Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Anúncio: aprender a negociar e a produzir textos

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas práticas sociais de produção e de circulação do anúncio;
  • Interpretar textos e imagens;
  • Identificar os elementos organizacionais e estruturais do anúncio;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Produzir anúncios escritos e orais;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Analisar com criticidade alguns anúncios;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e/ou do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA. 

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais registram que “[...] cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 30, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca da escrita de anúncios, uma vez que este gênero textual está presente por meio de vários portadores, seja na mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, folhetos), seja na eletrônica (cinema, televisão, internet).

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

SOLFONTENATURAL Introduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-1.jpg>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre anúncios e propagandas. Para isto, você poderá apresentar alguns recortes de jornais e/ou encartes de propagandas. Por exemplo: (Os recortes poderão ser apresentados por meio de cartazes ou data show. Os endereços e telefones dos anúncios são fictícios.).

Anuncios   Anuncio  Anuncio Anuncio

Fonte: Imagens da própria autora.

Questione a turma:

  • Vocês já viram ou leram algum texto parecido com estes? Para que eles servem?

Ouça as ideias da turma e em seguida, reforce ou informe que:

  • Para comprar, vender, alugar ou trocar algum produto, podemos consultar ou utilizar os anúncios. Esses textos servem para anunciar/divulgar aos possíveis interessados o que se deseja comercializar.
  • Muitas vezes, as pessoas que querem vender, doar, comprar, alugar, trocar algum objeto, imóvel ou mesmo um animal doméstico não conhecem os possíveis interessados. Nessa situação, pode-se escrever um texto para anunciar as intenções a um número maior de pessoas.

Questione novamente:

  • O que está sendo anunciado nos recortes apresentados anteriormente?
  • O que os anúncios querem dizer aos leitores?
  • Tem algum produto que está sendo vendido? Como sabemos que esse produto está sendo vendido?
  • É preciso ter a palavra vende-se, para sabermos que se trata de um anúncio?
  • Alguém já comprou um produto só porque viu um anúncio na TV?
  • Temos que comprar tudo que vemos em um anúncio? Por quê?
  • Afinal, o que vocês sabem sobre anúncios? Onde estes textos são encontrados?  Que informações acompanham um anúncio? (Professor, neste momento é importante que os alunos recuperem as informações que possuem sobre as situações nas quais observam a utilização de anúncios. Se você achar conveniente, registre na lousa os possíveis usos conhecidos para este tipo de texto. Desafie, por meio da conversa, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar. Ao final do diálogo, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar a função social dos anúncios.).

                                   Anuncio

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Retome a atividade anterior relembrando a função social dos anúncios.

Logo após, convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os meios de se anunciar um produto. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática.  (Professor, é importante que você já tenha conhecimento do conteúdo dos vídeos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados. Além de que, poderá selecionar aqueles que vão ao encontro do nível de seus alunos.). 

Anuncio 

Sítio “Anúncios dos anos 40 e 50”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pE0tyDZuDwo>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Anuncio 

Sítio “Museu visual: memória da propaganda”. Disponível em: <http://www.memoriadapropaganda.org.br/>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Anuncio 

Sítio “50 anos de propaganda no Brasil”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YF-5QlPbKpw>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

SOLFONTENATURAL Explorando os vídeos

Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma, após assistirem ao vídeo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:

  • Opinião sobre o vídeo;
  • Os sentimentos em relação às cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção;
  • Tipos de produtos observados;
  • Existência dos produtos apresentados nos dias de hoje;
  • Mudanças ocorridas nas embalagens.

Observação: Se possível leve para sala de aula alguns encartes que anunciam os produtos que foram apresentados nos vídeos, assim, a turma poderá compará-los, identificando algumas mudanças e permanências. No sítio “Unilever”. Disponível em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/index.aspx> acesso em: 23 de jul. 2013, você poderá ter contato com alguns produtos citados em um dos vídeos.  Neste endereço está registrada a história de marcas de produtos úteis: na cozinha, na limpeza, nos cuidados com o corpo e na manutenção da beleza. Para acessar os produtos é só você clicar no link desejado. Veja um dos produtos anunciados durante seu lançamento:

   Anuncio 

Anúncio do lançamento do produto: OMO, em 1957. Sítio “Unilever”. Disponível em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/Omo/omo_anuncioimpresso_1957.aspx>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, registre as atividades abaixo na lousa e peça que os alunos as copiem e resolvam no caderno de Língua Portuguesa. Para isso, você poderá reproduzir o anúncio a seguir para os alunos colarem no caderno e resolver as questões pedidas:

SOLFONTENATURALTrabalhando com anúncios

Vamos ler alguns anúncios para aprender mais sobre eles. Veja este abaixo:

Anuncio 

Sítio: “Ministério da Saúde”. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/an_geral_poliosarampo29_7x26_040811.jpg>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

1-      Observe o anúncio acima e responda as questões:

a- Onde este anúncio poderia ser publicado? _______________________________________________(Em jornais, revistas ou folhetos.).

b- Para que serve este anúncio? ___________________________________________________________

c- Que dia será a vacinação? ______________________________________________________________

d- Qual doença será combatida por esta vacina? _______________________________________________

e- Em que local os pais deverão levar as crianças para serem vacinadas? ___________________________

 

2- Escreva o que seria importante informar em um anúncio, se quiséssemos:

Anuncio

Fonte: Imagens da própria autora.

