Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aviões: uma viagem em busca de conhecimentos e aventuras.

 

20/07/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Núbia Silvia Guimarães Paiva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o avião e suas formas de funcionamento.
  • Conhecer os diferentes tipos de aviões: tamanho, utilidade etc.
  • Compreender a utilidade do avião.
  • Generalizar o conhecimento sobre os aviões para outros conhecimentos sociais tais como:
    • Conhecer os profissionais que trabalham nos aeroportos.
    • Compreender sobre distâncias entre lugares e trabalhar esse conceito.
    • Compreender a relação entre tempo e espaço.
    • Entender o conceito de velocidade e a relação entre essa grandeza e o tempo. 
  • Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas.
  • Aprender noções de medida, de comprimento e peso.
  • Acompanhar a leitura de palavras relacionadas à temática.  
Duração das atividades
08 aulas de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 Instigando a curiosidade sobre os aviões.

1-  Professor, essa aula tem como objetivo criar condições para que o aluno compreenda o funcionamento dos aviões, bem como desenvolver conceitos e relações entre distâncias, velocidade e tempo. Sendo assim, para iniciar a discussão com as crianças, é interessante instigar a curiosidade das mesmas em relação à temática. No caso dessa aula, trata-se do nome escolhido pela turma para compor sua identidade no ano letivo de 2012. Sendo assim, até chegar a esse estudo do qual trata essa aula, passou-se por todo processo democrático que envolve essa escolha, quais sejam, escuta das sugestões das crianças, votação entre os nomes sugeridos e depois de eleito, iniciou-se o processo de pesquisa. Dando início ao trabalho de pesquisa em si, convide as crianças para assistir ao filme: “Kika - De onde vem o avião”. Duração: 4min31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2QZhiiSBFdQ. Acesso em 07 de junho de 2013.

filme

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=2QZhiiSBFdQ. Acesso em 07 de julho de 2013.

 

2- Depois de assistir ao filme faça uma roda de conversa e o explore. Esse momento é importante para desenvolver o respeito à escuta da fala do colega e explicitar opiniões. É interessante fazer perguntas relacionadas à utilidade do avião, para construir algumas relações importantes. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Quem nesse grupo já viajou de avião?
  • Quem já viajou de carro? E de ônibus? E de trem?
  • Qual é a sensação?
  • Para que serve o avião?
  • Como foi chamado o primeiro avião?
  • Quem inventou o avião?
  • Quem trabalha nos aviões?

Professor, você também pode trabalhar os conhecimentos sobre raciocínio lógico matemático, temáticas relacionadas ao peso, altura, velocidade etc. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Como será que o avião consegue subir?
  • O que faz o avião subir e permanecer no ar?
  • Por que o avião chega mais rápido nos lugares? 

3- Anote e organize as falas das crianças e aproveite suas curiosidades para organizar o trabalho de pesquisa. A partir delas, você pode montar um quadro de hipóteses levantadas pelas crianças. Este quadro pode ser dividido entre: 

  • “O que sabemos sobre os aviões.”
  • “O que queremos saber sobre os aviões.”
  • “Como iremos descobrir?” 

As crianças, a partir do filme, já poderão trazer muitas informações interessantes sobre o AVIÃO e cabe a você professor, dar continuidade ao trabalho, desafiando-as e propondo situações em que será possível aprofundar alguns conceitos. 

Em relação ao que as crianças querem saber, podem surgir perguntas como:

  • Por que o avião tem aquele bico? 
  • O que é transportar?
  • Os aviões podem levar animais?
  • Por que tem aquela ponta no rabo do avião?
  • Qual o maior avião do mundo?
  • O que é turbina?
  • Quanto tempo se gasta para chegar de um lugar a outro específico (as crianças citaram bairros da cidade)?
  • Qual a distância do Brasil até a China?

Observações: Professor trabalhe essas perguntas com as crianças, percebendo e escrevendo as hipóteses que apresentam. Veja alguns exemplos de hipóteses expressadas pelos alunos nessa aula. 

  • O bico do Avião serve para dar mais impulso.
  • Tem sim Aviões que podem levar os animais.
  • O Avião leva os cachorros da rua para dar para outras pessoas.
  • Campinas é o lugar mais longe que existe.
  • Turbina é aquele negócio que faz o Avião voar.
  • Eu já vi Avião dar ré.
  • O maior Avião do mundo é o da Alemanha.
  • O maior Avião do  mundo é o de Minas Gerais.
  • O maior Avião é o de Brasília.

Outras hipóteses podem surgir é você pode explorá-las para que, posteriormente, durante a pesquisa, elas possam comprová-las ou ne gá-l as.

