20/08/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita de pequenos textos. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de ago. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".
Esta aula tem como parâmetro a temática: "Família". Ela resgata a história familiar dos alunos por meio da construção de álbum de figurinhas com personagens da família.
Família: papai, mamãe e irmãos. Só isso?
Professor, inicie sua aula de forma divertida, fazendo com que seus alunos se interessem pelo conteúdo que será proposto a seguir: a criação de um álbum de figurinhas com a temática família. Conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição do vídeo, permita que eles dancem e se envolvam com o ritmo da música. Providencie a letra da música dos Titãs "Família" e entregue a seus alunos para que possam acompanhar a canção.
Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenêm é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Sítio: “Letras.mus.br”. Música Família. Letra e vídeo completo da música disponível em: <http://letras.mus.br/titas/48973/#selecoes/48973/>. Acesso em: 08 de ago. 2013.
Professor, após a exibição do vídeo, abra uma roda de conversa e solicite que os alunos falem sobre seus familiares. Para motivá-los, se for conveniente, fale um pouco também de sua família. Ou você pode motivá-los com os seguintes questionamentos:
- Qual o número de pessoas de sua casa? Diga seus nomes e parentescos.
- Você tem irmãos recém-nascidos?
- Você tem irmãos muito mais velhos (mais de 10 anos) do que você?
- Seus pais comentam se pretendem ter mais filhos?
- Qual é a profissão de seus pais?
- Quem lhe deu esse nome? Seu pai, mãe ou outra pessoa?
- Seus familiares possuem animais de estimação?
Professor, você poderá trabalhar a leitura e a escrita a partir da música. Proponha que os alunos leiam em grupos: meninos leem uma estrofe e as meninas leem a seguinte. Outra possibilidade seria explorar a música, elaborando questões que eles devem localizar as respostas no texto.
Para aprofundar o assunto sobre família, proponha a seguinte atividade.
1) Você conhece esses personagens?
a)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são? _____________________________________________
Sítio: “Wikipédia, a enciclopédia livre”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
b)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são? ______________________________________________
Blog: "Zamenza”. Disponível em: <http://zamenza.blogspot.com.br/2011/06/grande-familia-nao-perde-o-folego.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
c)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?______________________________________________
Sítio: “Vitamina de Pimenta”. Disponível em: <http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/2012/07/familia-addams.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
d)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?_______________________________________________
Blog: "Vícios e distúrbios”. Disponível em: <http://viciosedisturbios.blogspot.com.br/2012/04/mania-de-familia-buscape.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
e)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?_______________________________________________
Sítio: “Pop Séries”. Disponível em: <http://popseries.com.br/2013/03/30/flashback-baby-e-sequestrado-em-familia-dinossauro/> . Acesso em: 09 de ago. 2013.
f)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?________________________________________________
Sítio: “Imagens Depósito”. Disponível em: <http://www.imagensdeposito.com/papel%20de%20parede/35919/pato+donald+e+turma+no+carro.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
g)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?________________________________________________
Sítio: “Somente coisas legais”. Disponível em: <http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/familias-da-tv-as-familias-mais-famosas-de-series-e-programas-de-televisao>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
h)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?________________________________________________
Sítio: “Somente coisas legais”. Disponível em: <http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/familias-da-tv-as-familias-mais-famosas-de-series-e-programas-de-televisao>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
i)
( ) SIM; ( ) NÃO. Quem são?________________________________________________
Sítio: CoolBoX. Disponível em: <http://www.magicoolbox.com/2011/03/curiosidades-todo-mundo-odeia-o-chris.html>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
Professor, após a roda de conversa inicial e a atividade que acabaram de realizar, comente com seus alunos que atualmente, cada vez mais surge novas configurações de famílias. Discuta com eles sobre as diferentes famílias que são representadas nas imagens que viram. Questione-os:
Depois, explique-lhes que antigamente, a família era padronizada: pai, mãe e seus filhos – geralmente muitos (é o caso da família Simpsons, apesar de ter apenas três filhos). De uma época para cá, a quantidade de filhos foi diminuindo e aumentando outros membros: genro, nora, tia, sobrinhos, primos, dentre outros (é o caso da “Grande Família”). Mais recente ainda, existem configurações de famílias com dois pais e nenhuma mãe ou duas mães e nenhum pai. Por mais delicado que seja tratar dessa questão, é necessário, pois, nada impede que algum dia, um aluno de sua escola venha vivenciar essa realidade.
