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A mulher rural brasileira: do campo aos números

 

13/08/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer características demográficas da população brasileira;

Reconhecer particularidades demográficas e sociológicas da população rural feminina;

Identificar o papel da mulher e suas lutas como trabalhadora brasileira.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Censo demográfico e recenseamento: definição, órgão realizador e critérios de realização

População brasileira: composição etária, étnica, e distribuição espacial

Igualdade de gênero: definição

Noções de estatística

Estratégias e recursos da aula

Aula proposta para a segunda série do ensino médio.

Atividade 1

Esta aula poderá ser desenvolvida com a participação dos professores de Sociologia, Matemática e Língua portuguesa, tornando-a mais rica e abrangente. Ela tem como base o documento denominado Estatística do meio rural 2010-2011, que pode ser acessado em http://www.nead.gov.br/portal/nead/nead-especial/. Entre as muitas informações estatísticas apresentadas, fez-se um recorte na temática da mulher rural.

M rural1

O quadro apresentado na sequência traz uma síntese dos principais dados estatísticos referentes à mulher rural. As questões elaboradas a partir deles têm como proposta: a) a interpretação dos dados estatísticos; b) a contextualização das condições de vida da mulher rural brasileira frente às condições de vida da mulher urbana; c) abordagem de aspectos referentes à desigualdade de gênero. A resolução das questões, portanto, constitui-se na construção de subsídios para que os alunos possam conhecer melhor uma das faces das desigualdades sociais do país e construir argumentação sobre essa temática, bem como propor soluções para a superação dessas desigualdades.

O professor deverá dividir a sala em grupos de quatro alunos. Os exercícios do quadro 1 deverão ser impressos e as respostas serão efetuadas na própria cópia distribuída. A socialização dos resultados será feita por meio de um diálogo envolvendo toda a turma, que deverá ser disposta num grande círculo na sala de aula.

O IBGE é o principal órgão responsável pela coleta e divulgação de dados da sociedade brasileira, nos aspectos demográficos, econômicos e sociais. Os dados coletados por meio dos censos servem como subsídios para a elaboração de políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas à minimização ou erradicação de problemas de várias naturezas, além de facilitar o planejamento estratégico de empresas, ONG, sindicatos e outras formas de organização social.

O quadro apresenta uma síntese da estatística rural brasileira. Com base nas informações apresentadas nesse documento e nos seus conhecimentos como brasileiro/a, responda o que se pede.

A mulher rural em números

Quantas são: 13.704.144 mulheres, representando 47,9% do total da população rural brasileira.

Idade:54,3% têm mais de 25 anos.

Cor da pele: 55,8% são pardas; 38,4% são brancas; 5,3% são negras; 0,2% são amarelas e 0,3% são indígenas.

Escolaridade: o analfabetismo é superior a 18% entre aquelas com mais de 39 anos, indo para mais de 50% entre aquelas com mais de 60 anos. Esses índices são menores entre os homens, e muito menor entre as mulheres urbanas. Cerca de 20% das mulheres rurais não têm instrução, contra 7,7% das mulheres urbanas. Entre as mulheres urbanas com mais de 15 anos, os anos de escolaridade, em média, somam 8,5 contra 1,4 das mulheres rurais. Em média, no Brasil, as mulheres somam 4,9 anos de escolaridade contra 4,3 anos dos homens.

As mulheres pretas, pardas e indígenas têm menos anos de escolaridade que as demais.

Nº de filhos: cerca de 30,4% das mulheres urbanas têm 2 filhos, contra 22,4% das mulheres rurais; cerca de 11,7% das urbanas têm 6 filhos, contra 24,5% das mulheres rurais.

Equipamentos básicos e bens duráveis. Embora seja significativo o percentual de mulheres com acesso à energia elétrica, fogão a gás, rádio, televisão e outros, ainda são apenas 16,1% das mulheres rurais que possuem máquina de lavar roupa contra 49,3% das mulheres urbanas.

Esgotamento sanitário: apenas 6,9% dos domicílios rurais têm rede coletora, contra 61,4% dos domicílios urbanos; apenas 24,7% dos domicílios rurais têm fossa séptica contra 19,9% dos urbanos.

Pessoas economicamente ativas no meio rural: 62,1% dos homens são considerados ativos contra 37,9% das mulheres.

Renda mensal:entre os trabalhadores rurais, 25,5 % dos homens declararam-se sem rendimentos contra 77,9% das mulheres; entre 1 e 2 salários mínimos estão cerca de 19% dos homens contra 4% das mulheres; entre 2 e 5 salários mínimos há cerca de 7,8% dos homens contra 1,1% das mulheres.  Fonte: Anuário Rural 2010-2011. Nead, Dieese, IBGE.

