Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ONDE MORAM OS BICHOS?

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea C. Flôr; Giandréa R. Strenzel; Graziela B. Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Contar a história "Casinhas de bichos";

* Conversar com as crianças sobre a história destacando a diferença entre as moradias dos seres vivos;

* Mostrar fotos de ninhos, formigueiros, tocas, etc.;

* Procurar no entorno da creche ou pré-escola casinhas de bichos;

* Construir com argila ou massinha casinhas de bichos.

Duração das atividades
Contar histórias (30 minutos); conversa (30 minutos); Ver imagens (30 minutos); aula-passeio (1 hora); oficina de argila (45 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não exige um conhecimento prévio do aluno. Mas é importante que as crianças tenham pelo menos três anos para que possam abstrair o significado da história, das imagens e dos formigueiros encontrados no entorno, e, depois fazer relação com a construção das tocas e ninhos de argila. 

Estratégias e recursos da aula

As atividades aqui sugeridas têm como objetivos ampliar o repertório das crianças e trabalhar a questão simbólica que envolve o ato de planejar a construção da casinha de bicho feita em argila em relação com a história ouvida, as imagens vistas e o passeio vivenciado pelas crianças.

Material utilizado:

1- Livro: Casinhas de bichos;

2- Imagens de tocas, formigueiros, cavernas, ninhos;

3- Papel e lápis de cores;

4- Máquina Fotográfica;

5- Argila.

 

1º. Momento (30 minutos) - História

O professor deve organizar uma roda com as crianças para contar a história "Casinhas de Bichos"  do autor Hardy Guedes Alcoforado Filho. A roda de histórias pode ser feita na sala de aula ou então em algum espaço externo da instituição. O importante é que o contador enfatize  as diferenças entre as moradias dos animais. 

.casinhas de bichos

Fonte: Acervo NDI 2013.

 

2º. Momento (30 minutos) - Conversa sobre a história

O professor deve conversar com as crianças sobre o tema da história. Algumas questões podem ajudar a problematizar e aprofundar o assunto. Por exemplo:

* Onde vocês moram?

* Todas as casas são iguais?

* Todas as pessoas tem onde morar?

* Porque vocês acham que isso acontece?

* Como moram os animais?

* Do que as casas dos animais são feitas?

* Quem constrói as casas dos animais?

OBS: As respostas das crianças podem ser anotadas pelo professor. Isso poderá servir como registro e como base ou ponto de partida para as próximas etapas ou para atividades posteriores. 

 

3º. Momento (30 minutos) - Conhecendo imagens de casas 

O professor deverá propor um momento em que imagens de "casinhas de bichos" serão mostradas para as crianças. Essas imagens podem ser tiradas de livros, revistas científicas, sites da internet, ou como for mais fácil para os professores. Aqui serão apresentadas algumas sugestões de imagens presentes em sites da internet.   

6

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Thurston_Lava_Tube.jpg/280px-Thurston_Lava_Tube.jpg&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna&h=210&w=280&sz=18&tbnid=2x4qBR4HmRV3CM:&tbnh=95&tbnw=126&zoom=1&usg=__4zzyL_38eppeKVpO14BIkJS_Tws=&docid=GDrw6-eYPLgy8M&sa=X&ei=zq0HUprlKYiG9QSpvIHAAg&ved=0CEAQ9QEwAg&dur=372

5

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/09/024.jpg&imgrefurl=http://animais.culturamix.com/informacoes/mamiferos/pequenos/tatu-de-rabo-mole-comum&h=360&w=480&sz=23&tbnid=rfRgyq_acLATVM:&tbnh=90&tbnw=120&zoom=1&usg=__ZQNnXwx55m-VZnPi_vvoU-1u-mU=&docid=UVIvyaH0u9BlvM&sa=X&ei=U64HUpmPLpTQ8wSX5IFI&sqi=2&ved=0CDoQ9QEwAg&dur=188

2

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.saplei.eesc.usp.br/~caioraj/images/stories/Ad%25C3%25A3o%2520no%2520Paraiso/Formigueiro%255B1%255D.JPG&imgrefurl=http://www.saplei.eesc.usp.br/~caioraj/index.php?option%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D16%26Itemid%3D35&h=283&w=320&sz=34&tbnid=CtKObbvAXvRgiM:&tbnh=90&tbnw=102&zoom=1&usg=__lO-dB2fCRlFz1NrVoTtDeh9V5oA=&docid=Nw7Mpu9ZYa90XM&sa=X&ei=ta4HUpPVBIXO8wTTgoDwBA&sqi=2&ved=0CDYQ9QEwAg&dur=411

 

3

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=ninhos&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=3a4HUtD7CIr28gS484HIDw&ved=0CC4QsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=v-_TsXJUmcuGwM%3A%3BHK3m-DAHP-T0tM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.naturezabrasileira.com.br%252Ffotos%252Fwatermark%252Fwm_IMG20968.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.naturezabrasileira.com.br%252Ffoto%252F20968%252Fjoao_de_barro_furnarius_rufus_construindo_ninho.aspx%3B400%3B267

4

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=ninhos&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=3a4HUtD7CIr28gS484HIDw&ved=0CC4QsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=5L7Iyc1UizJrEM%3A%3BQch78jQ5VMBbwM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_GvqhNjUwdN4%252FTDpEmcEasiI%252FAAAAAAAABGk%252F6bOBeDWos_4%252Fs1600%252FBXK62697_ninho-de-tico-tico800.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Faldaalvesbarbosa.com%252Fcategory%252Faves-do-cerrado-e-do-brasil%252F%3B1280%3B960

9

Fonte: Acervo NDI 2013.

