Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conflitos no Oriente médio: geopolítica e resistência

 

31/07/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os principais motivos que desencadearam as recentes manifestações políticas em vários países árabes e as suas repercussões em todo o mundo;

Reconhecer motivações geopolíticas e econômicas internacionais, que influenciam os conflitos nos países árabes e o uso da religião como estratégia de resistência;

Localizar os países do Oriente Médio e caracterizar sua condição econômico-sócio-cultural.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistemas e regimes de governo: caracterização

Islamismo: histórico e caracterização

Fundamentalismo religioso: definição

Movimentos sociais: definição e histórico

Manifestações políticas: definição

Ordem mundial: conceituação

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a terceira série do ensino médio.

 

OrM1   Atividade 1

http://www.descomplicando.com/ver-filmes-pela-internet-divertido-e-pratico/

Objetivando sensibilizar os alunos para o desenvolvimento do tema, o professor apresentará o vídeo Primavera árabe: origem dos conflitos.wmv.

OrM2

https://www.youtube.com/watch?v=ms3iqv8McUc

 O professor deverá pendurar um mapa múndi na lousa para que os alunos visualizem a localização da região em estudo: Oriente médio. Se a escola possuir atlas geográfico, os alunos deverão abri-lo na página correspondente para que visualizem os países destacados e acrescentem possíveis informações que venham a ser descobertas sobre os mesmos. Por meio de um diálogo, os alunos deverão ser estimulados a expressar suas opiniões sobre o fenômeno retratado: as recentes manifestações políticas e sociais em vários países árabes. O professor deverá listar na lousa as observações levantas pelos alunos, destacando os prováveis fatores que levaram e continuam levando a população de vários países daquela região a se manifestar, muitas vezes de modo violento. Essas observações serão registradas no caderno do aluno e constituir-se-ão em hipóteses a serem investigadas na sequência.

A sala poderá ser dividida em até treze grupos e, por sorteio, cada um deles investigará os itens de um país, como sugerido no quadro abaixo. As informações serão apresentadas à sala por meio de um jornal falado cuja elaboração e apresentação envolverão todos os alunos. Na atividade 2, apresentam-se as orientações para elaboração do referido jornal.

Apesar do predomínio da língua árabe e da religião muçulmana, os conflitos têm características próprias em cada país. O professor deverá chamar a atenção sobre isso, orientando os alunos para que as investigações sejam particularizadas. Além de aspectos nacionais os alunos deverão atentar-se para a geopolítica internacional que perpassa o Oriente médio, destacando questão, como a existência do petróleo, a hegemonia norte-americana na questão árabe-israelense, o terrorismo, e outros aspectos.

País/capital  e época das manifestações

Localização geográfica e caracterização econômica e social do país

Forma de governo antes das manifestações

Motivações das manifestações/ reivindicações/ quem são os manifestantes/formas de manifestação

Resultados obtidos

pelos manifestantes

Posicionamento da ONU

sobre o fenômeno e possíveis

 influências no mundo

Afeganistão

Fontes de pesquisa

Dez anos de guerra no Afeganistão

http://topicos.estadao.com.br/afeganistao

ONU: Conflito no Afeganistão matou 1.145 em seis meses

http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2012/08/onu-conflito-no-afeganistao-matou-1.145-civis-em-seis-meses

 

 

 

 

 

Arábia Saudita

Fontes de pesquisa

Insurgência islâmica na Arábia Saudita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Insurg%C3%AAncia_isl%C3%A2mica_na_Ar%C3%A1bia_Saudita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Djbouti

Fontes de pesquisa

População de Djbouti contra a ditadura

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=936639

Djbout

http://www.pedalnaestrada.com.br/pages.php?recid=408

 

 

 

 

 

 

Egito

Fontes de pesquisa

Conflitos no Egito em 2011: Primavera árabe

http://guerras.brasilescola.com/seculo-xxi/conflitos-no-egito-2011-primavera-arabe.htm

Em meio a conflitos, Egito prepara eleição parlamentar

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19044

Apenas a religião não explica o conflito no Egito

http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/apenas-a-religiao-nao-explica-o-conflito-no-egito/

 

 

 

 

 

 

Irã

Fontes de pesquisa

Irã: conflitos econômicos, religiosos e culturais

http://www.igeduca.com.br/vestibular/temas-atuais/ira-conflitos-economicos-religiosos-e-culturais.html

O histórico de tensões e conflitos no Irã

http://www.estadao.com.br/especiais/o-historico-de-tensoes-e-conflitos-do-ira,61710.htm

 

 

 

 

 

 

Iraque

Fontes de pesquisa

O Iraque à beira do abismo

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21670

Iraque

http://topicos.estadao.com.br/iraque

 

 

 

 

 

Líbano

Fontes de pesquisa

Guerra no Líbano: conflito envolveu cristãos e muçulmanos no Líbano

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/guerra-no-libano-conflito-envolveu-cristaos-e-muculmanos-do-libano.htm

Líbano

http://topicos.estadao.com.br/libano

 

 

 

 

 

 