Apesar de suas diferenças, algumas características estão presentes em quase todas as famílias: almoçar ou jantar juntos (infelizmente a falta de tempo, os desencontros de horários, o excesso de trabalho ou de estudo e tantos outros motivos, têm prejudicado esse tradicional costume), um choro de um bebê que atrapalha assistir televisão, um irmão mais “levado”, cada um com seus medos (de não conseguir pagar todas as contas do mês, de ladrão, de barata, de sair de casa, preocupação com os filhos que chegam tarde em casa da “balada”), os animais de estimação, dentre tantas outras particularidades.
Professor, em seus comentários, não deixe de falar das consequências terríveis que as crianças sofrem por não terem sido criadas por seus familiares: menores abandonados, expostos à prostituição infantil, ao crime, às drogas e à toda sorte de prejuízos causados pela falta de uma adequada estrutura familiar. Apesar dos pesares, relate a importância de se ter, e mais ainda, valorizar a família que temos.
Encerre este momento com uma reflexão sobre a importância da família na vida do ser humano. A música "Tua Família" da banda Anjos de Resgate, nos faz refletir que os nossos melhores amigos estão dentro de nossa própria casa. Para isso, conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia, o vídeo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Sítio: “You Tube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cYz-KIvwgtU>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Professor, ao término deste momento, proponha uma atividade que valorize a família de seus alunos. Veja a sugestão a seguir:
2) Cite 10 motivos pelos quais você ama a sua família e deveria ter nascido nela e não em outra.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, fique atento para situações em que o aluno não vive com a sua família (pai, mãe e irmãos), chame a atenção para o fato de que muitas vezes a nossa família é composta por pessoas que nos adotam, como sendo membro de sua família.
Exercendo a cidadania e valorizando a família: visita a um asilo
Professor, quando se trata de família, cada um tem seu papel de destaque e merece todas as homenagens. O comércio é um dos grandes incentivadores quando se trata de homenagear alguém: criou três datas em que as vendas aumentam significativamente: "Dia das mães" (2º domingo do mês de maio), "Dia dos pais" (2º domingo do mês de agosto) e "Dia das crianças" (12 de outubro – que na realidade oficialmente é o "Dia de Nossa Senhora Aparecida"). Apesar de existir o "Dia dos avós" (26 de junho), este dia não é lembrado pela mídia e infelizmente, muito menos pelos filhos e netos. Logo os avós, que já cumpriram sua “missão” de criar e educar seus filhos e hoje assumem um papel muito importante na educação de seus netos e têm tanto a ensinar com sua vasta experiência de vida.
Sítio: “Portal Splish splash”. Disponível em: <http://www.portalsplishsplash.com/2011/07/hoje-dia-dos-avos.html#.UgbnIz9GLKA>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Existe um ditado popular que diz que “a gente só dá valor depois que perde”. Proporcione a seus alunos que esse ditado popular não se faça valer em suas vidas, pois, podem perder seus avós a qualquer momento. Para que possam aprofundar o amor, o respeito e o reconhecimento da importância dessa figura familiar em suas vidas, proponha uma visita a um asilo. Os asilos para idosos também podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso ou clínica geriátrica.
Este trabalho tem diferentes desdobramentos permitindo um trabalho interdisciplinar. No Portal do Professor você encontra uma coleção de aulas que aborda esta temática: "O trabalho de campo numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental". Veja no sítio: Portal do Professor MEC. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=797>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Saiba mais sobre o trabalho de campo no item: Recursos Complementares.
Para proporcionar que seus alunos exercitem sua cidadania, motive-os a realizarem uma campanha na escola para arrecadar alimentos e compor uma cesta básica para doarem ao asilo visitado. Mas, lembre-os que os idosos precisam muito mais de carinho e respeito do que de alimento material.
Família: santuário da vida
Professor, mesmo que sua escola não seja cristã católica, comente com seus alunos sobre o ex Papa João Paulo II. Ele é o autor da expressão que nomeia este tópico da aula "Família: santuário da vida". Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. (Conforme o sítio: “Comunidade Católica Shalom”. Disponível em: <http://www.redemptionis-sacramentum.com.br/2011/05/beatificacao-de-joao-paulo-ii.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.).
