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De onde vem o livro?

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Entender de onde vem o livro.
  • Produzir pequenos textos.
  • Ler e interpretar diferentes gêneros textuais.
  • Elaborar ilustrações de uma história.
  • Confeccionar materiais alternativos.
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
  •  Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando pelo menos o 3º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa “TV Escola. De onde vem o livro. Série: DE ONDE VEM?”. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Duração: 4min13seg. Acesso em 12 de agosto de 2013.

A Série de 20 programas de animação é apresentada por uma criança muito curiosa, a Kika, que procura entender a origem das coisas e nos ajuda a entender de onde vem uma porção de coisas, como por exemplo, o Livro, de forma acessível e bem humorada.

Professor inicie com a rodinha para falar sobre o assunto de sua aula. Questione os alunos se eles sabem de onde vem o livro.  Deixe os alunos darem suas opiniões e registre suas hipóteses sobre esta questão. Elas serão usadas em outro momento da aula.

Como é possível que alguém consiga não gostar de livros!

É preciso estar atento a esta questão, pois dizem os estudiosos que a ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo escritor.

Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social que estivermos.

Por isso leia bastante, seja um gibi, um conto ou uma história... Mas leia!

Será que existe alguma criança que detesta livros, que não gosta de ler? Vocês conhecem? Isso é outra história!

Aula 1. História “A menina que detestava livros”

Atividade 1. Apresente a história online “A menina que detestava livros”. Autora: Manjusha Pawagi. Disponível em: http://www.slideshare.net/bibabeamial/a-menina-que-detestava-livros-manjusha-pawagi. Acesso em 12 de agosto de 2013. Utilize o Data Show ou leve os alunos para o Laboratório de Informática.

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Fonte: http://bibliotecaventura.blogspot.com.br/2011/10/menina-que-detestava-livros-e-voces.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 2.Disponibilize a história aos alunos e faça a leitura junto com eles. Em seguida proponha uma roda de discussão sobre a história.

Sugestões de perguntas para a roda de discussão:

1) O que Mina achava sobre aquela imensa quantidade de livros pela casa?

2) Porque Max, o gatinho de Mina, também detestava livros?

3) Onde Max estava quando Mina estava a sua procura? Qual foi a primeira reação da menina?

4) O que aconteceu quando Mina escorregou da pilha de livros e estes começaram a cair?

5) Que tipos de personagens começaram a sair dos livros?

6) O que Mina fez para que os personagens voltassem para os livros?

7) Quando os pais da menina chegaram, qual foi a surpresa deles?

8) Porque Mina começou a ler livros?

9) E você, gosta de ler? Tem costume de ler livros?

10) Qual livro que você mais gostou de ler?

11) Em casa, sua família tem o hábito de ler?

12) Você acha importante a leitura para as crianças? Como ela pode te ajudar no processo de aprendizagem?

Professor explique aos alunos que por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, cria uma relação próxima com a escrita, além de ajudar a fixar a grafia correta das palavras, portanto auxilia na alfabetização aluno.

Atividade 3. Para registrar a conversa da roda de discussão, solicite aos alunos que escrevam sobre a história.

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Fonte: Imagem da própria autora

Atividade 4. Faça uma roda com os alunos e explique que existem vários tipos de livros que chamamos de família ou gênero literário e agrupa textos dotados de características comuns: romance, novela, poesia, teatro, história em quadrinhos, dicionário, bibliografia, policial, contos, históricos, religiosos etc. Dê uma dica para os alunos, se necessário, sobre o significado de cada um dos gêneros literários citados.

Professor para auxiliar na atividade e conhecer um pouco mais sobre o assunto acesse o site “Revista Literária”. Disponível em: http://www.revistaliteraria.com.br/generos.htm. Acesso em 12 de agosto de 2013.  Ressalte também que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.

Atividade 5. Entregue para cada aluno um ficha para que ele coloque o tipo de livro que ele mais gosta ou tem o hábito de ler. Depois de preenchida a ficha, proponha a confecção de um gráfico em um cartaz.

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Fonte: Imagem da própria autora.

Solicite aos alunos que colem sua ficha no cartaz de acordo com o tipo de livro que mais gosta. Professor tenha nesse cartaz o nome de todos os tipos de livros que explicou para a turma.

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Fonte: Imagem da própria autora.

 

Aula 2. Visitando uma biblioteca.

Atividade 1. Professor proponha aos alunos que entrevistem seus pais ou responsáveis sobre o seus hábitos de leitura. Entregue duas folhas contendo perguntas para levarem para casa e entrevistarem duas pessoas da sua família.

