Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pensando os espaços coletivos por meio de atividades artísticas

 

15/08/2013

Autor y Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

•Confeccionar um brinquedo com e para as crianças;

• Desenvolver atenção, concentração, coordenação e criatividade;

• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;

• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 4 momentos, não necessariamente consecutivos, com durações variadas, entre 40 minutos e 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:
 
As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de propostas e experiências. Estruturamos os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Através desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças de diferentes idades e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. Um destaque deve ser dado para a importância de, além da disponibilização dos materiais pedagógicos em locais de acesso às crianças, também estejam contemplados, no ambiente, criações e registros de momentos significativos: pinturas e esculturas feitas pelas crianças, fotografias dos grupos,  bem como a confecção de jogos e brinquedos. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de construir com as crianças esse brinquedo, que vamos chamar de esconde-esconde.  Mas, para além da confecção deste, também daremos ênfase a  vivências e experiências artísticas, proporcionadas para crianças desde bem pequenas, entre 1 e 3 anos.
 
Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente

Materiais: 2 metros de tecido voal ou outro tecido liso e claro, tinta guache de dois tons claros, pinceis, aventais ou camisetas para pintura, papel pardo, fita crepe.

Como essa atividade será proposta para crianças bem pequenas é fundamental que o professor organize previamente o espaço e os materiais que serão utilizados, a fim de que não haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a vivência efetiva da atividade pelas crianças.
O espaço deve ser organizado da seguinte forma: Em uma sala ampla ou mesmo num espaço externo, forre o chão com papel pardo, numa área aproximada de 3 metros quadrados. Em seguida estique o tecido a ser pintado pelas crianças em cima do papel pardo e disponibilize as tintas e pincéis também no chão, próximos ao tecido, de maneira que as crianças possam ter acesso ao material, mediadas pelo professor, mas ao mesmo tempo de forma mais autônoma.  

OBS: O grude colorido é uma ótima opção, também, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crianças bem pequenas,  pois não contém substâncias tóxicas, não irrita a pele e é comestível. Para que o grude fique colorido é só colocar algumas gotas de anilina comestível, depois de pronto. É interessante colocar na hora que as crianças forem usar, para que possam observar as cores se formando.

Veja a receita de grude, passo a passo, para você fazer em casa:
•    1 copo americano de água em temperatura ambiente
•    1 colher de sopa de farinha de trigo
•    1 colher de sopa de vinagre
       
Modo de fazer:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.

artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar

 

voal  voal  voal

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI-2012
 

Segundo Momento: Pintando o tecido

Materiais: Tapete, almofadas e materiais organizados previamente para a pintura.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Reúna as crianças em roda e explique que vão preparar-se para uma atividade de pintura. Como as crianças são pequenas, e a ideia é deixá-las bem à vontade vivenciando essa experiência do contato com as tintas (o que para algumas crianças possivelmente será uma experiência nova), é mais indicado, em vez de utilizar aventais plásticos, vesti-las com camisetas que cubram todo o corpo e que não limitem os seus movimentos.
No espaço previamente organizado pelo professor, as crianças então sob sua mediação, poderão experienciar livremente o contato com a tinta, usando pincel ou as mãos, marcando o tecido com diferentes cores.

Terceiro Momento: Construindo o esconde-esconde

 

Materiais: Tecido pintado pelas crianças, bambolê, tesoura, cordão, algumas chaves em desuso.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Faça uma bainha de 10 cm em uma das extremidade do tecido (pode ser feito a máquina ou a mão). Desencaixe o bambolê e passe uma das pontas por essa bainha, e depois encaixe novamente, conforme ilustração. Pendure o bambolê com um cordão,  num espaço que permita às criança a possibilidade de movimentos amplos na brincadeira com esse material. Na parte inferior do tecido faça pequenos furos, amarre uma fitinha ou cordão e pendure em cada um 2 ou 3 chaves em desuso. A ideia é que o tecido faça barulho ao ser balançado. 

voal   voal  voal  voal

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI-2013


Quarto Momento: Brincando com o esconde-esconde

Materiais: Material confeccionado pelo grupo

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Agora que o cenário está pronto é só brincar! Reúna as crianças e as convide para brincar com o novo material. Deixe que o toquem, balancem, percebam de onde está vindo o barulho, explorem o seu interior e brinquem de enconde-esconde. Esse material pode ficar disponível durante algumas semanas, de preferência num espaço coletivo, onde outras crianças também possam explorá-lo.

 

voal  voal  voal




 

Recursos Complementares

http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181  Organização de espaço da sala de aula: como/o que fazer. Esta aula trata da importância da organização dos espaços.

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avanços em relação a atenção, concentração, coordenação e criatividade. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o esconde-esconde),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças.  Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.

Opinión de quien visitó

Uma estrela 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.