21/07/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Compreender como vivem as tartarugas;
- Entender o processo de extinção e como ele ocorre com as tartarugas;
- Desenvolver a concentração por meio das histórias infantis;
- Realizar uma pesquisa em parceria com as famílias;
- Entender a função social da escrita em nossa sociedade;
- Elaborar argumentos para defender as opiniões no momento da roda.
Esta aula é planejada para crianças com 04 anos de idade e, para a efetivação deste plano, é necessária a mediação de 02 professores ou de um professor e um auxiliar de sala.
1º Momento: Uma fábula que nos ensina muito.
Materiais Necessários: Livro indicado no plano, tapete e almofadas.
Neste primeiro momento, o professor irá convidar as crianças para uma conversa em roda e, após auxiliar o grupo na sua organização, ele irá lhes perguntar o que sabem sobre as tartarugas. Esse momento é planejado para ouvir as hipóteses que a turma tem sobre como são, onde vivem, como nascem e se reproduzem esses animais. A escuta das crianças, bem como o respeito à fala dos colegas é fundamental para o aprimoramento das relações e, nesse sentido, o professor deve mediar o processo, incentivando as crianças a se expressarem e respeitarem o momento de ouvir o colega. Percebendo o término das falas, o professor irá contar ao grupo uma fábula muito conhecida, “A tartaruga e a Lebre”, escrita por La Fontaine. Durante a apresentação da narrativa, o professor pode contar com o auxílio das crianças que já conhecem a história e que queiram contribuir com a contação, relembrando detalhes etc.
Após a história, o professor irá convidar as crianças para assistirem a um vídeo sobre como vivem as tartarugas.
Livro: A tartaruga e a Lebre
Escrito por: Jean de La Fontaine
Acesso em: 06/07/2013
2º Momento: Refletindo sobre a vida das tartarugas.
Materiais Necessários: Aparelho para reproduzir um vídeo on-line, tapetes, almofadas, lápis de cor, folhas A4, giz de cera e canetas hidrocor.
Nesta situação, o professor deverá organizar um espaço aconchegante para conversar com o grupo e assistir ao vídeo proposto (ver recursos complementares), pois que os auxiliará na compreensão de como é a vida das tartarugas. Desse modo, o professor deve reunir a turma e iniciar uma conversa relembrando aspectos do dia anterior, questionando as crianças sobre a história que ouviram e o que sabem acerca de como vivem as tartarugas para, em seguida, fazer o convite para assistirem um vídeo sobre esses animais. Durante o vídeo, o professor deverá chamar a atenção para alguns detalhes, principalmente, sobre como vivem esses répteis, os perigos de extinção, bem como a explicação desse termo utilizado (extinção).
Após assistir ao vídeo, as crianças serão convidadas a realizar um desenho sobre a temática, a fim de expressarem o que compreenderam das conversas dos últimos dias. Neste momento, é importante que o professor esteja disponível para conversar com as crianças sobre suas produções, auxiliando-as na melhor forma de exprimir o que desejam e esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema. Com o término dos desenhos, o professor deverá solicitar um espaço, no verso ou no canto dos desenhos das crianças, para utilizar como legenda, explicando o que a criança desenhou ou o professor poderá, ainda, fixar uma faixa de papel na folha onde a criança desenhou para registrar o que a criança relatou em relação ao seu desenho, evitando a invasão à representação gráfica da criança.
No fim do dia, o professor irá solicitar ao grupo e a suas respectivas famílias que pesquisem e levem algumas informações sobre as tartarugas, para socializarem com o grupo no dia seguinte. É necessário conversar com as famílias e explicar que as informações devem ser curtas e objetivas e, se possível, com imagens para ilustrá-las.
3º Momento: Pesquisando sobre a vida das tartarugas.
Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.
Para iniciar este momento, o professor deverá reunir as crianças e solicitar-lhes que tenham em mãos suas pesquisas, para, em seguida, sentarem em roda para uma conversa. O professor deverá explicar às crianças que sempre quando elas desejarem saber mais sobre um assunto, elas podem pesquisar e que, para tanto, existem muitos recursos, como livros, revistas, jornais, a internet, dentre outros. Em seguida, irá solicitar às crianças que iniciem a apresentação de sua pesquisa, indicando qual meio de comunicação utilizaram (livros, revistas, computador/internet, jornais entre outros) e o que descobriram de novidade acerca das tartarugas.
Situações como essa exigem a presença constante do professor mediando a fala entre as crianças, fazendo perguntas-chave para facilitar o relato das crianças e solicitando a atenção das demais na escuta do colega.
Após a apresentação, o grupo será convidado a construir uma tartaruga com materiais recicláveis.
4º Momento: Construindo nossa tartaruga.
Materiais Necessários: garrafas PET, papel duplex, molde da internet, lápis de cor e , caneta hidrocor, tesouras sem ponta e fita adesiva. Para a colagem mais resistente do casco de garrafa PET, o professor poderá usar a pistola de cola quente, se houver disponível na escola, com o cuidado necessário para que as crianças não tenham acesso a esse tipo de material, tendo em vista a segurança das crianças.
Iniciando este momento, o professor irá solicitar que as crianças se acomodem nas cadeiras e, disponibilizando tesouras e as folhas impressas de uma página da internet, iniciem o recorte do molde, ao que algumas crianças irão necessitar do auxílio dos adultos. Em seguida, as crianças terão a possibilidade de desenhar e colorir o corpo da tartaruga. E, por fim, o professor entregará o fundo das garrafas, já devidamente cortados, para colocar o casco das tartarugas com fita adesiva ou com cola quente, neste caso, o professor colará os cascos, explicando para as crianças que a cola ao ser derretida torna-se muito quente, por isso ele fará essa tarefa. O professor poderá explicar, ainda, sobre as consequências de uma queimadura com essa cola.
http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/09/tartaruga-de-garrafa-pet-com-molde.html
http://conteudospedagogicoinfantil.blogspot.com.br/2013/05/plano-de-aula-tarataruga-e-lebre.html
· Aula do portal sobre o assunto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9745
· Livro on-line: http://www.slideshare.net/kleitonramires/livro-a-lebre-e-a-tartaruga
· Vídeo projeto TAMAR: http://www.youtube.com/watch?v=TG3H2rmsTHQ
· Vídeo no nascimento das tartarugas: http://www.youtube.com/watch?v=hA1jgsjbd10
As observações e o registro dos momentos têm papel fundamental para a avaliação deste plano, já que é por meio dessas ferramentas que o professor deverá perceber como as crianças se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala. No nosso caso, partimos das rodas de conversa e pesquisas, a partir das quais pudemos avaliar o que as crianças aprenderam sobre as tartarugas e de que forma elas expressaram seus conhecimentos das conversas em sala e no momento de desenho.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!