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O que faço com os pés?

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o conhecimento sobre o pé, sua função e importância para o corpo.
  • Identificar as partes e as características do pé.
  • Vivenciar e criar movimentos com os pés.
  • Desenvolver percepções táteis com os pés e descrevê-las.
  • Vivenciar brincadeiras que utilizam os pés.
  • Ampliar o vocabulário para falar das sensações do pisar, andar e sentir o seu pé e o do outro.
  • Nomear texturas, temperaturas e sensações vivenciadas com o pé.
  • Entender que o pé tem uma função e relaciona-se com outras partes do corpo.
  • Compreender que o pé é responsável pelo equilíbrio do corpo e por nos levar a vários lugares e caminhos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Conhecendo o meu pé.

Atividade 1. Em uma roda de conversa, proponha uma brincadeira para que os alunos conheçam seu próprio corpo. Coloque uma música, sem letra, para que os alunos dancem livremente. Informe que durante a música você irá citar alguma parte do corpo e que os alunos deverão continuar dançando só que com a mão na parte do corpo pedida.

Ex.: Cabeça (todos dançam com a mão na cabeça); Barriga (todos dançando com a mão na barriga) etc.

Professor, para variar essa atividade, solicite aos alunos que ao invés de tocar com a mão a parte do corpo em si mesmo, terá que tocar na parte do corpo do colega mais próximo. Diversifique também citando duas partes do corpo ao mesmo tempo.

pé 1

Fonte: http://www.tiami.com.br/site/a-danca-na-educacao-infantil/. Acesso em 01 de agosto de 2013.

Atividade 2. Professor, após a atividade, volte para a roda de conversa e reflita com os alunos as seguintes questões:

1) Como foi a brincadeira? Vocês sabiam onde ficava cada parte do corpo?

2) Qual parte do corpo vocês não conheciam?

3) Qual parte do corpo foi mais difícil tocar no colega?

4) Vocês sabiam que os pés auxiliam nosso corpo para deixar ele paradinho, estável em pé?

5) Vocês sabiam que os pés ajudam na locomoção, no andar para um lado para o outro, no correr, no equilibrar, no saltar?

6) Qual parte do corpo que faz o contato direto com o chão?

7) Será que há vários tipos de pés, pequenos, grandes, com dedos mais longos?

8) Que tipos de sensações podemos ter com os pés? Será que podemos sentir o frio, o calor, o plano molhado, a superfície lisa, duro, mole?

5) Vocês sabiam que o maior pé do mundo tem 57 centímetros (professor estabeleça um parâmetro em relação a esse tamanho para auxiliar os alunos a compreenderem o tamanho do pé).

pé 2

Fonte: http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?image=28911&picture=pe-crianca&jazyk=PT. Acesso em 09 de agosto de 2013.

Atividade 3. Informe aos alunos que uma parte específica do corpo será trabalhada a partir de agora, assim apresente a música “Meu pé” de Thelma Chan, duração 1min03seg, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rLrC7Ee8vrs. Acesso em 01 de agosto de 2013. Peça para que os alunos ainda em roda, descubram de qual parte do corpo a música está falando. Repita a música caso ache necessário.

“Meu Pé”

Meu pé tem dedos.

Meu pé tem sola.

Com o peito do meu pé chuto bola.

Mexe os dedos.

Bate na sola.

Faz carinho no pé.

Pé pra baixo.

Pé pra cima.

Bate um no outro.

Obs. Professor, se os alunos após ouvirem a música não conseguirem associar o pé como a parte do corpo citada, recorra a dicas que motivem a atenção na música.

1) A música fala de uma parte do corpo que todos nós temos.

2) Essa parte do corpo é muito importante para andar, equilibrar e nos levar para diferentes lugares.

3) Nós podemos fazer vários movimentos com essa parte do corpo.

4) Após descobrir qual é o nome dessa parte do corpo, dizer também que ela pode nos levar a vários e diferentes lugares, lugares seguros que nos farão felizes ou lugares que não são seguros e nos farão infelizes. Por isso, é preciso usar a cabeça e pensar bem antes de decidir para onde os nossos pés devem nos levar.

Atividade 4. Depois de descoberta a parte do corpo citada na música, solicite aos alunos que retirem seus calçados para conhecermos melhor nossos pés. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre o pé.

pé 3

Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/jogo_de_pes.html. Acesso em 01 de agosto de 2013.

