19/10/2009
Gislaine Saraiva, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Conhecer as noções básicas de Estatística.
Reconhecer tipos de gráficos.
Coletar dados, organizando-os em tabelas.
Representar, analisar e interpretar gráficos de barras.
Professor, é importante diagnosticar, se necessário propor atividades para desenvolver as habilidades de Comparação (estabelecer semelhanças e diferenças) e Classificação (agrupar segundo um critério).
Professor, esta sugestão de aula está dividida em duas etapas.
ETAPA I
Material necessário: revistas e jornais que contenham gráficos para recortar.
Para iniciar o trabalho, estabeleça um diálogo com seus alunos investigando os conhecimentos prévios sobre o assunto.
O que é um gráfico?
• Levantar hipóteses.
• Levantar as possíveis fontes de pesquisa (dicionário, internet, livros de matemática).
• Investigar e registrar as informações obtidas.
O que já sabe sobre gráficos?
Quando e onde já viu gráficos em seu dia-a-dia?
• Internet, tv, revistas, jornais e outras fontes.
Para que servem os gráficos?
Após esta conversa os alunos deverão ser capazes de:
identificar gráficos;
perceber que o gráfico possibilita uma rápida impressão visual e que apresenta de forma imediata e simples de dados coletados num grupo ou estudo.
Nesta etapa, solicite aos seus alunos que recortem alguns gráficos de revistas e jornais e em seguida, com sua ajuda, deverão classificar e agrupá-los estabelecendo semelhanças (gráficos de barras, linhas, pictóricos, de setores ou pizza), sem nomeá-los. Neste momento poderão aparecer tabelas que serão também agrupadas separadamente.
Ainda nesta fase, você deverá levá-los a observar que todo gráfico tem um título e uma fonte de pesquisa.
Com o material classificado, sua turma deverá montar um painel mostrando os tipos de gráficos e, com sua colaboração, eles se apropriarão da nomenclatura de cada um.
ETAPA II
Material necessário:
Cartolina ou papel similar;
Pincel atômico;
Uma caixa de fósforos pequena (vazia) para cada aluno.
Nesta etapa os alunos trabalharão na construção de um gráfico, portanto a tarefa do professor será organizar o trabalho conforme os procedimentos abaixo.
Questione:
Como podemos construir um gráfico?
Inicialmente eleja com a turma, o assunto a ser pesquisado, podendo estar relacionado às preferências pessoais dos alunos e de suas vidas cotidianas (esporte preferido, prato predileto, cor, brinquedo, desenho, game, brincadeira e outros). Desta maneira, despertará nos alunos maior interesse e curiosidade pelos aspectos matemáticos e pela construção do gráfico.
Determinar a amostra (alunos da turma).
Coletar e organizar os dados da pesquisa – construir a tabela com os alunos. Voltar ao painel.
Construir o gráfico.
Na cartolina, traçar os eixos do gráfico, estabelecendo o que cada um representará.
Cada aluno deverá preencher a tabela registrando sua escolha e colar, no cartaz, sua caixinha de fósforos de modo que demonstre sua preferência.
Professor, sua tarefa neste momento é importantíssima, pois os alunos se apropriarão da leitura e compreensão de um gráfico e de uma tabela. Você deverá afirmar que cada caixinha representa a preferência de um aluno e que esta preferência está sendo registrada no gráfico e na tabela.
Ao terminar de colar as caixinhas, os alunos deverão numerar o eixo que mostra as quantidades, registrar o título e a fonte de pesquisa do gráfico.
Última etapa – Análise do gráfico.
O que mostra cada barra do gráfico?
Qual o brinquedo preferido pela turma? Quantas crianças preferem este brinquedo?
Qual é o brinquedo menos preferido?
O que fazer para descobrir quantas crianças participaram da pesquisa?
Páginas eletrônicas importantes para o professor e alunos:
www.aprendiz.com.br
www.klickeducacao.com.br
www.somatematica.com.br
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho.
Outra atividade avaliativa seria utilizar o caderno quadriculado no desenvolvimento de atividades a partir de uma nova pesquisa, seguindo os mesmos passos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2010
Quatro estrelasParabéns Professor(a) Gislaine Saraiva e Antomar Araújo Ferreira. Ótima sugestão de aula. Professor Antomar quanto tempo! Aprendi muito com você. Continuo estudando, hoje estou cursando especialização em: Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Aberta/UFG. Estou desenvolvendo um projeto de TCC em Resolução de problemas no ensino fundamental. Abraços! Geraldina