagem?

  9. Ilustre a reportagem

 

 

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Explorando uma reportagem

 

Professor nessa aula você irá propor a socialização das reportagens pesquisadas pelos alunos. Para tanto, organize-os em roda de conversa e peça para que eles levem a reportagem juntamente, com a ficha contendo os dados que eles preencheram sobre a reportagem selecionada.

Eles deverão mostrar a reportagem e apresentar aos colegas dados principais da mesma, por exemplo: do que se trata, quando aconteceu, onde aconteceu, quem retratou o fato, de onde foi retirada a reportagem.

Nesse momento, aproveite para trabalhar com eles o conceito de reportagem, e dados que servem para estruturá-la.

Veja abaixo uma sugestão:

No sítio “Brasil Escola”, disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm>.  Acesso em: 09 de jul. 2013, você encontra a definição do que é uma reportagem, qual é o seu objetivo, qual é a diferença entre notícia e reportagem, e como ela é dividida (Manchete, Lead e Corpo). É importante que explore esses conceitos com seus alunos por meio das reportagens que eles trouxeram de casa.

A reportagem é um texto de gênero jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista e jornal. O objetivo da reportagem é levar fatos ao leitor ou telespectador. A reportagem é mais aprofundada do que a notícia, na medida em que, além de trazer informações, faz investigações, tece comentários, levanta questões, discute e argumenta fatos. Ao ler uma reportagem é necessário que o leitor reconheça e responda algumas perguntas que são estruturantes da mesma: O quê?, Como?, Quando?, Onde?, Porquê?, Quem?.A reportagem é composta por três partes: Manchete (título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito e despertar o interesse do leitor), Lead (pequeno resumo que aparece depois do título a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor) e Corpo (desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público alvo.).

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

Depois de discutir com seus alunos, realize uma atividade na qual, eles deverão colar a reportagem que trouxeram no caderno de Língua Portuguesa e explore algumas atividades abordando as questões conceituais da reportagem.

Veja algumas sugestões de atividades:

  1. Circule na reportagem o nome da “Manchete”.
  2. Grife com lápis de cor azul o “Lead” da reportagem.
  3. Leia novamente a reportagem e tente responder as questões abaixo:

 

  • O quê?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Quem?

       4. Circule na reportagem as palavras que você não conhece. Em seguida escreva-as abaixo em ordem alfabética e procure o seu significado utilizando o dicionário.

 

Outra sugestão é trabalhar a partir da reportagem conhecimentos lógico-matemáticos a partir da reportagem. Veja uma sugestão:

jornal

Fonte: Sítio "Associação Fluminense de Taekwondo Ivan Varela".  Disponível em: <http://aftiv.blogspot.com/2010/09/reportagem-do-jornal-o-globo-e-extra.html>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

Exemplos de situações problema:

 

  • Se Quézia Quetlin Maciel começou a lutar aos 7 anos, e atualmente ela tem 14 anos de idade, há quantos anos ela luta? (Subtração)

Resolvendo

 

 

  • Nessa reportagem do ano de 2010, Quézia estava com 14 anos. Se ela luta há 7 anos, em que ano ela começou a lutar? (Subtração)

Resolvendo

 

 

  • Quézia treina 3 horas diariamente. Se a semana tem 7 dias, quantas horas ela treina por semana? (Adição)

Resolvendo

 

 

  • Quézia já possui 16 medalhas. Se ela ganhar mais 3 medalhas de ouro com quantas medalhas ela irá ficar ao todo? (Adição)

Resolvendo

  

Corrija as atividades individualmente com os alunos e analise se eles conseguiram identificar na reportagem as características abordadas por você em sala de aula.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Construindo uma reportagem

Professor, proponha aos alunos a construção de uma reportagem. Lembre-se que em sua escrita eles deverão responder as questões básicas que estruturam uma reportagem: O quê?, Como?, Quando?, Onde?, Por quê?, Quem?

Para esse momento, nossa sugestão é que divida sua turma em grupos de quatro alunos e distribua uma imagem para cada um. Em seguida eles deverão criar uma reportagem, a partir da imagem disponibilizada. Para tanto, eles poderão eleger um escriba no grupo.

Uma sugestão interessante é levar como imagem fotos dos alunos em eventos ou momentos escolares, dessa maneira facilitará a escrita dos mesmos na medida em que deverão relatar fatos que vivenciaram.

