13/08/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Desenvolver a concentração por meio das histórias;
Ampliar os conhecimentos das crianças sobre a literatura infantil;
Intensificar o contato das crianças com as produções literárias para a infância;
Compreender a função social da escrita em nossa sociedade;
Este plano é idealizado para um grupo de crianças de 2 a 3 anos de idade. Para a realização de todos os momentos é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar de classe.
Espaço: Os espaços devem ser organizados com antecedência, buscando garantir às crianças segurança e aconchego. Todos os momentos podem ser realizados na sala de referência do grupo, mas não impedem que os professores explorem os demais espaços da instituição, como o parque, solário ou hall amplo que possibilite a organização de diferentes espaços (cantos) em que farão as mediações necessárias a efetivação do plano.
1º Momento: Criando a familiaridade com os livros.
Materiais Necessários: Tapetes, almofadas e livros.
Para este momento o professor deve organizar um espaço aconchegante para a recepção do grupo, sem muitos objetos, apenas com um tapete, almofadas e livros para que as crianças possam manusear. Inicialmente o professor irá propiciar um momento de manuseio do livro, mediando a relação que as crianças estabelecem com este objeto, ensinando-lhes sua função social. A mediação nesta situação inicial é fundamental para que as crianças possam apreciar o contato com o livro, compreendendo o cuidado necessário ao folhear as obras escolhidas, tendo atenção as imagens e a percepção da presença da escrita no conjunto da obra.
Após esse momento o professor e auxiliar irão propor a grupos pequenos a contação de algumas obras já manuseadas, é importante que a história possa ser contada em pequenos grupos, para que se torne um momento aconchegante e de intimidade com a literatura já explorada pelas crianças. Ao contar a história, os adultos devem procurar ler pausadamente, mudando a entonação da voz de acordo com a proposta do enredo, ao trocar a página, as crianças devem ter a possibilidade de olhar e tocar o livro. Essa interação com os livros é importante para que a criança perceba o momento de história como um momento agradável e de participação ativa.
Crianças manuseando os livros
Acervo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
2º Momento: Uma história emocionante.
Materiais Necessários: Tapetes, literatura indicada no plano.
No segundo dia, com o espaço organizado previamente, as crianças serão convidadas a ouvir uma história. Nesta ocasião os adultos devem auxiliar as crianças a se acomodarem e conversar com elas explicando-lhes que ouvirão uma história emocionante e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A história sugerida para este plano é Cachinhos Dourados e os Três Ursos dos escritores William Stobbs e Robert Southey (Ver recursos complementares).
Durante a narrativa o professor deverá envolver as crianças, instigando-as sobre o que poderá surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participação deste momento. As crianças que já conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns episódios ou verbalizando sua opinião.
Momento da história coletiva
Acervo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
3º Momento: Quem quer contar uma história?
Materiais Necessários: literaturas infantis para manuseio, tapetes e almofadas.
Para esta situação a professora deverá organizar um espaço com diversos livros para o manuseio das crianças, se a instituição possui uma biblioteca, este espaço pode ser rico para desenvolver esta proposta.
Nesta situação as crianças terão a possibilidade de escolher um livro para contar aos amigos, ampliando o conjunto de obras que o grupo teve acesso. Diante disto, cada criança orientada pelo professor, deve escolher um livro para manusear, reunidos em pequenos grupos, professor e auxiliar, devem realizar a leitura de algumas obras. É importante que a escolha das narrativas tenham como princípio o conjunto de experiências literárias que o grupo viveu até o presente momento.
Com o término da contação o professor deverá possibilitar as crianças um momento para manuseio do livro no qual serão desafiadas a contarem a história por meio da leitura de imagens. Este momento em que as crianças estarão a frente da narração deve ser sugerido de forma sutil, percebendo aqueles que são mais desinibidos e que podem contribuir para a aceitação da proposta pelo grupo, durante o desenrolar da história o professor deve fazer perguntas auxiliando as crianças no momento de narração.
Escolha do livro para contar aos colegas.
Acervo Institucional – NDI/2013
Fotógrafa: Rúbia Demétrio
Para o próximo dia o professor deverá conversar com as crianças e famílias no intuito de combinar para que cada criança traga um livro para compartilhar com os amigos, enfatizando que a ideia é as crianças manusearem o livro tanto na escola quanto levarem para casa para compartilhar também com a família. É importante que na conversa com os familiares o professor saliente o cuidado que os adultos devem ter no momento de escolher os livros, percebendo se a linguagem e conteúdo do livro são adequados para as experiências das crianças.
4º Momento: Compartilhando uma história com os colegas.
Materiais Necessários: Livros trazidos de casa, tapetes e almofadas.
Neste dia, ao acolher as crianças o professor deve ter o primeiro contato com as obras trazidas de casa e, por meio de uma leitura dinâmica, conhecer previamente seu conteúdo de forma a conseguir socializá-lo as crianças.
No momento da roda as crianças deverão apresentar de forma sucinta seus livros, mostrando para os colegas a capa e falando sobre o que se trata, os professores já compreendendo o enredo das histórias auxiliarão as crianças questionando-os da seguinte forma:
Qual o nome do livro que você trouxe?
Você sabe quem escreveu? (Localizar com as crianças aonde está o nome dos escritores e ilustradores.)
Observando as imagens, você pode nos contar a história deste livro?
Quais suas impressões sobre o livro?
Após as crianças que manifestarem o desejo apresentarem seus livros, o professor poderá sugerir a troca dos livros entre as crianças para que possam levar para suas casas e compartilharem com suas famílias.
Aulas com temáticas semelhantes: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49783
Os professores devem observar como as crianças se manifestaram diante dos momentos propostos, percebendo como se envolveram nas situações e de que modo atribuíram sentido e significado ao que viveram junto aos seus pares. Devem observar, também, como as crianças interagiram com as obras escolhidas, de que formar compreendem os enredos trazidos pelas histórias, percebendo se o grupo já consegue realizar a leitura de imagens e em que momento solicitam o auxilio do professor, percebendo quem apresentou medo ou receio diante das propostas para que possa pensar formas de incentivo e encorajamento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!