1- Hipóteses (H) são suposições diante de determinados assuntos. Ao serem pesquisadas elas podem se negar ou se confirmar. Objetivos (O) correspondem às ações que se deseja realizar para alcançar determinados fins. Problematizações (P) são questionamentos ou dúvidas iniciais, que estimulam as investigações. Teses (T) são certezas que se constroem a partir da investigação e confirmação das hipóteses. Leia as afirmações e as classifique como H, O, P, ou T.

(    ) A mulher rural contribui mais que a mulher urbana para a composição da população brasileira.

(   ) Quais fatores contribuem para que as mulheres tenham rendimento médio inferior aos homens?

(   ) Investigar a influência do rádio como equipamento difusor de informação e de conhecimento.

(    ) A velhice da mulher urbana brasileira está garantida, pois todas contribuem com a Previdência Social durante a fase produtiva.

(    ) A maior parte das residências brasileiras utiliza fogão a gás para o cozimento de alimentos. Essa forma de energia produz grande impacto ambiental, pois emite gases poluentes à atmosfera.

(   ) A insuficiência de creches no meio rural é um elemento dificultador da emancipação feminina?

(   ) A média de idade da população feminina rural é superior a 50 anos de idade, indicando que o campo é mais saudável do que a cidade para se viver.

(   ) A água consumida no meio rural é livre de contaminação.

(   ) Comparar os índices de analfabetismo da mulher rural e urbana, com vistas à elaboração de políticas públicas para a erradicação do analfabetismo no Brasil.

(   ) Como se explica a rápida mudança do habitat rural para o urbano, no Brasil, nas décadas medianas do século XX?

(   ) Entre as pessoas mais pobres do Brasil, na atualidade, estão as mulheres negras e pardas, que vivem no campo.

2- Leia com atenção e assinale e assinale a alternativa errada quanto à caracterização demográfica brasileira atual.

a) O aumento da escolaridade feminina não interfere na organização familiar, uma vez que o marido e os filhos também estão mais escolarizados.

b) Cerca de 15% da população brasileira atual vive no campo. Esse percentual contrasta com a realidade demográfica anterior aos anos de 1950.

c) O expressivo número de população vivendo no campo não é garantia de produção de alimentos para atender as demandas da cidade.

d) Técnicas agrícolas e de gestão contribuem para o aumento da produção e da produtividade agropecuária.

4- Interprete a tabela Estrutura fundiária – Brasil 2003 (p.31)  para responder a questão proposta.

I- Estrutura fundiária corresponde à organização das propriedades rurais de acordo com o seu tamanho.

II- No Brasil, as pequenas propriedades rurais são mais numerosas tanto em área quanto em quantidade de estabelecimentos,

III- “Há muita terra nas mãos de pouca gente e muita gente com pouca terra.”

IV- A abreviatura de hectare é ha. Um hectare mede 10.000 m2. Outra forma de medida da terra é o alqueire.

V- Há poucos latifúndios no Brasil, comparando-se ao número de pequenas propriedades, porém, eles ocupam áreas maiores que a soma das pequenas propriedades.

VI- Os latifúndios são muito habitados. A interpretação do gráfico permitem afirmar que: a) Apenas I, III, IV, e V são corretas.    b) Apenas I, II, III e IV são corretas.

c) Apenas II, III e VI são corretas. d) Todas são corretas.

5- Com base na interpretação de algumas tabelas do Cap. 3 do documento Estatística do meio rural 2010-2011, coloque V ou F nas afirmações abaixo.

(    ) Ao responder o questionário do Censo 2010, 5,3% dos brasileiros declararam-se pretos e 38,4% declararam-se brancos.

(    ) Atualmente, os pardos (ou mulatos) constituem o segmento demográfico mais numeroso.

(    ) O número expressivo de pardos é consequência da intensa miscigenação (mistura) da população brasileira.

(    ) Considerando a quantidade de pessoas, a maior quantidade de vagas garantidas por meio de cotas para negros está nas universidades públicas da região Centro-Oeste, onde se concentra a maior quantidade de negros.

6- O texto apresentado serve como referência para o julgamento das afirmações  (V ou F) colocadas na sequência.

