Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O trabalho de campo numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

24/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção focamos como estratégia o trabalho de campo entendido como toda atividade que envolve o deslocamento dos alunos para outros espaços de estudo que não sejam os habitualmente frequentados por eles na escola. Dentro dessa perspectiva selecionamos 10 aulas. Nas aulas 1 e 2 é sugerido uma visita a um museu indígena ou a uma fazenda que possua artefatos de origem indígena e um levantamento de informações sobre a origem e organização da própria cidade, em museus locais e/ou visitas a órgãos públicos e prefeitura. Nas aulas 3, 4, 8 e 9 propõe-se a análise do mapa do bairro onde se localiza a escola, a realização de passeio pelo bairro, observando as diferenças entre residências e comércios e de ponto turístico mais próximo à escola com um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico e as casas que compõem a região no entorno da escola. Na aula 6 o trabalho de campo tem como principal objetivo que os alunos aprendam a se localizar a partir de um ponto de referência, descrevam o trajeto percorrido, os animais mamíferos e répteis vistos durante o percurso. Nas aulas 5, 7 e 10 os trabalhos propostos têm como foco principal o Cerrado, o Parque-Estadual-Serra Dourada e a Caatinga. Outras atividades compõem as aulas: exibição de vídeos, atividades práticas envolvendo experimentação e observação, leitura, interpretação e produção de textos, atividades de arte, numa perspectiva interdisciplinar. Sugerimos vários links que abordam o assunto e propomos as seguintes questões para reflexão: O trabalho de campo pode ser um excelente recurso didático. Justifique./Pense em uma situação em que você tenha utilizado esse recurso, destacando os aspectos positivos e negativos da escolha./ O que pode ser explorado com os alunos em um trabalho de campo? Sugestão de links: Pesquisas de campo dão mais significado à aprendizagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2193 - acesso em 10/04/2012. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Disponível em: http://www.diagramaeditorial.com.br/cescar/material_didatico/viveiro_e_diniz_%282009%29.pdf - acesso em 10/04/2012. Ambiente deve favorecer o pensamento, a discussão e a investigação. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1056 - acesso em 10/04/2012. Ensino de ciências pode utilizar diferentes alternativas metodológicas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1051 - acesso em 10/04/2012. Coleção 2: O trabalho de campo numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugestões de links. Disponível em: http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/04/colecao-2-o-trabalho-de-campo-numa.html - acesso em 10/04/2012. O trabalho de campo. Disponível em: http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/04/o-trabalho-de-campo-autores.html - acesso em 10/04/2012.

Autoria

Amélia Pereira Batista Porto - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

trabalho de campo, índios, cidade, escola, cerrado, vegetação, plantas, animais, saída de campo, moradia, leitura, escrita, caatinga.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 COMO TRABALHAR COM O TEMA “ÍNDIOS” UTILIZANDO O TRABAHO DE CAMPO? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Elaborar o planejamento do Trabalho de Campo;   Expressar de forma clara e coerente;  Redigir relatório a partir de situação vivenciada;        Utilizar as operações: adição, subtração, multiplicação ou divisão para resolver situações inerentes ao trabalho;  Conhecer aspecto...

20/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33009 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 A cidade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Identificar o que é uma cidade e se moramos em uma.  Compreender como são as cidades. O que geralmente encontramos em uma cidade e , que torna nossa cidade diferente das outras.  Identificar que outras cidades conhecem e quem mora nelas.

21/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4386 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 O caminho da escola

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Localizar a escola  e seus pontos de referência.        Identificar a distância da escola até em casa.        Identificar lugares ou pessoas que estão no trajeto até a escola.      

21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 25033 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Um caminho a percorrer: conhecendo lugares

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer o desenvolvimento do saber geográfico: a localização e a distância.              Identificar lugares que conhecemos que são distantes da escola e, definí-los: um bairro, outra cidade, ou também, uma comunidade rural, um rio.     Compartilhar o conhecimento de  lugares...

21/02/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 4335 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 CONHECENDO O BIOMA EM QUE VIVO: O CERRADO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Caro professor, essa aula consiste em desenvolver com os alunos o conhecimento e conseqüentemente a valorização do bioma em que eles vivem. Pois partimos do pressuposto de que a criança deve conhecer e respeitar primeiro o que está a sua volta para depois partir para o que est...

12/01/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12816 acesso(s)

Jaqueline da Silva Santos

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Alfabetização

6 DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UM TRABALHO DE CAMPO.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Elaborar o planejamento do Trabalho de Campo; Identificar pontos de referência no trajeto percorrido; Ouvir e registrar as questões mais importantes; Ser capaz de se colocar enquanto cidadão; Expressar de forma clara e coerente; Redigir relatório a partir de situação vivenciad...

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17398 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Saída de campo

Ensino Fundamental Final | Geografia

Estamos apresentando uma atividade de campo elaborada para propiciar o entendimento dos principais processos e conceitos da geografia apresentados na 5ª série / 6º ano. Acreditamos também que o trabalho em campo propicia um melhor desenvolvimento das peculiaridades da prática ...

06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 31725 acesso(s)

Marília Serena Porto Sotero

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

8 Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Objetivos: Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita; Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas; Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões); Utilizar...

15/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6987 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 COMO AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS PODEM CONTRIBUIR PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE MORADIA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar; Identificar os diferentes tipos de moradias a partir de imagens e fatos do cotidiano; Analisar e relacionar as diferentes moradias com as condições de vida das famílias; Perceber o texto jornalístico enquanto leitura da...

20/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10998 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 A caatinga e seus animais: uma proposta de iniciação científica - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as características relativas ao clima, relevo, hidrografia e vegetação que compõem a caatinga; Conhecer o tipo de vegetação que existe em maior quantidade nas regiões norte e nordeste do Brasil; Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da r...

10/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 45744 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4365 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.