Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Alimentação e nutrição na educação infantil

 

19/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas ao tema Alimentação e nutrição na Educação Infantil. As aulas do número 1 a 6 propõem um trabalho que explora as ideias iniciais das crianças em relação a alimentação saudável; pesquisas sobre os alimentos preferidos e consumidos pelas crianças, em casa e na escola e discutem a importância da higiene e de uma boa alimentação para se chegar na terceira idade com saúde. As aulas 7 e 8 tratam da importância do cultivo de hortas na escola para a promoção de uma alimentação saudável. As aulas 9 e 10 apresentam propostas para se trabalhar o tema alimentação utilizando a música. As aulas 11 a 13 trabalham o pomar como mais um espaço de produção e cultivo de alimentos e frutas como alternativa para uma alimentação saudável. A aula 14 trata da compra de gêneros para realização de uma aula de culinária e as aulas 15 a 19 mostram como realizar aulas culinárias com as crianças, preparando diferentes pratos. As aulas de número 20 a 23 mostram a importância do olfato, visão e paladar no ato de se alimentar. As aulas 24 e 25 apresentam propostas para um trabalho que integra arte e alimentação; a aula 26 trata da organização de um livro de receitas; a de número 27 mostra como organizar uma geladeira e as aulas de número 28 a 30 trata de características da alimentação mineira, egípcia e africana.

Autoria

Maria de Fátima Araújo - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

alimentação, nutrição, livro de receitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Lista de aulas da coleção (30 aulas)
# Aula Autoria
1 Ciências: conhecendo os nutrientes dos alimentos e criando hábitos saudáveis de alimentação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Colher os frutos da horta e consumir coletivamente na escola; §         Descobrir com as crianças os nutrientes de cada hortaliça plantada e sua utilidade em nossa alimentação; §         Compreender a importância de uma alimentação saudável para se ter mais saúde; § ...

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11842 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Saúde e Higiene na educação infantil: uma conscientização divertida.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Explorar objetos de higiene pessoal: escova de dente, sabonete, toalhas, papel higiênico e compreender sua utilização. Compreender a importância de se ter hábitos saudáveis; Reforçar a importância de ter uma alimentação saudável e variada; Realizar experiências com frutas, est...

07/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 37538 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 A origem e o fim dos alimentos.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Promover a reflexão sobre a produção de alimento, de onde vem e como chega até nós.       Conhecer os nossos hábitos alimentares e possíveis necessidades de readequação alimentar.         Conhecer como é feito o lanche da escola.        Identificar qual o destino dos alimentos...

21/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4265 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Um prato cheio de saúde

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

● Compreender que para o alimento chegar até a mesa, muito teve de ser feito; ● Perceber a importância dos alimentos para o crescimento; ● Possibilitar a crítica acerca do consumo pautado no desperdício; ● Reconhecer a diferença entre alimentos naturais e industrializados, que...

23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3717 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Alimentos do afeto e da cultura:

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Com esta aula é possível: - Diagnosticar os alimentos que compõem a dimensão afetivo-cultural das crianças; - Identificar o prato preferido de cada criança.

30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3414 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 “Quando eu for velhinho, serei assim...”: descobrindo a importância de uma alimentação saudável.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- Explorar a fase do desenvolvimento humano referente à terceira idade; - Incentivar a construção e manutenção e hábitos alimentares saudáveis; - Promover e incentivar a prática do respeito com as pessoas idosas; - Desenvolver conceitos de saúde e longevidade relacionando- os ...

24/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 2327 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Alimentos do afeto e da cultura: da horta pra cozinha.

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula espera-se que as crianças: - Compreenda a origem de alguns vegetais (legumes e verduras); - Observe como se produz alimentos na horta; - Perceba a diferença entre alguns vegetais; - Participe da preparação e degustação de um suco utilizando vegetais.

