21/08/2013
Graziela B. López.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Essa é uma sugestão de aula-passeio, a qual a atividade sugerida é que o professor leve as crianças a uma feira para que possam comprar e experimentar alimentos diferentes.
* Fazer uma aula-passeio com as crianças;
* Conhecer uma feira de alimentos, preferencialmente orgânicos;
* Experimentar novos sabores;
* Exercitar a habilidade oral no momento das compras;
* Estimular a habilidade matemática no momento das compras.
Essa atividade não exige um conhecimento prévio dos alunos. No entanto, é importante que as crianças tenham três anos ou mais para que os objetivos previstos sejam alcançados.
Além disso, o professor precisa ter uma autorização prévia das famílias para levar as crianças à feira ou mercado. E ainda o professor deve ter arrecadado com as famílias ou com a instituição dinheiro suficiente para comprar frutas e verduras. A sugestão é que seja de um a dois reais por criança.
É importante que as crianças, desde a mais tenra idade, compreendam a forma com que a sociedade se organiza. Nesse sentido, a atividade aqui proposta tem como intuito mostrar como os alimentos chegam às mesas, em especial as frutas e as verduras. Para isso é necessário que o professor dialogue com os alunos sobre os caminhos percorridos pelos alimentos que comem. A aula-passeio é uma oportunidade das crianças perceberem a relação de troca existente entre produtor e consumidor.
1º. Momento: Roda de Conversa (30 minutos)
O professor deve organizar uma roda para conversar com as crianças sobre como os alimentos chegam as nossas mesas. Para essa conversa um roteiro pode ser usado pela professora com questões do tipo:
* Quem vai ao supermercado com os pais?
* Quais alimentos costumam comprar ?
* Por que gostam desses alimentos?
* Vocês sabem como o leite (a carne, a alface) chega ao supermercado?
* Quais frutas vocês preferem?
* Alguém já viu uma horta?
* Vocês sabem do que uma árvore precisa para crescer?
O professor pode anotar as respostas das crianças como registro e avaliação da atividade. Essa mesma roda de conversas estabelecerá os combinados da aula-passeio que deverão consistir em: todos caminharão juntos; decidiremos de forma democrática o que comprar; comprar pelo menos dois alimentos diferentes; provar todos os alimentos comprados.
2º. Momento: Aula-passeio (1 hora)
O ideal é que a feira seja próxima à instituição de Educação Infantil, para que as crianças possam ir a pé. Durante o trajeto o professor poderá chamar a atenção das crianças para as placas de trânsito e faixas de pedestres que forem encontrando no caminho a fim de trabalhar de forma multidisciplinar a aula-passeio. Quando chegarem na feira, o professor e as crianças devem começar a observar os alimentos disponíveis e a identificar os já conhecidos e apreciados e as novidades presentes no local. A sugestão é que a professora compre alguma coisa que as crianças já conhecem e duas novidades que se configurarão como uma surpresa ou desafio. Nas imagens a seguir, de uma aula-passeio verídica no sul do Brasil o alimento conhecido foi o morango e os desafios foram o tomate cereja e o gengibre.
Fonte: Acervo NDI 2013.
Fonte: Acervo NDI 2013.
Fonte: Acervo NDI 2013.
3º. Momento: Degustação (30 minutos)
Na volta à instituição, o professor deve disponibilizar os alimentos de forma atraente e estimular a experimentação dos novos sabores, sempre valorizando o trabalho e o cuidado de quem plantou, assim como destacando as propriedades nutritivas e benefícios dos alimentos escolhidos. Por exemplo o tomate cereja faz bem ao coração; o morango é cicatrizante e tem vitamina C; o gengibre é anti-inflamatório e combate a dor de garganta.
Fonte: Acervo NDI 2013.
Fonte: Acervo NDI 2013.
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles se as crianças compreenderam o caminho percorrido pelos alimentos que chegam às mesas. O professor deve também avaliar se a aula-passeio foi prazerosa para as crianças, se proporcionou que elas exercitassem as habilidades orais e matemáticas e se as famílias gostaram da proposta. Durante o momento de degustação a "coragem" das crianças experimentarem os alimentos diferentes também se configura como um termômetro da atividade. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e as expressões dos pequenos consumidores.
Cinco estrelas 2 classificações
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14/09/2013
Cinco estrelasMuito interessantemente para o educando, inclui na sociedade, torna um cidadão cociente entre os alimentos saudáveis, o consumo necessário a sua sobrevivência, relaciona a importância do meio ambiente, participaçao familiar... Amei...
22/08/2013
Cinco estrelasótima sugestão para os pequenos. adorei a aula !