Depois, trabalhe com as crianças as possibilidades de onde buscar as respostas para essas perguntas. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Onde podemos achar as respostas para essas perguntas?
  • Podemos perguntar para alguém? Para quem?

Observações: nesse momento podemos trabalhar a importância da biblioteca da escola para a pesquisa, com livros e enciclopédias. A ajuda dos pais e familiares na busca de informações. A pesquisa pela internet também deve ser considerada. Existe também a possibilidade da conversa com o profissional que trabalha com aviões, como por exemplo, o Piloto. Se possível agende uma entrevista com esse profissional para que as crianças possam estar mais próximas da temática por meio de alguém que vive de fato a experiência.

piloto

Entrevista com o Piloto na sala do 2º período C – 2012 – ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

 

4- Ao final da entrevista propor a construção de um texto coletivo com as descobertas feitas durante esse momento. A construção desse texto deve ir contemplando a descoberta feita por cada criança e ainda imagens tiradas durante esse momento que possibilitem visualizar tais descobertas.

DESCOBRIMOS UM POUCO SOBRE OS AVIÕES DIA 04 DE MARÇO DE 2013. O BICO DO AVIÃO É TAMBÉM CHAMADO DE NARIZ E SERVE PARA DAR MAIS IMPULSO AO AVIÃO NA HORA DE VOAR. EM ALGUNS AVIÕES ESSE BICO SERVE SÓ PARA QUE O AVIÃO FIQUE MAIS BONITO. DESCOBRIMOS QUE O HELICÓPTERO É UM TIPO DE AERONAVE ASSIM COMO O AVIÃO. TEM ALGUNS HELICÓPTEROS QUE SÃO USADOS PARA SALVAR AS PESSOAS. O AVIÃO QUE SOLTA FOGO PELA TURBINA É O AVIÃO DE GUERRA (CAÇA). TEM AVIÕES QUE TRANSPORTAM ANIMAIS E ALGUNS QUE POUSAM NA ÁGUA. DESCOBRIMOS A DISTÂNCIA DAQUI ATÉ NA CHINA: 16.676 KM OU SEJA, NA AVIAÇÃO USA-SE O TERMO MILHAS PARA MEDIR DISTÂNCIAS, ENTÃO ESSE NÚMERO CORRESPONDE A 10362 MILHAS. PARA CHEGAR LÁ NA CHINA GASTA 6 DIAS DE CARRO E DE AVIÃO APENAS 20 HORAS, OU SEJA, MENOS DE UM DIA.

DESCOBRIMOS QUE A TURBINA AJUDA OS AVIÕES A VOAREM. ISSO ACONTECE PORQUE O AR PASSA DENTRO DELA, SE AQUECE E DÁ UM IMPULSO MUITO FORTE. TEM AVIÕES QUE TEM DUAS TURBINAS E ATÉ MAIS. AS JANELAS DO AVIÃO NÃO PODEM SER ABERTAS, SÓ AS CORTINAS. NO AVIÃO TRABALHAM AEROMOÇAS. O MAIOR AVIÃO DO MUNDO É O AIRBUS 380. ELE POSSUI QUATRO OU SEIS TURBINAS GIGANTESCAS E É USADO PARA VÔOS INTERNACIONAIS. PODE LEVAR ATÉ 550 PESSOAS E POSSUI DOIS ANDARES. AVIÃO NÃO TEM VOLANTE, ELE TEM BOTÕES DE CONTROLE.  OS PILOTOS CONTROLAM O AVIÃO COM OS BOTÕES. A PRIMEIRA FILEIRA SERVE PARA ACENDER OS FARÓIS. E O AVIÃO FAZ CURVA. AQUELA PEÇA QUE FICA NA PARTE DE TRÁS AJUDA A FAZER CURVA.

O AVIÃO É MUITO PESADO. SARA VIU NA REVISTA UM TRATOR PARECIDO COM O QUE AJUDA O AVIÃO NO PÁTIO.

Texto coletivo produzido pelas crianças da Turma do avião em 05/03/2013

Texto Coletivo - 2º período C – 2013 – ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

 
Atividade 2 – Aprendendo sobre os sistemas de medidas e velocidade. 

1- Retome com as crianças as curiosidades elencadas por elas no cartaz sobre o que querem descobrir sobre os aviões e eleja aquelas que dizem respeito à tamanho, velocidade e peso.

Aviao

Características Airbus 380. Fonte: http://revistaalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/luxo/um-plebeu-nas-alturas/. Acesso em 20 de julho de 2013.

Nesse momento, retome seus objetivos quais sejam: compreender o conceito de distância, compreender a relação entre tempo e espaço, entender o conceito de velocidade e a relação entre essa grandeza e o tempo. 

Em roda, converse sobre isso e questione os alunos sobre quais instrumentos são utilizados para medir cada grandeza. Tente extrair delas as respostas antes de apresentar esses instrumentos.

