- Vídeo
- Uso da internet
- Uso de aula do Portal do professor
- Produção de texto
- Criação de blog
MÓDULO 1
SENSIBILIZANDO OS ESTUDANTES PARA O TEMA
ATIVIDADE 1
Acesso em: 20 agosto 2013.
www.youtube.com/watch?v=CHUuHOIegiU
06/08/2011 - Vídeo enviado por ailtonpuf
You need Adobe Flash Player to watch this video. ... GENEROSPERIODÍSTICOS INFORMATIVOS (NOTICIA)by ...
ATIVIDADE 2
O professor deverá conversar com os alunos sobre as informações do vídeo. O importante é que os alunos tenham a noção básica do que seja a reportagem para que não façam confusão com a notícia, objeto de estudo desses módulos.
Abaixo, transcrevemos a diferença mostrada na aula da colega e que pode ajudá-la a trabalhar com seus alunos. Sugerimos que reproduza as atividades e informações para seus alunos ou peça que acessem a aula da professora e leiam na tela de seus notes, tablets ou nos computadores dos laboratório de Informática da escola.
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:
Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas.
Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor
Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa.
Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público.
Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.
Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo
A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons. Na reportagem é concedido ao autor a possibilidade do mesmo expressar sua opinião, diferente do texto editorial. Uma reportagem é uma notícia mais aprofundada, que pode conter opiniões de terceiros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem
Normalmente, a sugestão para fazer uma reportagem parte precisamente de uma notícia que o chefe de redação quer ver desenvolvida, já que o assunto pode dar pano para mangas e ser explorado, de acordo com as características do jornal, constituindo um "furo jornalístico". Por vezes, possui o caráter de denúncia de algo que importa corrigir: o mau estado de um hospital, de uma escola, situações de marginalidade social ou de delinquência, de agressão ao meio ambiente, etc. São imensos os assuntos possíveis e o posicionamento que pode adotar o repórter. A reportagem costuma ser acompanhada de fotografias. http://www.prof2000.pt/users/jmatafer/jornal/reportagem.ht
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25110 Acesso em: 20 agosto 2013.
ATIVIDADE 3
Depois de lidas e exploradas as informações acima, explique aos alunos que seu objetivo nesses módulos, é estudar TEMAS DE NOTÍCIAS. Para tanto, comece apresentando em datashow as notícias selecionadas abaixo aos alunos.
Depois de lidas, pergunte:
Notícia 1
No Rio de Janeiro, cerca de 100 pessoas participam do protesto na Rocinha, nesta quarta-feira (14), contra o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza. Em Laranjeiras, um grupo se reuniu em evento organizado na internet. O grupo pede reforma política, desmilitarização da polícia e qualidade em serviços como transporte público, educação e saúde. Polícia usa jatos d'água para dispersar os manifestantes.
Disponível em: http://g1.globo.com/protestos-no-brasil/2013/cobertura/ Acesso em: 19 agosto 2013.
Notícia 2
O Brasil viveu na segunda-feira as maiores manifestações dos últimos anos. Os protestos prolongaram-se durante horas em diversas cidades. No Rio de Janeiro confrontos entre parte dos manifestantes e a polícia assumiram contornos de guerrilha urbana.
Disponível em: http://www.publico.pt/mundo/noticia/brasil-esta-a-viver-as-maiores-manifestacoes-das-ultimas-decadas-1597628 Acesso em: 19 agosto 2013.
Notícia 3
São Paulo – A manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo segue pacífica na Avenida Paulista. Todas as faixas permanecem interditadas para o trânsito de veículos. Os ativistas, portando cartazes e bandeiras, caminham pelo local.
Na Rua Augusta, manifestantes jogam bombas caseiras na PM, que revida. A rua está fechada por uma barricada de lixo e fogo. Ao menos 30 pessoas foram presas por saques e depredações de lojas no centro da cidade. Segundo a polícia, o grupo é formado por moradores de rua e usuários de droga. Entre os produtos apreendidos com os detidos estão televisores de de plasma, micro-ondas, jogos de copos e talher, roupas e até um fogão de quatro bocas, que era carregado em plena Praça da Sé. “Eu comprei”, disse o homem pego em flagrante.