Desigualdade de gênero. Trabalhadoras rurais e das florestas

(...) Para suprir essas necessidades e as desigualdades da mulher, particularmente da mulher trabalhadora rural, o governo federal passou a atuar em parceria com movimentos sociais femininos e diversos órgãos, em ações articuladas para promover a autonomia econômica e a igualdade das trabalhadoras rurais. Essa parceria produziu diversas políticas públicas específicas para as mulheres rurais, do campo e da floresta. Conheça abaixo os objetivos e como funcionam.

Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)– O programa conta com técnicos que dão o suporte necessário para o atendimento adequado às agricultoras familiares e camponesas, além da ajuda necessária para preservar a biodiversidade. O programa já atendeu mais de 51 mil mulheres, entre agricultoras familiares, extrativistas, quilombolas, pescadoras artesanais e indígenas.

Programa de Organização Produtiva– Garante o acesso das mulheres às políticas públicas de apoio à produção e comercialização de seus produtos para promover sua autonomia econômica. Até 2012, mais de 140 projetos foram financiados, beneficiando mais de 79 mil mulheres.

Documentação da Trabalhadora Rural – O Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) possibilita, desde 2004, a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e de acesso aos direitos previdenciários através dos Mutirões Itinerantes de Documentação, que atuam em todos os estados. O programa já emitiu cerca de 1,6 milhão de documentos em todo o Brasil.

Expresso Cidadã– Ligado ao Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais, o público prioritário do Expresso Cidadã são mulheres da agricultura familiar, assentadas da reforma agrária, acampadas, pescadoras artesanais, quilombolas, ribeirinhas, extrativistas e indígenas. Nos mutirões são emitidos documentos como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Registro Geral da Pesca (RGP) e registro junto ao INSS. Nos mutirões também são ofertadas ainda ações educativas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – As mulheres têm prioridade no programa que, desde 2011, reserva 5% das compras governamentais para produtos de cooperativas femininas. Hoje as mulheres representam 23% do total de fornecedores do PAA.

Pronaf Mulher –O Programa Nacional de Agricultura Familiar oferece baixas taxas de juros de financiamentos rurais – que variam de 0,5% a 4,5% ao ano – para garantir o acesso e a inclusão das mulheres na gestão do crédito familiar. Já beneficiou mais de 38 mil mulheres, com R$ 272 milhões em créditos especiais para a produção feminina no campo. Consulte a cartilha do Sebrae para saber como participar.

Programa Nacional de Crédito Fundiário– Financia a aquisição de imóveis rurais para as trabalhadoras do campo. Além da terra, a agricultora também pode usar o crédito para construir sua casa própria, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo e pode ser usado na Ass. Técnica e Extensão Rural.

Hoje, as famílias chefiadas por mulheres passaram a ter preferência na titulação da terra. O percentual de mulheres titulares de lotes da reforma agrária aumentou de 24,1% em 2003 para 55,8% em 2007.

Apoio econômico a cooperativas femininas – O Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais oferece apoio financeiro ao fortalecimento de redes de grupos produtivos de mulheres. De 2008 a 2010, foram destinados cerca de R$ 17,5 milhões, beneficiando mais de 65 mil mulheres.

Territórios da Cidadania– O programa foi criado em 2008 para promover o desenvolvimento econômico e sustentável e universalizar programas básicos de cidadania no meio rural. O programa reúne 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais. Fontes: Ministério do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Políticas Especiais Para Mulheres; Incra; IBGE, 2012

A leitura do texto permite afirmar que:

(    ) Todas as trabalhadoras rurais brasileiras se beneficiam de algum dos programas relacionados na fonte consultada.

(    ) A criação dos programas é fruto de estudos elaborados por equipes técnicas e de pesquisadores. Sua origem, portanto, surgiu nos gabinetes de prefeitos, governadores e dos últimos presidentes da República. Isso se chama democracia.

(    ) As mulheres têm prioridade sobre os homens na aquisição de financiamentos bancários para aplicar nas terras adquiridas por meio de programas de reforma agrária.

(    ) O programa Expresso Cidadã contribuir para a aquisição da cidadania formal da mulher, uma vez que facilita a aquisição dos documentos pessoais. Sem esses documentos uma mulher não pode solicitar um financiamento bancário.

(   ) Políticas públicas para as mulheres é uma forma de discriminação, pois os homens perdem seus direitos sociais.

(   ) As políticas públicas relacionadas valorizam a mulher rural ligada ao agronegócio, referindo-se àquelas que se dedicam à geração de emprego e renda aos menos necessitados.

(   ) Os volumes de dinheiro que uma mulher pode tirar como financiamento, bem como os juros, são muito elevados. Isso pode levar ao endividamento da família, prejudicando ainda mais a condição em que muitos vivem na zona rural.