30/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2834 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 HORTA, UM SISTEMA ECOLÓGICO: na busca de um motivo para aprender

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Despertar o interesse por alimentos cultivados na horta; trabalhar em  processo de cooperação; estabelecer relação um a um.

28/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 2314 acesso(s)

Maria José Campos Ferreira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 “O que é que tem na sopa do neném? :aprendendo sobre a alimentação"

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Aprender sobre a importância da alimentação para uma boa saúde; • Reconhecer e diferenciar alimentos; • Brincar e cantar com rimas; • Conhecer a preferência alimentar de cada família; • Construir uma pirâmide alimentar com recortes de revistas.

20/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 12214 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Alimentos do afeto e da cultura

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

- Ter contato com a arte musical; - Produzir, com a mediação do professor, uma lista de compras. - Estabelecer relações com o texto escrito, compreendendo suas funções.

17/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2463 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Um Passeio pelo Pomar

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Desenvolver a linguagem escrita; Visitar um local onde se planta alimentos (pomar ou horta); Colher alimentos para posterior degustação; Produzir um texto coletivo.

05/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1826 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 Frutas: um jeito gostoso de aprender e se alimentar.

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Estimular o consumo de frutas de maneiras diversificadas na culinária; • Trabalhar o paladar a partir do reconhecimento de diferentes sabores; • Ampliar conhecimentos matemáticos; • Desenvolver a linguagem oral e escrita; • Realizar pesquisa; • Socializar os resultados da pe...

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4392 acesso(s)

Melina Brasil Silva Resende

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Frutas: para que comê-las?

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer um nutricionista como o responsável por uma alimentação saudável e equilibrada. Reconhecer a importância das frutas para a nossa saúde. Conhecer e compreender a produção de alguns alimentos em cuja composição possuem frutas.

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3389 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

14 Alimentos do afeto e da cultura: comprando gêneros no mercado.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Com esta aula espera-se que as crianças: - Desenvolva atitudes de ir as compras e escolher gêneros alimentícios;  - Construa noções de grandezas e medidas; - Utilize em situações reais os textos escritos.

30/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 1524 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 Sanduíche divertido: a importância de uma alimentação saudável.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Esta aula é voltada para crianças de 4 a 6 anos. O aluno poderá aprender a: · Conhecer e reconhecer os alimentos ricos em nutrientes e destacar sua importância para o crescimento e o desenvolvimento humano; · Conscientizar sobre questões relacionadas ao desperdício e estimular...

30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3081 acesso(s)

Melina Brasil Silva Resende

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Alimentos do afeto e da cultura:preparação culinária

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula as crianças poderão: - Vivenciar o processo de preparação de uma sopa; - Desenvolver hábitos de higiene; - Acompanhar a preparação concomitante à leitura da receita culinária; - Familiarizar-se com grandezas e medidas; - Degustar coletivamente uma preparação feit...

30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1983 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

17 CARANGUEJO NÃO É PEIXE...Elaborando uma receita deliciosa

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula as crianças da educação infantil, poderão: Experimentar as transformações ocorridas no alimento - a carne de caranguejo; Vivenciar uma prática de escrita significativa e de forma contextualizada - a receita.

18/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2548 acesso(s)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

18 IOGURTE: sua elaboração no contexto da aula.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Observar as etapas da elaboração do iogurte; Deduzir como as bactérias agem no leite transformando-o em iogurte (fermentação bacteriana); relatar a sequência da elaboração do iogurte; nomear os ingredientes da elaboração do alimento;

21/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3655 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

19 Bolacha de Água e sal: a água como ingrediente culinário

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§    Identificar a água como ingrediente para produção de alimentos e bebidas;    §    Explorar receitas culinárias que utilizem a água como ingrediente;    §    Perceber a importância da água para nossa saúde.