A Tropa de Choque, por volta das 23h, agiu contra manifestantes que, segundo a Polícia Militar, estavam cometendo atos de vandalismo na Rua Augusta. Até as 22h30 o protesto contra o aumento das tarifas de ônibus seguia tranquilo na região da Avenida Paulista, a via estava fechada em ambos os sentidos e os manifestantes circulavam pelo local carregando faixas e bandeiras.
A Polícia Militar tinha entrado em confronto com um grupo que depredou a fachada da prefeitura e destruiu duas agências bancárias na Praça do Patriarca. Alguns ativistas atearam fogo a um carro de transmissão da Rede Record e saquearam lojas. Pessoas carregavam eletrodomésticos, como televisores de cristal líquido (LCD).
A manifestação começou pacificamente na Praça da Sé, centro da capital paulista. Além da reivindicação principal, pela redução do preço do transporte, os ativistas também se manifestavam contra os gastos excessivos com as obras da Copa do Mundo, pedindo mais recursos para a saúde e educação.
A manifestação na Avenida Paulista contrasta com a que ocorreu mais cedo em frente à prefeitura paulistana, onde um grupo de manifestantes tentou invadir a sede do governo. Segundo a prefeitura, um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que ficou ferido na tentativa de invasão do prédio, levou nove pontos na cabeça.
Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/siga-em-tempo-real-as-manifesta%C3%A7%C3%B5es-pelo-brasil-202225755.html Acesso em: 19 agosto 2013.
- Professor, os estudantes devem notar que o tema "Manifestações" é o mesmo em todas elas. Converse com os estudantes sobre as perspectivas diferentes dadas às notícias.
MÓDULO 2
ANALISANDO NOTÍCIAS DE MESMO TEMA
ATIVIDADE 1
- Professor, o objetivo dessa atividade é que os alunos leiam as notícias e tenham a oportunidade de comentá-las com os colegas. Por isso, depois de lidas, possibilite que seus alunos falem sobre o tema (VIOLÊNCIA) e sobre o que leram.
NOTÍCIA 1
Homem é morto a facadas em Caxias do Sul
Conforme a Brigada Militar, mulher teria afirmado que o autor seria o próprio irmão da vítima.
Um homem foi morto com golpes de faca no tórax no final da noite deste domingo, em Caxias do Sul. O crime ocorreu na Rua Antônio Rossato, bairro Tijuca. A vítima foi identificada como Juares de Camargo, 42 anos. A polícia investiga o motivo e a autoria do crime. Conforme a Brigada Militar, a mulher de Camargo teria presenciado o fato e afirmado que o autor seria o próprio irmão da vítima.
Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2013/08/homem-e-morto-a-facadas-em-caxias-do-sul-4238972.html Acesso em: 19 agosto 2013.
NOTÍCIA 2
Taxista é morto com golpes de faca na RSC-453, em Venâncio Aires
Outro taxista está desaparecido há seis dias no mesmo município do Vale do Rio Pardo
Um taxista foi assassinado na noite deste sábado em
Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Segundo a
Brigada Militar, Paulo Roberto Lagemann, 55 anos, foi encontrado dentro de um Palio, às 19h50min deste sábado, com diversos ferimentos no rosto e no pescoço, possivelmente provocados por golpes de faca.
Ainda de acordo com a BM, o veículo estava às margens da rodovia Lajeado-Venâncio Aires (
RSC-453), no km 8, próximo a um motel. Socorrido com vida, o taxista foi encaminhado em uma viatura da BM ao Hospital São Sebastião Mártir, mas não resistiu.
Informações de uma testemunha indicam que havia dois homens próximo ao táxi, mas que, quando eles teriam visto movimentação, correram para um matagal às margens da rodovia. A BM fez
buscas pela região por cerca de 10 horas, mas não encontrou nenhum suspeito.
O
Instituto-Geral de Perícias (IGP) da Capital foi acionado para fazer o levantamento do local do crime, onde foi coletado amostras de dedos nos vidros, de sangue e pelos. A
Polícia Civil investiga o caso e ainda não confirma uma possível relação com o desaparecimento de outro taxista.
Luís André da Rocha, 53 anos, foi visto pela última vez na tarde de segunda-feira. A polícia suspeita que ele tenha sido vítima de latrocínio (roubo com morte).
Bombeiros realizam buscas no Rio Taquari, onde moradores relataram que teriam visto um corpo ser jogado. O táxi que Rocha utilizava foi encontrado incendiado na terça-feira.
