Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bruxa, bruxa, venha à minha sala!

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
SASKYA CAROLYNE BODENMULLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as diferentes linguagens dos sistemas de comunicação

- Exercitar a imaginação e criatividade;

- Ampliar o repertório verbal;

- Enfrentar seus medos e inseguranças

Duração das atividades
Três momentos de 20 minutos que podem ser dividos em mais dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A aula proposta a seguir foi elaborada para crianças acima de 3 anos com o objetivo de, por meio da fantasia, enfrentar medos e inseguranças, reconhecendo também a importância de interagir com pessoas e personagens diferentes.

Primeiro momento: Bruxas existem?

Materiais necessários: livro "Bruxa, Bruxa, venha a minha festa" de Arden Druce

Duração: 20 minutos

A professora organizará um momento para a contação de história, sem fazer quaisquer questionamento antes de começar. Após a contação de história a professora fará alguns questionamentos e junto com as crianças levantará hipóteses sobre a existência da bruxa:

-O que acharam da bruxa?

-Essa bruxa é boazinha?

-Quem são seus amigos?

-De que forma poderíamos convidá-la para ir à nossa sala?

 

Fonte: http://nmteresalemospreto.blogspot.com.br/2011/04/dia-da-literatura-infantil.html

 

Segundo momento: Recebemos uma carta!

Materiais necessários: papel, caneta, caixa de papelão

Duração: 20 minutos

Após a conversa e as discussões que surgiram a partir da história apresentada, a professora dirá ao grupo que hoje quando chegou foi informada que existia uma caixa escondida na instituição que havia sido deixada para o grupo. Dentro da caixa deverá haver uma carta elaborada anteriomente pela professor e deverá ter o seguinte conteúdo:

"Olá amigos! Meu nome é Bruxa Alberta e estou a procura de novos amigos. Passei pela escola e percebi que poderia encontrar muitos deles aqui. Não sintam medo, pois sou uma bruxa boa e só quero brincar com vocês. Beijos, Bruxa Alberta."

A carta deverá ser colocada dentro de uma caixa de papelão com imagens que lembrem bruxas (pode ser toda preta ou com desenhos de morcegos), para que nos próximos contatos eles possam trocar também objetos e fotos. A professora não dará pistas sobre o local em que a caixa se encontra e assim a caça será mais desafiadora. Lembrando que não deve ser escondida em locais de difícil acesso, levando em consideração a idade das crianças. Após a leitura da carta o grupo poderá escrever outra carta com a mediação da professora, que perguntará ao grupo o que acham de convidar a bruxa para ir à escola visitá-los.

 

Terceiro momento: A bruxa vem aí!

Materiais necessários: fantasias de bruxa ou elementos que lembrem esse personagem, como vassoura e chapéu.

Duração: 20 minutos

O personagem da Bruxa Alberta irá passar a tarde com as crianças. A professora poderá chamar alguém para se vestir de bruxa e assim incorporar o personagem. A Bruxa deverá chegar com calma e sem fazer muito barulho, considerando que muitas crianças têm medo e precisam se adaptar com a situação. É importante respeitar o limite de cada criança e os adultos devem acolher as crianças que demonstrarem algum tipo de insegurança e serão convidadas, aos poucos, para se aproximar da bruxa.  A Bruxa Alberta contará um pouco sobre sua vida, como vive, quem são seus amigos. Após essa primeira interação o grupo poderá chamá-la para brincar em sala ou em algum espaço aberto.

Recursos Complementares

Para visualizar mais uma aula sobre bruxas acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49720

Avaliação

O professor deverá analisar se as crianças enfrentaram seus medos e inseguranças ao estabelecer um contato com uma bruxa e todos os mistérios que a envolvem. Ainda assim, perceber se o grupo conseguiu aprimorar suas formas de comunicação a partir da necessidade posta: saber mais sobre as bruxas!

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.