15/08/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
•Confeccionar um brinquedo com e para as crianças;
• Desenvolver atenção, concentração, coordenação e criatividade;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;
• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de propostas e experiências. Estruturamos os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Através desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças de diferentes idades e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. Um destaque deve ser dado para a importância de, além da disponibilização dos materiais pedagógicos em locais de acesso às crianças, também estejam contemplados, no ambiente, criações e registros de momentos significativos: pinturas e esculturas feitas pelas crianças, fotografias dos grupos, bem como a confecção de jogos e brinquedos. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de construir com as crianças esse brinquedo, que vamos chamar de esconde-esconde. Mas, para além da confecção deste, também daremos ênfase a vivências e experiências artísticas, proporcionadas para crianças desde bem pequenas, entre 1 e 3 anos.
Primeiro Momento: Preparando os materiais e o ambiente
Materiais: 2 metros de tecido voal ou outro tecido liso e claro, tinta guache de dois tons claros, pinceis, aventais ou camisetas para pintura, papel pardo, fita crepe.
Como essa atividade será proposta para crianças bem pequenas é fundamental que o professor organize previamente o espaço e os materiais que serão utilizados, a fim de que não haja um tempo muito longo de espera entre o proposto pelo professor e a vivência efetiva da atividade pelas crianças.
O espaço deve ser organizado da seguinte forma: Em uma sala ampla ou mesmo num espaço externo, forre o chão com papel pardo, numa área aproximada de 3 metros quadrados. Em seguida estique o tecido a ser pintado pelas crianças em cima do papel pardo e disponibilize as tintas e pincéis também no chão, próximos ao tecido, de maneira que as crianças possam ter acesso ao material, mediadas pelo professor, mas ao mesmo tempo de forma mais autônoma.
OBS: O grude colorido é uma ótima opção, também, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crianças bem pequenas, pois não contém substâncias tóxicas, não irrita a pele e é comestível. Para que o grude fique colorido é só colocar algumas gotas de anilina comestível, depois de pronto. É interessante colocar na hora que as crianças forem usar, para que possam observar as cores se formando.
Veja a receita de grude, passo a passo, para você fazer em casa:
• 1 copo americano de água em temperatura ambiente
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de vinagre
Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.
artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI-2012
Segundo Momento: Pintando o tecido
Materiais: Tapete, almofadas e materiais organizados previamente para a pintura.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Reúna as crianças em roda e explique que vão preparar-se para uma atividade de pintura. Como as crianças são pequenas, e a ideia é deixá-las bem à vontade vivenciando essa experiência do contato com as tintas (o que para algumas crianças possivelmente será uma experiência nova), é mais indicado, em vez de utilizar aventais plásticos, vesti-las com camisetas que cubram todo o corpo e que não limitem os seus movimentos.
No espaço previamente organizado pelo professor, as crianças então sob sua mediação, poderão experienciar livremente o contato com a tinta, usando pincel ou as mãos, marcando o tecido com diferentes cores.
Terceiro Momento: Construindo o esconde-esconde
Materiais: Tecido pintado pelas crianças, bambolê, tesoura, cordão, algumas chaves em desuso.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Faça uma bainha de 10 cm em uma das extremidade do tecido (pode ser feito a máquina ou a mão). Desencaixe o bambolê e passe uma das pontas por essa bainha, e depois encaixe novamente, conforme ilustração. Pendure o bambolê com um cordão, num espaço que permita às criança a possibilidade de movimentos amplos na brincadeira com esse material. Na parte inferior do tecido faça pequenos furos, amarre uma fitinha ou cordão e pendure em cada um 2 ou 3 chaves em desuso. A ideia é que o tecido faça barulho ao ser balançado.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI-2013
Quarto Momento: Brincando com o esconde-esconde
Materiais: Material confeccionado pelo grupo
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Agora que o cenário está pronto é só brincar! Reúna as crianças e as convide para brincar com o novo material. Deixe que o toquem, balancem, percebam de onde está vindo o barulho, explorem o seu interior e brinquem de enconde-esconde. Esse material pode ficar disponível durante algumas semanas, de preferência num espaço coletivo, onde outras crianças também possam explorá-lo.
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181 Organização de espaço da sala de aula: como/o que fazer. Esta aula trata da importância da organização dos espaços.
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor a avaliar se, e o quanto a criança se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avanços em relação a atenção, concentração, coordenação e criatividade. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o esconde-esconde), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças. Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
Uma estrela 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/09/2013
Uma estrelaBastante criativa e dinâmica,amei....