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Refletindo sobre a diversidade a partir dos livros

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Incentivar a leitura de livros.
  2. Reconhecer, interpretar e valorizar a diversidade de livros e gêneros literários. 
  3. Reconhecer e analisar a diversidade humana a partir da diversidade de ideias.
  4. Estimular a criatividade dos alunos na produção de história autobiográfica.
Duração das atividades
Três aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula está voltada para o terceiro ano do Ensino Fundamental, pois contém atividades que poderão ser melhor desenvolvidas por alunos que já dominam a leitura e a escrita.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, no cotidiano das salas de aula, a educação para a cidadania e respeito à pluralidade cultural, que propicia a convivência mais amigável e menos conflituosa, se torna cada vez mais necessária. Neste sentido, as aulas aqui apresentadas tem o intuito de provocar a reflexão sobre a diversidade e a pluralidade cultural, valorizando a convivência entre os diferentes.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo “De onde vem o livro”. Duração: 4min13seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 17 de Julho de 2013

Sinopse: Este vídeo faz parte de uma série de 20 programas de animação apresentada por uma criança muito curiosa, Kika, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada. Neste vídeo, Kika entende de onde vêm o livro, a história de sua criação, como surgem as ideias e desenvolve uma grande curiosidade pela diversidade de livros.

2º Momento: Após a exibição do vídeo, iniciar uma conversa com os alunos tematizando a produção de conhecimento, os métodos de criação e comunicação de ideias e a diversidade de produções existentes. Neste momento, perguntas como “vocês sabiam que os livros existem há muito tempo?”, “o que é necessário para escrever um livro?”, “de onde vêm as ideias?” e “por que as pessoas têm ideias diferentes” podem fomentar as discussões.

3º Momento: Convide os alunos a assistirem ao vídeo: A menina que odiava livros. Duração: 7min21seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Sinopse: Animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

4º Momento: Converse com os alunos sobre a importância de se ler e sobre a importância de conhecermos a diversidade de ideias. As seguintes questões podem ser disparadoras de discussões ricas: “Por que é importante ler?”, “O que aprendemos com os livros?”, “Todos os livros são iguais?”, “o que Nina aprendeu lendo?”, “Nina poderia descobrir todas aquelas histórias se não tivesse lido os livros?”. Retomar o conceito do vídeo “De onde vem o livro”, de que uma ideia nasce de tudo o que você já leu, já ouviu e já assistiu, e conversar sobre a origem das diferentes ideias, que está ligada às diferentes experiências de cada um.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Diferentes ideias, diferentes livros: Leve para a sala de aula diversos tipos de livros: religiosos; turísticos; de diferentes disciplinas, como matemática, geografia, história etc.; de literatura; de arte; sobre misticismo; dicionários; livros em diferentes línguas; partituras etc. Disponha-os sobre mesas no meio da sala e solicite aos alunos que folheiem e percebam a diversidade de livros e de ideias existentes. Questões a serem feitas aos alunos: Sobre o que tratam esses livros? Que tipo de informação consta nesses livros? Para qual público são indicados?

A seguir, algumas imagens de livros diversos:

Fonte: http://www.bibliaon.com/bibliaon.png. Acesso em 20 de julho de 2013.

Fonte:http://compare.buscape.com.br/gestao-de-destinos-turisticos-como-atrair-pessoas-para-polos-cidades-e-regioes-federico-vignati-scarpati-8587864726.html#precos. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://www.matematicaufrb.com/2011/09/download-livros-matematica-discreta.html. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte:http://guiaavare.com/img/upload/images/Dicionario-Aurelio-on-line-Dicionario-Capa-.jpg. Acesso em 16 de julho de 2013.

Fonte: http://www.fimupa.com.br/noticias/detalhe/?id=56. Acesso em 15 de julho de 2013.

Fonte: http://miniartistas.wordpress.com/2010/04/25/a-rita-encontrou-dois-livros-sobre-miro/. Acesso em 15 de julho de 2013.

Sugestão ao professor: As imagens disponibilizadas poderão auxiliar na exploração inicial sobre os diferentes tipos de livros. Porém, o ideal é que o professor procure uma biblioteca pública em sua cidade e solicite um empréstimo especial de diversos livros para a realização desta atividade. Assim, além dos alunos terem a oportunidade de manusear as obras, poderão contar com uma variedade maior de gêneros, estilos e línguas.

