Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Festa Junina da Roça.

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar o significado da festa junina e sua relação com a cultura popular brasileira.
  • Realizar tentativas de escrita das palavras e acompanhar a leitura da música: "Peixinhos".
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.  
  • Reconhecer a estrutura do gênero textual: música.  
Duração das atividades
04 aulas de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1Conhecendo a história da festa junina.

1- Professor essa aula tem como objetivo trabalhar o significado da festa junina, desmistificando a relação com a religião e o culto aos santos e refletindo sobre os significados da mesma, no sentido de valorizar e desenvolver entre os alunos, o entendimento da comemoração da data festiva como parte de nossa cultura popular, valorizando-a dentro do folclore brasileiro.

 

2- Para iniciar o trabalho com as crianças é interessante que o professor pesquise sobre como surgiu à festa junina.

“Antigamente os fazendeiros, para a sua sobrevivência, tinham que plantar os seus alimentos. Na época certa faziam a colheita com fartura e para comemorar e agradecer aos santos a colheita farta se reunia com uma grande festa, com muita dança enfeites e muita comida. Como mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época arroz doce, broa, cocada, amendoim, e muito mais. Assim surgiram as festas juninas para alegrar todos os povos”.

Fonte: A festa junina, a festa da colheita. Disponível em: http://www.aper.org.br/ressuuberlandia/projeto_exibe.php?projeto_id=1. Acesso em 3 de julho de 2013.

festa junina

Fonte: Festa Junina - Colheita Feliz. Disponível em:  http://www.colhendofeliz.com.br/2011/06/festa-junina-na-colheita-feliz.html . Acesso em 18 de julho de 2013.

3- Para contar essa história de uma forma lúdica, é interessante que o professor monte uma peça de teatro com os professores para ser apresentado na escola. Para isso sugerimos o seguinte roteiro:

 

 

TEATRO: FESTA NA ROÇA

 

PERSONAGENS:

PROFESSOR 1: SEBASTIANA

PROFESSOR 2: DONA FILÓ

PROFESSOR 3: JOANA

PROFESSOR 4: MARIA

PROFESSOR 5: ROSINHA

PROFESSOR 6: JOÃO

PROFESSOR 7: NARRADOR

PROFESSOR 8: MARGARIDA

PROFESSOR 9: PADRE

NARRADOR: Sentado em uma cadeira ouvindo a música “Meu mundo” (Grupo Emcantar), fazendo crochê, a senhora lembra-se dos velhos tempos de festa na roça.

A música “Meu mundo” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.

NARRADOR: Nossa! Essa música me lembra da festa que fizemos a muitoooo tempo atrás lá na roça do João. Gente, mas foi “tão bão”. Tinha música, pamonha, pipoca, canjica, fogueira. Vocês querem saber por que fizemos essa festa? Então eu vou contar.

(A história irá começar com as crianças brincando de carniça no quintal da fazenda).

JOANA: Oi meninas. De que vocês estão brincando?

ROSINHA: Oi Joana! Nós estamos brincando de carniça. Vem brincar com a gente!

JOANA: Mas como que brinca disso?

MARIA: É assim Joana.  (Explica a brincadeira mostrando para a criança, e começam a brincar).

De repente Joana da um grito:

JOANA: HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

MARIA: Que isso menina?

JOANA: Tem um “trem” mordendo meu pé.

ROSINHA: Mas “trem” não morde!

JOANA: Não! É um bicho. Olha no meu pé, é uma formiga.

MARIA: Deixa-me ver Joana essa formiga. A minha mãe disse que essa formiga chama: Lava Pé.

ROSINHA E JOANA: Por quê?

MARIA: (Com voz de terror) Por que elas começam a picar pelos pés, depois elas sobem pelo seu corpo e pica ele todinho. Ai você começa a ter um ataque, cai e morre. A picada dessa formiga é muito dolorida, quando ela pica você sente muita dor.

JOANA: Haaaaaaaaaaaa, eu vou morrer!!!

ROSINHA: Vai não. A Maria é muito exagerada.

(Começa a tocar a música “Lava pé” (Grupo Emcantar). As crianças saem de cena dançando. Entram as cozinheiras).

A música “Lava-pé” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343. Acesso em 3 de julho de 2013.

DONA FILÓ: Ai Sebastiana, tem tanta comida pra fazer. Esse ano nós colhemos muito milho. Vai dar pra fazer uma “festança boa” e chamar o pessoal das outras roças.

SEBASTIANA: Vai ter cural, pamonha, bolo de milho, canjica, suco de milho. Tudo com o milho da nossa roça. Hum!!! Mas vai ser “bão heim!!!”.

DONA FILÓ: E o melhor é que vamos aproveitar a festa e casar o João com a Margarida.

SEBASTIANA: Isso mesmo. Vai ser uma festança muito boa. Vamos dançar e comer a noite toda.

DONA FILÓ: “Uai” Sebastiana, cadê as crianças?

