16/08/2013
Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as funções do coração no corpo humano, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a importância do coração para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doenças que acometem o coração humano, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas sobre o Sistema Cardiovascular (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a apresentação do vídeo e dos áudios. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo e ouvir os áudios nos computadores acessando os links abaixo.
Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download do vídeo e dos áudios e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Vale destacar que os áudios são referentes ao acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Na Onda da Vida Especial, sendo que ambos abordam variados aspectos a respeito do ritmo cardíaco e das tecnologias que podem ser usadas para melhor funcionamento do coração. Para evitar que os alunos se distraiam durante a exibição dos áudios, cabe ao professor lhes apresentar antecipadamente o Questionário de Contextualização, que deverá ser respondido com base nas informações veiculadas por meio do vídeo e dos áudios. E é válido mencionar que, se considerar pertinente, o professor pode ainda explorar outras parte do Programa Na Onda da Vida Especial dedicadas ao assunto.
Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas e entrevistas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo e dos áudios seguida da discussão.
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=Hf23USnHDjc(Acesso feito em 02/07/2013)
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo e dos áudios.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
O computador e o projetor multimídia poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um documento de um editor de texto, como por exemplo do software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – Defina o ciclo cardíaco.
2 – Qual a função dos átrios e ventrículos?
3 – Qual é o caminho percorrido pelo sangue quando o mesmo passa pela artéria aorta?
4 – Quais relações existem entre questões emocionais e doenças que acometem o coração?
5 – Qual a relação entre a pressão alta e o coração? Explique
6 – Como funciona o marca passo biológico?
7 – O que a reação de fuga ou luta tem a ver com a evolução do coração?
Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em dez grupos, preferencialmente com, pelo menos, três integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Observação:
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos dez grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma doença que acomete o coração, consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos dez grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doença designada para o grupo;
- ao diagnóstico da doença designada para o grupo;
- à prevenção da doença designada para o grupo;
- ao tratamento da doença designada para o grupo;
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Angina
Disponível: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://drauziovarella.com.br/letras/a/angina/(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://www.infoescola.com/saude/angina/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 2: Infarto do miocárdio
Disponível: http://www.abc.med.br/p/22385/infarto+do+miocardio.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://www.coracaoalerta.com.br/o-que-e-infarto-do-miocardio/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 3: Arritmia cardíaca
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/arritmia-cardiaca/(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.arritmiacardiaca.com.br/p_entendendo04.php (Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/arritmia-cardiaca (Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 4: Parada cardiorrespiratória
Disponível: http://www.infoescola.com/saude/parada-cardiorrespiratoria/(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3998/parada_cardiorrespiratoria_pcr.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.unesc.net/portal/capa/index/243/5030(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 5: Valvulopatias
Disponível: http://www.infoescola.com/cardiologia/valvulopatias/ (Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=120(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.clinicasaadi.com.br/sistema-cardiovascular/doencas/valvulopatias/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 6: Doença cardíaca congênita
Disponível:http://www.infoescola.com/cardiologia/doenca-cardiaca-congenita/ (Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://www.incorcrianca.com.br/fami_doencas_congenitas.asp(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://medicos-especialistas.blogspot.com.br/2013/01/doenca-cardiaca-congenita.html (Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 7: Prolapso da válvula mitral
Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.mdsaude.com/2009/07/prolapso-da-valvula-mitral.html(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-de-a-a-z/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 8: Pericardite
Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pericardite(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/pericardite/(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?324(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 9: Disfunções da aorta (síndrome de Marfan)
Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-marfan(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.unifesp.br/dmed/cardio/marfan/alt_cardio.htm (Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-marfan/(Acesso feito em 02/08/2013)
Grupo 10: Doença de Chagas
Disponível: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Disponível:http://drauziovarella.com.br/letras/c/doenca-de-chagas/(Acesso feito em 02/08/2013)
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 02/08/2013).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Nome | Tipo |
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Coração: fisiologia e tecnologia - Parte 1 | Áudio |
Coração: fisiologia e tecnologia - Parte 2 | Áudio |
Sugestões de links para professores:
Aula “Conhecendo o sistema cardiovascular - UCA”, site Portal do Professor
Disponível:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37846(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo “Vida e Saúde”, site Terra
Disponível: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/doencas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)
Vídeo “Anatomia do Coração”, site Youtube
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=6iVPrUostC0(Acesso feito em 02/08/2013)
Sugestões de links para alunos:
Artigo “Doenças do Coração”, site Info Escola
Disponível:http://www.infoescola.com/cardiologia/doencas-do-coracao/(Acesso feito em 02/08/2013)
Artigo “Funcionamento do coração humano”, site Youtube
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=XmUJmu5u3Xw(Acesso feito em 02/08/2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate, na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.
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