20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Esta aula tem como parâmetro a temática produção de textos, a partir das experiências dos alunos no espaço escolar, mais especificamente no horário do recreio.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
O QUE É RECREIO?
Sítio: "Blog – Recreio, minha cidade”. Imagem disponível em: <http://recreiominhacidade.blogspot.com.br/>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
Professor, certamente, o propósito desta aula não é tratar sobre a cidade Recreio, mas do recreio escolar. Esta aula será uma oportunidade privilegiada para a produção de textos, a partir de experiências vivenciadas em um dos melhores lugares da escola para os alunos: o recreio.
Etimologicamente, a palavra recreio vem do latim, verbo recreare, registro encontrado no século XIV e significa divertir, brincar. Para a criança, o brincar é uma das maneiras de conversar com o mundo que a rodeia, de representar o que ela vive, de compreender e transformar as experiências em prol de seu amadurecimento pessoal.
Conceito extraído do sítio: “Info home”. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo_print.php?cod=689>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
Certamente, cada estudante, há muito que contar de agradável ou não dos recreios vividos: amizades, brincadeiras, desentendimentos, brigas, troca de ideias, investigações e descobertas, comentários a respeito das aulas e de professores, dentre outros.
TRABALHANDO A ORALIDADE NA RODA DE CONVERSA
Professor, organize uma roda de conversa e oportunize a seus alunos, um momento para trazerem à público, experiências marcantes vividas por eles no momento do recreio. É importante que todos os alunos tragam suas experiências que podem ser deste ano ou de anos anteriores. Seja apenas o mediador, não interfira nos relatos, apenas pondere em situações de exageros, caso seja necessário.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
CONVERSANDO COM O PROFESSOR: QUAL A IMPORTÂNCIA DO RECREIO?
Professor, o recreio é de fundamental importância para os alunos, principalmente no que diz respeito à convivência social, pois, se veem obrigados a se relacionarem com outros alunos que muitas vezes são diferentes deles. O filósofo Aristóteles, dizia que o homem era um “zoo politiken”, ou seja, “animal político”, criado para viver em sociedade, sendo assim, ele tem a necessidade extrema de se relacionar com seus semelhantes.
Além disso, o aluno tem a necessidade de um descanso dos cadernos e dos conteúdos, dos componentes curriculares, possibilitando que ele aprenda no convívio e na troca de experiências com o outro. É sabido que muitos conhecimentos são construídos, não no interior das salas de aulas, mas no recreio. Na década de 1990, surge a modalidade do recreio orientado que, como o próprio nome diz, os alunos são submetidos a atividades, geralmente lúdicas, porém, orientadas por um adulto. É conhecida a sua importância, contudo, deve-se respeitar e desenvolver a autonomia dos alunos sempre que possível.
Professor, sabemos da importância do recreio para o aprendizado do aluno. E o aluno, sabe da importância do recreio em sua vida? Para ilustrar, analise o vídeo abaixo: a percepção que um aluno do 2° ano possui do recreio.
Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Wp-aK4ZqEe4&feature=youtu.be>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
Professor, a hora do recreio é quando eles se encontram livres do ambiente da sala de aula. Muitos, talvez, exagerando dessa liberdade, acabam extravasando tanto suas energias que acabam machucando uns aos outros. Geralmente o maior número de acidentes ou lesões, ocorrem no horário do recreio. Por essa razão, é sempre bom que exerçam sua autonomia e liberdade, contudo, tendo um adulto sempre por perto.
Professor, proponha a seus alunos uma entrevista como atividade, para concluir este momento da aula. Cada aluno entrevistará um colega da própria sala de aula ou de outra sala no horário do recreio para saber a opinião do colega acerca da importância do recreio para os alunos. Para tanto, se sua escola faz parte do projeto “Um Computador por Aluno (UCA)”, solicite que utilizem seus notebooks para a filmagem, por meio de Câmera, encontrada na área de trabalho. Caso sua escola não faça parte desse projeto, utilizem a câmera fotográfica da escola. Após a entrevista filmada, solicite que transcrevam as respostas para seus cadernos, a fim de que possam avaliá-las posteriormente.
Você pode sugerir o seguinte roteiro de perguntas:
a) Você estuda em qual ano do Ensino Fundamental?
b) Quanto tempo você acha que deveria ser o recreio?
b.1) ( ) 10 minutos;
b.2) ( ) 20 minutos;
b.3) ( ) 30 minutos. Justifique.
c) Em sua opinião, para que serve o recreio?
d) Qual a experiência mais marcante que já viveu no horário do recreio?
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
RECREIO EM IMAGENS: CRIANDO UM ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DA SALA
Professor, há momentos em que uma foto ou imagem “fala” mais do que mil palavras. Neste momento, exiba em um cartaz ou utilize um projetor multimídia, algumas das fotos mais conhecidas em todo o mundo e solicite que seus alunos escrevam algo para retratar seus sentimentos diante das imagens.
