12/08/2013
Giandrea Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imaginação e criatividade;
- Ampliar o repertório musical;
- Ampliar a inserção e interação social;
- Criar a identidade do grupo;
- Perceber a alteridade em relação aos outros e a diferença como riqueza;
- Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim expressar seus sentimentos;
Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios.
A aula elaborada abaixo foi pensada para crianças de 0 a 4 anos, com o objetivo de ampliar os repertórios musicais e possibilitar a interação entre diferentes grupos de crianças, seus familiares e conhecidos. A caixa mágica terá imagens e objetos de alguns elementos presentes nas músicas de domínio do grupo, que irão ser sorteadas pelas crianças e a partir disso irão cantar, interagir e aprender novas músicas.
Primeiro momento: Roda de música
Materiais necessários: instrumentos musicais.
Duração: 20 minutos
Reconhecendo a importância de ampliar os repertórios das crianças e possibilitar a interação entre os grupos, realizaremos uma roda de música. Nesse momento os pais que souberem tocar algum instrumento podem participar e contribuir para a atividade. Essa roda deverá ser feita em algum lugar da instituição que seja agradável e convidativo, sem que tenha um caráter de apresentação. A professora poderá propor que o grupo comece cantando músicas de domínio popular e aos poucos, na medida em que as crianças se sentirem a vontade, as mesmas poderão cantarolar e ensinar para o grupo músicas de seu convívio familiar. Para as crianças que apresentam alguma dificuldade na linguagem oral, a professora poderá encaminhar uma pesquisa escrita para os pais ensinarem com o objetivo de conhecer o repertório de cada família e sua disponibilidade para vir ensinar ao grupo, caso a professora não conheça.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC/2013
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Segundo momento: Selecionar objetos e imagens
Materiais necessários: tesouras, lápis de cor, imagens e objetos (elementos que remetem a letra das músicas).
Duração: 20 minutos
Cada música e cantiga cantada pelas crianças têm elementos marcantes e que dão um significado, seja por um nome ou objeto citado em vários momentos na letra da música. Sendo assim, a partir do repertório escolhido pelo grupo, as crianças poderão procurar imagens ou objetos que remetem à música. Um exemplo pode ser em relação à música do Pintinho Amarelinho, que poderá ser representado com uma imagem ou um brinquedo que estará contido na caixa e em determinado momento será sorteado e a música então será cantada.
Fonte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501542709-pintinho-amarelinho-a-corda-_JM
Música: Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão (na minha mão).
Quando quer comer bichinhos,
Com seus pezinhos ele cisca o chão.
Ele bate as asas, ele faz "piu-piu!",
Mas tem muito medo é do gavião.
Terceiro momento: Construção da caixa de música
Materiais necessários: caixas de sapato, fita adesiva e tinta.
Duração: 20 minutos.
Com as caixas de sapato trazidas pelas crianças, a professora organizará o grupo em uma mesa para começar a oficina. Na tampa da caixa, a professora ajudará as crianças a fazer um buraco que permita a elas colocar uma das mãos e pegar alguma imagem ou objeto por esta abertura. Após fazer o buraco na tampa, todos os objetos devem ser colocados dentro da caixa e em seguida lacrá-la com fita adesiva. É importante que a caixa não contenha muitos elementos, pois com apenas uma imagem ou elemento, mais de uma música podem ser cantaroladas. Assim evita-se que a brincadeira fique cansativa para o grupo. Para finalizar, as crianças deverão pintar a caixa por fora para que fique convidativa para a brincadeira e seja levada para outros espaços, possibilitando interações com as crianças do mesmo grupo e grupos diferentes.
Para conhecer e ter acesso a letras de músicas: http://www.letras.com.br/#!musicas-infantis
Aula do Portal do Professor que também trabalha com este tema: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37137
O professor deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e conseguiram estabelecer relações de apoio e solidariedade com o grupo, seja no momento da construção da caixa e nas contribuições de ideias de músicas. Perceber ainda se o grupo teve a oportunidade de desenvolver a criatividade e imaginação durante a brincadeira e a construção da mesma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!