SEBASTIANA: Elas devem estar brincando no quintal. Vou chamá-las.

(Sebastiana chama as crianças e elas entram em cena)

ROSINHA: O que foi? Nós estamos brincando.

MARIA: O que vocês estão fazendo?

DONA FILÓ: Nós estamos preparando as comidas para a festa de hoje à noite.

JOANA: É mesmo, vai ter festa! E na festa vai ter casamento também. Tia filó vai ter pipoca? Pamonha? Canjica?

DONA FILÓ: Vai sim, Joana. Tudo feito com o milho da nossa roça. Vai dar pra fazer mais coisas ainda, pamonha, bolo de milho e suco de milho.

ROSINHA: Ai que legal! Eu adoro pamonha!

MARIA: E eu adoro festa! Vou arrumar meu vestido de babado e fazer tranças no cabelo.

ROSINHA E JOANA: Eu também!

(As crianças começam a pular e compartilhar dos adereços que irão utilizar na festa. Neste instante as cozinheiras olham umas para outras e começam a sorrir).

SEBASTIANA E DONA FILÓ: Essas crianças...

(Começa a tocar a música: “Da Abóbora faz Melão” (Grupo Emcantar), os personagens saem de cena. A música pode ficar tocando baixinho enquanto os personagens contracenam, fica a critério do grupo).

A música “Da Abóbora faz Melão” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/da-abobora-faz-melao/2444506. Acesso em 3 de julho de 2013.

(Começa a cena do pescador João em um rio pescando tranquilo).

JOÃO: Ai, ai hoje é meu casamento e eu vou casar com a Margarida. Vou pescar um peixão pra ela. Nossa!!! Eu me lembrei de uma música que fala de peixe, eu vou cantar pra margarida.

(Começa a cantar a música “Peixinhos” (Grupo Emcantar) instigando as crianças a cantar junto com ele).

A música “Peixinhos” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339. Acesso em 3 de julho de 2013.

 JOÃO: (Olha para o sol e fala) Parece que esse sol tá indo embora, tá ficando de noite e eu tenho que ir embora aprontar pro meu casório. (Junta a tralha da pescaria e sai de cena com a música “Peixinhos” tocando).

HORA DA GRANDE FESTA: Todos participam, com exceção da noiva.

Os personagens em um ambiente comum (na festa) se encontram e se cumprimentam. Ao fundo tocando a música “Pula a Fogueira” (Eliana). E começa a festa. Neste momento todos comem e dançam.

A música “Pula a Fogueira” está disponível em: http://letras.mus.br/eliana/473454/. Acesso em 3 de julho de 2013.

JOÃO: (Grita) Tá na hora do “casórioooooo”. Cadê o padre?

CRIANÇAS: A noiva está chegando!

Organizamo-nos para receber a noiva. E ela entra.

PADRE: Margarida você aceita receber João como seu marido? João você aceita Margarida como sua esposa?

Ao findar o casamento todos gritam: “Viva” e vão comemorar na festa. Iremos saindo devagar do cenário. E o narrador entra em cena finalizando o teatro.

NARRADOR: É foi assim, o João casou com a Margarina. E que festa boa, muita “comilança” e muita música.

O teatro termina com todos cantando a música: “Meu Mundo”

A música “Meu mundo” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.

festa junina

Festa Junina. Fonte: http://semradar.com.br/2013/05/21/convites-para-festa-junina-2013-modelos/ . Acesso em 20 de julho de 2013.   

Atividade 2- Roda de Conversa.

 

1- Logo depois de assistir ao teatro converse com as crianças sobre o surgimento da festa junina. Ouça o que eles já conhecem da festa. Para isso sugerimos algumas questões:

  • Todos gostam de ir a este tipo de festa, por quê?
  • Quais músicas são cantadas nas festas juninas que vocês participam com a família?
  • O que acontece nessas festas?
  • O que dançamos?
  • O que comemos?

2- Após terminar a conversa peça que as crianças façam um registro escrito sobre o que aprenderam até aqui em relação à Festa Junina.

Observações: Nessa conversa podem surgir questões da festa junina que são ligadas as questões religiosas, como as questões ligadas aos santos populares de celebração católica. Para isso, é importante conversar sobre a diversidade cultural de religiões presentes na escola, visto que nossa escola é laica e recebem crianças de vários segmentos religiosos.

O professor pode trazer informações sobre a tradicional festa junina que pode ser encontrado no site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina (acesso em 16 de julho de 2013). Porém, deve-se discutir com os alunos o significado da festa como uma celebração de uma boa colheita que acontecia nas roças antigamente, assunto tratado na atividade 1, que deve ser retomado nesse momento.   

roda

Roda de Conversa – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

3- Termine essa aula relembrando as músicas cantadas no teatro e sugira que os alunos elejam uma das músicas tocadas para ser o tema da dança da turma na festa junina.  Essa eleição pode ser feita por votos ou por consenso de todos. 

