20/08/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática
Atividade 1- Ouvindo a história: “Eu não gosto disso!”
1- Para introduzir o tema e aguçar a curiosidade dos alunos, faça uma roda de conversa e inicie a aula contando a história: “Eu não gosto disso!” da autora Shirley Souza, publicado pela Editora Escala Educacional, no ano de 2010. Nesta história Tite, o personagem principal, só gosta de comer bolacha recheada, arroz com batata frita e salsicha com catchup e nunca de dispõe a experimentar alimentos diferentes. Até que participou de uma atividade escolar que envolvia, desde o plantio dos alimentos até a preparação na cozinha da escola, quando percebeu que havia outras coisas que ele gostava, mas não conhecia e nunca tinha experimentado.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.escala.com.br/revista/EDU-NGDISSOb.gif . Acesso em 18 de agosto de 2013.
2- Após a leitura, faça a interpretação do livro com os alunos. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
3- Depois proponha que os alunos desenhem, em uma folha, o que eles mais gostam de comer e, em outra folha, o que não gostam de comer.
Atividade 2- Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.
1- No segundo momento leve os alunos ao laboratório de informática para assistir ao vídeo: “Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.” Duração: 6min56seg.http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013.
Disponível no site
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013.
2- Esse vídeo, no primeiro momento, trata de forma clara e simples sobre a importância de cada alimento para o bom funcionamento do organismo e o processo de digestão. No segundo momento traz a construção da pirâmide alimentar e, por fim, no terceiro momento dá dicas de procedimentos para a higienização pessoal e dos alimentos a fim de evitar doenças. Sendo assim, é importante que o professor explore essas três temáticas com os alunos.
Em uma roda de conversa, questione para os alunos:
Observação: retome os desenhos elaborados na atividade um e, a partir deles, converse sobre o que eles mais gostam de comer, o que não gostam e discuta a importância de comer um pouco de cada alimento para obter uma vida saudável.
Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013.
3- Depois explore a construção da pirâmide alimentar, explique que é uma forma gráfica de divisão dos alimentos para demonstrar a quantidade exata para uma alimentação balanceada. Converse sobre cada divisão:
Os grupos da Pirâmide Alimentar são: Grupo dos alimentos energéticos formado por: - Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha. - Gorduras - é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate. Grupo dos alimentos reguladores formado por: - Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importantes para a saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, brócolis. - Frutas - as frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia. Grupo dos alimentos construtores formado por: - Laticínios - os laticínios são responsáveis pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos de laticínios: leite, queijo e iogurte. - Carnes, ovos e feijões - este grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação. Estas proteínas são muito importantes, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidos nas refeições principais, como almoço e jantar. |
Fonte: Informações retiradas do site: http://www.smartkids.com.br/especiais/nutricao-piramide-alimentar.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.
4- Com os desenhos em mãos peça que cada criança identifique em qual local da divisão da pirâmide os seus desenhos se encaixam.
5- Por último converse sobre a higienização pessoal e dos alimentos para evitar doenças. Para isso traga duas cartolinas em branco para que, junto com os alunos, você faça a escrita em um cartaz de como higienizar os alimentos e, no outro, como podemos fazer a higienização pessoal.
Observações: O professor irá servir de escriba e em um cartaz vá elaborando com os alunos, a escrita desses tópicos, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos esses tópicos, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto, instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.
Atividade 3 – Construindo a Pirâmide Alimentar
1- Logo depois de explorar bastante o vídeo traga, para os alunos, a estrutura de uma pirâmide alimentar e figuras dos alimentos a ser colorida por eles, para que eles possam construir uma pirâmide. Nesse momento é importante trabalhar com classificação, diferenciação, identificação, agrupamento e contagem dos alimentos.
Sugerimos trabalhar com a seguinte estrutura:
Estrutura pirâmide alimentar. – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
2- Traga a estrutura pronta, que pode ser feita com papel cartão preto e fita crepe. Nomeie cada divisão com os alunos.
Nomeando as divisões da pirâmide alimentar com os alunos. – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
3- Traga as imagens dos alimentos para ser colorida pelos alunos. Você pode encontrar essas imagens digitando no campo de pesquisa de imagens do Google: “Imagens de alimentos para colorir”.
Colorindo as imagens da pirâmide alimentar – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
4- Cada aluno deverá colocar na divisão certa da pirâmide a sua imagem. Nesse momento explore a classificação, diferenciação, identificação, agrupamento e contagem dos alimentos. Estaremos assim, concluindo a construção da pirâmide alimentar.
Construindo a pirâmide alimentar – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
5- Para finalizar o trabalho, faça uma exposição fora da sala de aula, com os desenhos, os cartazes, fotos e a pirâmide alimentar confeccionada pelos alunos para que os pais e outros alunos da escola possam apreciar o trabalho realizado.
Sugestões de links para professores:
Blog: Meu pratinho saudável. Disponível em: http://nutri-ale.blogspot.com.br/2011/07/piramide-infantil.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
SILVA, Mariane Éllen da. Pirâmide alimentar: é preciso ter uma alimentação saudável. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683. Acesso de 17 de agosto de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e o envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor, no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
- Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa na interpretação do livro “Eu não gosto disso” e do vídeo “Conhecendo os alimentos do Sr. Banana”?
- Ampliaram o seu conhecimento sobre alimentação saudável?
- Conseguiram classificar, diferenciar, identificar, agrupar e contar os alimentos, na construção da pirâmide alimentar?
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2015
Cinco estrelasA proposta de aula é muito boa. Utilizei com meus alunos do 2o período. Deu super certo!!
09/06/2015
Cinco estrelasMuito Bom! Vai ajudar minha filha na feira de ciências!
21/03/2015
Cinco estrelasadorei a aula fiz o mesmo com meus alunos usando das dicas foi um sucesso.
14/03/2014
Cinco estrelasenquadrou perfeitamente ao meu projeto!