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Fígado: um órgão vital – Parte 1

 

16/08/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do fígado no corpo humano, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a importância do fígado para a manutenção da saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar as doenças que acometem o fígado humano, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto em questão e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema digestório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando os links abaixo.

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download dos vídeos o e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.

Vídeo – A importância do Fígado (3:15)

1

Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=5aVOJC_C79E(Acesso feito em 31/07/2013)

Vídeo –Problemas no Fígado

2

Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=sGLlj3GRigQ(Acesso feito em 31/07/2013)


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização
 

1 – Qual o tamanho médio do fígado e sua localização no corpo humano?

2 – Quais são as principais funções do fígado?

3 – O fígado é responsável em armazenar substâncias químicas (álcool, drogas, venenos e outras). Mas como ocorre a eliminação dessas substâncias? E quais órgãos são responsáveis por esse processo?

4 – O vídeo 1 alerta para riscos aos quais o fígado é exposto quando são utilizados de forma abusiva medicamentos sem prescrição médica. Explique que riscos são esses.

5 – Qual é a causa mais comum de doenças no fígado?

6 – Quais são os principais sintomas de doenças no fígado?

7 – O que é hepatite?

8 – Qual a relação existente entre o fígado e o sistema nervoso?

9 – O que causa acúmulo de gordura no fígado? Quais são as suas consequências?


Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o fígado, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:


- aos sintomas da doença designada para o grupo

- ao diagnóstico da doença designada para o grupo

- à prevenção da doença designada para o grupo

- ao tratamento da doença designada para o grupo
 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Hepatite A, B e  C

Disponível: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/hepatite-a/(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?229(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.quebreosilencio.com.br/(Acesso em 31/07/2013)


Grupo 2: Colangiteesclerosante primária

Disponível: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=28:colangite-esclerosante-primaria&catid=24:doencas&Itemid=50(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.hepcentro.com.br/colangite_esclerosante.htm(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.infoescola.com/doencas/colangite-esclerosante-primaria/  (Acesso em 31/07/2013)


Grupo 3: Esteatose hepática

Disponível:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=26:esteatose-hepatica&catid=24:doencas&Itemid=41(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-figado/doencas-hepaticas/Paginas/esteatose-hepatica.aspx(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://hepatite.org.br/hepatite/esteatose(Acesso em 31/07/2013)


Grupo 4: Varizes de esôfago

Disponível:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=23:varizes-de-esofago&catid=24:doencas&Itemid=26(Acesso em 31/07/2013)

Disponível: http://www.hepcentro.com.br/varizes.htm(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.medportal.com.br/blog/varizes-de-esofago-conduta-e-profilaxia/ (Acesso em 31/07/2013)


Grupo 5: Ascite

Disponível:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=22:ascite&catid=24:doencas&Itemid=26 (Acesso em 31/07/2013)

Disponível: http://www.hepcentro.com.br/ascite.htm(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://drauziovarella.com.br/letras/a/ascitebarriga-dagua/(Acesso em 31/07/2013)


Grupo 6: Cirrose

Disponível: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=21:cirrose&catid=24:doencas&Itemid=33(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.hepcentro.com.br/cirrose.htm(Acesso em 31/07/2013)

Disponível:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?75(Acesso em 31/07/2013)

Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 31/07/2013).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo “Fígado”, site Portal São Francisco
Disponível:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/figado-1.php(Acesso feito em 31/07/2013)

Artigo “Fígado”, site Biologia.com
Disponível: http://www.todabiologia.com/anatomia/figado.htm (Acesso feito em 31/07/2013)

Aula: Conhecendo o sistema digestório: o processo de digestão – UCA, site Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34718 (Acesso feito em 31/07/2013)


Sugestões de links para alunos:

Artigo “Funções do Fígado”, site Alunos Online
Disponível: http://www.alunosonline.com.br/biologia/funcoes-do-figado.html (Acesso feito em 31/07/2013)

Artigo “Fígado”, site Brasil Escola
Disponível:http://www.brasilescola.com/biologia/o-figado.htm(Acesso feito em 31/07/2013)

Apresentação: Fígado, site Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11014/sistema_digestorio3d.swf(Acesso feito em 31/07/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.

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