20/07/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática
Atividade 1–Conhecendo a história da festa junina.
1- Professor essa aula tem como objetivo trabalhar o significado da festa junina, desmistificando a relação com a religião e o culto aos santos e refletindo sobre os significados da mesma, no sentido de valorizar e desenvolver entre os alunos, o entendimento da comemoração da data festiva como parte de nossa cultura popular, valorizando-a dentro do folclore brasileiro.
2- Para iniciar o trabalho com as crianças é interessante que o professor pesquise sobre como surgiu à festa junina.
“Antigamente os fazendeiros, para a sua sobrevivência, tinham que plantar os seus alimentos. Na época certa faziam a colheita com fartura e para comemorar e agradecer aos santos a colheita farta se reunia com uma grande festa, com muita dança enfeites e muita comida. Como mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época arroz doce, broa, cocada, amendoim, e muito mais. Assim surgiram as festas juninas para alegrar todos os povos”.
Fonte: A festa junina, a festa da colheita. Disponível em: http://www.aper.org.br/ressuuberlandia/projeto_exibe.php?projeto_id=1. Acesso em 3 de julho de 2013.
Fonte: Festa Junina - Colheita Feliz. Disponível em: http://www.colhendofeliz.com.br/2011/06/festa-junina-na-colheita-feliz.html . Acesso em 18 de julho de 2013.
3- Para contar essa história de uma forma lúdica, é interessante que o professor monte uma peça de teatro com os professores para ser apresentado na escola. Para isso sugerimos o seguinte roteiro:
TEATRO: FESTA NA ROÇA
PERSONAGENS:
PROFESSOR 1: SEBASTIANA
PROFESSOR 2: DONA FILÓ
PROFESSOR 3: JOANA
PROFESSOR 4: MARIA
PROFESSOR 5: ROSINHA
PROFESSOR 6: JOÃO
PROFESSOR 7: NARRADOR
PROFESSOR 8: MARGARIDA
PROFESSOR 9: PADRE
NARRADOR: Sentado em uma cadeira ouvindo a música “Meu mundo” (Grupo Emcantar), fazendo crochê, a senhora lembra-se dos velhos tempos de festa na roça.
A música “Meu mundo” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
NARRADOR: Nossa! Essa música me lembra da festa que fizemos a muitoooo tempo atrás lá na roça do João. Gente, mas foi “tão bão”. Tinha música, pamonha, pipoca, canjica, fogueira. Vocês querem saber por que fizemos essa festa? Então eu vou contar.
(A história irá começar com as crianças brincando de carniça no quintal da fazenda).
JOANA: Oi meninas. De que vocês estão brincando?
ROSINHA: Oi Joana! Nós estamos brincando de carniça. Vem brincar com a gente!
JOANA: Mas como que brinca disso?
MARIA: É assim Joana. (Explica a brincadeira mostrando para a criança, e começam a brincar).
De repente Joana da um grito:
JOANA: HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
MARIA: Que isso menina?
JOANA: Tem um “trem” mordendo meu pé.
ROSINHA: Mas “trem” não morde!
JOANA: Não! É um bicho. Olha no meu pé, é uma formiga.
MARIA: Deixa-me ver Joana essa formiga. A minha mãe disse que essa formiga chama: Lava Pé.
ROSINHA E JOANA: Por quê?
MARIA: (Com voz de terror) Por que elas começam a picar pelos pés, depois elas sobem pelo seu corpo e pica ele todinho. Ai você começa a ter um ataque, cai e morre. A picada dessa formiga é muito dolorida, quando ela pica você sente muita dor.
JOANA: Haaaaaaaaaaaa, eu vou morrer!!!
ROSINHA: Vai não. A Maria é muito exagerada.
(Começa a tocar a música “Lava pé” (Grupo Emcantar). As crianças saem de cena dançando. Entram as cozinheiras).
A música “Lava-pé” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343. Acesso em 3 de julho de 2013.
DONA FILÓ: Ai Sebastiana, tem tanta comida pra fazer. Esse ano nós colhemos muito milho. Vai dar pra fazer uma “festança boa” e chamar o pessoal das outras roças.
SEBASTIANA: Vai ter cural, pamonha, bolo de milho, canjica, suco de milho. Tudo com o milho da nossa roça. Hum!!! Mas vai ser “bão heim!!!”.
DONA FILÓ: E o melhor é que vamos aproveitar a festa e casar o João com a Margarida.
SEBASTIANA: Isso mesmo. Vai ser uma festança muito boa. Vamos dançar e comer a noite toda.
DONA FILÓ: “Uai” Sebastiana, cadê as crianças?
SEBASTIANA: Elas devem estar brincando no quintal. Vou chamá-las.
(Sebastiana chama as crianças e elas entram em cena)
ROSINHA: O que foi? Nós estamos brincando.
MARIA: O que vocês estão fazendo?
DONA FILÓ: Nós estamos preparando as comidas para a festa de hoje à noite.
JOANA: É mesmo, vai ter festa! E na festa vai ter casamento também. Tia filó vai ter pipoca? Pamonha? Canjica?
DONA FILÓ: Vai sim, Joana. Tudo feito com o milho da nossa roça. Vai dar pra fazer mais coisas ainda, pamonha, bolo de milho e suco de milho.
ROSINHA: Ai que legal! Eu adoro pamonha!
MARIA: E eu adoro festa! Vou arrumar meu vestido de babado e fazer tranças no cabelo.
ROSINHA E JOANA: Eu também!
(As crianças começam a pular e compartilhar dos adereços que irão utilizar na festa. Neste instante as cozinheiras olham umas para outras e começam a sorrir).
SEBASTIANA E DONA FILÓ: Essas crianças...