Professor, nesse momento, explique que os pés são divididos em dedos, peito do pé e sola do pé (planta do pé). É importante explicar também que cada uma das partes do nosso corpo tem uma função. Por exemplo: Olhos: visão; nariz: olfato; boca: sorrir, falar, comer, beijar; ouvidos: ouvir; mãos/braços/dedos: bater palma, brincar, segurar, empurrar, dar a mão para o colega, fazer carinho, pegar algo; rosto: exprimir sentimentos e emoções.

E os pés?  Professor, deixe que os alunos falem: caminhar, andar, jogar bola, pisar, dançar, ajudar a nadar, saltitar, trotar, subir escadas etc. Se não falarem, sugira  a função de nos levar para caminhos seguros e inseguros... escola... no parque... na casa do amigo... me levar para dar um chute na perna do colega.

1) Vocês sabem como o pé é dividido? Em quantas partes ele é dividido?

2) Quantos dedos nós temos nos pés?

3) Todos os pés são iguais? O que diferencia um pé do outro? Cor, tamanho?

4) Todas as pessoas que tem pé andam? Por que alguns têm pé e não andam?

É importante que o professor estimule os alunos a se observarem e testarem possibilidades de movimento.

Atividade 5. Entregue uma bolinha pequena e peça para cada aluno encostar a bolinha em uma parte definida do pé. Para variar a atividade, divida a turma em grupos de quatro alunos e peça aos alunos encoste a bolinha na parte do pé do colega.

Obs.: “Vamos agora, encostar a bolinha no peito do nosso pé! Agora vamos colocar a bolinha em cima dos nossos dedinhos e equilibrá-la!”.

 

Aula 2: Brincando e dançando com o meu pé

Atividade 1. Retome a música “Meu pé”, pausando-a em dois momentos e converse com os alunos sobre o que eles entenderam.

Meu pé

 

1º momento

Meu pé tem dedos.

Meu pé tem sola.

Com o peito do meu pé chuto bola.

 

2º momento

Mexe os dedos.

Bate na sola.

Faz carinho no pé.

Pé pra baixo.

Pé pra cima.

Bate um no outro.

pé 4

Fonte: http://www.zazzle.com.br/pes_azuis_do_bebe_dos_desenhos_animados_com_coraco_autocolante-217408542636161283. Acesso em 01 de agosto de 2013.

Explique aos alunos que no primeiro momento da música apresenta as partes do pé e a associação do pé com o movimento do chute. No segundo trecho a música propõe vários movimentos com o pé. 

Atividade 2. Com os alunos em pé e descalços, solicite que dancem a música observando os movimentos que ela propõe para realizar: mostrar os dedos, o peito do pé e a sola; movimentar o peito do pé simulando um chute; mexer os dedos; bater na sola; carinho no pé; movimentá-lo para cima e para baixo e por fim bater um no outro.

Professor diversifique essa atividade propondo aos alunos que, deitados de costas no chão, dancem a música somente com as pernas e os pés levantados.

Sugestão de vídeo reproduzindo essa atividade: “Meu pé”. Duração: 1min11seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rLrC7Ee8vrs. Acesso em 01 de agosto de 2013.

Atividade 3. Para estimular a criatividade e a participação dos alunos, proponha que cada aluno crie um movimento com o pé e apresente para os colegas. Caso os alunos não consigam criar novos movimentos proponha os seguintes movimentos:

1) Bater os pés no chão.

2) Saltar com um pé só no chão.

3) Saltar com os dois pés.

4) Andar na ponta dos pés.

5) Andar somente com o calcanhar no chão.

6) Coloque um pé sobre o outro e saltar.

Atividade 4. Proponha aos alunos que andem por lugares seguros e perigosos. Proponha que pensem sobre as escolhas e caminhos que poderão seguir e nas ações a serem realizadas pelos pés. Procure fazer esse passeio em murinhos, em rampas, escadas grandes, em chão de cimento irregular, dentre outros caminhos desafiadores.

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Fonte: http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2012/11/andar-na-ponta-dos-pes-conheca-o-problema-que-atinge-criancas-do-brasil-inteiro.html. Acesso em 10 de agosto de 2013.

Para finalizar a aula, divida a turma em duplas e oriente, a cada componente da dupla, que deite no chão de maneira a possibilitar que seus pés fiquem encostados. Solicite às duplas que realizem movimentos de abrir e fechar as pernas; movimentar pra cima e para baixo; tocar os pés somente com uma parte: dedos, calcanhar; fazer movimentos de “pedalar uma bicicletinha” flexionando e esticando as pernas; bater os pés uns com os dos outros. Solicite também, que cada aluno fale sobre quais foram suas sensações e o que sentiram quando realizaram esses movimentos.

