Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Identificando e conhecendo as zonas climáticas do planeta Terra

 

18/08/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Identificar a existência das zonas climáticas do planeta Terra;
  • Compreender as características das zonas climáticas do planeta Terra;
  • Reconhecer que as paisagens estão sofrendo alterações devido ao aquecimento global.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de pontos cardeais, de forma e de representação do planeta Terra.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

ATIVIDADE  

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) resgate com seus alunos os conhecimentos relativos aos conceitos de clima e de tempo, para maiores informações acessar a aula “Como orientar os alunos a perceberem a diferença entre tempo e clima e como interferem na vida dos seres humanos? (UCA)” ”publicada no Portal do Professor no endereço web "http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36847". Leve para a sala de aula o mapa-múndi para colaborar com o desenvolvimento da atividade.

Apresente o fragmento da música “País tropical”. Se possível, leve para a sala de aula a música para que os alunos ouçam.

 

“Moro num país tropical

Abençoado por Deus

E bonito por natureza [...]”

Letra: Fragmento daMúsica País Tropical

 

Fonte: http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/wilson-simonal/45795-pais-tropical/

Acesso em: julho de 2013

 

1. Peça para que identifiquem os elementos geográficos presentes no fragmento da canção. Poderão destacar as palavras: país, tropical e natureza. Possibilite que apresentem as relações que estabeleceram entre as palavras e a Geografia.

2. Retome a palavra “país” e discuta a localização territorial do Brasil no continente americano e no mundo, destaque as linhas imaginárias que cortam o território brasileiro. Também destaque a palavra “tropical” e questione-os sobre a possível relação existente entre a localização do Brasil e o clima tropical.

3. Possibilite que apresentem as características do clima do lugar em que vivem.

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) converse com os alunos sobre a relação existente entre a localização do território na superfície do planeta e o clima.

Apresente para os alunos o globo terrestre e retome a conversa sobre a forma do planeta Terra.  Possibilite que, coletivamente, os alunos reflitam sobre a relação existente entre a forma do planeta e os diferentes tipos de clima. Para tanto, leve para a sala de aula uma fonte alternativa de luz que poderá ser uma lanterna e a use para fazer o papel do Sol para iluminar o globo terrestre. Peça para que observem a iluminação no globo.

 

 Experiência movimento de rotação

Imagem: Experiência movimento de rotação

Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTvkMvmabI5sVvjEBz_IXvT4dwJXm-hGJ5y9fbvCGHRrBrkGXbFjGfcBI

Acesso em:julho de 2013

Questione-os:

A iluminação chega de forma igual em todo o planeta?

Apresente a imagem abaixo e destaque que devido à forma esférica do planeta Terra e o seu eixo de inclinação os raios solares não chegam com a mesma intensidade em todos os lugares do planeta e que, ao longo deste caminho, também ocorre à perda de calor.

 

Planeta Terra – raios solares no planeta Terra

  Imagem: Planeta Terra – raios solares no planeta Terra

Disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQpEIntgZ-FkG2KXez3MQTV_2RM58w1U8uphsWiCKhmwGr60OuavA

Acesso em: julho de 2013

 

As linhas imaginárias que circundam o planeta Terra são utilizadas, também, para identificar as zonas climáticas, conforme imagem a seguir:

 

Planeta Terra – zonas climáticas 

Imagem: Planeta Terra – zonas climáticas

Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas_ficheiros/zonas.JPG

Acesso em: julho de 2013

Roteiro de atividades (Parte 1):

Na imagem abaixo realize as seguintes atividades:

1. Escreva o nome dos principais paralelos do planeta Terra.

2. Escreva o nome das zonas climáticas do planeta Terra.

3. Utilizando cores diferentes pinte as zonas climáticas do planeta Terra.

 

Planeta Terra – zonas climáticas e linhas imaginárias 

Imagem: Planeta Terra – zonas climáticas e linhas imaginárias

Disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRUxwWFjECrJ1rK1m9Z_Ldr_nYeiL8DHh8HltH-k7Vmw9JT8vR

Acesso em: julho de 2013

 

No mapa abaixo realize as atividades propostas:

 Mapa-Múndi

Imagem: Mapa-Múndi

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF

Acesso em: julho de 2013

 

  1.  Escreva o nome das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra.
  2. Pinte o mapa de acordo com a legenda.
  3. Localize a América do Sul.
  4. Quais são as linhas imaginárias que passam pela América do Sul?
  5. Em que hemisférios se localizam a América do Sul?
  6. Em que zona climática se localiza a maior parte da América do Sul?

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) utilize a charge abaixo para mobilizar a discussão e a pesquisa sobre as mudanças do clima no planeta Terra.

Roteiro de atividades (Parte 2):

Observe a charge abaixo:

Charge aquecimento global 

Imagem: Charge aquecimento global

Disponível em: http://www.humorpolitico.com.br/wp-content/uploads/2012/06/fim-da-rio-mais-vinte-220612-bruno-humor-politico-495x420.jpg

Acesso em: julho de 2013

 

  1. Para você de que problema a charge trata?
  2. Para você quais são as causas deste problema?
  3. E as consequências para o planeta Terra e os seres humanos?

 

Tendo como referência o problema do aquecimento global retratado pela charge faça uma pesquisa e registre no seu caderno:

  1. Escolha uma das zonas climáticas do planeta Terra;
  2. Identifique as principais características da zona climática selecionada;
  3. Conheça as principais causas do aquecimento global no planeta Terra;
  4. Analise as consequências do aquecimento global nesta zona climática do planeta.

Professor(a) no dia combinado deixe que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas. Se possível, produza em tamanho A3 o mapa-múndi e realize um trabalho coletivo. Neste mapa os alunos poderão registrar por meio de imagens, desenhos ou palavras, as consequências do aquecimento global na zona climática pesquisada por eles. Este material poderá ficar em exposição temporária na escola.

 

Fontes de pesquisa

Os alunos poderão pesquisar em livros disponíveis na biblioteca da escola ou em sites.

Indicação de sites

Instituto ciência hoje. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/categorias?b_start:int=60&listasubject=Mudan%C3%A7a%20clim%C3%A1tica

Para salvar o planeta. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/

Ciência hoje. Disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=chj&pag=17

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: http://www.inpe.br/

 

 Mapa-Múndi

Imagem: Mapa-Múndi

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF

Acesso em: julho de 2013

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http:// http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: julho de 2013

 

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Disponível em: http://www.inpe.br/

Acesso em: julho de 2013

 

Para salvar o planeta  

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/para-salvar-o-planeta/

Acesso em: julho de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a relação entre a forma da Terra e as zonas climáticas;
  5. A capacidade de perceber as alterações no clima do planeta provocadas pelo aquecimento global.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.