Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Aprendendo a comunicar: como escrever cartões, bilhetes, cartas, convites e e-mails?

 

21/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção objetiva possibilitar às crianças a compreensão dos gêneros textuais: cartões, bilhetes, cartas, convites e e-mails. Espera-se que os alunos aprendam a função social e o modo de organização de cada um desses textos. Nas aulas 1 e 2 são desenvolvidas propostas de leitura, análise e escrita coletiva dos gêneros: bilhete e carta. Nas sequências didáticas de 3 a 7, além do trabalho de leitura, análise e escrita coletiva de bilhetes, cartas, convites e cartões, os alunos deverão elaborar esses textos em pequenos grupos ou individualmente. As aulas de 8 a 12 irão continuar o trabalho individual de produção de textos e desafiar os aprendizes a reescrevê-los a partir da correção feita pelo professor e pelos colegas. Por fim, nas sequências de 13 a 16, os alunos irão analisar e produzir os gêneros: e-mail, carta e convite, com maior profundidade e autonomia.

Autoria

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

genêros textuais, leitura, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 PROJETO CIRANDA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, objetivamos que os alunos: • Conheçam, valorizem e apreciem as cantigas de roda de tradição oral. • Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [perceber a orientação e o alinhamento da escrita e a função dos espaços em branco ...

04/09/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 36659 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 PROJETO CORRESPONDÊNCIA: alfabetizando com a escrita de cartas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

­ Identificar o gênero textual carta. ­ Escrever cartas.

17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 23324 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Bilhete e Convite: dois gêneros e suas especificidades: A aquisição da base alfabética por meio da leitura e escrita de pequenos textos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

*Ampliar as habilidades de interpretação textual;          *Comparar dois gêneros textuais e aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças levantando e confirmando hipóteses; * Escrever textos pequenos.  

03/08/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 97622 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Produção de convite, cartaz_ móbiles

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, neste caso a divulgação de um convite. Poderá ainda, ampliar sua criatividade na linguagem e disposição a ser usada em um texto/cartaz de divulgação.

28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5703 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Produção de cartões-postais

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Desenvolver habilidades de observação. - Escrever pequenas frases. - Conhecer um pouco dos lugares de sua cidade e/ou de outras cidades. - Desenvolver a habilidade de representação em forma de desenho.

19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7407 acesso(s)

Araci Rodrigues Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 O gênero bilhete na literatura infantil

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar o problema da personagem principal. Reconhecer um bilhete contido em uma história. Identificar as partes de um bilhete. Escrever um bilhete coletivo a partir de um tema proposto.

14/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9392 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

7 Introduzindo o gênero Carta

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno entrará em contato com gênero discursivo carta, refletindo sobre o seu uso na sociedade, bem como das especificidades desse tipo de texto.

04/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 37745 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 BILHETES: leitura e produção

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ampliação do repertório linguístico-discursivo do aluno, através da apresentação  do gênero textual “bilhete”. Conhecimento dos recursos gramaticais e da arquitetura característica de um bilhete. Compreensão do bilhete como um instrumento eficiente e rotineiro na comunicação e...

06/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17315 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

9 Carta

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será iniciará sua compreensão sobre a função, redação e estruturação de uma carta.

09/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10465 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Aprendendo a confeccionar convites para a Festa Junina

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

      Objetivos:         * Criar uma situação ideal de escrita, a partir de uma interlocução real com parentes, amigos, etc.               * Aprender a ler e escrever o gênero textual “convite”.        * Identificar todas as informações indispensáveis a um convite, para que el...

22/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17231 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

11 Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Objetivos: Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita; Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas; Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões); Utilizar...

15/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6790 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Escrevendo Cartas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§ Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta; § Valorizar a escrita como meio de comunicação; § Perceber as informações mais relevantes neste gênero; § Listar as informações que quer transmitir ao leitor; §  Produzir uma carta.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7241 acesso(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 E-mail: vamos enviar uma mensagem

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as atividades propostas o aluno poderá descobrir o que é e a utilização do e-mail, utilizar o e-mail no processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como perceber o e-mail como uma forma de comunicação.

06/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 6298 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 A leitura e a escrita de carta como recurso na aprendizagem.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer o gênero carta. Desenvolver o senso crítico e a responsabilidade com o outro. Elaborar uma carta pessoal/ coletiva. Desenvolver a oralidade e a capacidade de discussão em grupo para deliberação de decisões. Repensar os valores humanos importantes na educação de uma ...

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15196 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Conhecendo o e-mail

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar o e-mail como um meio de comunicação e a sua função social. Reconhecer que o e-mail é um bilhete eletrônico, através de seu uso. Realizar, com desenvoltura, a leitura de e-mails diversos. Interpretar um e-mail, identificando as suas características. Escrever um e-m...

12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6577 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

16 O gênero convite

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o gênero convite; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; perceber a função textual das estruturas identificadas; ser capaz de produzir no gênero estudado.

15/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 43210 acesso(s)

Érika Kelmer Mathias

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Linguagem oral e escrita

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6559 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.