(   ) Por ser oficial, o Banco do Brasil é o agente financeiro responsável pelo repasse do dinheiro às mulheres trabalhadoras rurais solicitantes de financiamento.

(   ) Para ter acesso a um financiamento rural, é preciso que a solicitante tenha a sua terra.

(   ) Todos os programas valorizam as iniciativas individuais, não sendo necessária, em nenhuma situação, que a solicitante esteja vinculada a uma associação ou cooperativa de produtores rurais.

(   ) Na cidade em que moramos e nas cidades vizinhas não há nenhum desses programas citados.

(   ) O programa Territórios de cidadania visa estimular o desenvolvimento regional, não estando vinculado, portanto, a um único município.

Quadro 1: Interpretação do documento Estatística do meio rural 2010-2011

Atividade 2

Com a intenção de presentificar e materializar os dados estatísticos acessados e interpretados, o professor deverá propor a realização de entrevistas com mulheres de diferentes idades, profissões, escolaridade e condições socioeconômicas. Para facilitar o trabalho, serão mantidos os mesmos grupos de quatro alunos, sendo que cada grupo deverá entrevistar cerca de dez mulheres com diferentes perfis.

As perguntas devem ser as mesmas para que haja um comparativo no final, quando os resultados forem sistematizados e interpretados.

Cara entrevistada

Somos alunos do 2º ano do ensino médio da escola......... Sua contribuição é muito importante para nós. O objetivo desta entrevista é coletar dados para uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia, Sociologia e Matemática, sob orientação dos professores.........., ............ e .............. . Agradecemos a sua atenção.

Nome da entrevistada.........................

1- Idade ............. 2- Estado civil .......................  3- Profissão .................

4- Escolaridade

(  ) analfabeta   (   ) ensino fundamental incompleto  (  ) ensino fundamental completo  (  ) ensino médio incompleto  (  ) ensino médio completo  (  ) ensino superior incompleto  (  ) ensino superior completo

5- Mora na/o (  ) cidade    (   ) campo

5.1. Você trabalha fora? (  ) Não  (  ) Sim

5.2. Para as que trabalham fora: Faixa salarial  (  ) sem rendimento  (  ) até 1 salário mínio  (  ) entre 1 e 2 salários mínimos  (  ) entre 2 e 3 s. m.  (  ) entre 3 e 4 s. m.  (  ) entre 4 e 5 s. m.  (  ) mais de 5 s. m.

5.3. Você tem filhos pequenos? (  ) não  (  ) sim

5.4. Para as que têm filhos: Com quem eles ficam enquanto você trabalha?  (  ) com familiares  (  ) na creche 

(  ) na escola  (  ) com a babá  (  ) outros .........

5.5. Em relação às tarefas domésticas, você:

(  ) divide as tarefas com o marido.

(  ) faz quase todas as tarefas domésticas sozinha.

(  ) tem empregada doméstica que cuida das obrigações da casa.

(  ) mora com familiares e essa questão não é problema.

(  ) outros ......................

5.6. Para quem é casada, em relação aos rendimentos:

(  ) ganha salário igual ao do marido para o desempenho da mesma função.

(  ) ganha salário inferior ao do marido para o desempenho da mesma função.

(  ) ganha salário superior ao do marido para o desempenho da mesma função.

(  ) ganha salário superior ao do marido para o desempenho de função diferente.

(  ) ganha salário inferior ao do marido para o desempenho de função diferente.

(  ) outra situação ................

5.7. Em relação ao conforto doméstico (máquina de lavar roupa, geladeira, forno micro-ondas), você:

(  ) possui apenas alguns desses equipamentos, dificultando a rotina da casa.

(  ) possui todos os equipamentos básicos, facilitando a rotina da casa.

5.8. Em relação a sua condição como mulher, dona de casa e como quem compõe o orçamento doméstico, você:(  ) sente-se valorizada.  (  ) sente-se pouco valorizada.  (  ) não se sente valorizada. Poderia dizer por que escolheu esta resposta? .........................

Para as mulheres que não trabalham fora de casa.

5.9. Quais são as suas obrigações em casa? (  ) lavar, passar, cozinhar, limpar a casa, cuidar dos filhos.

(  ) não tenho nenhuma obrigação em minha casa.

5.10. Quantas horas por dia se dedica à família? (  ) menos de 4 horas.  (  ) entre 4 e 8 horas. (  ) mais de 8 horas.  (  ) outro ...............

