21/09/2011
Esta coleção objetiva possibilitar às crianças a compreensão dos gêneros textuais: cartões, bilhetes, cartas, convites e e-mails. Espera-se que os alunos aprendam a função social e o modo de organização de cada um desses textos. Nas aulas 1 e 2 são desenvolvidas propostas de leitura, análise e escrita coletiva dos gêneros: bilhete e carta. Nas sequências didáticas de 3 a 7, além do trabalho de leitura, análise e escrita coletiva de bilhetes, cartas, convites e cartões, os alunos deverão elaborar esses textos em pequenos grupos ou individualmente. As aulas de 8 a 12 irão continuar o trabalho individual de produção de textos e desafiar os aprendizes a reescrevê-los a partir da correção feita pelo professor e pelos colegas. Por fim, nas sequências de 13 a 16, os alunos irão analisar e produzir os gêneros: e-mail, carta e convite, com maior profundidade e autonomia.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
genêros textuais, leitura, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
PROJETO CIRANDA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, objetivamos que os alunos: • Conheçam, valorizem e apreciem as cantigas de roda de tradição oral. • Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [perceber a orientação e o alinhamento da escrita e a função dos espaços em branco ... 04/09/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 37014 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
PROJETO CORRESPONDÊNCIA: alfabetizando com a escrita de cartas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar o gênero textual carta. Escrever cartas. 17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 23469 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Bilhete e Convite: dois gêneros e suas especificidades: A aquisição da base alfabética por meio da leitura e escrita de pequenos textos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização *Ampliar as habilidades de interpretação textual; *Comparar dois gêneros textuais e aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças levantando e confirmando hipóteses; * Escrever textos pequenos. 03/08/2010 Quatro estrelas 15 comentário(s) 97808 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Produção de convite, cartaz_ móbiles
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, neste caso a divulgação de um convite. Poderá ainda, ampliar sua criatividade na linguagem e disposição a ser usada em um texto/cartaz de divulgação. 28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5760 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Produção de cartões-postais
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Desenvolver habilidades de observação. - Escrever pequenas frases. - Conhecer um pouco dos lugares de sua cidade e/ou de outras cidades. - Desenvolver a habilidade de representação em forma de desenho. 19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7543 acesso(s) |
Araci Rodrigues Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
O gênero bilhete na literatura infantil
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar o problema da personagem principal. Reconhecer um bilhete contido em uma história. Identificar as partes de um bilhete. Escrever um bilhete coletivo a partir de um tema proposto. 14/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9540 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
Introduzindo o gênero Carta
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno entrará em contato com gênero discursivo carta, refletindo sobre o seu uso na sociedade, bem como das especificidades desse tipo de texto. 04/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 37921 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
BILHETES: leitura e produção
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ampliação do repertório linguístico-discursivo do aluno, através da apresentação do gênero textual “bilhete”. Conhecimento dos recursos gramaticais e da arquitetura característica de um bilhete. Compreensão do bilhete como um instrumento eficiente e rotineiro na comunicação e... 06/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17496 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
Carta
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será iniciará sua compreensão sobre a função, redação e estruturação de uma carta. 09/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10634 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
Aprendendo a confeccionar convites para a Festa Junina
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Objetivos: * Criar uma situação ideal de escrita, a partir de uma interlocução real com parentes, amigos, etc. * Aprender a ler e escrever o gênero textual “convite”. * Identificar todas as informações indispensáveis a um convite, para que el... 22/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17515 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
11 |
Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Objetivos: Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita; Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas; Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões); Utilizar... 15/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6987 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Escrevendo Cartas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta; § Valorizar a escrita como meio de comunicação; § Perceber as informações mais relevantes neste gênero; § Listar as informações que quer transmitir ao leitor; § Produzir uma carta. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7350 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
E-mail: vamos enviar uma mensagem
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as atividades propostas o aluno poderá descobrir o que é e a utilização do e-mail, utilizar o e-mail no processo de aquisição da leitura e da escrita, bem como perceber o e-mail como uma forma de comunicação. 06/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 6401 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
A leitura e a escrita de carta como recurso na aprendizagem.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer o gênero carta. Desenvolver o senso crítico e a responsabilidade com o outro. Elaborar uma carta pessoal/ coletiva. Desenvolver a oralidade e a capacidade de discussão em grupo para deliberação de decisões. Repensar os valores humanos importantes na educação de uma ... 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15291 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Conhecendo o e-mail
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar o e-mail como um meio de comunicação e a sua função social. Reconhecer que o e-mail é um bilhete eletrônico, através de seu uso. Realizar, com desenvoltura, a leitura de e-mails diversos. Interpretar um e-mail, identificando as suas características. Escrever um e-m... 12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6697 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
16 |
O gênero convite
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero convite; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; perceber a função textual das estruturas identificadas; ser capaz de produzir no gênero estudado. 15/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 43335 acesso(s) |
Érika Kelmer Mathias COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Linguagem oral e escrita |
Sem estrelas 0 classificações - 6646 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!