Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como eu era quando bebê?

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a imaginação por meio das histórias infantis;

- Interagir com adultos e crianças dos demais grupos da escola;

- Compreender as especificidades dos bebês;

- Refletir sobre seu processo de crescimento e as mudanças que dele procedem;

- Entender a função social da escrita em nossa sociedade.

Duração das atividades
Duração: Cada momento terá a duração de 1 hora e devem ser vivenciados em dias diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é planejada para um grupo de crianças de 03 anos de idade. Para a efetivação deste plano, é necessária a intervenção de dois adultos e a articulação com o professor do berçário.

Espaço: Para a efetivação deste plano, o espaço deve ser amplo, para acolher todas as crianças, assim elas terão a possibilidade de se movimentar quando acharem necessário; e deve estar organizado de forma aconchegante, com tapetes e almofadas para os momentos de conversa. É importante que, no espaço da sala de referência, existam mesas e cadeiras em número suficiente para acolher todas as crianças no momento da pintura e que esse espaço esteja organizado com antecedência.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Conversando sobre como éramos quando bem pequenos.

Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.

Após auxiliar as crianças na organização da roda, o professor deverá iniciar a conversa instigando o grupo a refletir sobre como são os bebês e se já viram alguma fotografia ou vídeo de quando elas mesmas eram bebês. Neste momento, é importante que as crianças falem livremente sobre suas lembranças, devendo o professor auxiliá-las na organização de suas falas, para que tanto possam se expressar com clareza e como respeitar a fala do colega. Percebendo o término do diálogo, o professor deve elaborar uma síntese da conversa, enfatizando junto com as crianças, as falas mais marcantes que demostraram as características dos bebês.

Em seguida, irá convidar as crianças para ouvir uma música e refletir sobre o que ela diz (Ver recursos complementares).

 

Saiba

Adriana Calcanhotto

Saiba!
Todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão, também
Hitler, Bush e Saddam Hussein
Quem tem grana e quem não tem...

Saiba!
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E também você e eu...

Saiba!
Todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar...

Saiba!
Todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano...

Saiba!
Todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao-Tsé, Moisés, Ramsés, Pelé
Gandhi, Mike Tyson, Salomé...

Saiba!
Todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero, Che Guevara, Pinochet
E também eu e você
E também eu e você
E também eu e você...

 

Disponível em: http://letras.mus.br/adriana-calcanhotto/102226/. Acesso em: 02/07/2013.

 

Finalizando esse momento, o professor irá conversar com as crianças sobre o que a música diz, enfatizando que todas as pessoas um dia foram bebê, todas um dia usaram fraldas, comeram sopas e a maioria tomou mamadeira. As crianças que manifestarem o desejo de falar sobre o que sentiram e compreenderam sobre a música que escutaram terão essa possibilidade. A seguir, o professor irá combinar com as crianças uma visita ao berçário da unidade, onde irão conhecer os bebês, observando como são, o que comem, onde dormem...

 

2º Momento: Visitando os bebês na unidade.

Materiais Necessários: Não há materiais específicos para este momento.

Para este momento, o professor deve planejar essas ações com antecedência, articulando a aula com o professor de bebês, pensando nos melhores horário e dia para essa interação.

Neste dia, o professor deve realizar alguns combinados antes de ir à sala dos bebês, enfatizando as especificidades deste grupo, explicando que eles não podem correr, gritar, nem pegar os bebês no colo, e que seria legal se todos pudessem interagir com um bebê, se aproximando, ofertando-lhe um brinquedo e conversando com eles. É importante enfatizar para o grupo que, mesmo sendo pequenos, os bebês entendem aquilo que dizemos e respondem com sorrisos, olhares, gestos e choro.

No trajeto até a sala de referência dos bebês, o professor pode instigar as crianças sobre algumas perguntas que juntos podem fazer ao professor daquele grupo, como por exemplo: O que eles gostam de comer? Por que eles choram? Por que alguns utilizam chupeta e outros não? Por que alguns já sentam e engatinham e os outros não? Todos dormem, durante o período em que estão na escola?

Com a chegada à sala dos pequenos, o professor deverá mediar a relação entre as crianças e os bebês, procurando chamar a atenção para alguns aspectos, relembrando as perguntas que pensaram no caminho, promover a aproximação daqueles que estão mais dispersos e provocar algumas conversas entre as crianças e os pequenos. Neste momento, as crianças poderão manusear os brinquedos dos bebês e perceber a diferença dos brinquedos que possuem em casa e na sua sala de referência.