Caso sua escola faça parte do Projeto UCA, eles poderão utilizar seus laptops para produzir as reportagens, utilizando o programa KWord e acessando o caminho: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos).

Realize as correções das reportagens. Uma dica legal é projetar a reportagem dos alunos utilizando um data show e realizar a leitura e a correção coletiva.

Veja algumas sugestões de imagens:

 

foto  

Fonte: Acervo da própria autora - atividade realizada com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Eseba/UFU em 20 de dez.. 2012.

 

fot   

Fonte: Sítio: "Itápolis". Disponível em: <http://www.itapolis.sp.gov.br/portal3/index.php?option=com_content&view=article&id=3001:emei-loide-portolani-realiza-festa-junina&catid=132:educacao&Itemid=124>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

fo

 

Fonte: Sítio: "G1 Amazonas". Disponível em: <http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/05/motorista-de-55-anos-e-200-criancas-vao-ao-cinema-pela-1-vez-em-manaus.html>.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

 

menino tarefa 

Jornal Falado

Para complementar este momento, questione os alunos se existe somente a reportagem escrita no jornal. Questione se eles e suas famílias têm acesso a reportagens jornalísticas por meio de outras fontes, se eles assistem jornal em sua casa. Provavelmente o jornal falado será pontuado pelos alunos.

Por isso, como “Atividade de Casa”, solicite que assistam a um jornal falado em suas casas e observem as reportagens que eles trarão e as suas características.

Para auxiliá-los a sugestão é a montagem de um roteiro de observação, somado a uma atividade de interpretação.

VEJA UM EXEMPLO:

 

 menino tarefa

VAMOS ASSISTIR A UM TELEJORNAL?

EM SUA CASA, ASSISTA UM JORNAL FALADO (TELEJORNAL) E OBSERVE NAS REPORTAGENS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS COMO:

- ELE MUDA O JEITO DE FALAR CONFORME O TIPO DE REPORTAGEM?

- COMO ELE INICIA E TERMINA O JORNAL?

- QUAL FOI O ASSUNTO QUE MAIS APARECEU NO JORNAL?

- PARA APRESENTAR UMA REPORTAGEM, O APRESENTADOR PRECISA LEMBRAR-SE DE TODAS ELAS OU ELE POSSUI ALGO QUE O AJUDE?

- QUAL FOI O ASSUNTO MAIS ABORDADO NAS REPORTAGENS DO JORNAL QUE VOCÊ ASSISTIU? MARQUE NAS ALTERNATIVAS ABAIXO:

(  ) VIOLÊNCIA

(  ) ESPORTES

(  ) SAÚDE

(  ) EDUCAÇÃO

(  ) ACIDENTES DE TRÂNSITO

(  ) OUTROS _____________________________________________

AGORA, PENSE EM UMA DAS REPORTAGENS QUE VOCÊ ASSISTIU, REFLITA A RESPEITO DELA E DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Apresentação do jornal em sala

Reserve um momento nessa aula para que os alunos socializem a “Atividade de Casa”. Deixe que eles exponham as suas opiniões sobre as temáticas abordadas: o que acharam, quais as diferenças de um jornal falado para o jornal impresso, dentre outras questões.

Em seguida, proponha uma brincadeira com os alunos. Que tal brincar de repórter? Solicite que eles apresentem a reportagem que construíram na aula anterior brincando de repórter.

Para exemplificar esse momento, você poderá trabalhar um vídeo com eles, que demonstra uma criança realizando uma reportagem com sua mãe, no “Repórter Mirim” quadro de um jornal mineiro. Para tanto, acesse o vídeo no sítio da “Globo TV”. Disponível em: <http://globotv.globo.com/tv-integracao-triangulo-mineiro/mgtv-1-tv-integracao/v/reporter-mirim-de-divinopolis-mg-mostra-o-dia-a-dia-de-uma-professora/2182434/>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Depois de mostrar o vídeo, oriente-os a retomarem as reportagens(da aula anterior) construídas nos grupos e selecionarem as falas do repórter e do jornalista (apresentador) que deverão escrever em cartazes, para que o contrarregra vá mostrando para eles lerem durante a reportagem.