Sítio: “Comunidade Católica Shalom”. Disponível em: <http://www.redemptionis-sacramentum.com.br/2011/05/beatificacao-de-joao-paulo-ii.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Conhecendo mais nossos familiares
Professor, os dois primeiros momentos desta aula já foram suficientes para introduzir o tema família e sensibilizar os seus alunos sobre a sua fundamental importância. Sabemos que este é um trabalho escolar/acadêmico, contudo, para se aprofundar neste, nada mais óbvio do que solicitar a ajuda dos familiares dos alunos. Proponha uma atividade que envolva a pesquisa e a participação familiar ao mesmo tempo, afinal, a participação da família é imprescindível para o bom desempenho escolar da criança. A atividade será uma pesquisa sobre a origem e o significado dos nomes da maioria dos familiares das crianças.
1) Com o auxílio de seus pais, pesquise a origem e o significado do primeiro nome da maioria de seus familiares: pais, irmãos, tios/as, primos/as, avós, padrinhos e madrinhas e alguém mais de sua família que julgar importante, inclusive algum animal de estimação, se for o caso. Esta pesquisa deve ser entregue ao professor em forma de texto. Se sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize seu laptop Classmate, por meio do programa KWord acessando: [Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto]. Caso não faça, escreva a pesquisa em seu caderno de Língua Portuguesa.
2) Este é o momento em que você fará as entrevistas. Entreviste os mesmos familiares da atividade 1, seguindo o roteiro abaixo:
|
|
Para finalizar esta atividade, registre a imagem dos seus vários entrevistados ao término da entrevista. Se sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize seu laptop Classmate para os registros, se não faz, utilize uma câmera fotográfica convencional. |
|
Imagem do entrevistado
|
3) Estas fotos deverão ser salvas em um pen drive (peça auxílio de seus pais) e entregues para seu professor para que ele possa imprimi-las, pois, serão utilizadas no 4º momento desta aula.
Construindo o álbum de figurinhas com os familiares
Professor, para finalizar esta aula abra uma nova roda de conversa e oportunize seus alunos comentarem sobre o que aprenderam até aqui. Verifique se a família deles possui alguma característica de alguma família fictícia da televisão apresentada no 1º momento desta aula. Incentive-os a falarem o que aprenderam sobre seus familiares por meio da pesquisa realizada no momento anterior, provavelmente terão muito que falar.
Após esta conversa, desafie-os para realizarem a última atividade: a construção de um álbum de figurinhas, tendo como personagens, seus familiares pesquisados nesta aula. Providencie o material que eles necessitarão:
O álbum deverá ter uma capa e nela constar o nome do autor do álbum, créditos para o fotógrafo e o nome do pesquisador das informações contidas nele. O álbum deve obedecer a seguinte diagramação: foto (que o aluno registrou no 3º momento) e logo abaixo a legenda que deverá conter: nome completo, significado do nome, grau de parentesco, idade, profissão (se adulto), ou ano escolar (se criança) e naturalidade. A legenda não deve ser em tópicos, mas em um parágrafo, conforme o exemplo abaixo.
Fonte: Imagem do próprio autor.
Este é Rones Aureliano de Sousa, meu pai. Não há registro do significado do nome dele no livro de nomes. Ele tem 34 anos de idade e é professor de Filosofia da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU e nasceu na cidade Uberlândia, Minas Gerais.
- Sítio: “Somente coisas legais. Famílias fictícias da televisão”. Disponível em: <http://somentecoisaslegais.com.br/curiosidades/familias-da-tv-as-familias-mais-famosas-de-series-e-programas-de-televisao>. Acesso em: 09 de ago. 2013.
- Blog: "Porto Consultoria e Treinamento. Material sobre Trabalho de Campo”. Disponível em: <http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/04/o-trabalho-de-campo-autores.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
- Sítio: “Franciscanos. Documento de Aparecida”. Disponível em: <http://www.franciscanos.org.br/wp-content/uploads/2012/05/docaparecida.pdf>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
- Sítio: “Livro de nomes”. Disponível em: <http://www.livrodenomes.com.br/Significado-do-Nome-rodrigo.html>. Acesso em: 10 de ago. 2013.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2013
Cinco estrelasAchei ótima ofereceu uma possibilidade a mais para um trabalho de resgate da família que faço nos sextos anos, quando os alunos começam seu processo de crítica aos seus familiares e desvinculações principalmente quando há situações de conflito dentro da família. Como aula de artes é excelente, permite o trabalho com a música, o trabalho com os diversos tipos de imagens familiares que aparecem na mídia, permite o debate sobre a noção de família que os alunos tem e suas diversidades de formatos.