(Começa a tocar a música: “Da Abóbora faz Melão” (Grupo Emcantar), os personagens saem de cena. A música pode ficar tocando baixinho enquanto os personagens contracenam, fica a critério do grupo).
A música “Da Abóbora faz Melão” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/da-abobora-faz-melao/2444506. Acesso em 3 de julho de 2013.
(Começa a cena do pescador João em um rio pescando tranquilo).
JOÃO: Ai, ai hoje é meu casamento e eu vou casar com a Margarida. Vou pescar um peixão pra ela. Nossa!!! Eu me lembrei de uma música que fala de peixe, eu vou cantar pra margarida.
(Começa a cantar a música “Peixinhos” (Grupo Emcantar) instigando as crianças a cantar junto com ele).
A música “Peixinhos” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339. Acesso em 3 de julho de 2013.
JOÃO: (Olha para o sol e fala) Parece que esse sol tá indo embora, tá ficando de noite e eu tenho que ir embora aprontar pro meu casório. (Junta a tralha da pescaria e sai de cena com a música “Peixinhos” tocando).
HORA DA GRANDE FESTA: Todos participam, com exceção da noiva.
Os personagens em um ambiente comum (na festa) se encontram e se cumprimentam. Ao fundo tocando a música “Pula a Fogueira” (Eliana). E começa a festa. Neste momento todos comem e dançam.
A música “Pula a Fogueira” está disponível em: http://letras.mus.br/eliana/473454/. Acesso em 3 de julho de 2013.
JOÃO: (Grita) Tá na hora do “casórioooooo”. Cadê o padre?
CRIANÇAS: A noiva está chegando!
Organizamo-nos para receber a noiva. E ela entra.
PADRE: Margarida você aceita receber João como seu marido? João você aceita Margarida como sua esposa?
Ao findar o casamento todos gritam: “Viva” e vão comemorar na festa. Iremos saindo devagar do cenário. E o narrador entra em cena finalizando o teatro.
NARRADOR: É foi assim, o João casou com a Margarina. E que festa boa, muita “comilança” e muita música.
O teatro termina com todos cantando a música: “Meu Mundo”
A música “Meu mundo” está disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.
Festa Junina. Fonte: http://semradar.com.br/2013/05/21/convites-para-festa-junina-2013-modelos/ . Acesso em 20 de julho de 2013.
Atividade 2- Roda de Conversa.
1- Logo depois de assistir ao teatro converse com as crianças sobre o surgimento da festa junina. Ouça o que eles já conhecem da festa. Para isso sugerimos algumas questões:
2- Após terminar a conversa peça que as crianças façam um registro escrito sobre o que aprenderam até aqui em relação à Festa Junina.
Observações: Nessa conversa podem surgir questões da festa junina que são ligadas as questões religiosas, como as questões ligadas aos santos populares de celebração católica. Para isso, é importante conversar sobre a diversidade cultural de religiões presentes na escola, visto que nossa escola é laica e recebem crianças de vários segmentos religiosos.
O professor pode trazer informações sobre a tradicional festa junina que pode ser encontrado no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina (acesso em 16 de julho de 2013). Porém, deve-se discutir com os alunos o significado da festa como uma celebração de uma boa colheita que acontecia nas roças antigamente, assunto tratado na atividade 1, que deve ser retomado nesse momento.
Roda de Conversa – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
3- Termine essa aula relembrando as músicas cantadas no teatro e sugira que os alunos elejam uma das músicas tocadas para ser o tema da dança da turma na festa junina. Essa eleição pode ser feita por votos ou por consenso de todos.
Relembrando as músicas do teatro com as crianças – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 3 – Trabalhando a Música: “Peixinhos”
Ouça com as crianças a música. Depois a disponibilize por escrito para que eles acompanhem a letra e se familiarizem com o gênero textual: música. Nesse momento trabalhe:
Observações: Professor ao finalizar o canto, faça uma auto avaliação da participação dos alunos nessa aula. Pergunte o que podem melhorar quando eles forem cantar novamente essa música.
Atividade 4- Atividades de registro
1- Após observar e explorar a música proponha aos alunos que identifiquem e circulem na música, palavras que se repetem como, por exemplo, o próprio título da música “peixinhos”. Veja um exemplo de como apresentar essa atividade para os alunos:
NOME:________________________________________________________________________________________________________________________________DATA____/_____/____
APÓS OUVIRMOS E CANTARMOS A MÚSICA QUE IREMOS DANÇAR NA NOSSA FESTA JUNINA, PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PALAVRAS SE REPETEM, VAMOS ENCONTRAR E CIRCULAR A PALAVRA: PEIXINHOS.
PEIXINHOS GRUPO EMCANTAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR FOI OS PEIXINHOS DO MAR
PARANAUÊ, PARANAUÊ – PARANÁ PARANAUÊ, PARANAUÊ – PARANÁ |
NOME:________________________________________________________________________________________________________________________________________DATA____/_____/____
OBSERVAMOS QUE A PALAVRA PEIXINHOS REPETE TRÊS VEZES NA MÚSICA. AGORA VAMOS FAZER A TENTATIVA DE ESCRITA DESSA PALAVRA.
PEIXINHOS GRUPOEMCANTAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR FOI OS _______________________ DO MAR |
Observações:
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
TEIXEIRA, Priscila Gervásio. Festa Junina: Cada um pega o seu par! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49757. Acesso em 07 de julho de 2013.
LIMA, Ruth Regina Melo de. Festa Junina. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24969. Acesso em 07 de julho de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e a percepção do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
Observação: Professor, a atividade de identificação da palavra peixinhos e da tentativa de escrita dessa palavra na música, poderá ser utilizado como forma de avaliação individual.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!