Conhecendo os bebês

Arquivo institucional – NDI/2013

Fotografa: Carolina S. Spinelli

 

Percebendo que as crianças começaram a dispersar, o professor irá convidar o grupo para retornar à sala e, durante o retorno, juntos avaliarão como foi a atividade e o que aprenderam de novo sobre os bebês neste dia. O professor deve direcionar esse momento avaliativo, indicando algumas questões para refletir com a turma, sobre o que aprenderam e sobre o comportamento do grupo naquele espaço. Finalizando o dia, o professor irá solicitar às crianças e a suas respectivas famílias, que levem uma fotografia das crianças de quando eram bebês, para realizarem a atividade do dia seguinte.

 

3º Momento: Roda com as fotografias.

Materiais Necessários: Fotografias trazidas de casa, tapete, almofadas e o livro sugerido no plano.

Neste dia, o professor iniciará a roda convidando as crianças para ouvirem uma história chamada “Como eu era quando era bebê”, da escritora Jeanne Willis. Para este momento, o professor irá solicitar a atenção das crianças e, ao contar a história, estará atento aos diferentes tons de voz de que a história necessita, permitindo com que as crianças percebam o diálogo entre os personagens da narrativa. Poderá também fazer um suspense ao mudar de página, solicitando a participação das crianças na criação de hipóteses sobre qual animal irá aparecer.

Livro: Como é que eu era quando era bebê?

Escritora: Jeanne Willis

Ilustradora: Tony Ross

Imagem disponível em: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=62

Acesso em: 02/07/2013

 

 

Em seguida, o professor irá questionar as crianças sobre a história contada, do que mais gostaram, quais animais eram parecidos com os seus pais e por que o sapinho ficou frustrado. Após ouvi-las, ele irá solicitar que cada criança mostre aos colegas a sua foto de quando era bebê e, ao apresentar a fotografia, as crianças deverão falar algo que aprenderam sobre os bebês, bem como sobre o lugar onde aquela fotografia foi tirada e quem aparece nela.

Durante a fala das crianças, o professor irá atuar como escriba do grupo, anotando as falas das crianças sobre o que aprenderam e compartilhando as informações sobre a fotografia que estão apresentando. Ao escrever, o professor deve contemplar a fala das crianças e explicar que está anotando para não esquecer e para que outras pessoas possam saber o que aprendemos sobre os bebês durante esta semana.

 

4º Momento: Construindo o painel de fotografias

Materiais Necessários: Papel pardo, tintas de várias cores, caneta hidrocor, cartolina colorida, cola, tesoura e fita adesiva.

Para este momento, o professor precisará de um espaço organizado para a pintura, mas, antes de chegar nesse local, o professor deverá conversar com o grupo, explicando que irão confeccionar juntos um painel de fotografias com as fotos que trouxeram de casa e com fotografias atuais para, a partir disso, identificarem as mudanças que ocorreram em seus processos de crescimento.

Com o término da explicação, o professor convidará as crianças para pintarem com tinta guache o fundo do painel. As crianças podem se expressar artisticamente, durante o tempo que considerarem necessário, e o professor atuará como mediador, refletindo com a turma sobre a quantidade de tinta que estiverem utilizando e as possibilidades de cores e misturas que poderão ainda utilizar.

Em seguida, ao deixar o painel secar, o professor disponibilizará a cada criança uma folha colorida de cartolina cortada em retângulos menores, na qual elas deverão colar suas fotografias, para então o professor, como escriba do grupo, escrever seus nomes e as suas respectivas idades.

A escolha do espaço em que será fixado o painel, bem como, sua organização, pode ser realizada em conjunto com as crianças. Dessa maneira, o grupo atuará em todos os momentos de confecção, sendo mediado pelas orientações dadas pelo professor do grupo.

Painel de fotos

Arquivo institucional NDI/2013

Recursos Complementares

Aulas com temática semelhante:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49700

Vídeo da música “Saiba”:

http://www.youtube.com/watch?v=RKWaEv866uI

Vídeo-História “Como é que eu era quando era bebê?”:

http://www.youtube.com/watch?v=f_V4Uys3RjE

Avaliação

A avaliação será realizada por meio de observações e registros das manifestações das crianças no momento das proposições. O professor deve perceber de que forma as crianças estão interagindo no momento de roda e como as proposições contribuíram para a ampliação dos repertórios, ou seja, se compreenderam como ocorre o processo de crescimento, quais as especificidades dos bebês e como seus desejos e suas necessidades mudam conforme elas crescem e se desenvolvem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.