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Sítio: “Fala Cultura”. Imagens disponíveis em: <http://falacultura.com/2011/08/19/fotos-famosas/>. Acessadas em: 04 de ago. 2013.
Professor, após esse momento de análise de fotos, sugira aos seus alunos a criação de um álbum de fotografias da turma. Cada aluno ficará responsável por registrar um colega. Faça um sorteio para saber quem registrará quem, assim, não se corre o risco de algum colega ficar sem ser registrado. Os registros deverão ser feitos no horário do recreio e não deverão ser programados entre os colegas, ou seja, deve ser uma foto espontânea (sem fazer pose). Para fazer os registros, os alunos deverão utilizar o mesmo recurso que utilizaram no 2° momento desta aula. Após todos os registros, as fotos devem ser impressas e levadas para a sala de aula, juntamente com cola, tesoura, cartolinas e lápis de cor para que os alunos possam confeccionar os cartazes, que posteriormente serão fixados nas paredes da sala de aula para uma pequena mostra de arte.
“Imagens do nosso cotidiano escolar: recreando”. Lembre-se de registrar os nomes dos autores do trabalho: turma, data de realização e o objetivo da atividade.
4º Momento: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO OS TEXTOS
Professor, inicie esse momento exibindo a seus alunos a imagem abaixo por meio de um projetor multimídia ou impressa em uma cartolina.
Abra uma roda de conversa para ouvir dos alunos o que conseguem enxergar nela. Certamente conseguirão abstrair muitas coisas rapidamente, pois, se trata de um ambiente muito familiar a ele: o recreio.
Provavelmente, perceberão que há uma escala no horário do recreio, ou seja, enquanto algumas turmas estão em aulas, outras estão aproveitando o recreio como podem e de diversas maneiras: correndo, dançando, caminhando, conversando, comendo o lanche que trouxeram de casa ou comprando no barzinho. Perceberão também que, enquanto aproveitam o recreio, alguns funcionários da escola continuam suas atividades. Questione-os se existe no recreio, alguém que geralmente não se encontra ali (o homem de bota, óculos escuros, boné, colete, papel e caneta nas mãos – pode ser um policial ou segurança) e o que está fazendo.
Sítio: “Blog da Thais Milly”. Imagem disponível em: <http://thaismilly3.blogspot.com.br/>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
Professor, você percebeu que desde o início desta aula, todas as atividades foram preparatórias para esse momento, ou seja, “preparamos o terreno” para esta última atividade: a produção de textos a partir de experiências vivenciadas no recreio. Após essa roda de conversa, proponha a seguinte atividade:
PRODUZINDO TEXTO
1) Produza um texto (professor, o grau de exigência será de acordo com o desenvolvimento da turma) a partir do registro por foto que seu colega fez de você no 3º momento desta aula.
2) Faça um desenho para ilustrar o texto da atividade 1.
3) Professor, solicite que os alunos produzam um texto (esse texto exigirá mais de seus alunos, contudo, o grau de exigência continua sendo de acordo com o desenvolvimento da turma) que envolva todas as situações presentes na figura analisada, do recreio: crianças em aula, brincando, correndo, caminhando, comendo seu lanche e funcionários trabalhando.
Professor, os textos deverão ser escritos no caderno de Língua Portuguesa para que você possa avaliar o nível da escrita e de criatividade de seus alunos. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que o texto seja produzido por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem os cadernos com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderá chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Após a troca de cadernos entre os alunos, sua correção e avaliação, confeccione um mural dos trabalhos dos alunos e os exponha nos corredores da escola para que os colegas possam conhecê-los.
Sítio: “Info home”. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo_print.php?cod=689>. Acesso em: 04 de ago. 2013.
No sítio do Portal do Professor você encontrará coleções de aulas sobre esta temática: “Aprendendo a comunicar: como escrever cartões, bilhetes, cartas, convites e e-mails?”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=475>. Acesso em: 24 de jul. 2013.
Sítio “Diferentes tipos de textos”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-diferentes-tipos-de-texto.htm>. Acesso em: 23 de jul. 2013.
Fonte: Sítio “Atividade de professor”. Disponível em: <http://atividadedeprofessor.wordpress.com/2008/07/02/contos-que-eu-recomendo/>. Acesso em: 27 de jul. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conseguiram valorizar e exercitar a criatividade; concentrar na realização das tarefas em grupos; fazer corretamente a leitura das imagens distribuídas ao longo da aula; redigiram os textos com desenvoltura, relacionando com fatos ocorridos com eles no horário do recreio; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Anote os resultados obtidos, para utilizá-los em seus planejamentos futuros, visando alcançar os objetivos propostos.
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