Líbia

Fontes de pesquisa

Conflitos na Líbia

http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/09/25/conflitos-na-libia/

Conflitos na Líbia

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/conflitos-libia-620531.shtml

 

 

 

 

 

 

Marrocos

Fontes de pesquisa

Marrocos: ‘Movimento pela dignidade’ programado para 20 de fevereiro

http://pt.globalvoicesonline.org/2011/02/19/marrocos-movimento-pela-dignidade-programado-para-20-de-fevereiro/

Saara ocidental e o imperialismo marroquino

http://jornalafrica.wordpress.com/2011/02/06/saara-ocidental-e-o-imperialismo-marroquino/

 

 

 

 

 

 

Paquistão

Fontes de pesquisa

Paquistão

http://www.brasilescola.com/geografia/paquistao.htm

Entenda a história de conflitos no Paquistão

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL152727-5602,00-ENTENDA+A+HISTORIA+DE+CONFLITOS+DO+PAQUISTAO.html

 

 

 

 

 

 

Palestina

Fontes de pesquisa

Os últimos conflitos na Palestina: um novo jogo?http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21498

Conflito entre Israel e Palestina

http://www.infoescola.com/historia/conflito-entre-israel-e-palestina/

 

 

 

 

 

 

Síria

Fontes de pesquisa

Conflito na Síria

http://www.onu.org.br/siria/

Conflito na Síria: a primavera que não consegue se estabelecer

http://www.brasilescola.com/geografia/conflito-na-siria-primavera-que-nao-consegue-se-estabelecer.htm

 

 

 

 

 

 

Turquia

Fontes de pesquisa

Lógica de guerra domina conflito entre minoria curda e governo daTurquia http://www.dw.de/l%C3%B3gica-de-guerra-domina-conflito-entre-minoria-curda-e-governo-da-turquia/a-15480930

Primavera turca? Entenda o conflito na Turquia

http://www.brasildefato.com.br/node/13085

 

 

 

 

 

 

OrM3  Atividade 2

http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/hand-with-microphone-vector_93037858.html

Cada grupo deverá moldar o conteúdo investigado ao formato de um jornal falado a ser apresentado à sala. Para isso, poderão utilizar seus aparelhos de telefonia móvel para gravar um pequeno vídeo, que será projetado durante as apresentações. Essas gravações poderão conter entrevistas realizadas com professores da escola ou pessoas da comunidade. Todos os membros do grupo devem participar na elaboração do trabalho: como âncora do jornal, entrevistado, equipe de apoio, e outras funções.

Informações sobre como elaborar um vídeo podem ser acessadas emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

Informações sobre como criar um jornal falado podem ser acessadas emhttp://jornalescola.blogspot.com.br/

Cada grupo terá dez minutos para a apresentação do seu jornal. Após as apresentações, o professor deverá propor a formação de um grande círculo, quando os alunos opinarão sobre a experiência vivenciada, destacando aspectos referentes ao conteúdo e à forma de apresentação. Em relação à agitação política observada nos países investigados, os alunos deverão concluir o aprendizado apontando sugestões, ainda que hipotéticas, para o restabelecimento da estabilidade política, social e econômica daqueles países. Deverão também distinguir as principais diferenças entre os sistemas de governo, comparando os modelos que passaram a conhecer. Outro aspecto refere-se à influência ocidental, particularmente dos Estados Unidos, na origem de alguns dos conflitos estudados e as repercussões internacionais da instabilidade política, econômica e social vivenciada há anos naquela região.

OrM4    Atividade 3

http://adrianapcop.blogspot.com.br/

Como atividade conclusiva os alunos deverão realizar duas tarefas:

1- redigir um texto dissertativo, não ultrapassando 500 palavras, sintetizando as principais informações apreendidas. Esse texto tornar-se-á um indicador da compreensão dos alunos e o professor, após a revisão, deverá retomar aspectos que considerar relevantes, esclarecendo equívocos ou defasagens conceituais. Alguns desses textos poderão ser publicados no site ou no jornalzinho da escola. Poderão também ser publicados no blog da turma. A publicação da produção dos alunos contribui para a elevação da sua autoestima e para socialização do aprendizado recém adquirido.

2- garimpar na internet questões de vestibulares, concursos públicos e ENEM, referentes ao tema em estudo. Cada membro do grupo deverá garimpar uma questão e enviá-la ao líder, que, por sua vez, enviará o arquivo para um/a aluno/a voluntário/a da sala. Esse/a aluno/a terá a função de receber os arquivos de todos os grupos, excluir as questões repetidas, e enviar o novo arquivo ao professor, que selecionará algumas para discussão em sala de aula. Esse banco de questões poderá ser aproveitado na prova bimestral institucional, proporcionando ao professor a oportunidade de avaliar o aprendizado da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

O processo avaliatório deverá considerar as dimensões domínio de conteúdo, comportamento e atitude. Assim, o professor deverá considerar toda movimentação dos alunos, quais sejam: interesse, participação, organização, pontualidade, cooperação, domínio do conteúdo tanto nos diálogos e na apresentação oral quanto no texto redigido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.