Para esse momento, explique para o grupo que eles deverão se dividir para que cada uma exerça uma função no jornal, por exemplo:

  • Um repórter;
  • Uma câmera;
  • Um jornalista principal;
  • Um contrarregra (que projeta as falas do repórter e do jornalista para eles lerem durante as reportagens.).

 

Veja abaixo um modelo de televisão construída com materiais recicláveis:

tvvv

 

Fonte: Sítio: "Blog Ensinar com alegria". Disponível em: <http://educacaocolorida.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html>.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

Eles poderão construir uma televisão utilizando materiais recicláveis como: jornal, papelão, tampinhas de garrafa dentre outros. Os sítios abaixo demonstram como construir o objeto desejado:

Fonte: Sítio: “You Tube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=a_91oauUjL0>. Vídeo ensinando como construir uma televisão de caixa de papelão. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Fonte: Sítio:“You Tube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=4mSD52sBbF4>. Vídeo ensinando como construir uma televisão de caixa de papelão. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

É importante que eles deixem um buraco embaixo da televisão para que  possam entrar com a cabeça dentro dela e apresentarem a reportagem.

Eles poderão gravar a brincadeira utilizando a WxCam de seus laptops localizada na área de trabalho do computador, ou acessá-la pelo caminho (Metasys > Aplicativos > Multimídia > WxCam). Solicite que gravem o arquivo em um pendrive, para a exibição.

Eles poderão levar os pendrives para casa para mostrar a atividade para suas famílias.

 

No link do portal do professor do MEC. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37439>, você encontra uma aula com sugestões para se trabalhar com o jornal falado. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: PESQUISA DE CAMPO

Professor, caso em sua cidade tenha um “Jornal” proponha aos alunos que realizem uma pesquisa de campo na qual eles possam visitar o jornal e pesquisar aspectos como: a produção e a impressão do jornal, a redação, dentre outros aspectos.

Caso haja em sua cidade a sede de algum canal de TV que produza telejornal local, você também poderá propor uma pesquisa de campo para que eles visitem a rede de televisão e o jornal falado. Dessa maneira além de pesquisar aspectos relacionados a esse tipo de jornal e reportagem, eles ainda poderão fazer um comparativo dos dois jornais (impresso e falado).

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jornal online: construindo um Blog

Que tal criar um jornal da turma? Proponha para seus alunos que produzam um jornal no qual eles possam publicar reportagens retratando assuntos referentes ao cotidiano escolar (aulas que tiveram na semana, acontecimentos legais, acontecimentos ruins, denúncias, curiosidades, desafios dentre outros.).

Para isso, selecione com a turma quais serão as sessões do jornal (esporte, educação, entretenimento, dentre outras), divida a turma em grupos e decida com eles qual grupo ficará responsável por cada sessão do jornal.

O jornal poderá ser produzido pela turma semanalmente ou mensalmente. E poderá ser impresso e também online.

Para a construção do jornal online, você poderá construir um Blog com seus alunos no qual eles poderão veicular o jornal com as reportagens abordadas.

Para tanto, seguem sugestões de alguns sítios que trabalham a construção de Blog:

 

1. Entre nos Recursos do Portal do Professor e acesse o sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

2. Fonte: Sítio: “You Tube”. Como criar um Blog. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

 

3. Fonte: Sítio: “Como criar – como fazer e criar na internet”. Disponível em: <http://www.comocriar.net.br/como-criar-um-blog/>.  Neste sítio você encontra instruções de como criar um blog. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Recursos Complementares

 

Fonte: Portal do professor MEC. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25110      >. Aula de uma professora abordando o que é reportagem e a diferença existente entre reportagem e notícia. Acesso em: 09 de jul. 2013.      

 

Fonte: Portal do professor MEC. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36179>. Aula de minha autoria abordando como desenvolver o raciocínio lógico matemático com os alunos por meio de textos jornalísticos. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de leitura e de escrita; exploraram o portador de texto jornal; compreenderam a história do jornal impresso; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como reportagem; produziram textos; resolveram situações problema envolvendo adição e subtração; e se desenvolveram habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roze, Escola Estadual Professor Apoenan de Abreu Teixeira , Tocantins - disse:
    linacesilva2002@yahoo.com.br

    08/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito bem estruturado o plano... Dá pra fazer adaptações conforme a faixa etária. Excelente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.