 

Aula 3. Desenhando meu pé.

Atividade 1. Em sala de aula, apresente a letra da música “Meu pé” utilizando o Data Show ou outro recurso disponível na escola (a letra deve ser bem grande de forma que todos enxerguem bem) e entregue para cada aluno um instrumento de registro. Esse instrumento deve ser feito em uma folha de cartolina, sendo que de um lado esteja a letra da música e do outro a frase “O pé de...”.

Sugestão de instrumento.

pé 6

Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 2. Escreva no quadro a palavra “Pé” para que os alunos reconheçam as palavra e suas letras. Solicite que os alunos circulem com um lápis de cor as palavras “pé” que aparecem na música. A seguir, peça que cada aluno conte quantas vezes a palavra pé aparece na música e escreva o número dentro do quadrado.

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Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1817-15145,00.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 3. Na segunda parte do instrumento, cada aluno deverá escrever seu nome na parte sublinhada. Professor, caso o aluno tenha mais dificuldade da escrita, escreva o nome no quadro para melhor visualização do aluno.

No espaço em branco, proponha ao aluno que, descalço, pise na folha e que seu colega contorne seu pé com uma canetinha. Após o desenho solicite que cada aluno pinte o seu.

Atividade 4. Faça um mural na sala de aula e cole os cartazes dos alunos nos corredores e pátio da escola.

 

Aula 4: Vivenciando sensações com o pé.

Atividade 1. Proponha para os alunos um passeio na escola ou em algum local próximo à escola em que os alunos possam pisar (descalços) em diferentes pisos.

Ex.: grama, terra, areia, cimento na sombra e no sol, em pedrinhas, na água, em um colchão etc.

pé 8 pé 9

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4534. Acesso em 01 de agosto de 2013.

Ao final do passeio, reúna os alunos e pergunte sobre quais foram às sensações vivenciadas nos diferentes lugares e tipos de pisos.

1) Qual piso foi mais difícil de andar? Por quê?

2) Qual foi a sensação pisando na areia, na terra e nas pedrinhas?

3) Eram ásperas ou macias?

4) Eram grandes ou pequenas?

5) Pisar no cimento no sol, foi quente, frio?

6) Andaram por lugares seguros ou perigosos? Quais?

Atividade 2. Para registrar o passeio, solicite que os alunos que escolham e desenhem um local que pisaram.

Atividade 3. Observem o que eu consigo fazer com meus pés!

Professor pergunte para os alunos se eles não querem pintar um quadro utilizando somente os pés.

Para isso, fixe um lençol branco ou um pedaço de aproximadamente 3 metros de papel kraft no chão e oriente seus alunos a assentarem nas laterais em torno dele. Coloque várias bacias com tintas (antialérgicas) de várias cores e explique como pintar um quadro utilizando os pés de todos os colegas.

Organize os alunos em dupla e, um de cada vez, pisará nas bacias de tinta de várias cores e em seguida, caminhará livre no lençol até a tinta sair do seu pé.  Repetir o mesmo processo com todos seus alunos.

Após concluir a pintura, mostre aos alunos o resultado da obra coletiva, converse sobre o processo realizado e como podemos caminhar juntos para produzir algo belo e divertido. Ouça a opinião de todos.

Exponha a obra na escola e no site da Escola. Se for possível, filme todo o processo, apresente aos alunos e depois, distribua uma cópia para cada aluno.

Recursos Complementares

Estrutura, função e classificação dos pés: uma revisão. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd161/estrutura-funcao-e-classificacao-dos-pes.htm. Acesso em 09 de agosto de 2013.

Algumas curiosidades sobre nossos pés. Disponível em: http://minilua.com/algumas-curiosidades-nosso-pes/.Acesso em 09 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram criar e reproduzir movimentos com o pé; reconhecer as características do seu pé e as dos pés dos outros; verbalizar palavras representando as sensações; descrever movimentos, forma, espessura e tamanho; reconhecer o pé, sua finalidade e relação com o corpo e as decisões tomadas por nós para ir e vir; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de desenho e escrita; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões em diferentes pisos.

Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ANDREZA SILVA AZEVEDO, ESCOLA CRISTAL DO SOL , Bahia - disse:
    andrezadance@hotmail.com

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    ACHEI ÓTIMA A AULA FIZ ALGUMAS MODIFICAÇÕES PARA APROVEITAR AS ATIVIDADES COM TODAS AS TURMAS DO MATERNAL AO 5ANO. DOU AULA DE ARTE EDUCAÇÃO ,MAS É VOLTADA PARA EXPRESSÃO CORPORAL.


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