Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Prediciting a topic from visual clues: o uso de recursos não-verbais para a leitura em língua inglesa

 

25/08/2013

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender e utilizar a estratégia de leitura chamada Prediction;
  • utilizar recursos não verbais para a leitura e compreensão de textos em língua inglesa
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas da língua inglesa, como, por exemplo, as tratadas na aula deste Portal: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 06.07.2013)

Estratégias e recursos da aula
  • laboratório com acesso à internet;
  • vídeos, datashow, tablets, notebooks;
  • atividades realizadas em duplas, grupos ou individualmente;
  • observação de imagens, fotos e gravuras;
  • leitura de textos relacionados ao tema da aula 

 

                                                                           MÓDULO 1

Atividade 1:

Professor, no laboratório de informática projete a  imagem seguinte e peça aos alunos que a descrevam. Alguns alunos podem opinar sobre os jogos em cassinos, a legislação existente, lugares onde podemos encontrar, também, podem relatar experiências com jogos em cassinos. Incentive a participação de todos os alunos na descrição e nos relatos de experiências e opiniões.  

Disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=687&q=cassino&oq=cassino&gs_l=img.1.0.0l10.1050.1951.0.4822.7.7.0.0.0.0.184.454.6j1.7.0....0...1ac.1.24.img..1.6.269.SPIreNM9oB0#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xQuq5M-CLFeNOM%3A%3BlQ8QETBEVW_hNM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ellystur.com.br%252Fuploads%252F7eb844a00599f06085c6dafb2f1eea61.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fggirl.forumeiros.com%252Ft10-cassino-fontaine%3B800%3B532 . Acesso em: 06.07.2013

Atividade 2:

Professor, projete o texto a seguir, escrito em uma língua que é, provavelmente, desconhecida de todos. Pergunte aos alunos se eles conhecem a língua em que o texto está escrito. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos possam ler o texto silenciosamente.   

CASINO AALBORG

Velkommen til Danmarks mest venlige kasino

Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Glæd dig til spændende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosfære. Åben alle ugens dage fra kl. 20.00 – 04.00. Entré DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 år.

Disponível em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html. Acesso em: 06.07.2013

Atividade 3:

Após a leitura, projete as perguntas seguintes que devem ser respondidas pelos alunos, em um primeiro momento, silenciosa e individualmente. Para um segundo momento, as respostas devem ser compartilhadas com os demais, sob a sua supervisão e interferência, a fim de que possa ajudá-los com a compreensão do texto.

a) Qual é o lugar descrito no texto? 

b) Qual é o horário de funcionamento deste lugar?

c) Quanto custa o ingresso?

d) Qual é o telefone do estabelecimento?

e) Qual a idade mínima para frequentar o cassino?  

Professor, peça para que os alunos identifiquem se há no texto informações não contempladas pelas perguntas. Caso identifiquem alguma informação, peça para que elaborem as perguntas e as respondam oralmente. 

A seguir, chame a atenção dos alunos para a capacidade de compreendermos um texto sem precisarmos traduzi-lo ou sem saber o que significa cada palavra nele contida. Isso porque utilizamos, no dia a dia, várias estratégias que nos ajudam na compreensão de nossas leituras, mesmo sem termos consciência desse processo. 

A fim de completar a atividade, pergunte qual é a língua em que o texto está escrito. Peça para que os alunos, utilizando um dicionário online, tentem descobrir. Caso não consigam, dê a resposta: Dinamarquês.

Sugestão de dicionário onlinehttp://tradutor.babylon.com/ingles/portugues/Dicion%C3%A1rio-Online-Ingl%C3%AAs-Portugu%C3%AAs/ . Acesso em: 06.07.2013 

Atividade 4: 

Professor, peça para que os alunos observem o título, a seguir: 

What can computers do?

A partir deste título, os alunos deverão imaginar e escrever qual seria o conteúdo do texto introduzido por ele. Professor, de acordo com o nível de proficiência de seus alunos, você poderá pedir para que escrevam o que pensam, em inglês, em duplas, ajudando-os com o vocabulário ou a estrutura utilizada. Eles deverão compartilhar suas ideias e todos deverão ter acesso ao que cada um imaginou e escreveu. 

Atividade 5:

Projete o texto no datashow e peça para que os alunos leiam em voz alta, tirando dúvidas com vocabulário, caso haja.   

What can computers do? 

Computers and microchips have become part of our everyday lives: we visit shops and offices which have been designed with the help of computers, we read magazines which have been produced on computer, we pay bills prepared by computers. Just picking up a telephone and dialing a number involves the use of a sophisticated computer system, as does making a flight reservation or bank transaction. 

Disponível em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html . Acesso em: 06.07.2013

Após a leitura, confirme as predições dos alunos, levantando as ideias que não foram trazidas no texto ou as predições que, por ventura, não tenham sido realizadas por eles. 

Atividade 6:

Projete e peça para que os alunos leiam a  explicação seguinte que poderá servir como um fechamento para o primeiro módulo do tema. Proponha uma discussão com os alunos, levantando o que puderam aprender nesse primeiro momento. 

What’s prediction?
Making predictions is a strategy in which readers use information from a text (including titles, headings, pictures, and diagrams) and their own personal experiences to anticipate what they are about to read (or what comes next). A reader involved in making predictions is focused on the text at hand, constantly thinking ahead and also refining, revising, and verifying his or her predictions. This strategy also helps students make connections between their prior knowledge and the text.