Leve para a sala de aula os instrumentos que medem peso – massa, tempo – relógio, comprimento – sistema métrico decimal e deixe que as crianças manuseiem.

 

medidas

Instrumentos de peso e medidas. Fonte: Imagem da própria autora.

 

O objetivo desse momento é fazer uma introdução para o conceito seguinte que é a compreensão sobre velocidade, portanto, para aprofundar na abordagem sobre peso e altura, consulte a aula: OLIVEIRA, Pâmela Faria. “Trabalhando pesos e medidas com as baleias”. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49678. Acesso em 18 de julho de 2013.

2- Depois de explorar o peso, a altura e os aspectos relacionados ao tempo, converse sobre as relações entre essas grandezas e a velocidade que o avião consegue atingir. Para isso proponha às crianças alguns momentos de exploração e uso do corpo:

  • Leve e leia para a turma a história “O Avião de Papel” de Regina Siguemoto.

 

aviao de papel

Livro: Avião de Papel. Imagem retirada do site. Fonte: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2011/09/aviao-de-papel-regina-siguemoto.html. Acesso de 18 de julho de 2013. 

Convide as crianças para confeccionarem aviões de papel. Caso tenha alguma criança que saiba fazer o avião, deixe que ela ensine os demais. Ou você pode seguir esse modelo que pode ser encontrado no link:  http://tudoqi.blogspot.com.br/2009/11/aviao-de-papel.html. Acesso em 18 de julho de 2013.

Aviao

Imagem retirada da internet. Fonte: http://tudoaqi.wordpress.com/2009/11/15/olhem/ . Acesso em 18 de julho de 2013.

Observação: Não há necessidade de todas as crianças fazerem o mesmo avião, ou ainda, você pode combinar outros dias para confecção de outros modelos e aproveitar para fazer com que as crianças observem as diferenças entre a aerodinâmica e a forma de cada modelo.

Depois de confeccionados os aviões, leve as crianças a um espaço aberto onde elas possam fazer arremessos, observando as diferenças na aerodinâmica, na forma e força com que o arremesso é feito e na distância que o avião percorre com cada arremesso.

velocidade e tempo

Arremessando aviões de papel . - Alunos do 2º período "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

  

3 – Com o objetivo de consolidar a compreensão sobre a relação entre a velocidade, a distância e o tempo gasto para percorrer tal distância, convide as crianças para fazerem mais uma experiência com o corpo. Comparar o tempo gasto para percorrer a mesma distância de diferentes formas: andando, correndo, andando em câmera lenta, pulando etc.

 

  tempovelocidade

Trabalhando conceitos: velocidade e tempo- Alunos do 2º período "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

Depois da experiência, convide as crianças a falarem sobre o processo comparando os diversos momentos, andando, correndo, pulando e os ajude a entender que QUANTO MAIS RÁPIDO VAMOS, MENOS TEMPO GASTAMOS. Por isso, os aviões gastam menos tempo para percorrer a mesma distância que os carros. Eles vão muito mais rápidos, porque vão em linha reta e numa velocidade bem maior que os carros ou ônibus.

 Atividade 3 – Ampliando conhecimentos sobre distâncias

1- Conversando ainda sobre distâncias, leve para a sala de aula um globo terrestre e convide as crianças a localizarem nele o nosso país e outros países que já conhecem ou ouviram falar, no caso desse trabalho a curiosidade era com Japão e China.

 

mapa

Trabalhando conceitos: distâncias - Alunos do 2º período "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

 

2 – Leve o mapa do Brasil em tamanho grande para as crianças localizarem algumas cidades, tais como a que moram, e outras que lhes sejam familiares.

 

No caso dessa aula, fizemos uma viagem para conhecer o Museu da TAM, que fica localizado na cidade de São Carlos/SP, então nessa oportunidade, auxiliamos os alunos a localizarem no mapa essa cidade que ainda iríamos conhecer.

 

mapa

Trabalhando conceitos: distâncias. - Alunos do 2º período "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.  

3 – Leve o mapa da sua cidade, para que as crianças possam entender que, na medida em que o mapa vai sendo ampliado é possível identificar características mais próximas de sua região e do lugar onde moram.

Leve já preparado, etiquetas bem pequenas para escrever o nome das crianças e pregar no mapa no local onde indica que a criança mora, assim como a localização da Escola em que estudam. Essa estratégia é excelente para levar as crianças a compararem distâncias, aprofundar conceitos de perto, longe. Sendo assim depois que todas as crianças já localizaram seu bairro no mapa, faça uma roda e solicite a elas que localizem e façam algumas relações:

 

mapa

 Trabalhando conceitos: distâncias. - Alunos do 2º período "C" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora. 

