20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e/ou do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de jul. 2013.
Ressaltamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais registram que “[...] cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC/SEF, v. 2, p. 30, 1997.). Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca da escrita de anúncios, uma vez que este gênero textual está presente por meio de vários portadores, seja na mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, folhetos), seja na eletrônica (cinema, televisão, internet).
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-1.jpg>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre anúncios e propagandas. Para isto, você poderá apresentar alguns recortes de jornais e/ou encartes de propagandas. Por exemplo: (Os recortes poderão ser apresentados por meio de cartazes ou data show. Os endereços e telefones dos anúncios são fictícios.).
Fonte: Imagens da própria autora.
Questione a turma:
Ouça as ideias da turma e em seguida, reforce ou informe que:
Questione novamente:
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade anterior relembrando a função social dos anúncios.
Logo após, convide os alunos para conhecerem um pouco mais sobre os meios de se anunciar um produto. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA peça que acessem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos a seguir. Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática. (Professor, é importante que você já tenha conhecimento do conteúdo dos vídeos para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados. Além de que, poderá selecionar aqueles que vão ao encontro do nível de seus alunos.).
Sítio “Anúncios dos anos 40 e 50”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pE0tyDZuDwo>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sítio “Museu visual: memória da propaganda”. Disponível em: <http://www.memoriadapropaganda.org.br/>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sítio “50 anos de propaganda no Brasil”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YF-5QlPbKpw>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Explorando os vídeos
Professor, o trabalho a ser realizado após cada vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma, após assistirem ao vídeo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear a conversa:
Observação: Se possível leve para sala de aula alguns encartes que anunciam os produtos que foram apresentados nos vídeos, assim, a turma poderá compará-los, identificando algumas mudanças e permanências. No sítio “Unilever”. Disponível em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/index.aspx> acesso em: 23 de jul. 2013, você poderá ter contato com alguns produtos citados em um dos vídeos. Neste endereço está registrada a história de marcas de produtos úteis: na cozinha, na limpeza, nos cuidados com o corpo e na manutenção da beleza. Para acessar os produtos é só você clicar no link desejado. Veja um dos produtos anunciados durante seu lançamento:
Anúncio do lançamento do produto: OMO, em 1957. Sítio “Unilever”. Disponível em: <http://www.unilever.com.br/aboutus/historia_das_marcas/Omo/omo_anuncioimpresso_1957.aspx>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre as atividades abaixo na lousa e peça que os alunos as copiem e resolvam no caderno de Língua Portuguesa. Para isso, você poderá reproduzir o anúncio a seguir para os alunos colarem no caderno e resolver as questões pedidas:
Trabalhando com anúncios
Vamos ler alguns anúncios para aprender mais sobre eles. Veja este abaixo:
Sítio: “Ministério da Saúde”. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/an_geral_poliosarampo29_7x26_040811.jpg>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
1- Observe o anúncio acima e responda as questões:
a- Onde este anúncio poderia ser publicado? _______________________________________________(Em jornais, revistas ou folhetos.).
b- Para que serve este anúncio? ___________________________________________________________
c- Que dia será a vacinação? ______________________________________________________________
d- Qual doença será combatida por esta vacina? _______________________________________________
e- Em que local os pais deverão levar as crianças para serem vacinadas? ___________________________
2- Escreva o que seria importante informar em um anúncio, se quiséssemos:
Fonte: Imagens da própria autora.
Observação: Professor, informe para a turma que ao terminar de produzir os anúncios um colega irá ler e emitir opinião sobre o mesmo. Durante a realização da atividade, observe se os alunos registraram informações essenciais, por exemplo:
Apresentação e avaliação dos anúncios
a- Leia os anúncios escritos por um de seus colegas.
b- Responda:
c- Com base na avaliação de seu colega, faça nos seus textos as alterações que julgar necessárias.
Anúncio avaliado por: _______________________________________________
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes de realizar a atividade abaixo, solicite que os alunos pesquisem e tragam para a sala de aula, dois tipos de anúncios. Eles poderão utilizar anúncios de jornais, revistas e folhetos.
