- laboratório com acesso à internet;
- vídeos, datashow, tablets, notebooks;
- atividades realizadas em duplas, grupos ou individualmente;
- observação de imagens, fotos e gravuras;
- leitura de textos relacionados ao tema da aula
MÓDULO 1
Atividade 1:
Professor, no laboratório de informática projete a imagem seguinte e peça aos alunos que a descrevam. Alguns alunos podem opinar sobre os jogos em cassinos, a legislação existente, lugares onde podemos encontrar, também, podem relatar experiências com jogos em cassinos. Incentive a participação de todos os alunos na descrição e nos relatos de experiências e opiniões.

Disponível em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=687&q=cassino&oq=cassino&gs_l=img.1.0.0l10.1050.1951.0.4822.7.7.0.0.0.0.184.454.6j1.7.0....0...1ac.1.24.img..1.6.269.SPIreNM9oB0#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xQuq5M-CLFeNOM%3A%3BlQ8QETBEVW_hNM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ellystur.com.br%252Fuploads%252F7eb844a00599f06085c6dafb2f1eea61.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fggirl.forumeiros.com%252Ft10-cassino-fontaine%3B800%3B532 . Acesso em: 06.07.2013
Atividade 2:
Professor, projete o texto a seguir, escrito em uma língua que é, provavelmente, desconhecida de todos. Pergunte aos alunos se eles conhecem a língua em que o texto está escrito. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos possam ler o texto silenciosamente.
Velkommen til Danmarks mest venlige kasino
Ved Straden, 14-16 Tlf. 98 10 15 50. Glæd dig til spændende og morsomme timer i selskab med festligemennesker i en international atmosfære. Åben alle ugens dage fra kl. 20.00 – 04.00. Entré DKK 50,00. Der er legitimationspligt i henhold til dansk lov. Ingen adgang for unge under 18 år.
Disponível em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html. Acesso em: 06.07.2013
Atividade 3:
Após a leitura, projete as perguntas seguintes que devem ser respondidas pelos alunos, em um primeiro momento, silenciosa e individualmente. Para um segundo momento, as respostas devem ser compartilhadas com os demais, sob a sua supervisão e interferência, a fim de que possa ajudá-los com a compreensão do texto.
a) Qual é o lugar descrito no texto?
b) Qual é o horário de funcionamento deste lugar?
c) Quanto custa o ingresso?
d) Qual é o telefone do estabelecimento?
e) Qual a idade mínima para frequentar o cassino?
Professor, peça para que os alunos identifiquem se há no texto informações não contempladas pelas perguntas. Caso identifiquem alguma informação, peça para que elaborem as perguntas e as respondam oralmente.
A seguir, chame a atenção dos alunos para a capacidade de compreendermos um texto sem precisarmos traduzi-lo ou sem saber o que significa cada palavra nele contida. Isso porque utilizamos, no dia a dia, várias estratégias que nos ajudam na compreensão de nossas leituras, mesmo sem termos consciência desse processo.
A fim de completar a atividade, pergunte qual é a língua em que o texto está escrito. Peça para que os alunos, utilizando um dicionário online, tentem descobrir. Caso não consigam, dê a resposta: Dinamarquês.
Sugestão de dicionário online: http://tradutor.babylon.com/ingles/portugues/Dicion%C3%A1rio-Online-Ingl%C3%AAs-Portugu%C3%AAs/ . Acesso em: 06.07.2013
Atividade 4:
Professor, peça para que os alunos observem o título, a seguir:
What can computers do?
A partir deste título, os alunos deverão imaginar e escrever qual seria o conteúdo do texto introduzido por ele. Professor, de acordo com o nível de proficiência de seus alunos, você poderá pedir para que escrevam o que pensam, em inglês, em duplas, ajudando-os com o vocabulário ou a estrutura utilizada. Eles deverão compartilhar suas ideias e todos deverão ter acesso ao que cada um imaginou e escreveu.
Atividade 5:
Projete o texto no datashow e peça para que os alunos leiam em voz alta, tirando dúvidas com vocabulário, caso haja.
What can computers do?
Computers and microchips have become part of our everyday lives: we visit shops and offices which have been designed with the help of computers, we read magazines which have been produced on computer, we pay bills prepared by computers. Just picking up a telephone and dialing a number involves the use of a sophisticated computer system, as does making a flight reservation or bank transaction.
Disponível em: http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas/disciplinas/ingles/aula_01.html . Acesso em: 06.07.2013
Após a leitura, confirme as predições dos alunos, levantando as ideias que não foram trazidas no texto ou as predições que, por ventura, não tenham sido realizadas por eles.
Atividade 6:
Projete e peça para que os alunos leiam a explicação seguinte que poderá servir como um fechamento para o primeiro módulo do tema. Proponha uma discussão com os alunos, levantando o que puderam aprender nesse primeiro momento.
What’s prediction? |
Making predictions is a strategy in which readers use information from a text (including titles, headings, pictures, and diagrams) and their own personal experiences to anticipate what they are about to read (or what comes next). A reader involved in making predictions is focused on the text at hand, constantly thinking ahead and also refining, revising, and verifying his or her predictions. This strategy also helps students make connections between their prior knowledge and the text. |
Questions to help students make and refine predictions:
- Based on the title, what information do you expect to read in this selection?
- Based on the information you have read so far, what do you predict will come next?
- Based on the first paragraph of information, what kinds of information will be revealed in this particular selection?
- Which predictions were confirmed by the text? Which predictions need to be revised?
- Which details or clues from the selection did you use to make your prediction?
- Based on the following clues…, what do you predict the author will reveal in the next part of this selection?
Texto adaptado das fontes: http://www.learner.org/jnorth/tm/ReadStrat13.html e http://beyondweather.ehe.osu.edu/issue/the-sun-and-earths-climate/making-predictions-a-strategy-for-reading-and-science-learning. Acesso em 07.08.2013
MÓDULO 2
Atividade 7:
Professor, para dar continuidade ao tema da aula anterior, projete o texto seguinte, o qual trata dos recursos visuais que colaboram para a compreensão textual. Peça para que os alunos revesem na sua leitura, proporcionando a participação de todos.
You look at text and graphic features to help you better understand what you read. Text (word) and graphic (picture) features are visual - meaning that you see them, and they look very different than the rest of the words on the page or in the book.
1) Title & Title Page
2) Photos & Illustrations
3) Table of Contents
4) Diagrams & Charts
Texto adaptado da fonte: https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013)
Atividade 8:
Como fechamento da aula, reforce a importância das imagens, ilustrações e fotos como informações visuais adicionais que nos ajudam na compreensão de um texto. Peça para que os alunos acessem o site https://sites.google.com/site/thefalconfind/step-2-text-and-graphic-features (acesso em 22.08.2013) e façam as atividades que se relacionam a encontrar informações que podem contribuir para a compreensão de um texto. Na aula seguinte, observe as respostas dos alunos e, caso necessário, corrija-as no quadro, levantando as dúvidas e as dificuldades de cada aluno. Proponha uma discussão toda vez que as respostas dos alunos não coincidirem.