20/07/2013
Ângela Cristina dos Santos, Antomar Araujo e Mariana Pereira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e as operações matemáticas envolvendo estes números, esta aula tem por objetivo ajudar o aluno na compreensão do processo de divisão de um número natural por outro.
Decomposição de um número em ordens e classes
Conhecimento e uso do material dourado
Laboratório de Informática com acesso à internet para utilizar o material dourado virtual ou o material dourado convencional feito de madeira.
Caderno para registros.
Apresentação em projetor multimídia com os problemas sugeridos ou uma cópia dos problemas para cada aluno.
A AULA
Professor se sua escola possui laboratório de informática com acesso a internet peça aos alunos que acessem o material dourado través do link http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/basedez/index.html. Acesso em julho de 2013.
Certifique-se de que os alunos já conhecem o material dourado e sabem manipulá-lo. Caso haja dúvidas sugiro a aula publicada no Portal do Professor e disponível através do link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50470. (Acesso em 18/07/2013)
1º MOMENTO:
(A) Divisão exata por unidades
Apresente aos alunos o problema 1.
Comentário: Se for possível faça uma apresentação dos problemas propostos projetando-os na lousa, utilizando o projetor multimídia, caso contrário providencie uma fotocópia para cada aluno.
Problema 1:
Um grupo de 4 alunos do quinto ano decidiu enfeitar a sala de aula durante o período junino. Para isso, perceberam que precisavam de 84 bandeirinhas de papel. Quantas bandeirinhas cada aluno deve confeccionar para que o trabalho fique dividido igualmente entre os membros do grupo?
Solicite aos alunos que utilizem o material dourado para representar a quantidade de bandeirinhas (84), utilizando 8 barras para as dezenas e quatro cubinhos para as unidades (Figura 1). Se estiver utilizando o material dourado virtual informe que eles devem clicar e arrastar as peças desejadas para o quadro de montagem. Assim:
Figura 1: Representação do número 84 através do material dourado virtual
Fonte: A autora
Agora, solicite que os alunos façam 4 agrupamentos com a mesma quantidade de peças. Para isso devem clicar sobre a peça que já está no quadro para montagem e movimentá-la. Cada agrupamento representará um aluno e a quantidade representada pelas peças será a quantidade de bandeirinhas que cada aluno deve confeccionar.
Figura 2: O número 84 em 4 agrupamentos
Fonte: A autora
Leve os alunos a refletirem no que fizeram: ao dividirem as oito dezenas em quatro grupos, cada grupo ficou com duas dezenas e ao dividirem as quatro unidades em quatro grupos, cada grupo ficou com uma unidade. Mostre, então, que para resolver o problema era necessário dividir 84 por 4 e que esta divisão pode ser efetuada dividindo-se as ordens separadamente e juntando os resultados: 80 unidades divididas por 4 e depois 4 unidades divididas por 4. Mostre aos alunos que isto pode ser assim representado:
84 ÷ 4 = (80 ÷ 4) + (4 ÷ 4) = 20 + 1 = 21
Portanto, se representamos a quantidade de bandeirinhas através do material dourado, cada aluno deverá confeccionar 21 bandeirinhas.
(B) Divisão exata por unidades com transformação de ordens
Apresente o problema 2.
Problema 2:
A escola comprou 345 latinhas de refrigerante para vender na festa junina. Estas latinhas devem ser armazenadas em 3 refrigeradores. Para que cada refrigerador fique com a mesma quantidade de latinhas, quantas devem ser colocadas em cada um?
Solicite que os alunos representem a quantidade de latinhas com o material dourado utilizando quadrados para representar as centenas, barras para representar as dezenas e cubinhos para representar as unidades.
Figura 3: Representação do número 345 através do material dourado virtual
Fonte: A autora
Agora solicite que os alunos formem 3 grupos com quantidades iguais de peças e deixem separadas as peças que por ventura sobrarem.
Figura 4: O número 345 em 3 agrupamentos
Fonte: A autora
Convide-os a analisar o que foi obtido: as três centenas foram repartidas igualmente nos três grupos, uma centena para cada grupo e não sobrou nenhuma; as dezenas foram repartidas uma para cada grupo e sobrou uma, as unidades foram repartidas uma para cada grupo e sobraram duas (figura 4).
Agora questione os alunos:
É possível dividir igualmente as peças que sobraram? Como fazer isso?
Comentário: Espere para ver se algum aluno sugere fazer a troca da dezena por unidades. Se isso não acontecer, apresente a possibilidade e pergunte se isso possibilita uma nova divisão. Questione:
Trocando uma dezena por 10 unidades, ficamos com um total de quantas unidades?
É possível dividir 12 unidades igualmente entre os três grupos?