31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2634 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 SABORES, CORES E CHEIROS DOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Pesquisar receitas da culinária regional e escolher uma para a culinária Preparar um prato regional Registrar a receita do prato regional preparado, seguindo as normas da escrita desse gênero textual

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3277 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

21 PALADAR: GOSTO E SABORES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Diferenciar sabores, degustar alimentos e identifica-los pelo sabor. Provar alimentos e tentar perceber a parte da língua que permite sentir o sabor; Saber que existe relação entre o órgão do paladar e o cérebro.  

13/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23563 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

22 Que gosto tem ?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Compreender que nossa língua tem pontos capazes de reconhecer sabores como salgado, doce, amargo e azedo; • As crianças deverão mostrar disposição ao degustar esses sabores, direcionando os alimentos para algumas partes da língua; • Elas poderão localizar as “papilas” gustat...

22/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2097 acesso(s)

POLLYANNA REGIS COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

23 DEGUSTAÇÃO

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Observar e degustar alimentos; identificar características dos alimentos; desenvolver e ampliar a linguagem oral e escrita.

24/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1750 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

24 Arte e alimentação.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Identificar obras de arte que retratem alimentos; pesquisar e contextualizar a vida e obra do autor; incorporar elementos na releitura de obra de arte; participar da organização de um exposição.

05/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10411 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

25 Representando Alimentos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Visitar um supermercado e comprar frutas; Organizar cestas de alimentos (frutas) com as crianças; realizar um pic nic na sala para que as crianças degustem as frutas compradas; desenvolver a capacidade de representação, através do desenho e da pintura.

05/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1801 acesso(s)

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

26 Livro de receitas: delícias de frutas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Conhecer alguns alimentos que podemos produzir utilizando as frutas;   Compreender a transformação dos alimentos;   Produzir um livro de receitas de alimentos feitas com as frutas;   Ler e interpretar textos e imagens.

30/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 9539 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

27 Alimentos do afeto e da cultura: aprendendo a arrumar a geladeira

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula espera-se que as crianças: - Compreendam a necessidade de acondicionamento dos alimentos na geladeira; - Identifiquem alimentos perecíveis de não perecíveis; - Aprendam a guardar os alimentos no local certo na geladeira.

30/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1573 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

28 A comida mineira.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Identificar as comidas tradicionais da cozinha mineira.        Conhecer como a cultura está presente na culinária.      Relacionar a cultura com o nosso dia-a-dia.       Promover momentos de interação com o preparo desses alimentos. Abordar a receitas em uma perspectiva matemá...

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2104 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

29 A ALIMENTAÇÃO EGÍPCIAS.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• As crianças deverão aprender sobre a culinária egípcia; • Deverão também perceber semelhanças e diferenças entre a nossa alimentação e a alimentação egípcia; • As crianças perceberão aspectos das comidas antes e depois do preparo; • Aprenderão a manusear e a preparar comidas...

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4458 acesso(s)

POLLYANNA REGIS COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

30 A culinária da África e suas heranças no Brasil: compreendendo nossa cultura

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Observar as heranças da culinária africana em nosso país; §         Conhecer a culinária da África; §         Produzir e experimentar um prato típico africano §         Perceber transformações químicas dos alimentos.

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10591 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações - 35990 acesso(s)

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROSANE BODANESE, CEIM MARIA LUNEDO , Santa Catarina - disse:
    bodaneserosane@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Esse assunto é muito abrangente e gostoso de ensinar, pois trabalha de maneira prazerosa e simples.


  • JANAINA, ALFREDINA DE OLIVEIRA FRANCISCONE , Rio de Janeiro - disse:
    CMUZY.JANAINA@GMAIL.COM

    05/04/2013

    Cinco estrelas

    ESTAVA COM MUITA DIFICULDADE E VOCÊS ME AJUDARAM,MUITO OBRIGADO. QUE DEUS OS ABENÇOE.


  • Amarante Plenobel, Araci Zerbal Teixeira , Rio Grande do Sul - disse:
    santaslittlehelper@fox.com

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    Nossa!!! Amei!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.