Questions to help students make and refine predictions:

  • Based on the title, what information do you expect to read in this selection?
  • Based on the information you have read so far, what do you predict will come next?
  • Based on the first paragraph of information, what kinds of information will be revealed in this particular selection?
  • Which predictions were confirmed by the text? Which predictions need to be revised?
  • Which details or clues from the selection did you use to make your prediction?
  • Based on the following clues…, what do you predict the author will reveal in the next part of this selection?

Texto adaptado das fontes: http://www.learner.org/jnorth/tm/ReadStrat13.html e http://beyondweather.ehe.osu.edu/issue/the-sun-and-earths-climate/making-predictions-a-strategy-for-reading-and-science-learning. Acesso em 07.08.2013

 

                                                                     MÓDULO 2

Atividade 7: 

Professor, para dar continuidade ao tema da aula anterior, projete o texto seguinte, o qual trata dos recursos visuais que colaboram para a compreensão textual. Peça para que os alunos revesem na sua leitura, proporcionando a participação de todos.   

You look at text and graphic features to help you better understand what you read.  Text (word) and graphic (picture) features are visual - meaning that you see them, and they look very different than the rest of the words on the page or in the book.  

1) Title & Title Page

The  title of a book is its name, and it is usually featured very clearly on
the front cover and spine of the book.  The title of a book tells us the main topic, or idea, that the book will be about and gets us interested in reading it.
 

Sample Title Page

 
The Green Grass
 
 
   By Sally Meadows
 
Illustrated by Sam Fields
 
Published by the Cloverfield Company
The  title page is one of the very first pages of a book, and it tells the name of the book, the author (person who wrote the story), the illustrator (person who drew the pictures) or photographer (person who took the photographs) and sometimes the publisher, which is the company that made the book.

 

 

2) Photos & Illustrations

Photos & illustrations give us visual information to support (add to) or enhance (make better) the words that we are reading.  You will often find that non-fiction books have photographs, taken with a camera, while fiction books often have illustrations, which are pictures that are drawn.

3) Table of Contents

 

Table of Contents

 

Art Show 3

 
 
Music Concert 5
 
 
Art Budget 7
  
Lon gboarding 9
The  Table of Contents in a book lists what you will find on specific pages. Sometimes the chapters of the book will be listed, while other times you will see the topic, or subject.  The contents of the book will always be found next to the page number or numbers where the information can be found in the book..

 

 

4) Diagrams & Charts

diagram is a picture or drawing that has words, called labels, which tell
 
 us the parts of the thing that is shown.  Here is adiagram of a bird.
 
 
 
 
 
chart is a way of showing information, called data, that is
 
 

important to what we are reading. Charts tell how much or how many of something and can be in different forms, such as bar graphs (rectangles), line graphs (dots and lines), or pie graphs (circle).  Here is a chart of students' favorite after school activities.

5) Glossary & Index

glossary is like a dictionary that includes the important vocabulary
words from a non-fiction book, and it is usually found in the back.  The words are listed in alphabetical (ABC) order.  The important word is in bold (darker) and then there is a definition that tells what the word means.  Sometimes the  glossary will also tell you what page the word is found on in the book.
 
 
An  index is a listing of the important words or ideas that a non-fiction book is about, and it is often found in the back as well.  An  index will sometimes be alphabetical (in ABC order) or in order by page numbers.  An  index will always tell the page number where the word or idea can be found in the book, but will not tell what the word or idea means.

 

6) Captions & Blurbs

caption is a label that tells about a picture or a heading that tells what a section of words will be about.  The  caption will usually be in a different style than all the other words on the page, such as bolded (very dark), bigger, in a color, or even in a bubble, a rectangle, or underlined.
 
blurb is an extra bit of writing on the topic of the page.  It will often be near a picture, but not always, and will be separated from the other words in the book, often in a bubble or rectangle. 
 
On the page shown here, the  caption is "speedy spots" and there are blurbs all around the page, both in bubbles and near the pictures.

Texto adaptado da fonte: https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013)

Atividade 8: 

Como fechamento da aula, reforce a importância das imagens, ilustrações e fotos como informações visuais adicionais que nos ajudam na compreensão de um texto. Peça para que os alunos acessem o site https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013) e façam as atividades que se relacionam a encontrar informações que podem contribuir para a compreensão de um texto. Na aula seguinte, observe as respostas dos alunos e, caso necessário, corrija-as no quadro, levantando as dúvidas e as dificuldades de cada aluno. Proponha uma discussão  toda vez que as respostas dos alunos não coincidirem. 

Recursos Complementares

Para um suporte teórico sobre o tema:

http://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/numero2/ARTIGOS/PDF/carlaferreira.pdf. Acesso em: 31.07.2013;

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000317243 . Acesso em: 31.07.2013;

http://www.slideshare.net/winy13/leitura-e-produo-de-texto-gneros-textuais . Acesso em: 31.07.2013;

Para uma aula sobre recursos verbais e não-verbais, acesse a aula deste Portal:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49270 . Acesso em: 31.07.2013;

Ideias e sugestões de atividades: 

http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/08/linguagem-verbal-e-nao-verbal.html. Acesso em: 31.07.2013.

Avaliação

O professor deve ficar atento para avaliar a motivação, envolvimento e participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas na aula.

A última atividade proposta na aula (atividade 8) poderá ser avaliada quantitativamente. O professor deverá observar se a atividade foi realizada em casa pelos alunos, assim como o entendimento do conteúdo introduzido na aula.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.