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Estatística nas séries iniciais

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Gislaine Saraiva, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer as noções básicas de Estatística.
 Reconhecer tipos de gráficos.
 Coletar dados, organizando-os em tabelas.
 Representar, analisar e interpretar gráficos de barras.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante diagnosticar, se necessário propor atividades para desenvolver as habilidades de Comparação (estabelecer semelhanças e diferenças) e Classificação (agrupar segundo um critério).

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta sugestão de aula está dividida em duas etapas.


ETAPA I

Material necessário: revistas e jornais que contenham gráficos para recortar.

Para iniciar o trabalho, estabeleça um diálogo com seus alunos investigando os conhecimentos prévios sobre o assunto.

 O que é um gráfico?
• Levantar hipóteses.
• Levantar as possíveis fontes de pesquisa (dicionário, internet, livros de matemática).
• Investigar e registrar as informações obtidas.

 O que já sabe sobre gráficos?
 Quando e onde já viu gráficos em seu dia-a-dia? 

• Internet, tv, revistas, jornais e outras fontes.

 Para que servem os gráficos?

Após esta conversa os alunos deverão ser capazes de:
 identificar gráficos;
 perceber que o gráfico possibilita uma rápida impressão visual e que apresenta de forma imediata e simples de dados coletados num grupo ou estudo.

Nesta etapa, solicite aos seus alunos que recortem alguns gráficos de revistas e jornais e em seguida, com sua ajuda, deverão classificar e agrupá-los estabelecendo semelhanças (gráficos de barras, linhas, pictóricos, de setores ou pizza), sem nomeá-los. Neste momento poderão aparecer tabelas que serão também agrupadas separadamente.
Ainda nesta fase, você deverá levá-los a observar que todo gráfico tem um título e uma fonte de pesquisa.
Com o material classificado, sua turma deverá montar um painel mostrando os tipos de gráficos e, com sua colaboração, eles se apropriarão da nomenclatura de cada um.

ETAPA II

Material necessário:
 Cartolina ou papel similar;
 Pincel atômico;
 Uma caixa de fósforos pequena (vazia) para cada aluno.

Nesta etapa os alunos trabalharão na construção de um gráfico, portanto a tarefa do professor será organizar o trabalho conforme os procedimentos abaixo.

 Questione:

Como podemos construir um gráfico?


 Inicialmente eleja com a turma, o assunto a ser pesquisado, podendo estar relacionado às preferências pessoais dos alunos e de suas vidas cotidianas (esporte preferido, prato predileto, cor, brinquedo, desenho, game, brincadeira e outros). Desta maneira, despertará nos alunos maior interesse e curiosidade pelos aspectos matemáticos e pela construção do gráfico.
 Determinar a amostra (alunos da turma).
 Coletar e organizar os dados da pesquisa – construir a tabela com os alunos. Voltar ao painel.
 Construir o gráfico.

Na cartolina, traçar os eixos do gráfico, estabelecendo o que cada um representará.
Cada aluno deverá preencher a tabela registrando sua escolha e colar, no cartaz, sua caixinha de fósforos de modo que demonstre sua preferência.
Professor, sua tarefa neste momento é importantíssima, pois os alunos se apropriarão da leitura e compreensão de um gráfico e de uma tabela. Você deverá afirmar que cada caixinha representa a preferência de um aluno e que esta preferência está sendo registrada no gráfico e na tabela.

Ao terminar de colar as caixinhas, os alunos deverão numerar o eixo que mostra as quantidades, registrar o título e a fonte de pesquisa do gráfico.

Última etapa – Análise do gráfico.

O que mostra cada barra do gráfico?
 Qual o brinquedo preferido pela turma? Quantas crianças preferem este brinquedo?
 Qual é o brinquedo menos preferido?
 O que fazer para descobrir quantas crianças participaram da pesquisa?

Recursos Complementares

Páginas eletrônicas importantes para o professor e alunos:

 www.aprendiz.com.br
 www.klickeducacao.com.br
 www.somatematica.com.br

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
Outra atividade avaliativa seria utilizar o caderno quadriculado no desenvolvimento de atividades a partir de uma nova pesquisa, seguindo os mesmos passos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Geraldina Borges Ferreira, Subsecretaria Regional de Educação , Goiás - disse:
    geraldina.borges@gmail.com

    18/05/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns Professor(a) Gislaine Saraiva e Antomar Araújo Ferreira. Ótima sugestão de aula. Professor Antomar quanto tempo! Aprendi muito com você. Continuo estudando, hoje estou cursando especialização em: Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Aberta/UFG. Estou desenvolvendo um projeto de TCC em Resolução de problemas no ensino fundamental. Abraços! Geraldina


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