 Aqui estão algumas sugestões de questionamentos que você poderá lançar às crianças:

  • Qual dos seus colegas mora mais perto da sua casa?
  • Qual criança mora mais perto da Escola?
  • Qual criança mora mais longe da Escola?
  • Qual criança mora mais longe da sua casa?
  • Em qual bairro moram mais crianças de nosso grupo?
  • Em quantos bairros moram crianças de nosso grupo?

 

Observação: Outras questões podem surgir de acordo com o interesse do professor. As crianças nessa idade (4 a 6 anos) ainda não sabem dizer seu endereço completo, portanto, é importante que você tente tirar isso da criança, mas, tenham em mãos esses dados para não perder a oportunidade do trabalho.

 

 4 – Faça um registro com fotos desses momentos e aproveite para trabalhar a linguagem escrita, pedindo que a criança registre o nome do colega que mora mais perto da escola, o nome do colega que mora mais longe da escola.

5 – Proponha atividades fora da escola que enriqueçam o projeto. Pode ser a visita a um museu ou outro espaço que contemple a temática em estudo. No caso dessa aula, fizemos, juntamente com os pais, uma visita técnica ao aeroporto da cidade e ainda, uma viagem para o Museu da TAM, que fica localizado na cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo. As duas visitas propiciaram a consolidação de diversos conhecimentos já construídos até o momento do desenvolvimento do projeto e ampliou outros.

aeroporto

Visita ao aeroporto de Uberlândia. - Alunos do 2º período "C" - 2013 - ESEBA/UFU.  Fonte: Imagens da própria autora.

 

museo tammuseu tam museu

 Visita ao Museu da TAM. - Alunos do 2º período "C" - 2013 - ESEBA/UFU.  Fonte: Imagem da própria autora.  

 

Atividade 4 – Consolidando o conhecimento e contemplando a linguagem musical

1- Para finalizar a pesquisa, converse com as crianças a respeito do que descobriram e aprenderam sobre os aviões. Leve para a sala a música “Avião” de Toquinho. Coloque para as crianças ouvirem e aprenderem sempre que possível. Essa música, além de ser muito linda, apresenta conceitos sobre o avião de forma lúdica.

Letra da Música:

O AVIÃO

Toquinho

Sou mais ligeiro que um carro,
Corro bem mais que um navio.
Sou o passarinho maior
Que até hoje você na sua vida já viu.

Vôo lá por cima das nuvens,
Onde o azul muda de tom.
E se eu quiser ultrapasso fácil
A barreira do som.

Minha barriga foi feita
Pra muita gente levar.
Trago pessoas de férias
E homens que vêm e que vão trabalhar.

Dentro eu não faço barulho,
Fora é melhor nem pensar.
Voando pareço levinho,
Mas sou mais pesado que o ar.

Venha voar comigo, amigo.
Sem medo venha voar.
De dia tem o sol brilhando,
De noite quem brilha é o luar.
Venha voar comigo, amigo.
Sem medo venha voar.
Em dia nublado não fique assustado
Que eu tenho radar.

Se às vezes balanço um pouquinho
É o vento querendo brincar.
Se chove chuvisco fininho
São nuvens tristonhas a choramingar.

Se você me vê lá no alto
Voando na imensidão,
Eu fico tão pequenininho
Que caibo na palma da mão.

Professor você pode encontrar a letra da música e o vídeo disponível em:  http://letras.mus.br/toquinho/87318/ . Acesso em 18 de julho de 2013.

Portanto, reproduza a letra para as crianças de forma organizada para que as crianças possam fazer a ilustração das estrofes de acordo com cada conceito abordado, retomando com elas tudo que aprenderam. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Site de informações sobre os aviões - Museu da TAM – Disponível em:  http://www.museutam.com.br/. Acesso em 07 de julho de 2013.  

Vídeo infantil: “O Aviãozinho de Pedro”. Duração:8min28seg. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=NPTT7StpdGY. Acesso em 07 de junho de 2013.

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

PORTO, Amélia Pereira Batista. A invenção do avião. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25272. Acesso em 07 de julho de 2013. 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo as observações como aliadas das percepções e intervenções necessárias feitas durante todas as atividades. Para isso é preciso estar atento ao envolvimento das crianças nas atividades desenvolvidas. 

- Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa?

- Interessaram-se pelo tema em estudo com entusiasmo e envolvimento? 

- Ampliaram o seu conhecimento sobre os aviões?   

- Compreenderam conceitos matemáticos como velocidade, tempo e espaço? 

É importante destacar que a avaliação possui um caráter formativo, ou seja, tem o objetivo de perceber os avanços, mas principalmente intervir no processo da criança, contribuindo de forma a levá-la a avançar mais. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.