Figura 5: Trocando dezena por unidades
Fonte: A autora
Efetue esta divisão distribuindo as unidades igualmente entre os grupos.
Figura 6: Agrupando unidades
Fonte: A autora
Refletindo o resultado obtido!!!
Ao dividir três centenas em três grupos, cada grupo ficou com uma centena e não sobrou nenhuma, ao dividir quatro dezenas entre os três grupos cada grupo ficou com uma dezena e sobrou uma, dividindo as cinco unidades entre os três grupos sobram duas, transformando a dezena que sobrou em unidades e juntando com as duas unidades que sobraram temos doze unidades, que divididas em três grupos acrescentam quatro unidades em cada grupo. Portanto temos:
345 ÷ 3 = (300 + 40 + 5) ÷ 3
Fazendo as divisões separadamente temos: 300 ÷ 3 = 100; 40 ÷ 3 =10 (sobram 10) e 5 ÷ 3 = 1 (sobram 2)
Fazendo 12 (sobras) ÷ 3 = 4
Portanto: 100 + 10 + 1 + 4 = 115
(C) Divisão não exata por unidades com transformação de ordens
Apresente o problema 3.
Problema 3:
Durante a festa junina da escola vão funcionar 6 caixas para vender fichas. No inicio da festa estes caixas precisam ter dinheiro para troco. A tesoureira da escola possui R$ 375,00 para distribuir entre estes caixas. Quantos reais cada caixa vai receber?
Solicite que os alunos representem a quantidade utilizando o material dourado.
Figura 7: Representando o número 375 através do material dourado virtual
Fonte: A autora
Solicite que os alunos distribuam as peças em 6 grupos, sendo que cada grupo deve ter a mesma quantidade.
Os alunos logo perceberão que 3 centenas não podem ser distribuídas em 6 grupos.
Questione com os alunos: “O que podemos fazer com essas três centenas?”
Espera-se que os alunos respondam que se deve transformar essas centenas em dezenas, obtendo então 30 dezenas que são divisíveis por 6. Caso não percebam esse fato, pergunte-lhes se não houve algum problema semelhante e se necessário, retorne ao problema anterior, questionando qual foi a estratégia utilizada.
Figura 8: Transformação das centenas do número 375 em dezenas
Fonte: A autora
Agora questione:
Quantas dezenas temos agora?
É possível dividir as 37 dezenas em 6 grupos?
Então vamos agrupá-las.
Figura 9: As dezenas do número 375 em 6 agrupamentos
Fonte: A autora
Questione ainda:
Qual é a quantidade representada em cada grupo?
Resposta esperada: Doze dezenas que equivalem a 120 unidades.
Ainda falta dividir a dezena que sobrou e as unidades, como faremos?
Para responder a questão, temos que transformar a dezena em unidades e juntando com as 5 unidades que já tínhamos, podemos fazer um novo agrupamento:
Figura 10: Agrupando as unidades do número 375
Fonte: A autora
Assim, a dezena que sobrou foi transformada em 10 unidades e juntando com as 5 unidades que tínhamos, ficamos com 15 unidades que divididas em 6 grupos resultam em duas unidades em cada grupo e sobram 3.
Questione novamente: Qual é a resposta do nosso problema?
Resposta esperada: Pela visualização, a quantidade representada em cada grupo é 62 e sobraram 3 unidades. Portanto cada caixa ficará com R$ 62,00 e sobrará R$ 3,00 para a tesouraria.
Comentário: Professor sugira aos alunos que criem e resolvam outras divisões utilizando o material dourado.
2º MOMENTO
Após trabalhar com o material dourado, sugira aos alunos alguns problemas para serem resolvidos no caderno. Solicite que eles utilizem o mesmo raciocínio utilizado nas divisões com o material dourado, porém representem cada grupo utilizando círculos ou quadrados e utilizem letras para representar as ordens: Unidade de milhar (UM), centena (C), dezena (D) e unidade simples (U). Solicite que os alunos registrem passo a passo os procedimentos como nos exemplos abaixo:
Figura 11: Exemplo de problemas para serem resolvidos no caderno 1
Fonte: Arquivo da autora
Figura 12: Exemplo de problemas para serem resolvidos no caderno 2
Fonte: Arquivo da autora
Outros endereços onde podemos encontrar o material dourado virtual:
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=Nunca10
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=material_dourado1
Professor sugere-se utilizar as atividades feitas no laboratório de informática com o material dourado virtual e as atividades feitas no caderno como instrumentos de avaliação. Outra sugestão é propor que os alunos criem um problema que seja resolvido através de uma divisão e o resolvam, em uma folha, registrando todos os passos e entreguem para ser avaliado.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/11/2014
Quatro estrelasMuito bom!!