20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizte Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler; de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola – Série: Letra Viva – Saberes que produzem saberes. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271. Acesso em: 08 de ago.2013.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes mesmo dos alunos conhecerem as letras e dominar a escrita, eles são capazes de contar um fato, uma história real ou imaginária. Cada um de acordo com a sua rotina produz um texto oral. Produzir textos é inerente à criança desde muito cedo. Portanto, a produção de texto na escola é essencial ao longo de todo o processo de alfabetização, seja individual ou coletiva.
Para a presente aula, sugerimos que você providencie algumas figuras (revistas, jornais, internet) para compor uma paisagem coletiva: árvores, animais, pessoas, casas, meios de transporte, personagens de histórias infantis e outros temas de acordo com o conteúdo do trimestre.
Prepare um cartaz em cartolina ou papel Kraft, fixado na sala de aula de maneira que todos os alunos visualizem e colem as figuras criando uma paisagem. Em seguida, faça uma interpretação oral da figura construída.
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, proponha aos alunos a criação de uma história coletiva a partir da paisagem elaborada por eles. Nesse momento, você será o escriba e anotará em papel Kraft ou na lousa a história criada pelos alunos, escreva como os alunos ditarem.
Em seguida, disponibilize uma imagem da paisagem criada para cada aluno, contendo a história coletiva. Solicite que façam uma leitura do texto e aponte o que precisa ser revisto. Verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Após, a correção do texto os alunos deverão copiar a história no caderno de Língua Portuguesa e ilustrá-la.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare várias versões da história: “ Os Três Porquinhos”. Você poderá: dramatizar, utilizar fantoches, montar fichas com gravuras da história para apresentar as versões da história aos alunos de maneira lúdica e criativa.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá apresentar as várias versões da história dos Três Porquinhos. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Todos sabem que, na história dos Três Porquinhos, eles eram perseguidos pelo Lobo Mau. Mas o Lobo se achou no direito de se defender.
Sítio: “O Mundo da Alfabetização: História: Os Três Porquinhos a versão do Lobo Mau”. Disponível em: <http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2008/03/os-3-porquinhos-verso-do-lobo.html>. (Neste sítio você encontrará a história contada pelo Lobo Mau, sua versão.). Acesso em: 09 de ago. 2013.
Sítio: “Contando História: Os Três Porquinhos”. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/ostresporquinhos.htm>. (Neste sítio você conhecerá a versão um pouco modificada da história onde os Porquinhos enganam o Lobo.). Acesso em: 09 de ago. 2013.
Vídeo: “Youtube: Os Três Porquinhos”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k>. (Neste vídeo você conhecerá a história dos Porquinhos e alguns disfarces do Lobo.). Acesso em: 09 de ago. 2013.
Vídeo: “Youtube: Os Três Porquinhos”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Eo4MSBm113g>. (Neste vídeo você conhecerá a versão modificada no início da história que começa na escola.). Acesso em: 09 de ago. 2013.
Logo após, os alunos assistirem aos vídeos e fazerem a leitura das histórias, questione-os sobre as diversas versões:
Como forma de registro, organize os alunos em duplas e providencie as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
Proponha a redação coletiva, em pequenos grupos, dê novas versões para a história, crie a sua mantendo os principais elementos dos textos lidos: personagens, estrutura narrativa.
Recorte as gravuras da história dos Três Porquinhos e cole na ordem dos acontecimentos. Depois, discuta com o seu colega e escreva a sua versão para a história.
Fonte: Sítio: Ler e Escrever Certo: Os Três Porquinhos. Disponível em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2009/02/os-tres-porquinhos.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, no momento das produções em grupos você deverá orientar os alunos quando a escrita. Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.
Converse com os alunos, sobre o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que possam compartilhar suas ideias e contar a sua versão da história.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize as imagens da história acima e confeccione com os alunos um Jogo da Memória da história. Para isso, providencie alguns materiais: cartolina, cola, tesoura, canetinha, lápis de cor. Construa o jogo com os alunos na sala de aula.