2º Momento: Peça aos alunos que relembrem um livro que tenham lido e gostado. Então, entregue a cada aluno uma folha com o título “Meu livro preferido” e solicite que eles escrevam o nome de seu livro preferido, um resumo da história e uma explicação sobre a razão daquele ser o seu livro preferido.

3º Momento: Cada aluno deverá apresentar seu livro preferido para a turma, relatando informações sobre autores, editora, sua história, ilustrações, bem como suas impressões pessoais sobre a obra. Poderá ainda fazer sugestões de complementação ou supressão de trechos na história, demonstrando sua criatividade para inovar.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Retome rapidamente as discussões das atividades anteriores, rememorando as questões relativas à diversidade de ideais nos livros. Em seguida, explicando para a turma que cada pessoa tem uma história diferente, como se cada um fosse um livro que pode ser lido pelos colegas.

2º Momento: Convide os alunos a escreverem seu próprio livro, utilizando o gênero autobiográfico. Explique aos alunos como é a construção de um texto autobiográfico. Em seguida, entregue a eles perguntas a serem respondidas, com o objetivo de estimular a construção da história de cada um. As questões podem ser apresentadas como se compusessem um álbum.  Exemplos: Cor preferida; comida predileta; música favorita; melhor amigo; três coisas que faço muito bem; coisas que quero aprender a fazer; uma coisa da qual eu tenho medo; uma pessoa de quem eu sinto saudades; desenho do seu animal de estimação; desenho da minha família; desenho da melhor festa da minha vida etc.

Sugere-se a utilização da Aula O gênero autobiografia: primeiras noções, publicada no Portal do Professor para auxiliar na produção do texto autobiográfico.

O gênero autobiografia: primeiras noções. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14303. Acesso em 16 de julho de 2013.

3º Momento: Solicitar aos alunos que produzam uma capa para o seu livro. Em seguida, coloque a(s) folha(s) com as respostas e demais produções realizadas no momento anterior, junto com a capa, formando um livro.

4º Momento: Coloque todos os livros da turma expostos sobre mesas, na sala de aula, solicite aos alunos que folheiem e percebam a diversidade de ideias e histórias que existem na sala de aula.

No endereço abaixo você terá acesso ao Projeto Abrace um Aluno Escritor que incentiva a produção  de livros por crianças. Vale a pena conferir!

Disponível em: http://www.abraceumalunoescritor.org/projetoabrace.htm. Acesso em 16 de julho de 2013.

Sugestão ao professor: Você poderá ainda assistir o vídeo abaixo para aprimorar sua aula:

Caminhos da Escola; EPS. 30. Leitura na Escola. Duração: 50min. Disponível em:  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3254. Acesso em 16 de julho de 2013.

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3254. Acesso em 16 de julho de 2013.

Recursos Complementares

Professor, para um maior aprofundamento do tema assista os programas da série Letra Viva, disponíveis na TV ESCOLA e têm o objetivo de apresentar diferentes maneiras de introduzir a criança no mundo da leitura e da escrita. Apresentam projetos e atividades para professores de crianças de até 10 anos de idade. Dentre os programas da série, indicamos os seguintes:

Leitura também é coisa de criança. Duração: 29min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4275. Acesso em 15 de julho de 2013.

Para ser cidadão da cultura letrada.  Duração: 30min56seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4276. Acesso em 15 de julho de 2013.

Outros recursos:

ACIDI. 44 Ideias simples para promover a tolerância e celebrar a diversidade. Lisboa 2007. Disponível em http://www.m-igual.org/rubricas/docs_pdf1atolerancia.pdf. Acesso em 17 de Julho de 2013.

LETRIA, J. J. O livro que só queria ser lido. Alfragide: Texto Editores, 2006.

Avaliação

A avaliação deverá se contínua e processual. Procure perceber se os alunos envolveram-se com as atividades propostas, observando a concentração, atenção e interesse dos alunos no momento das discussões em rodas de conversa e produção das atividades. Avalie as produções textuais dos alunos, considerando o processo de alfabetização e letramento.

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