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Fonte da imagem: http://blogeditoraleitura.com/2010/03/12/a-importancia-da-leitura-no-mundo-contemporaneo/. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Sugestão de Roteiro de Pesquisa:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 2. Depois de entregar os Roteiros de Pesquisa, proponha aos alunos uma visita à biblioteca da escola. Se for necessário, agende um horário na biblioteca para a visita dos alunos. A presença da bibliotecária é de suma importância. Antes da visita, entregue uma folha em branco, na qual cada aluno escreverá uma dúvida ou pergunta sobre a biblioteca que será dirigida para o/a responsável.

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Fonte da imagem: http://seceducacaoata.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Na biblioteca, juntamente com a bibliotecária, procure explicar para os alunos:

1) Em que horário a biblioteca está disponível para os alunos.

2) Como os livros são organizados.

3) Quais os tipos de livros que existem neste acervo.

4) Quais tipos de livros são mais requisitados pelos alunos.

Atividade 3. Proponha aos alunos uma “Viagem ao mundo dos livros” com a leitura de alguns livros que eles escolherem. Professor, leia com os alunos algumas histórias e solicite que eles leiam também alguns trechos do livro.

Finalizada a dinâmica, informe aos alunos que na próxima aula eles entregarão e socializarão as entrevistas com os colegas.

 

Aula 3. O hábito da leitura da minha família – Socializando a entrevista

Atividade 1. Proponha um momento para socialização das entrevistas realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem os comentários da entrevista com os familiares sobre o hábito da leitura no cotidiano. Em relação à quarta pergunta da entrevista, organize uma lista com o nome dos tipos de livros que os familiares da turma mais se identificam. Solicite para cada aluno escrever em uma ficha o nome do gênero literário e proponha a confecção de um gráfico semelhante aos que fizeram na aula anterior.

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Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 2. Depois de construído o gráfico, cole-o junto com o quadro do gráfico da aula passada e peça para os alunos compararem.

Redija, em conjunto com os alunos, um parágrafo no quadro sobre os tipos de filmes dos alunos e de seus familiares, descrevendo as principais observações feitas por eles durante a comparação dos gráficos.

Professor solicite que os alunos colem a pesquisa no caderno e escreva o parágrafo de conclusão.

Exemplo de parágrafo: “Após analisar os gráficos observamos que nossa turma gosta muito de livros de gênero policial que tem por característica uma história com a presença de crime, de investigação e de mistério e, o gênero menos lido por nós é o romance. Já na nossa família, eles adoram livros que relatem a história de um povo, um lugar ou de uma época”.

Atividade 3. Convide os alunos para conhecer melhor de onde vem o livro:

“Agora que conhecemos vários tipos de livros, lemos outros tão legais e até conhecemos uma biblioteca, de onde será que vem o livro? Como será que ele é feito? Vamos investigar?”

“Vou apresentar para vocês a Kika, uma menina bem curiosa e esperta para explicar de onde vem o livro”.

História: De onde vem o livro? Duração: 04min13seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 12 de agosto de 2013.

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Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2414. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Professor na sequência apresente aos alunos a história “De onde vem o livro”. Para apresentar a história é necessário que os alunos utilizem seus notebooks do Projeto Um computador por Aluno/UCA. Caso a escola não conte com tal projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou utilize o Data Show.

Antes de ler a história, oriente aos alunos que prestem atenção na resposta dada a Kika sobre a origem do livro, para depois compararem com a resposta dada por eles no início da aula.

Atividade 4. Após a apresentação da história, faça uma roda de conversa e proponha algumas perguntas problematizadoras sobre o vídeo:

1) Vocês sabiam de onde vinham os livros?

2) Analisem a  resposta dada pelo autor do livro e comparem com a resposta dada por vocês no início da aula sobre de onde vieram os livros. Identifiquem o que há de comum e de diferente entre a resposta de vocês e a da Kika.

3) Qual informação que Kika nos apresentou que foi mais interessante?

4) Vocês observaram como era diferente o modo de escrita no livros pelos chineses?

5) Vocês tinham ideia de que para construir um livro precisava de passar por tantas etapas?

6) Quais são as etapas da confecção de um livro?

Professor informe aos alunos que estudarão o vídeo em duas partes:

  • 1ª parte: Retomando a origem da escrita dos livros e;
  • 2ª parte: A construção de um livro.

 

Aula 4. Retomando a origem da escrita dos livros.

Professor retome com os alunos o que Kika apresentou no vídeo sobre como, antigamente, os chineses escreviam os livros de magias, como eles utilizavam uma espécie de “carimbo” para formar as palavras e as frases. Proponha a turma que eles escrevam como os chineses escreviam, utilizando carimbos.

Atividade 1. Primeiramente, mostre para os alunos um carimbo e explique que ele tem três partes: 1º forma: desenho ou palavra desejada para fixar em algum papel; 2º cabo: cabo utilizado para segurar o carimbo; 3ª tinta: utilizada para dar cor a impressão.

