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Coração: uma batida perfeita – Parte 1

 

16/08/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do coração no corpo humano, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a importância do coração para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar as doenças que acometem o coração humano, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o Sistema Cardiovascular (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a apresentação do vídeo e dos áudios. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo e ouvir os áudios nos computadores acessando os links abaixo.

Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download do vídeo e dos áudios e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

Vale destacar que os áudios são referentes ao acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Na Onda da Vida Especial, sendo que ambos abordam variados aspectos a respeito do ritmo cardíaco e das tecnologias que podem ser usadas para melhor funcionamento do coração. Para evitar que os alunos se distraiam durante a exibição dos áudios, cabe ao professor lhes apresentar antecipadamente o Questionário de Contextualização, que deverá ser respondido com base nas informações veiculadas por meio do vídeo e dos áudios. E é válido mencionar que, se considerar pertinente, o professor pode ainda explorar outras parte do Programa Na Onda da Vida Especial dedicadas ao assunto.

Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas e entrevistas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo e dos áudios seguida da discussão.

Vídeo –Biologia (Fisiologia): O coração (2:38)

6

Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=Hf23USnHDjc(Acesso feito em 02/07/2013)

 

 

 

 

 

 

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo e dos áudios.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um documento de um editor de texto, como por exemplo do software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.


Questionário de Contextualização

1 – Defina o ciclo cardíaco.

2 – Qual a função dos átrios e ventrículos?

3 – Qual é o caminho percorrido pelo sangue quando o mesmo passa pela artéria aorta?

4 – Quais relações existem entre questões emocionais e doenças que acometem o coração?

5 – Qual a relação entre a pressão alta e o coração? Explique

6 – Como funciona o marca passo biológico?

7 – O que a reação de fuga ou luta tem a ver com a evolução do coração?


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em dez grupos, preferencialmente com, pelo menos, três integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos dez grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma doença que acomete o coração, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos dez grupos a coletar dados referentes:


- aos sintomas da doença designada para o grupo;

- ao diagnóstico da doença designada para o grupo;

- à prevenção da doença designada para o grupo;

- ao tratamento da doença designada para o grupo;


Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:


Grupo 1: Angina

Disponível: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/letras/a/angina/(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/saude/angina/(Acesso feito  em 02/08/2013)


Grupo 2: Infarto do miocárdio

Disponível: http://www.abc.med.br/p/22385/infarto+do+miocardio.htm(Acesso feito  em 02/08/2013)

Disponível: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_03/cap_027.html#top(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://www.coracaoalerta.com.br/o-que-e-infarto-do-miocardio/(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 3: Arritmia cardíaca

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/arritmia-cardiaca/(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.arritmiacardiaca.com.br/p_entendendo04.php (Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/arritmia-cardiaca (Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 4: Parada cardiorrespiratória

Disponível: http://www.infoescola.com/saude/parada-cardiorrespiratoria/(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/3998/parada_cardiorrespiratoria_pcr.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.unesc.net/portal/capa/index/243/5030(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 5: Valvulopatias

Disponível: http://www.infoescola.com/cardiologia/valvulopatias/ (Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=120(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.clinicasaadi.com.br/sistema-cardiovascular/doencas/valvulopatias/(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 6: Doença cardíaca congênita

Disponível:http://www.infoescola.com/cardiologia/doenca-cardiaca-congenita/ (Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://www.incorcrianca.com.br/fami_doencas_congenitas.asp(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://medicos-especialistas.blogspot.com.br/2013/01/doenca-cardiaca-congenita.html (Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 7:  Prolapso da válvula mitral

Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.mdsaude.com/2009/07/prolapso-da-valvula-mitral.html(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-de-a-a-z/prolapso-da-valvula-mitral(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 8: Pericardite

Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pericardite(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/pericardite/(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?324(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 9: Disfunções da aorta (síndrome de Marfan)

Disponível:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-marfan(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.unifesp.br/dmed/cardio/marfan/alt_cardio.htm (Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-marfan/(Acesso feito em 02/08/2013)


Grupo 10: Doença de Chagas

Disponível: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-chagas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Disponível:http://drauziovarella.com.br/letras/c/doenca-de-chagas/(Acesso feito em 02/08/2013)


Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario(Acesso em 02/08/2013).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coração: fisiologia e tecnologia - Parte 1 Áudio
Coração: fisiologia e tecnologia - Parte 2 Áudio
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Aula “Conhecendo o sistema cardiovascular - UCA”, site Portal do Professor
Disponível:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37846(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo “Vida e Saúde”, site Terra
Disponível: http://www.terra.com.br/saude/especiais/coracao/doencas.htm(Acesso feito em 02/08/2013)

Vídeo “Anatomia do Coração”, site Youtube
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=6iVPrUostC0(Acesso feito em 02/08/2013)

Sugestões de links para alunos:

Artigo “Doenças do Coração”, site Info Escola
Disponível:http://www.infoescola.com/cardiologia/doencas-do-coracao/(Acesso feito em 02/08/2013)

Artigo “Funcionamento do coração humano”, site Youtube
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=XmUJmu5u3Xw(Acesso feito em 02/08/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate, na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.

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