Leve para sala de aula materiais para que a turma possa confeccionar cartazes, por exemplo: cartolina, canetinhas, papel A3, cola, tesoura, revistas, dentre outros. Caso sua escola possua laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam seus anúncios, utilizando o programa TuxPaint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Avaliando anúncios
Recolha os anúncios solicitados na aula anterior. Redistribua-os entre os alunos.
Organize os alunos em duplas ou em grupos de quatro. (Se preferir realize a atividade individualmente, solicitando que cada aluno compare dois anúncios e registre as etapas abaixo.).
Solicite que os grupos leiam os anúncios recebidos e em seguida procurem descobrir e registrar:
a- O produto divulgado;
b- A marca do produto;
c- O público a que se destina;
d- Estratégias que foram utilizadas para tentar convencer as pessoas;
e- Anúncio que o grupo considera melhor e o motivo da escolha;
f- A opinião do grupo orientada pela pergunta: Vocês comprariam algum dos produtos apresentados? Justifique a resposta.
Professor, durante a realização da atividade caminhe entre os grupos, observando aqueles que têm mais ou menos facilidade em resolver as instruções apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.
Ao final, organize uma roda de conversa para que todos possam apresentar as observações. Dê atenção especial aos itens: estratégias utilizadas para convencer o consumidor e se comprariam algum dos produtos. Pergunte aos alunos o que acharam da atividade, o que foi fácil, o que foi difícil e o que foi possível aprender.
(Neste diálogo, é importante que os alunos compreendam que o anúncio é um gênero textual que tem o propósito de divulgar: um produto, uma ideia, uma empresa ou um serviço. A apresentação e a organização deste texto não possuem uma estrutura única, definida. Normalmente, é um texto curto com um título, às vezes um subtítulo, que reforça o argumento do título. É bastante usual a presença de imagens, fotografias com elementos que reforçam ainda mais a marca e a ideia do produto. Todos estes recursos se articulam de uma forma bem criativa ao perfil do público ao qual o produto anunciado se destina.).
Ao terminarem afixe os trabalhos no mural da sala de aula.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando tecnologia
Professor, para realizar a atividade abaixo há algumas opções: ou os alunos escrevem diretamente no computador e, se desejarem, imprimem o e-mail e colam no caderno e, depois de encontrar o endereço dos amigos, escrevem no Laboratório de Informática e o enviam, o que será interessante. Caso na sua escola não tenha Laboratório de Informática e nem os alunos possuam computador do Projeto UCA, você poderá solicitar que escrevam uma carta. (É importante que os alunos saibam como escrever um e-mail e/ou como redigir uma carta. No sítio do Portal do Professor você encontrará coleções de aulas sobre esta temática: “Aprendendo a comunicar: como escrever cartões, bilhetes, cartas, convites e e-mails?”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=475>. Acesso em: 24 de jul. 2013.
Escrevendo e-mail
Que tal escrever um e-mail para um amigo, contando o que você tem aprendido sobre anúncio?
Se você preferir poderá fazer uma primeira versão do texto e dialogar com a professora ou um colega. Depois, é só escrever e enviar para sua/eu amiga/o. (Professor, providencie uma cópia para que os alunos possam colar em seus cadernos.).
Fonte: Imagens da própria autora.
Outras possibilidades
Professor, depois que os alunos aprenderem sobre anúncios, você poderá utilizar este recurso em outras áreas do conhecimento, fazendo um trabalho interdisciplinar, por exemplo: no conteúdo de Ciências, os alunos poderão fazer anúncios e divulgarem nos murais da escola que estão pesquisando sobre animais mamíferos e solicitar a doação ou empréstimo de materiais sobre este tema.
Sugestão de links para o aluno:
Sítio: “Anúncio Classificado”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/anuncio-classificado.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sítio “Diferentes tipos de textos”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sugestões de links para professores:
Sítio “Anúncio classificado”. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/portugues/anuncio-classificado.html>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Sítio “Dez importantes questões a considerar... Variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/pdf/dez-importantes-questoes-rosaura-soligo.pdf>. Acesso em: 23 de jul. de 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: vamos brincar de reinventar histórias: MEC, SEB ano 3: unidade 4, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2013.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do uso de anúncios. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: interpretar textos e imagens; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; conhecer algumas práticas sociais de produção e circulação do anúncio; produzir anúncios escritos; analisar com criticidade alguns anúncios; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!