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Fonte da imagem: http://www.carimbosreal.com.br/madeira.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 2. Depois de compreendido como é um carimbo, proponha a confecção de um carimbo com as letras do alfabeto. Para a confecção do carimbo será necessário: tesoura, cola, tinta acrílica, E.V.A. e pedaços de isopor.

1) Entregue aleatoriamente uma letra de papel e um pedaço de E.V.A., peça para que cada aluno contorne a letra no E.V.A. e recorte.

Modelo de letra.                            

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Fonte: Imagem da própria autora.

Material E.V.A.

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Fonte da imagem: http://pt.made-in-china.com/co_pidegree/product_Fire-Resistant-EVA-Foam_hrrnngrog.html. Acesso em 19 de agosto de 2013.

Modelo de letras recortadas

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Fonte da imagem: http://conexaotraezel.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html. Acesso em 19 de agosto de 2013.

2) Entregue um pequeno pedaço de madeira ou isopor para cada aluno e peça que eles colem a letra no pedaço de madeira ou isopor.

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Fonte da imagem: http://www.thecheesethief.com/2012/03/diy-extra-large-letter-stamps.html. Acesso em 12 de agosto de 2013.

3) Coloque a tinta acrílica em um pote.

Atividade 3. Coloque os carimbos em uma caixa em cima de uma mesa no centro da sala. Divida a turma em duplas e entregue uma folha em branco e um pote com tinta acrílica. A turma deverá estar em roda em volta da mesa com os carimbos. Proponha as duplas que escrevam nessa folha, uma frase sobre a importância da leitura na infância.

Atividade 4. A medida que a dupla elabora a frase, solicite que cada aluno da dupla por vez, pegue os carimbos das letras correspondentes as palavras escrita, passe no pote de tinta e carimbe sua folha. Solicite que cada aluno assine o nome no final da atividade.

Professor solicite aos alunos que mostrem a frase feita para que você possa corrigir algum erro ortográfico, antes que comecem a carimbar.

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Fonte da imagem: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/parceiros-acao-431402.shtml. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Professor, depois de terminada a atividade solicite que cada dupla apresente seu trabalho, lendo sua frase e explicando-a. Peça para os alunos colarem a atividade na parede da sala de aula.

 

Aula 5. Construindo um livro

Atividade 1. Juntamente com os alunos, relembre o caminho percorrido pelo livro enquanto era ainda uma simples “ideia” na cabeça do escritor, o trabalho do ilustrador e do diagramador, a confecção do fotolito que gerou a matriz, o trabalho da gráfica costurando e colando todas as folhas fotografadas até formar um livro de verdade.

O processo de confecção de um livro não termina aí, pois ainda tem que andar um bocado até chegar às livrarias, nas escolas, às bibliotecas e finalmente às nossas mãos.

Proponha aos alunos a confecção de um livro da própria turma baseado na história: “A revolta dos livrinhos”. Autora: Lielba Ramos e Aldo Domingos dos Santos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5_jENpVBvMo. Duração: 4min14seg. Acesso em 12 de agosto de 2013.

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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5_jENpVBvMo. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Atividade 2. Professor após a leitura da história para os alunos divida a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma parte da história.

Atividade 3. Entregue para cada grupo uma cartolina, a parte da história responsável e peça para que o grupo faça a ilustração da história. Solicite que os alunos assinem a ilustração que fizeram da história.

Sugestões de divisão da história:

1) Alunos na escola: na sala de jogos, pátio e sala de TV.

2) Biblioteca com os livros tristes.          

3) Livros revoltados: Português, Matemática, História, Ciências e Geografia.

4) Alunos de volta com os livros para a biblioteca e felizes.

Atividade 4. Professor confeccione um cartaz com dados do livro:

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Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 5. Cole os cartazes dos grupos no corredor da escola e proponha a apresentação da história para outras turmas do mesmo ano de ensino. Professor utilize filmadora e máquina fotográfica para registrar a apresentação.

Recursos Complementares

Como ensinar seu filho que ler é um prazer. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml. Acesso em 12 de agosto de 2013.

Gênero Literário. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/genero-literario/genero-literario.php. Acesso em 12 de agosto de 2013.

PESSOA, Maria Núbia. A história do livro. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23316. Acesso em 16 de agosto de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar as fases do processo da construção do livro; se conseguiram distinguir os gêneros literários; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Kelly, E.E.Professor Antonio Magalhães Alves , Minas Gerais - disse:
    kellyalme@hotmail.com

    05/09/2013

    Cinco estrelas

    Que legal!!Parabéns!!!Vou trabalhar com meus alunos.


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