19/05/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas ao tema Alimentação e nutrição na Educação Infantil. As aulas do número 1 a 6 propõem um trabalho que explora as ideias iniciais das crianças em relação a alimentação saudável; pesquisas sobre os alimentos preferidos e consumidos pelas crianças, em casa e na escola e discutem a importância da higiene e de uma boa alimentação para se chegar na terceira idade com saúde. As aulas 7 e 8 tratam da importância do cultivo de hortas na escola para a promoção de uma alimentação saudável. As aulas 9 e 10 apresentam propostas para se trabalhar o tema alimentação utilizando a música. As aulas 11 a 13 trabalham o pomar como mais um espaço de produção e cultivo de alimentos e frutas como alternativa para uma alimentação saudável. A aula 14 trata da compra de gêneros para realização de uma aula de culinária e as aulas 15 a 19 mostram como realizar aulas culinárias com as crianças, preparando diferentes pratos. As aulas de número 20 a 23 mostram a importância do olfato, visão e paladar no ato de se alimentar. As aulas 24 e 25 apresentam propostas para um trabalho que integra arte e alimentação; a aula 26 trata da organização de um livro de receitas; a de número 27 mostra como organizar uma geladeira e as aulas de número 28 a 30 trata de características da alimentação mineira, egípcia e africana.
Maria de Fátima Araújo - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
alimentação, nutrição, livro de receitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Ciências: conhecendo os nutrientes dos alimentos e criando hábitos saudáveis de alimentação
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Colher os frutos da horta e consumir coletivamente na escola; § Descobrir com as crianças os nutrientes de cada hortaliça plantada e sua utilidade em nossa alimentação; § Compreender a importância de uma alimentação saudável para se ter mais saúde; § ... 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23138 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Saúde e Higiene na educação infantil: uma conscientização divertida.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Explorar objetos de higiene pessoal: escova de dente, sabonete, toalhas, papel higiênico e compreender sua utilização. Compreender a importância de se ter hábitos saudáveis; Reforçar a importância de ter uma alimentação saudável e variada; Realizar experiências com frutas, est... 07/12/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 92735 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
A origem e o fim dos alimentos.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Promover a reflexão sobre a produção de alimento, de onde vem e como chega até nós. Conhecer os nossos hábitos alimentares e possíveis necessidades de readequação alimentar. Conhecer como é feito o lanche da escola. Identificar qual o destino dos alimentos... 21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20985 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Um prato cheio de saúde
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita ● Compreender que para o alimento chegar até a mesa, muito teve de ser feito; ● Perceber a importância dos alimentos para o crescimento; ● Possibilitar a crítica acerca do consumo pautado no desperdício; ● Reconhecer a diferença entre alimentos naturais e industrializados, que... 23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8742 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Alimentos do afeto e da cultura:
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Com esta aula é possível: - Diagnosticar os alimentos que compõem a dimensão afetivo-cultural das crianças; - Identificar o prato preferido de cada criança. 30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6502 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
“Quando eu for velhinho, serei assim...”: descobrindo a importância de uma alimentação saudável.
Educação Infantil | Natureza e sociedade - Explorar a fase do desenvolvimento humano referente à terceira idade; - Incentivar a construção e manutenção e hábitos alimentares saudáveis; - Promover e incentivar a prática do respeito com as pessoas idosas; - Desenvolver conceitos de saúde e longevidade relacionando- os ... 24/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5497 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Alimentos do afeto e da cultura: da horta pra cozinha.
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula espera-se que as crianças: - Compreenda a origem de alguns vegetais (legumes e verduras); - Observe como se produz alimentos na horta; - Perceba a diferença entre alguns vegetais; - Participe da preparação e degustação de um suco utilizando vegetais. 30/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6019 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
HORTA, UM SISTEMA ECOLÓGICO: na busca de um motivo para aprender
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Despertar o interesse por alimentos cultivados na horta; trabalhar em processo de cooperação; estabelecer relação um a um. 28/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5182 acesso(s) |
Maria José Campos Ferreira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
“O que é que tem na sopa do neném? :aprendendo sobre a alimentação"
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Aprender sobre a importância da alimentação para uma boa saúde; • Reconhecer e diferenciar alimentos; • Brincar e cantar com rimas; • Conhecer a preferência alimentar de cada família; • Construir uma pirâmide alimentar com recortes de revistas. 20/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 48539 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Alimentos do afeto e da cultura
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento - Ter contato com a arte musical; - Produzir, com a mediação do professor, uma lista de compras. - Estabelecer relações com o texto escrito, compreendendo suas funções. 17/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5264 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Um Passeio pelo Pomar
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Desenvolver a linguagem escrita; Visitar um local onde se planta alimentos (pomar ou horta); Colher alimentos para posterior degustação; Produzir um texto coletivo. 05/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6484 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Frutas: um jeito gostoso de aprender e se alimentar.
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade • Estimular o consumo de frutas de maneiras diversificadas na culinária; • Trabalhar o paladar a partir do reconhecimento de diferentes sabores; • Ampliar conhecimentos matemáticos; • Desenvolver a linguagem oral e escrita; • Realizar pesquisa; • Socializar os resultados da pe... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14309 acesso(s) |
Melina Brasil Silva Resende ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Frutas: para que comê-las?
Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer um nutricionista como o responsável por uma alimentação saudável e equilibrada. Reconhecer a importância das frutas para a nossa saúde. Conhecer e compreender a produção de alguns alimentos em cuja composição possuem frutas. 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8950 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
14 |
Alimentos do afeto e da cultura: comprando gêneros no mercado.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Com esta aula espera-se que as crianças: - Desenvolva atitudes de ir as compras e escolher gêneros alimentícios; - Construa noções de grandezas e medidas; - Utilize em situações reais os textos escritos. 30/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3723 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
Sanduíche divertido: a importância de uma alimentação saudável.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Esta aula é voltada para crianças de 4 a 6 anos. O aluno poderá aprender a: · Conhecer e reconhecer os alimentos ricos em nutrientes e destacar sua importância para o crescimento e o desenvolvimento humano; · Conscientizar sobre questões relacionadas ao desperdício e estimular... 30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6042 acesso(s) |
Melina Brasil Silva Resende ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
Alimentos do afeto e da cultura:preparação culinária
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula as crianças poderão: - Vivenciar o processo de preparação de uma sopa; - Desenvolver hábitos de higiene; - Acompanhar a preparação concomitante à leitura da receita culinária; - Familiarizar-se com grandezas e medidas; - Degustar coletivamente uma preparação feit... 30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4325 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
17 |
CARANGUEJO NÃO É PEIXE...Elaborando uma receita deliciosa
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula as crianças da educação infantil, poderão: Experimentar as transformações ocorridas no alimento - a carne de caranguejo; Vivenciar uma prática de escrita significativa e de forma contextualizada - a receita. 18/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5794 acesso(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
18 |
IOGURTE: sua elaboração no contexto da aula.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Observar as etapas da elaboração do iogurte; Deduzir como as bactérias agem no leite transformando-o em iogurte (fermentação bacteriana); relatar a sequência da elaboração do iogurte; nomear os ingredientes da elaboração do alimento; 21/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9497 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
19 |
Bolacha de Água e sal: a água como ingrediente culinário
Educação Infantil | Natureza e sociedade § Identificar a água como ingrediente para produção de alimentos e bebidas; § Explorar receitas culinárias que utilizem a água como ingrediente; § Perceber a importância da água para nossa saúde. 31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8503 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
SABORES, CORES E CHEIROS DOS NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Pesquisar receitas da culinária regional e escolher uma para a culinária Preparar um prato regional Registrar a receita do prato regional preparado, seguindo as normas da escrita desse gênero textual 13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8546 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
21 |
PALADAR: GOSTO E SABORES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Diferenciar sabores, degustar alimentos e identifica-los pelo sabor. Provar alimentos e tentar perceber a parte da língua que permite sentir o sabor; Saber que existe relação entre o órgão do paladar e o cérebro. 13/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 94388 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
22 |
Que gosto tem ?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Compreender que nossa língua tem pontos capazes de reconhecer sabores como salgado, doce, amargo e azedo; • As crianças deverão mostrar disposição ao degustar esses sabores, direcionando os alimentos para algumas partes da língua; • Elas poderão localizar as “papilas” gustat... 22/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6602 acesso(s) |
POLLYANNA REGIS COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
DEGUSTAÇÃO
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Observar e degustar alimentos; identificar características dos alimentos; desenvolver e ampliar a linguagem oral e escrita. 24/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9397 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
24 |
Arte e alimentação.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Identificar obras de arte que retratem alimentos; pesquisar e contextualizar a vida e obra do autor; incorporar elementos na releitura de obra de arte; participar da organização de um exposição. 05/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25533 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
25 |
Representando Alimentos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Visitar um supermercado e comprar frutas; Organizar cestas de alimentos (frutas) com as crianças; realizar um pic nic na sala para que as crianças degustem as frutas compradas; desenvolver a capacidade de representação, através do desenho e da pintura. 05/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4474 acesso(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
26 |
Livro de receitas: delícias de frutas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer alguns alimentos que podemos produzir utilizando as frutas; Compreender a transformação dos alimentos; Produzir um livro de receitas de alimentos feitas com as frutas; Ler e interpretar textos e imagens. 30/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27377 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
27 |
Alimentos do afeto e da cultura: aprendendo a arrumar a geladeira
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula espera-se que as crianças: - Compreendam a necessidade de acondicionamento dos alimentos na geladeira; - Identifiquem alimentos perecíveis de não perecíveis; - Aprendam a guardar os alimentos no local certo na geladeira. 30/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4001 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
28 |
A comida mineira.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Identificar as comidas tradicionais da cozinha mineira. Conhecer como a cultura está presente na culinária. Relacionar a cultura com o nosso dia-a-dia. Promover momentos de interação com o preparo desses alimentos. Abordar a receitas em uma perspectiva matemá... 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9828 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
29 |
A ALIMENTAÇÃO EGÍPCIAS.
Educação Infantil | Natureza e sociedade • As crianças deverão aprender sobre a culinária egípcia; • Deverão também perceber semelhanças e diferenças entre a nossa alimentação e a alimentação egípcia; • As crianças perceberão aspectos das comidas antes e depois do preparo; • Aprenderão a manusear e a preparar comidas... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9459 acesso(s) |
POLLYANNA REGIS COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
30 |
A culinária da África e suas heranças no Brasil: compreendendo nossa cultura
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Observar as heranças da culinária africana em nosso país; § Conhecer a culinária da África; § Produzir e experimentar um prato típico africano § Perceber transformações químicas dos alimentos. 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 34077 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Cinco estrelas 3 classificações - 64748 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Cinco estrelasEsse assunto é muito abrangente e gostoso de ensinar, pois trabalha de maneira prazerosa e simples.
05/04/2013
Cinco estrelasESTAVA COM MUITA DIFICULDADE E VOCÊS ME AJUDARAM,MUITO OBRIGADO. QUE DEUS OS ABENÇOE.
31/03/2011
Cinco estrelasNossa!!! Amei!!!