5.11. Em relação a sua condição como mulher, dona de casa e como quem atende as necessidades da família, você: (  ) sente-se valorizada.  (  ) sente-se pouco valorizada.  (  ) não se sente valorizada. Poderia dizer por que escolheu esta resposta? ..........................

5.12. Outras perguntas

Quadro 2: Sugestão de perguntas às mulheres entrevistadas

Com a ajuda do professor de Matemática os alunos farão a tabulação dos dados. Os gráficos com os resultados de cada grupo serão disponibilizados em arquivo virtual, favorecendo a visualização de todos. Caso a opção seja pela impressão, cada grupo deverá providenciar um número de cópias correspondente ao total do número de grupos para que todos tenham o conjunto dos resultados em mãos.

A análise dos gráficos deverá contar com a contribuição do professor de Sociologia, quando os alunos farão: a) interpretação da condição feminina urbana e rural vivenciada pelas entrevistadas; b) comparação dos resultados das entrevistas com os dados estatísticos disponibilizados no documento Estatística do meio rural 2010-2011; c) estabelecimento de hipóteses explicativas para alguns aspectos que forem detectados, tais como: boas ou más condições de escolaridade, rendimento, cooperação nas tarefas domésticas, valorização do papel da mulher, igualdade ou diferença entre as mulheres urbanas e as mulheres rurais, entre outros.

Essas comparações, análises e suposições deverão ser feitas na sala de aula ou no laboratório de informática. Na sala de aula o diálogo acontecerá a partir da formação de um grande círculo. Para isso, os alunos deverão estar com cópias dos gráficos nas mãos. No laboratório de informática, os gráficos serão projetados na tela.

Atividade 3

O encerramento da aula poderá ser feito por meio de uma atividade denominada escrita colaborativa. Nessa etapa a participação do/a professor/a de Língua Portuguesa é fundamental. O professor inicia um texto, elaborado ou selecionado conjuntamente com a/o colega, preferencialmente no formato narrativo argumentativo, que deve circular entre todos os alunos da sala para que deem as suas contribuições.

Esse texto pode ser repassado por e.mail entre os alunos até que, finalmente, seja remetido aos dois professores envolvidos. Um/a aluno/a que se apresente como voluntário/a, a partir da sua disponibilidade de tempo, deve acompanhar o desenvolvimento da atividade. Na correspondência deverão ser copiados os e.mails de todos os alunos da sala e a escrita ocorrerá sequencialmente, iniciando-se com o aluno de nº 1, passando para o de nº 2, e assim sucessivamente.  Cada aluno, após escrever, encaminhará o texto para os demais e todos acompanharão a sua sequência. O professor deverá estipular uma data para a conclusão da atividade e o/a aluno/a voluntário/a verificará, previamente, se todos deram a sua contribuição. Caso algum colega não o tenha feito, sua função será reencaminhar o email ao colega para que o texto fique completo e assim garantir a participação de todos. Ao final, o/a aluno/a responsável remeterá o arquivo completo aos dois professores.

Essa iniciativa permitirá a observação do domínio dos alunos sobre o tema, apontando aspectos que devem ser revistos ou esclarecidos.

OBS: Caso não disponha de um profissional de Língua Portuguesa para levar a termo esta proposta, existem recursos online que permitem ao professor o uso de ferramentas específicas para o desenvolvimento da escrita colaborativa. Uma fonte de consulta pode ser acessada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32296

Professor

O professor define o título e inicia o texto, apontando o tom que pretende imprimir ao conteúdo. Cada aluno dá a sua contribuição acrescentando um parágrafo ou completando o que o outro colega iniciou. Ao final, o professor tem em mãos um valioso instrumento de síntese, que lhe permite visualizar as dúvidas e equívocos apresentados pela turma, apontando aspectos que deverá retomar.

(Sugestão de tema e de início de texto proposto para a temática em desenvolvimento)

A mulher rural brasileira

Será que o local em que se mora – a cidade ou o campo – tem influência sobre a qualidade de vida das pessoas? Por que a mulher rural merece dados estatísticos especiais?

(...) [O aluno 1 dá continuidade, sendo seguido pelo aluno 2 e assim sucessivamente.]

 

 

 

 

 

 

Aluno 1 (nome)

Aluno 2 (nome)

Aluno 3 (nome) e assim sucessivamente.

 

Quadro 3: Escrita colaborativa

Recursos Complementares
Avaliação

Envolvimento nas atividades propostas: investigações teóricas, anotações, debates, produção textual. 

Opinião de quem acessou

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