Observação: Professor, informe para a turma que ao terminar de produzir os anúncios um colega irá ler e emitir opinião sobre o mesmo. Durante a realização da atividade, observe se os alunos registraram informações essenciais, por exemplo:

  • Como é a mochila, quando e onde foi perdida;
  • O título do livro e o objeto pelo qual queremos trocar;
  • Tipo e tamanho (aro) da bicicleta. Preço. Estado de conservação.

SOLFONTENATURAL Apresentação e avaliação dos anúncios

a- Leia os anúncios escritos por um de seus colegas.

b- Responda:

  • Você entendeu o que os anúncios pretendem anunciar?
  • Há informações suficientes para que os interessados entrem em contato?

c- Com base na avaliação de seu colega, faça nos seus textos as alterações que julgar necessárias.

Anúncio avaliado por: _______________________________________________

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 Professor, antes de realizar a atividade abaixo, solicite que os alunos pesquisem e tragam para a sala de aula, dois tipos de anúncios. Eles poderão utilizar anúncios de jornais, revistas e folhetos.

Leve para sala de aula materiais para que a turma possa confeccionar cartazes, por exemplo: cartolina, canetinhas, papel  A3, cola, tesoura, revistas, dentre outros. Caso sua escola possua laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam seus anúncios, utilizando o programa TuxPaint, seguindo as orientações(Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

SOLFONTENATURALAvaliando anúncios

Recolha os anúncios solicitados na aula anterior. Redistribua-os entre os alunos.

Organize os alunos em duplas ou em grupos de quatro. (Se preferir realize a atividade individualmente, solicitando que cada aluno compare dois anúncios e registre as etapas abaixo.). 

Solicite que os grupos leiam os anúncios recebidos e em seguida procurem descobrir e registrar:

a- O produto divulgado;

b- A marca do produto;

c- O público a que se destina;

d- Estratégias que foram utilizadas para tentar convencer as pessoas;

e- Anúncio que o grupo considera melhor e o motivo da escolha;

f- A opinião do grupo orientada pela pergunta: Vocês comprariam algum dos produtos apresentados? Justifique a resposta.

Professor, durante a realização da atividade caminhe entre os grupos, observando aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolver as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.

Ao final, organize uma roda de conversa para que todos possam apresentar as observações. Dê atenção especial aos itens: estratégias utilizadas para convencer o consumidor e se comprariam algum dos produtos. Pergunte aos alunos o que acharam da atividade, o que foi fácil, o que foi difícil e o que foi possível aprender.

(Neste diálogo, é importante que os alunos compreendam que o anúncio é um gênero textual que tem o propósito de divulgar: um produto, uma ideia, uma empresa ou um serviço. A apresentação e a organização deste texto não possuem uma estrutura única, definida. Normalmente, é um texto curto com um título, às vezes um subtítulo, que reforça o argumento do título. É bastante usual a presença de imagens, fotografias com elementos que reforçam ainda mais a marca e a ideia do produto. Todos estes recursos se articulam de uma forma bem criativa ao perfil do público ao qual o produto anunciado se destina.). 

Ao terminarem afixe os trabalhos no mural da sala de aula. 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

COMUNICACAOUtilizando tecnologia

Professor, para realizar a atividade abaixo há algumas opções: ou os alunos escrevem diretamente no computador e, se desejarem, imprimem o e-mail e colam no caderno e, depois de encontrar o endereço dos amigos, escrevem no Laboratório de Informática e o enviam, o que será interessante. Caso na sua escola não tenha Laboratório de Informática e nem os alunos possuam computador do Projeto UCA, você poderá solicitar que escrevam uma carta. (É importante que os alunos saibam como escrever um e-mail e/ou como redigir uma carta. No sítio do Portal do Professor você encontrará coleções de aulas sobre esta temática: “Aprendendo a comunicar: como escrever cartões, bilhetes, cartas, convites e e-mails?”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=475>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

SOLFONTENATURAL Escrevendo e-mail

Que tal escrever um e-mail para um amigo, contando o que você tem aprendido sobre anúncio?

Se você preferir poderá fazer uma primeira versão do texto e dialogar com a professora ou um colega. Depois, é só escrever e enviar para sua/eu amiga/o. (Professor, providencie uma cópia para que os alunos possam colar em seus cadernos.).

 

Anuncio  Anuncio

 

Fonte: Imagens da própria autora.

Outras possibilidades

Professor, depois que os alunos aprenderem sobre anúncios, você poderá utilizar este recurso em outras áreas do conhecimento, fazendo um trabalho interdisciplinar, por exemplo: no conteúdo de Ciências, os alunos poderão fazer anúncios e divulgarem nos murais da escola que estão pesquisando sobre animais mamíferos e solicitar a doação ou empréstimo de materiais sobre este tema. 

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Anúncio Classificado”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/anuncio-classificado.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Sítio “Diferentes tipos de textos”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio “Anúncio classificado”. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/portugues/anuncio-classificado.html>. Acesso em: 23 de jul. 2013.

Sítio “Dez importantes questões a considerar... Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/pdf/dez-importantes-questoes-rosaura-soligo.pdf>. Acesso em: 23 de jul. de 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: vamos brincar de reinventar histórias: MEC, SEB ano 3: unidade 4, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de anúncios. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: interpretar textos e imagens; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; conhecer algumas práticas sociais de produção e circulação do anúncio; produzir anúncios escritos; analisar com criticidade alguns anúncios; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.