18/08/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Expressar seus sentimentos, pensamentos e emoções por meio do desenho e da criação artística.
Elaborar brincadeiras com base nos materiais disponibilizados no espaço.
Trabalhar em grupo na organização dos espaços da sala.
Conhecer e identificar obras de arte de pintores conhecidos no Brasil e no mundo.
Esta aula é indicada para organização da sala de referência de crianças de 3 a 4 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar.
1º Momento: Um espaço para se expressar artisticamente.
Materiais necessários: Uma mesa e cadeiras, lápis de cor, tesoura sem ponta, cola, revistas para recorte, canetas hidrocor, giz de cera, papéis de diversas cores e tamanhos, potes pequenos com tinta, um pode com água.
Desenhar, pintar, recortar e colorir são atividades que fazem parte do cotidiano das crianças na educação infantil, contudo, percebemos que dificilmente os materiais para estas atividades estão disponíveis às crianças. É neste sentido que sugerimos a criação de espaço na sala de referência, em que estes materiais estejam disponíveis para as crianças. Para isso, o professor deve escolher um espaço da sala e ocupá-lo com uma mesa e cadeiras, próximo a este espaço o professor deve colocar um armário que as crianças tenham acesso rápido e ali organizar alguns materiais para desenho, recorte e pintura, tais materiais devem ser escolhidos com cautela, procurando favorecer a autonomia das crianças, mas também sua segurança.
A interação das crianças com esse espaço deve ser mediada pelos adultos, que ao auxiliá-las na utilização dos materiais estarão ensinando-lhes a forma correta de uso de cada material e o cuidado que devem ter no manuseio destes, procurando evitar o desperdício, bem como, a importância de deixar o espaço organizado após utilizá-lo. Observamos que no início a euforia das crianças com este espaço é grande, mas na medida em que compreendem a dinâmica de organização e começam a familiarizar-se com o espaço e os materiais, o grupo começa a utilizá-lo com mais cautela, por isso a intervenção do professor neste momento de apresentação do espaço é importante, para que juntos, adultos e crianças, elaborem combinados acerca de sua utilização e manutenção.
Espaço para pintura.
Imagem disponível em: http://modelosdemonografias.com.br/monografias/educacao/infantil/
Acesso em: 10/08/2013
2º Momento: Um lugar para brincar.
Materiais necessários: fantasias, brinquedos que possibilitem a brincadeira de casinha, tais como: panelinhas, fogão, talheres, potes e materiais reciclados (caixas de leite, pote de Nescau, potes de manteiga, etc.)
O brincar está presente no grupo todos os dias, isso porque compreendemos que o brincar e principalmente a brincadeira de papéis sociais é fundamental para a aprendizagem o desenvolvimento das crianças, já que o brincar é a atividade principal da criança, pois brincando a criança se apropria de modos de agir e de se relacionar com os outros, com os objetos e consigo mesma, mediado por signos culturais, desenvolvendo com isso os processos psicológicos superiores. (VYGOTSKI, 1987. apud. CARVALHO E QUINTEIRO, 2010).
Nesta perspectiva, o professor deverá organizar espaços que possibilitem a criação e o desenvolvimento destas brincadeiras. Os espaços organizados em pequenos cantos com materiais diversificados tem como objetivo ampliar o repertório das crianças sobre os papéis sociais presentes em nossa sociedade, bem como, vislumbrar as possibilidades de representá-los. Para isso, o professor deve reunir alguns materiais em parceria com as famílias, tais como, materiais reciclados, utensílios domésticos em desuso (panelas, talheres, potes de diversos tamanhos), bem como, se possível, com o auxílio das famílias, construir alguns mobiliários confeccionados com papietagem de caixas (ver recursos complementares), que constituirão o espaço da casinha.
Espaço para brincadeira
Arquivo Institucional – NDI/UFSC – 2013
Fotografia:Rúbia Demétrio
3º Momento: Um lugar para ficar só.
Materiais necessários: Lençóis e barbante.
A organização de um espaço em que as crianças possam se esconder ou ficar sozinhas quando considerarem necessário é importante e muito convidativo para elas, esse espaço pode ser confeccionado com alguns tecidos e barbantes que amarrados em pontos estratégicos da sala dão essa sensação de privacidade (ver imagens ilustrativas), para diversificar esse espaço pode-se disponibilizar, diariamente ou semanalmente, diferentes materiais, tais como: pista de carrinhos, livros, jogos e bonecas. Os tecidos para construção deste espaço podem ser solicitados as próprias famílias, que muitas vezes possuem lençóis ou cangas em desuso e que podem auxiliar na estruturação dos espaços e serem utilizados nas mais variadas brincadeiras.
Espaço para se esconder
Arquivo Institucional – NDI/UFSC – 2013
Fotografia: Rúbia Demétrio
4º Momento: As imagens que povoam as paredes da sala.
Materiais necessários: Imagens de obras de arte e papel contact.
Com o intuito de ampliar o repertório de imagens do grupo, bem como, promover o acesso ao conhecimento artístico e cultural, sugerimos ao professor que selecione algumas imagens de obras de arte para povoar os espaços da sala de referência, sugerimos os artistas Romero Brito, Tarsila do Amaral, Luciano Martins e Candido Portinari. A seleção das imagens pode ser realizada com as crianças, bem como, a escolha dos espaços que elas vão ocupar na sala de referência.
A utilização de imagens de obras de arte como parte da decoração do ambiente amplia o repertório imagético das crianças e possibilita a inserção neste mundo da produção e criação artística. No momento da impressão das imagens das obras, é importante que as mesmas tenham o nome do artista, a época que a obra foi produzida e o local onde o artista vivia. Com o passar do tempo, essas imagens devem ser substituídas, realizando uma nova seleção com o auxílio das crianças e de suas famílias.
Interação com as obras de arte
Arquivo Institucional – NDI/UFSC – 2013
Fotografia: Saskya Bodenmuller
Aulas com temáticas semelhantes:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181
Artigo sobre a temática:
Blog sobre espaço da educação infantil:
http://pedagogiacomainfancia.blogspot.com.br/2011/04/organizacao-do-espaco-na-educacao.html
Exemplo de mobiliário com material reciclado.
http://1.bp.blogspot.com/-j1R_bmiz2o8/UA8MVrtUhkI/AAAAAAAADaM/ZJwxuvtLavo/s1600/DSC04321.JPG
O professor deve observar e registrar como o grupo interage com os diferentes espaços propostos e de que forma a organização dos espaços alterou a relações estabelecidas entre as crianças do grupo. É importante perceber se o espaço amplia as possibilidades de brincadeira, diversificando os repertórios de papéis a serem vivenciados, e se os materiais e imagens disponibilizados no espaço auxiliam no processo de imaginação e criação das crianças.
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