24/04/2012
Nesta coleção focamos como estratégia o trabalho de campo entendido como toda atividade que envolve o deslocamento dos alunos para outros espaços de estudo que não sejam os habitualmente frequentados por eles na escola. Dentro dessa perspectiva selecionamos 10 aulas. Nas aulas 1 e 2 é sugerido uma visita a um museu indígena ou a uma fazenda que possua artefatos de origem indígena e um levantamento de informações sobre a origem e organização da própria cidade, em museus locais e/ou visitas a órgãos públicos e prefeitura. Nas aulas 3, 4, 8 e 9 propõe-se a análise do mapa do bairro onde se localiza a escola, a realização de passeio pelo bairro, observando as diferenças entre residências e comércios e de ponto turístico mais próximo à escola com um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico e as casas que compõem a região no entorno da escola. Na aula 6 o trabalho de campo tem como principal objetivo que os alunos aprendam a se localizar a partir de um ponto de referência, descrevam o trajeto percorrido, os animais mamíferos e répteis vistos durante o percurso. Nas aulas 5, 7 e 10 os trabalhos propostos têm como foco principal o Cerrado, o Parque-Estadual-Serra Dourada e a Caatinga. Outras atividades compõem as aulas: exibição de vídeos, atividades práticas envolvendo experimentação e observação, leitura, interpretação e produção de textos, atividades de arte, numa perspectiva interdisciplinar. Sugerimos vários links que abordam o assunto e propomos as seguintes questões para reflexão: O trabalho de campo pode ser um excelente recurso didático. Justifique./Pense em uma situação em que você tenha utilizado esse recurso, destacando os aspectos positivos e negativos da escolha./ O que pode ser explorado com os alunos em um trabalho de campo? Sugestão de links: Pesquisas de campo dão mais significado à aprendizagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2193 - acesso em 10/04/2012. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Disponível em: http://www.diagramaeditorial.com.br/cescar/material_didatico/viveiro_e_diniz_%282009%29.pdf - acesso em 10/04/2012. Ambiente deve favorecer o pensamento, a discussão e a investigação. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1056 - acesso em 10/04/2012. Ensino de ciências pode utilizar diferentes alternativas metodológicas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1051 - acesso em 10/04/2012. Coleção 2: O trabalho de campo numa perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sugestões de links. Disponível em: http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/04/colecao-2-o-trabalho-de-campo-numa.html - acesso em 10/04/2012. O trabalho de campo. Disponível em: http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/04/o-trabalho-de-campo-autores.html - acesso em 10/04/2012.
Amélia Pereira Batista Porto - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
trabalho de campo, índios, cidade, escola, cerrado, vegetação, plantas, animais, saída de campo, moradia, leitura, escrita, caatinga.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
COMO TRABALHAR COM O TEMA “ÍNDIOS” UTILIZANDO O TRABAHO DE CAMPO? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Elaborar o planejamento do Trabalho de Campo; Expressar de forma clara e coerente; Redigir relatório a partir de situação vivenciada; Utilizar as operações: adição, subtração, multiplicação ou divisão para resolver situações inerentes ao trabalho; Conhecer aspecto... 20/09/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33009 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
A cidade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Identificar o que é uma cidade e se moramos em uma. Compreender como são as cidades. O que geralmente encontramos em uma cidade e , que torna nossa cidade diferente das outras. Identificar que outras cidades conhecem e quem mora nelas. 21/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4386 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
O caminho da escola
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Localizar a escola e seus pontos de referência. Identificar a distância da escola até em casa. Identificar lugares ou pessoas que estão no trajeto até a escola. 21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 25033 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Um caminho a percorrer: conhecendo lugares
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer o desenvolvimento do saber geográfico: a localização e a distância. Identificar lugares que conhecemos que são distantes da escola e, definí-los: um bairro, outra cidade, ou também, uma comunidade rural, um rio. Compartilhar o conhecimento de lugares... 21/02/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 4335 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
CONHECENDO O BIOMA EM QUE VIVO: O CERRADO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Caro professor, essa aula consiste em desenvolver com os alunos o conhecimento e conseqüentemente a valorização do bioma em que eles vivem. Pois partimos do pressuposto de que a criança deve conhecer e respeitar primeiro o que está a sua volta para depois partir para o que est... 12/01/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12816 acesso(s) |
Jaqueline da Silva Santos Universidade de Brasília BRASILIA DF Alfabetização |
6 |
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UM TRABALHO DE CAMPO.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Elaborar o planejamento do Trabalho de Campo; Identificar pontos de referência no trajeto percorrido; Ouvir e registrar as questões mais importantes; Ser capaz de se colocar enquanto cidadão; Expressar de forma clara e coerente; Redigir relatório a partir de situação vivenciad... 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17398 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Saída de campo
Ensino Fundamental Final | Geografia Estamos apresentando uma atividade de campo elaborada para propiciar o entendimento dos principais processos e conceitos da geografia apresentados na 5ª série / 6º ano. Acreditamos também que o trabalho em campo propicia um melhor desenvolvimento das peculiaridades da prática ... 06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 31725 acesso(s) |
Marília Serena Porto Sotero Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
8 |
Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Objetivos: Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita; Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas; Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões); Utilizar... 15/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6987 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
COMO AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS PODEM CONTRIBUIR PARA INTRODUZIR O CONCEITO DE MORADIA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar; Identificar os diferentes tipos de moradias a partir de imagens e fatos do cotidiano; Analisar e relacionar as diferentes moradias com as condições de vida das famílias; Perceber o texto jornalístico enquanto leitura da... 20/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10998 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
A caatinga e seus animais: uma proposta de iniciação científica - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as características relativas ao clima, relevo, hidrografia e vegetação que compõem a caatinga; Conhecer o tipo de vegetação que existe em maior quantidade nas regiões norte e nordeste do Brasil; Descobrir o habitat e o modo de sobrevivência dos animais típicos da r... 10/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 45744 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 4365 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!