18/08/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representação do planeta Terra.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos conceitos de clima e de tempo, para maiores informações acessar a aula “Como orientar os alunos a perceberem a diferença entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)” ”publicada no Portal do Professor no endereço web "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36847". Leve para a sala de aula o mapa-múndi para colaborar com o desenvolvimento da atividade.
Apresente o fragmento da música “País tropical”. Se possível, leve para a sala de aula a música para que os alunos ouçam.
“Moro num país tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza [...]”
Letra: Fragmento daMúsica País Tropical
Fonte: http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/wilson-simonal/45795-pais-tropical/
Acesso em: julho de 2013
1. Peça para que identifiquem os elementos geográficos presentes no fragmento da canção. Poderão destacar as palavras: país, tropical e natureza. Possibilite que apresentem as relações que estabeleceram entre as palavras e a Geografia.
2. Retome a palavra “país” e discuta a localização territorial do Brasil no continente americano e no mundo, destaque as linhas imaginárias que cortam o território brasileiro. Também destaque a palavra “tropical” e questione-os sobre a possível relação existente entre a localização do Brasil e o clima tropical.
3. Possibilite que apresentem as características do clima do lugar em que vivem.
SEGUNDO MOMENTO
Professor(a) converse com os alunos sobre a relação existente entre a localização do território na superfície do planeta e o clima.
Apresente para os alunos o globo terrestre e retome a conversa sobre a forma do planeta Terra. Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a relação existente entre a forma do planeta e os diferentes tipos de clima. Para tanto, leve para a sala de aula uma fonte alternativa de luz que poderá ser uma lanterna e a use para fazer o papel do Sol para iluminar o globo terrestre. Peça para que observem a iluminação no globo.
Imagem: Experiência movimento de rotação
Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTvkMvmabI5sVvjEBz_IXvT4dwJXm-hGJ5y9fbvCGHRrBrkGXbFjGfcBI
Acesso em:julho de 2013
Questione-os:
A iluminação chega de forma igual em todo o planeta?
Apresente a imagem abaixo e destaque que devido à forma esférica do planeta Terra e o seu eixo de inclinação os raios solares não chegam com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta e que, ao longo deste caminho, também ocorre à perda de calor.
Imagem: Planeta Terra – raios solares no planeta Terra
Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQpEIntgZ-FkG2KXez3MQTV_2RM58w1U8uphsWiCKhmwGr60OuavA
Acesso em: julho de 2013
As linhas imaginárias que circundam o planeta Terra são utilizadas, também, para identificar as zonas climáticas, conforme imagem a seguir:
Imagem: Planeta Terra – zonas climáticas
Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas_ficheiros/zonas.JPG
Acesso em: julho de 2013
Roteiro de atividades (Parte 1):
Na imagem abaixo realize as seguintes atividades:
1. Escreva o nome dos principais paralelos do planeta Terra.
2. Escreva o nome das zonas climáticas do planeta Terra.
3. Utilizando cores diferentes pinte as zonas climáticas do planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra – zonas climáticas e linhas imaginárias
Disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRUxwWFjECrJ1rK1m9Z_Ldr_nYeiL8DHh8HltH-k7Vmw9JT8vR
Acesso em: julho de 2013
No mapa abaixo realize as atividades propostas:
Imagem: Mapa-Múndi
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF
Acesso em: julho de 2013
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a) utilize a charge abaixo para mobilizar a discussão e a pesquisa sobre as mudanças do clima no planeta Terra.
Roteiro de atividades (Parte 2):
Observe a charge abaixo:
Imagem: Charge aquecimento global
Disponível em: http://www.humorpolitico.com.br/wp-content/uploads/2012/06/fim-da-rio-mais-vinte-220612-bruno-humor-politico-495x420.jpg
Acesso em: julho de 2013
Tendo como referência o problema do aquecimento global retratado pela charge faça uma pesquisa e registre no seu caderno:
Professor(a) no dia combinado deixe que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas. Se possível, produza em tamanho A3 o mapa-múndi e realize um trabalho coletivo. Neste mapa os alunos poderão registrar por meio de imagens, desenhos ou palavras, as consequências do aquecimento global na zona climática pesquisada por eles. Este material poderá ficar em exposição temporária na escola.
Fontes de pesquisa
Os alunos poderão pesquisar em livros disponíveis na biblioteca da escola ou em sites.
Indicação de sites
Instituto ciência hoje. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?b_start:int=60&listasubject=Mudan%C3%A7a%20clim%C3%A1tica
Para salvar o planeta. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/
Ciência hoje. Disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=chj&pag=17
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: http://www.inpe.br/
Imagem: Mapa-Múndi
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF
Acesso em: julho de 2013
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http:// http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: julho de 2013
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Disponível em: http://www.inpe.br/
Acesso em: julho de 2013
Para salvar o planeta
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/
Acesso em: julho de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!