JOGO DA MEMÓRIA
a) Construa 6 pares de cartas em uma ficha cole a imagem na outra. Cole a palavra escrita referente a gravura. Veja a sugestão:
|
Fonte das gravuras: Sítio: "Ler e Escrever Certo: Os Três Porquinhos". Disponível em: <http://lereescrevercerto.blogspot.com.br/2009/02/os-tres-porquinhos.html>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
b) Organize grupos. Solicite que os alunos coloquem as fichas viradas para baixo sobre a mesa e embaralhe. Peça que decidam a ordem de jogar, tirando par e ímpar.
c) Cada um na sua vez deverá desvirar duas cartas. Se as cartas forem iguais, forma-se um par. O aluno joga novamente. Mas, se as cartas forem diferentes e não formar o par. O aluno deixa as cartas viradas para baixo no mesmo lugar e passa a vez para o próximo.
d) Ganha quem formar o maior número de pares.
Professor, proponha uma construção coletiva da tirinha. Para isso, organize os alunos em pequenos grupos e disponibilize a tirinha com as cenas abaixo:
Fonte: Sítio: "Ensinando com carinho. Tirinhas para Redação". Disponível em: <http://www.atividadeeduca.com/search/label/Tirinhas%20para%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20Texto>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
Converse com os alunos sobre a imagem acima:
Solicite que em pequenos grupos façam uma produção de texto coletiva, com seus colegas, destacando o que o Lobo queria com os Porquinhos e o Cascão.
Fonte: Imagem da própria autora
Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam suas produções utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da sala de aula para apreciação de todos. Prepare um momento para socialização das produções dos alunos. Peça que formem um círculo e apresentem sua história.
Após as apresentações das produções peça para os alunos compararem as informações, se houve semelhanças nos textos e o que foi diferente.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUÇÃO COLETIVA
Professor, proponha aos alunos que, em grupos elaborem produções coletivas. Os temas podem ser sugeridos pelos próprios grupos. Faça uma lista de assuntos e deixe os grupos escolherem os temas ou faça um sorteio entre os alunos.
Sugestões de temas para produção de textos
QUE TAL PRODUZIR UM LIVRO DE HISTÓRIAS?
Não esqueça de que seu objetivo é divertir os leitores com histórias criativas. Para isso, leia as seguintes orientações:
As produções coletivas vão ser lidas por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Por fim, analise se a história que o seu grupo escreveu apresenta as informações de forma clara e objetiva.
Prepare um momento para os grupos apresentarem suas histórias aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizar uma de suas histórias.
Solicite que façam as ilustrações das histórias, depois monte um livro com as produções dos alunos.
Professor, como os alunos ainda estão no processo de alfabetização e não dominam a escrita ortográfica, faça uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que não é fácil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, faça ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de publicarem o livro.
Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam as ilustrações utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Histórias que encantam”.
NOITE DE AUTOGRÁFOS
Organize o ambiente escolar que poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados) para que todos os grupos se sintam à vontade para apresentarem uma de suas histórias e autografar o seu livro.
Elabore os convites juntamente com seus alunos, pois este também é um importante gênero textual. Chame a atenção para as informações que deverão colocar no convite: dia, hora, local, evento, quem está convidando.
Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Professor, crie um Blog para divulgar as produções dos alunos, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das produções de textos.
Sítio: “Nova Escola: Produção de texto: como ensinar os alunos a escreverem de verdade”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/escrever-verdade-427139.shtml>. ( Este sítio da nova escola apresenta sugestões de como trabalhar com a produção de texto em sala de aula.). Acesso em: 10 de ago. 2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes gêneros textuais; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos; construir jogo da memória a partir de uma história lida; elaborar em equipe um livro com produções coletivas; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/03/2016
Cinco estrelasAs atividades são ótimas. Muito obrigada.
30/09/2014
Cinco estrelasótima atividade