Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Alimentação saudável - Construindo a pirâmide alimentar.

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Mostrar a importância da nutrição e da educação alimentar.
  • Ouvir histórias que tratam sobre o tema.
  • Discutir sobre a conservação e higienização dos alimentos.
  • Discutir sobre a importância da higienização pessoal.
  • Conhecer os órgãos que são necessários para o funcionamento do processo digestivo.
  • Construir uma pirâmide alimentar.
  • Trabalhar com classificação, diferenciação, identificação, agrupamento e contagem dos alimentos.    
Duração das atividades
03 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Ouvindo a história: “Eu não gosto disso!” 

1- Para introduzir o tema e aguçar a curiosidade dos alunos, faça uma roda de conversa e inicie a aula contando a história: “Eu não gosto disso!” da autora Shirley Souza, publicado pela Editora Escala Educacional, no ano de 2010. Nesta história Tite, o personagem principal, só gosta de comer bolacha recheada, arroz com batata frita e salsicha com catchup e nunca de dispõe a experimentar alimentos diferentes. Até que participou de uma atividade escolar que envolvia, desde o plantio dos alimentos até a preparação na cozinha da escola, quando percebeu que havia outras coisas que ele gostava, mas não conhecia e nunca tinha experimentado.

livro

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.escala.com.br/revista/EDU-NGDISSOb.gif . Acesso em 18 de agosto de 2013.

 

2- Após a leitura, faça a interpretação do livro com os alunos. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • O que Tite gostava de comer?
  • O que Tite gostava de comer era saudável?
  • Podemos comer somente bolacha recheada, batata frita e salsicha?
  • Se comermos somente isso nós vamos ficar saudáveis? Por quê?
  • O que nós gostamos de comer?
  • Podemos experimentar coisas novas?
  • Como podemos saber o que podemos comer e ficar saudáveis?

3- Depois proponha que os alunos desenhem, em uma folha, o que eles mais gostam de comer e, em outra folha, o que não gostam de comer.   

Atividade 2- Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.  

1- No segundo momento leve os alunos ao laboratório de informática para assistir ao vídeo: “Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.” Duração: 6min56seg.  Disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8.  Acesso em 15 de agosto de 2013.  

video

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013. 

 

2- Esse vídeo, no primeiro momento, trata de forma clara e simples sobre a importância de cada alimento para o bom funcionamento do organismo e o processo de digestão. No segundo momento traz a construção da pirâmide alimentar e, por fim, no terceiro momento dá dicas de procedimentos para a higienização pessoal e dos alimentos a fim de evitar doenças. Sendo assim, é importante que o professor explore essas três temáticas com os alunos.

Em uma roda de conversa, questione para os alunos:

  • Podemos comer somente um tipo de alimento? Por quê? O que acontece com o nosso organismo?

Observação: retome os desenhos elaborados na atividade um e, a partir deles, converse sobre o que eles mais gostam de comer, o que não gostam e discuta a importância de comer um pouco de cada alimento para obter uma vida saudável.  

  • Pare o vídeo, no tempo aproximado de 1min19seg, na imagem do processo de digestão e explore com os alunos os órgãos necessários para o processo digestivo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013. 
  • Nomeie cada órgão com os alunos.  

video

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8. Acesso em 15 de agosto de 2013. 

3- Depois explore a construção da pirâmide alimentar, explique que é uma forma gráfica de divisão dos alimentos para demonstrar a quantidade exata para uma alimentação balanceada. Converse sobre cada divisão:   

Os grupos da Pirâmide Alimentar são: 

Grupo dos alimentos energéticos formado por: 

- Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.

- Gorduras - é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate. 

Grupo dos alimentos reguladores formado por: 

- Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importantes para a saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, brócolis.

- Frutas - as frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia. 

Grupo dos alimentos construtores formado por: 

- Laticínios - os laticínios são responsáveis pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos de laticínios: leite, queijo e iogurte.

- Carnes, ovos e feijões - este grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação. Estas proteínas são muito importantes, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidos nas refeições principais, como almoço e jantar. 

 Fonte: Informações retiradas do site: http://www.smartkids.com.br/especiais/nutricao-piramide-alimentar.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.  

4- Com os desenhos em mãos peça que cada criança identifique em qual local da divisão da pirâmide os seus desenhos se encaixam.

5- Por último converse sobre a higienização pessoal e dos alimentos para evitar doenças. Para isso traga duas cartolinas em branco para que, junto com os alunos, você faça a escrita em um cartaz de como higienizar os alimentos e, no outro, como podemos fazer a higienização pessoal.

Observações: O professor irá servir de escriba e em um cartaz vá elaborando com os alunos, a escrita desses tópicos, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos esses tópicos, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto, instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.   

Atividade 3 – Construindo a Pirâmide Alimentar

1- Logo depois de explorar bastante o vídeo traga, para os alunos, a estrutura de uma pirâmide alimentar e figuras dos alimentos a ser colorida por eles, para que eles possam construir uma pirâmide. Nesse momento é importante trabalhar  com classificação, diferenciação, identificação, agrupamento e contagem dos alimentos.

Sugerimos trabalhar com a seguinte estrutura:  

piramide alimentar

Estrutura pirâmide alimentar. – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora. 

Traga a estrutura pronta, que pode ser feita com papel cartão preto e fita crepe. Nomeie cada divisão com as crianças.   2- Traga a estrutura pronta, que pode ser feita com papel cartão preto e fita crepe. Nomeie cada divisão com os alunos.  

piramide alimentar piramide alimentar

Nomeando as divisões da pirâmide alimentar com os alunos. – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

3- Traga as imagens dos alimentos para ser colorida pelos alunos. Você pode encontrar essas imagens digitando no campo de pesquisa de imagens do Google: “Imagens de alimentos para colorir”.

piramide alimentar

Colorindo as imagens da pirâmide alimentar – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

4- Cada aluno deverá colocar na divisão certa da pirâmide a sua imagem. Nesse momento explore a classificação, diferenciação, identificação, agrupamento e contagem dos alimentos.  Estaremos assim, concluindo a construção da pirâmide alimentar.  

piramide alimentarpiramide alimentar

Construindo a pirâmide alimentar – Turma: 1º período “B” 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.

5- Para finalizar o trabalho, faça uma exposição fora da sala de aula, com os desenhos, os cartazes, fotos e a pirâmide alimentar confeccionada pelos alunos para que os pais e outros alunos da escola possam apreciar o trabalho realizado.     

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Blog: Meu pratinho saudável. Disponível em: http://nutri-ale.blogspot.com.br/2011/07/piramide-infantil.html. Acesso em 17 de agosto de 2013.

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

SILVA, Mariane Éllen da. Pirâmide alimentar: é preciso ter uma alimentação saudável. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683. Acesso de 17 de agosto de 2013.   

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e o envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor, no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas: 

- Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa na interpretação do livro “Eu não gosto disso” e do vídeo “Conhecendo os alimentos do Sr. Banana”? 

- Ampliaram o seu conhecimento sobre alimentação saudável?  

- Conseguiram classificar, diferenciar, identificar, agrupar e contar os alimentos, na construção da pirâmide alimentar?  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.