16/08/2013
Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as funções do fígado no corpo humano, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a importância do fígado para a manutenção da saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doenças que acometem o fígado humano, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Desenvolver a leitura relacionada com o assunto em questão e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas sobre o sistema digestório (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando os links abaixo.
Comentário: Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download dos vídeos o e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=5aVOJC_C79E(Acesso feito em 31/07/2013)
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=sGLlj3GRigQ(Acesso feito em 31/07/2013)
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – Qual o tamanho médio do fígado e sua localização no corpo humano?
2 – Quais são as principais funções do fígado?
3 – O fígado é responsável em armazenar substâncias químicas (álcool, drogas, venenos e outras). Mas como ocorre a eliminação dessas substâncias? E quais órgãos são responsáveis por esse processo?
4 – O vídeo 1 alerta para riscos aos quais o fígado é exposto quando são utilizados de forma abusiva medicamentos sem prescrição médica. Explique que riscos são esses.
5 – Qual é a causa mais comum de doenças no fígado?
6 – Quais são os principais sintomas de doenças no fígado?
7 – O que é hepatite?
8 – Qual a relação existente entre o fígado e o sistema nervoso?
9 – O que causa acúmulo de gordura no fígado? Quais são as suas consequências?
Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o fígado, consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doença designada para o grupo
- ao diagnóstico da doença designada para o grupo
- à prevenção da doença designada para o grupo
- ao tratamento da doença designada para o grupo
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto, como por exemplo o Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Hepatite A, B e C
Disponível: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/hepatite-a/(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?229(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.quebreosilencio.com.br/(Acesso em 31/07/2013)
Grupo 2: Colangiteesclerosante primária
Disponível: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=28:colangite-esclerosante-primaria&catid=24:doencas&Itemid=50(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.hepcentro.com.br/colangite_esclerosante.htm(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.infoescola.com/doencas/colangite-esclerosante-primaria/ (Acesso em 31/07/2013)
Grupo 3: Esteatose hepática
Disponível:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=26:esteatose-hepatica&catid=24:doencas&Itemid=41(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-figado/doencas-hepaticas/Paginas/esteatose-hepatica.aspx(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://hepatite.org.br/hepatite/esteatose(Acesso em 31/07/2013)
Grupo 4: Varizes de esôfago
Disponível:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=23:varizes-de-esofago&catid=24:doencas&Itemid=26(Acesso em 31/07/2013)
Disponível: http://www.hepcentro.com.br/varizes.htm(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.medportal.com.br/blog/varizes-de-esofago-conduta-e-profilaxia/ (Acesso em 31/07/2013)
Grupo 5: Ascite
Disponível:http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=22:ascite&catid=24:doencas&Itemid=26 (Acesso em 31/07/2013)
Disponível: http://www.hepcentro.com.br/ascite.htm(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://drauziovarella.com.br/letras/a/ascitebarriga-dagua/(Acesso em 31/07/2013)
Grupo 6: Cirrose
Disponível: http://www.icfigado.org/index.php?option=com_content&view=article&id=21:cirrose&catid=24:doencas&Itemid=33(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.hepcentro.com.br/cirrose.htm(Acesso em 31/07/2013)
Disponível:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?75(Acesso em 31/07/2013)
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 31/07/2013).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Sugestões de links para professores:
Artigo “Fígado”, site Portal São Francisco
Disponível:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/figado-1.php(Acesso feito em 31/07/2013)
Artigo “Fígado”, site Biologia.com
Disponível: http://www.todabiologia.com/anatomia/figado.htm (Acesso feito em 31/07/2013)
Aula: Conhecendo o sistema digestório: o processo de digestão – UCA, site Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34718 (Acesso feito em 31/07/2013)
Sugestões de links para alunos:
Artigo “Funções do Fígado”, site Alunos Online
Disponível: http://www.alunosonline.com.br/biologia/funcoes-do-figado.html (Acesso feito em 31/07/2013)
Artigo “Fígado”, site Brasil Escola
Disponível:http://www.brasilescola.com/biologia/o-figado.htm(Acesso feito em 31/07/2013)
Apresentação: Fígado, site Portal do Professor
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11014/sistema_digestorio3d.swf(Acesso feito em 31/07/2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!