Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A vida das tartarugas

 

21/07/2013

Autor e Coautor(es)
RUBIA VANESSA VICENTE DEMETRIO
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender como vivem as tartarugas;

- Entender o processo de extinção e como ele ocorre com as tartarugas;

- Desenvolver a concentração por meio das histórias infantis;

- Realizar uma pesquisa em parceria com as famílias;

- Entender a função social da escrita em nossa sociedade;

- Elaborar argumentos para defender as opiniões no momento da roda.

Duração das atividades
Cada momento terá a duração de aproximadamente 40 minutos e podem ser vivenciados em 02 dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é planejada para crianças com 04 anos de idade e, para a efetivação deste plano, é necessária a mediação de 02 professores ou de um professor e um auxiliar de sala.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Uma fábula que nos ensina muito.  

Materiais Necessários: Livro indicado no plano, tapete e almofadas.

 

Neste primeiro momento, o professor irá convidar as crianças para uma conversa em roda e, após auxiliar o grupo na sua organização, ele irá lhes perguntar o que sabem sobre as tartarugas. Esse momento é planejado para ouvir as hipóteses que a turma tem sobre como são, onde vivem, como nascem e se reproduzem esses animais. A escuta das crianças, bem como o respeito à fala dos colegas é fundamental para o aprimoramento das relações e, nesse sentido, o professor deve mediar o processo, incentivando as crianças a se expressarem e respeitarem o momento de ouvir o colega. Percebendo o término das falas, o professor irá contar ao grupo uma fábula muito conhecida, “A tartaruga e a Lebre”, escrita por La Fontaine. Durante a apresentação da narrativa, o professor pode contar com o auxílio das crianças que já conhecem a história e que queiram contribuir com a contação, relembrando detalhes etc.

Após a história, o professor irá convidar as crianças para assistirem a um vídeo sobre como vivem as tartarugas.

 

Livro: A tartaruga e a Lebre

Escrito por: Jean de La Fontaine

http://www.livrariascuritiba.com.br/fabulas-de-la-fontaine-a-tartaruga-e-a-lebre-girassol,product,LV233323,3430.aspx

Acesso em: 06/07/2013

 

2º Momento: Refletindo sobre a vida das tartarugas.

Materiais Necessários: Aparelho para reproduzir um vídeo on-line, tapetes, almofadas, lápis de cor, folhas A4, giz de cera e canetas hidrocor.

Nesta situação, o professor deverá organizar um espaço aconchegante para conversar com o grupo e assistir ao vídeo proposto (ver recursos complementares), pois que os auxiliará na compreensão de como é a vida das tartarugas. Desse modo, o professor deve reunir a turma e iniciar uma conversa relembrando aspectos do dia anterior, questionando as crianças sobre a história que ouviram e o que sabem acerca de como vivem as tartarugas para, em seguida, fazer o convite para assistirem um vídeo sobre esses animais. Durante o vídeo, o professor deverá chamar a atenção para alguns detalhes, principalmente, sobre como vivem esses répteis, os perigos de extinção, bem como a explicação desse termo utilizado (extinção).

Após assistir ao vídeo, as crianças serão convidadas a realizar um desenho sobre a temática, a fim de expressarem o que compreenderam das conversas dos últimos dias. Neste momento, é importante que o professor esteja disponível para conversar com as crianças sobre suas produções, auxiliando-as na melhor forma de exprimir o que desejam e esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema. Com o término dos desenhos, o professor deverá solicitar um espaço, no verso ou no canto dos desenhos das crianças, para utilizar como legenda, explicando o que a criança desenhou ou o professor poderá, ainda,  fixar  uma faixa de papel na folha onde a criança desenhou para registrar o que a criança relatou em relação ao seu desenho, evitando a invasão à representação gráfica da criança. 

No fim do dia, o professor irá solicitar ao grupo e a suas respectivas famílias que pesquisem e levem algumas informações sobre as tartarugas, para socializarem com o grupo no dia seguinte. É necessário conversar com as famílias e explicar que as informações devem ser curtas e objetivas e, se possível, com imagens para ilustrá-las.

 

3º Momento: Pesquisando sobre a vida das tartarugas.

Materiais Necessários: Tapetes e almofadas.

Para iniciar este momento, o professor deverá reunir as crianças e solicitar-lhes que tenham em mãos suas pesquisas, para, em seguida, sentarem em roda para uma conversa. O professor deverá explicar às crianças que sempre quando elas desejarem saber mais sobre um assunto, elas podem pesquisar e que, para tanto, existem muitos recursos, como livros, revistas, jornais, a internet, dentre outros. Em seguida, irá solicitar às crianças que iniciem a apresentação de sua pesquisa, indicando qual meio de comunicação utilizaram (livros, revistas, computador/internet, jornais entre outros) e o que descobriram de novidade acerca das tartarugas.

Situações como essa exigem a presença constante do professor mediando a fala entre as crianças, fazendo perguntas-chave para facilitar o relato das crianças e solicitando a atenção das demais na escuta do colega.

Após a apresentação, o grupo será convidado a construir uma tartaruga com materiais recicláveis.

 

4º Momento: Construindo nossa tartaruga.

Materiais Necessários: garrafas PET, papel duplex, molde da internet, lápis de cor e , caneta hidrocor, tesouras sem ponta e fita adesiva. Para a colagem mais resistente do casco de garrafa PET, o professor poderá usar a pistola de cola quente, se houver disponível na escola, com o cuidado necessário para que as crianças não tenham acesso a esse tipo de material, tendo em vista a segurança das crianças. 

Iniciando este momento, o professor irá solicitar que as crianças se acomodem nas cadeiras e, disponibilizando tesouras e as folhas impressas de uma página da internet, iniciem o recorte do molde, ao que algumas crianças irão necessitar do auxílio dos adultos. Em seguida, as crianças terão a possibilidade de desenhar e colorir o corpo da tartaruga. E, por fim, o professor entregará o fundo das garrafas, já devidamente cortados, para colocar o casco das tartarugas com fita adesiva ou com cola quente, neste caso, o professor colará os cascos, explicando para as crianças que a cola ao ser derretida torna-se muito quente, por isso ele fará essa tarefa. O professor poderá explicar, ainda,  sobre as consequências de uma queimadura com essa cola.  

 

      

http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2010/09/tartaruga-de-garrafa-pet-com-molde.html

http://conteudospedagogicoinfantil.blogspot.com.br/2013/05/plano-de-aula-tarataruga-e-lebre.html

Recursos Complementares

·         Aula do portal sobre o assunto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9745

·         Livro on-linehttp://www.slideshare.net/kleitonramires/livro-a-lebre-e-a-tartaruga

·         Vídeo projeto TAMAR: http://www.youtube.com/watch?v=TG3H2rmsTHQ

·         Vídeo no nascimento das tartarugas: http://www.youtube.com/watch?v=hA1jgsjbd10

Avaliação

As observações e o registro dos momentos têm papel fundamental para a avaliação deste plano, já que é por meio dessas ferramentas que o professor deverá perceber como as crianças se apropriam dos conhecimentos trabalhados em sala. No nosso caso, partimos das rodas de conversa e pesquisas, a partir das quais pudemos avaliar o que as crianças aprenderam sobre as tartarugas e de que forma elas expressaram seus conhecimentos das conversas em sala e no momento de desenho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.