Segundo o delegado Paulo César Shirrmann, a suspeita é de que os dois casos sejam
latrocínio (roubo com morte). No caso de Lagemann, a polícia identificou que a carteira foi levada, embora o celular da vítima e uma quantia em dinheiro tenham permanecido dentro do Palio.
Disponível em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2013/08/taxista-e-morto-com-golpes-de-faca-na-rsc-453-em-venancio-aires-4238125.html Acesso em: 19 agosto 2013.
NOTÍCIA 3
RN teve 28 mulheres assassinadas neste ano, diz coordenadoria
Número supera mortes registradas nas delegacias especializadas em 2012.
Maioria dos crimes tem envolvimento de atuais e ex-companheiros.
Violência contra a mulher tem piorado no estado
(Foto: Reprodução/RPCTV)
Encontrada morta com um tiro na manhã desta quarta-feira (14) em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, Renata Barbosa de Almeida, de 36 anos, entrou para as estatísticas como mais uma mulher assassinada no Rio Grande do Norte. Nas contas da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm) foram cometidos 28 homicídios contra mulheres em 2013.
O número já supera os 27 assassinatos registrados pelas cinco Delegacias Especializadas na Defesa da Mulher (Deams) existentes no RN em todo o ano passado. Como não atendem todos os municípios do estado, as delegacias não possuem a contabilidade completa, conforme explica a coordenadora da Codimm, Erlândia Moreira Passos. Em 2013, por exemplo, as Deams contabilizaram 14 homicídios até agora. As DPs especializadas ficam nas zonas Norte e Sul da capital, em Parnamirim, na região metropolitana, em Mossoró, na região Oeste, e em Caicó, no Seridó potiguar.
A coordenadora do Codimm acrescenta que a maioria dos assassinatos tem envolvimento do atual ou ex-companheiro das vítimas. No último domingo (11) a empregada doméstica Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, foi morta a tiros no Municiípio de Patu, na região Oeste potiguar. O principal suspeito é um jovem de 19 anos que teve um relacionamento amoroso com a vítima. Sanclea estava grávida de três meses e o suspeito era pai do bebê.
Para Erlândia Passos, apesar de ser um mecanismo importante no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha muitas vezes não serve como prevenção. "Ainda há muito medo de se expor e denunciar o parceiro", avalia. De acordo com a coordenadora do Codimm, o homem ainda tem um sentimento de posse em relação à mulher e coloca a companheira em uma posição de inferioridade.
Em 2013, as cinco Deams juntas contabilizaram 2.354 boletins de ocorrência, 623 lesões corporais, 1.241 ameaças e 45 estupros. A delegacia especializada da zona Sul da capital potiguar, que atende as regiões Sul e Leste, lidera as estatísticas. Foram feitos 945 boletins de ocorrência na DP. Entre os registros estão 231 lesões corporais, 504 ameaças e 14 estupros.
Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/08/rn-teve-28-mulheres-assassinadas-neste-ano-diz-coordenadoria.html Acesso em 19 agosto 2013.
ATIVIDADE 2
PRODUZINDO NOTÍCIAS
Produção de textos (notícias) tendo como base imagens:
O professor deverá apresentar as imagens abaixo em datashow ou reproduzi-las para os alunos.
- Peça a seus alunos que criem uma notícia com base nas imagens. Ao final, você terá muitas notícias de mesmo tema e poderá retomar com os alunos as diferentes perspectivas criadas por eles para escreverem a notícia.
- Antes de seus alunos começarem a escrever, lembre-os dos elementos básicos da notícia:
- Quem? Sujeito/Personagem
- O que? Fato/Acontecimento
- Quando? Tempo
- Por quê? Causa/Motivo
- Para quê? Finalidade
- Como? Modo/ maneira
- Onde? Lugar
IMAGEM 1 - Disponível em: http://noticias.r7.com/internacional/primeiras-fotos-do-principe-george-sao-divulgadas-20082013

IMAGEM 2 - Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/fot%C3%B3grafa-registra-intera%C3%A7%C3%A3o-da-filha-com-diferentes-animais-1376671328-slideshow/

Atividade
Professor, os alunos deverão divulgar as notícias no Blog da escola ou de sua turma. Se sua turma não tem um blog, o tutorial abaixo ajudará os estudantes a criarem um.