Relembrando as Músicas

Relembrando as músicas do teatro com as crianças – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 3 – Trabalhando a Música: “Peixinhos”

  • No nosso caso, a turma da educação infantil ficou responsável por enfeitar a barraca de pescaria da nossa festa junina e, como a produção artística já havia sendo feita nas aulas especializadas, as crianças ficaram interessadas na música: “Peixinhos”, do grupo “Emcantar”. A música lembrava tanto os peixinhos que podemos encontrar nos lagos e rios das fazendas, quanto à decoração da nossa barraca da festa junina. A música “Peixinhos” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339 (acesso em 3 de julho de 2013).

Ouça com as crianças a música. Depois a disponibilize por escrito para que eles acompanhem a letra e se familiarizem com o gênero textual: música. Nesse momento trabalhe:

  • Onde esta o nome da música?
  • Quem canta essa música?
  • Quem escreveu essa música?
  • Como a música está escrita, são frases grandes ou curtas?
  • Quantas frases possui essa música?
  • Esta dividida por partes?
  • Como se chama essas partes?
  • Alguma palavra se repete?
  • Podemos encontrar rimas nessa música?
  • O que é rima?
  • Cante a música com todos os alunos.
  • No segundo momento sugira que somente os meninos cantem.
  • No terceiro momento sugira que somente as meninas cantem.
  • E para finalizar que as meninas cantem a primeira estrofe e os meninos à segunda estrofe.

Observações: Professor ao finalizar o canto, faça uma auto avaliação da participação dos alunos nessa aula. Pergunte o que podem melhorar quando eles forem cantar novamente essa música.

Atividade 4- Atividades de registro

1- Após observar e explorar a música proponha aos alunos que identifiquem e circulem na música, palavras que se repetem como, por exemplo, o próprio título da música “peixinhos”. Veja um exemplo de como apresentar essa atividade para os alunos:

NOME:________________________________________________________________________________________________________________________________DATA____/_____/____

APÓS OUVIRMOS E CANTARMOS A MÚSICA QUE IREMOS DANÇAR NA NOSSA FESTA JUNINA, PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PALAVRAS SE REPETEM, VAMOS ENCONTRAR E CIRCULAR A PALAVRA: PEIXINHOS.

 

 

 PEIXINHOS

                         GRUPO EMCANTAR

 

QUEM ME ENSINOU A NADAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR
FOI, FOI MARINHEIRO
FOI OS PEIXINHOS DO MAR
FOI, FOI MARINHEIRO

FOI OS PEIXINHOS DO MAR

EI NÓS, QUE VIEMOS
DE OUTRA TERRA
DE OUTRO MAR
TEMOS PÓLVORA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR

 

PARANAUÊ, PARANAUÊ – PARANÁ

PARANAUÊ, PARANAUÊ – PARANÁ 

 

 NOME:________________________________________________________________________________________________________________________________________DATA____/_____/____

OBSERVAMOS QUE A PALAVRA PEIXINHOS REPETE TRÊS VEZES NA MÚSICA. AGORA VAMOS FAZER A TENTATIVA DE ESCRITA DESSA PALAVRA.

  

 

 

PEIXINHOS

                          GRUPOEMCANTAR

 

QUEM ME ENSINOU A NADAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR
FOI, FOI MARINHEIRO
FOI OS PEIXINHOS DO MAR
FOI, FOI MARINHEIRO

FOI OS _______________________ DO MAR

EI NÓS, QUE VIEMOS
DE OUTRA TERRA
DE OUTRO MAR
TEMOS PÓLVORA, CHUMBO E BALA
NÓS QUEREMOS É GUERREAR

PARANAUÊ, PARANAUÊ - PARANÁ
PARANAUÊ, PARANAUÊ - PARANÁ

Observações:

  • O professor pode ao final da atividade explorar e identificar com os alunos outras palavras que se repetem. Pode também trabalhar e pesquisar com os alunos os significados dessas palavras.
  • Ao finalizar o trabalho de exploração da festa junina como uma cultura e fazer a escolha da música a ser trabalhada e apresentada no dia da festa, o professor deve montar junto com os alunos a dança a ser apresentada.  
Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

TEIXEIRA, Priscila Gervásio. Festa Junina: Cada um pega o seu par! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49757. Acesso em 07 de julho de 2013.

LIMA, Ruth Regina Melo de. Festa Junina. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24969. Acesso em 07 de julho de 2013.  

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e a percepção do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas: 

  • Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa?
  • Identificou a palavra peixinhos na atividade de registro proposta?
  • Ampliaram o seu conhecimento sobre festa junina?  
  • Identificaram e ampliaram o conhecimento sobre o gênero textual: música?

Observação: Professor, a atividade de identificação da palavra peixinhos e da tentativa de escrita dessa palavra na música, poderá ser utilizado como forma de avaliação individual. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.