Depois que mostrar a imagem das "casinhas de bichos" o professor pode pedir para que as crianças desenhem algumas delas. 

 

4º Momento (1 hora) - Aula-passeio: A procura de casinhas...

O professor deve organizar um passeio com as crianças pelo espaço externo e se possível entorno da instituição de Educação Infantil. Nesse passeio o objetivo deverá ser procurar, observar e se possível fotografar ou desenhar as casinhas de bichos encontradas. É indispensável que, antes da saída com as crianças, o professor "mapeie" o local e já previamente observe os ninhos, formigueiros ou tocas disponíveis à observação nos arredores. Na volta do passeio uma nova conversa com os alunos poderá ser travada, no sentido de relembrar o que foi visto e vivenciado no passeio. 

10

Fonte: Acervo NDI 2013.

5º Momento (1 hora) - Oficina de Argila: Vamos construir casinhas?

Propor um momento de construção de casinhas de bichos com as crianças. A sugestão aqui é que sejam feitas de argila, mas, podem também ser construídas com massa de modelar ou sucata, dependendo da disponibilidade institucional.

8

Fonte: Acervo NDI 2013.

7

Fonte: Acervo NDI 2013.

OBS: Agradecimento especial para a Arte-Educadora Vânia Bröering que ajudou muito na construção desses ninhos e formigueiros.

Recursos Complementares

FILHO, H. G. A, Casinhas de bichos. São Paulo: Scipione. 2003.

Aula do Portal do Professor: Como construir conhecimentos sobre os diferentes tipos de moradias e sua importância? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36888

Imagem de caverna. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Thurston_Lava_Tube.jpg/280px-Thurston_Lava_Tube.jpg&imgrefurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna&h=210&w=280&sz=18&tbnid=2x4qBR4HmRV3CM:&tbnh=95&tbnw=126&zoom=1&usg=__4zzyL_38eppeKVpO14BIkJS_Tws=&docid=GDrw6-eYPLgy8M&sa=X&ei=zq0HUprlKYiG9QSpvIHAAg&ved=0CEAQ9QEwAg&dur=372

Imagem de toca de tatu. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/09/024.jpg&imgrefurl=http://animais.culturamix.com/informacoes/mamiferos/pequenos/tatu-de-rabo-mole-comum&h=360&w=480&sz=23&tbnid=rfRgyq_acLATVM:&tbnh=90&tbnw=120&zoom=1&usg=__ZQNnXwx55m-VZnPi_vvoU-1u-mU=&docid=UVIvyaH0u9BlvM&sa=X&ei=U64HUpmPLpTQ8wSX5IFI&sqi=2&ved=0CDoQ9QEwAg&dur=188

Imagem de formigueiro. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.saplei.eesc.usp.br/~caioraj/images/stories/Ad%25C3%25A3o%2520no%2520Paraiso/Formigueiro%255B1%255D.JPG&imgrefurl=http://www.saplei.eesc.usp.br/~caioraj/index.php?option%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D16%26Itemid%3D35&h=283&w=320&sz=34&tbnid=CtKObbvAXvRgiM:&tbnh=90&tbnw=102&zoom=1&usg=__lO-dB2fCRlFz1NrVoTtDeh9V5oA=&docid=Nw7Mpu9ZYa90XM&sa=X&ei=ta4HUpPVBIXO8wTTgoDwBA&sqi=2&ved=0CDYQ9QEwAg&dur=411

Imagem de ninho com ovos. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ninhos&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=3a4HUtD7CIr28gS484HIDw&ved=0CC4QsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=5L7Iyc1UizJrEM%3A%3BQch78jQ5VMBbwM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_GvqhNjUwdN4%252FTDpEmcEasiI%252FAAAAAAAABGk%252F6bOBeDWos_4%252Fs1600%252FBXK62697_ninho-de-tico-tico800.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Faldaalvesbarbosa.com%252Fcategory%252Faves-do-cerrado-e-do-brasil%252F%3B1280%3B960

Imagem de ninho de João de Barro. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=ninhos&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=3a4HUtD7CIr28gS484HIDw&ved=0CC4QsAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=v-_TsXJUmcuGwM%3A%3BHK3m-DAHP-T0tM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.naturezabrasileira.com.br%252Ffotos%252Fwatermark%252Fwm_IMG20968.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.naturezabrasileira.com.br%252Ffoto%252F20968%252Fjoao_de_barro_furnarius_rufus_construindo_ninho.aspx%3B400%3B267

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças compreenderam a história "Casinhas de bichos" e as diferenças entre as moradias dos animais; se participaram ativamente da aula-passeio e se conseguiram construir as casinhas com argila. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.