20/08/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Essa aula é indicada para os alunos do 3º e 4º anos, pois devem conhecer o editor de textos nos notebooks do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), realizar leitura fluente, escrever pequenos textos e decodificar histórias.
Material: notebook do Projeto UCA, data show e pen drive.
Local: Sala de aula ou Laboratório de Informática.
1ª Atividade – Roda de histórias
Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles entendem por histórias e como elas são criadas. Explique que as histórias podem ser criadas e modificadas podendo sempre usar nossa imaginação.
Professor para subsidiar suas aulas assista ao vídeo: Um Mundo de Letras - O Poder das Histórias.
Sinopse: A Série "Um Mundo de Letras" aborda questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania. Levando em conta as diferenças culturais do País e as peculiaridades da Língua Portuguesa em cada região. O segundo programa da série mostra a importância de introduzir e estimular o hábito da leitura na vida das crianças e a forma como os contadores de história despertam o interesse delas.
Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305. Duração: 26 minutos. Acesso em 2 de agosto de 2013.
Após essa conversa faça uma rodinha com todos os alunos sentados no chão e informe que cada um deverá contar rapidamente uma história que já leu em algum livro. Explique que todos vão contar suas histórias, mas devido ao tempo poderá haver alguns alunos que contará nesta aula e outros que contarão sua história na próxima aula. Cada aluno tem a liberdade de encenar/representar os personagens da história que contará.
Solicite que os alunos registrem esse momento no notebook do Projeto UCA, fotografando e filmando. Acesse o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba - Aplicativos Multimídia WxCam.
O botão da “câmera fotográfica” tira uma foto através do webcam.
O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato vídeo, através do webcam.
O “visualizador de imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do notebook ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pen drive.
2ª. Atividade
Após a roda de histórias, cada aluno escolherá uma história que algum colega contou para registrar. As histórias deverão ser digitadas no editor de textos do notebook do Projeto UCA e repassadas para o professor, caso sua escola não participe desse projeto encaminhe os alunos para o Laboratório de Informática.
3ª. Atividade
Professor apresente para os alunos o Vídeo: “A História do Gato” ou outro vídeo ou história que considerar relevante para sua turma.
HD – Episódio 12 - A História do Gato - Sítio Do Pica-Pau Amarelo. Duração 10min38seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1QQheS7z_Dg. Acesso em 2 de agosto de 2013.
Converse com a turma sobre a importância de contar histórias e de ser entendido durante a sua história, de conhecer como essa história pode ser criada, de saber separar o que é realidade e o que as histórias criam para imaginar diversas situações que não são reais.
Além disso, faz-se necessário discutir com os alunos as diferenças do “ser humano” e do “animal”. Questione:
Conversar com a turma sobre a “realidade” e os acontecimentos reais na nossa vida e a “fantasia” apresentada em filmes, desenhos e novelas. Solicitar que os alunos apontem algumas semelhanças e diferenças entre os personagens e os fatos ocorridos no vídeo. Conforme a idade dos alunos, se necessário, utilize como exemplo os personagens da história. Explore as partes do corpo e suas funções. Conforme o nível da turma você ainda poderá explorar atitudes dos personagens, as falas e as interpretações.
Material: livros de histórias infantis, notebook do Projeto UCA, data show e pen drive.
Local: Pátio da escola, sala de aula ou Laboratório de Informática.
1ª Atividade
Professor, nesta atividade ofereça aos alunos vários livros para leitura. A escolha desses livros poderá ser por votação dos alunos e deverá abranger diferentes assuntos, conforme a disponibilidade da biblioteca de sua escola. Cada aluno deverá escolher um livro para ler neste momento. Cada aluno escolherá um cantinho para fazer a leitura do livro e quando acabar voltará para a rodinha, onde o professor estará esperando.
Observação: Professor devido o tempo de aula que destinará para esta atividade, selecione previamente livros com menor número de páginas, para que os alunos consigam ler neste tempo.
2ª. Atividade
Após a leitura, cada aluno deverá contar a história que leu para sua turma, sem contar o final e escolherá um colega para criar o final dessa história. Essa atividade deverá ser realizada de forma divertida e descontraída pela turma.
Posteriormente, este mesmo colega que foi escolhido para finalizar a história deverá contar a história que leu e o outro colega que contou a história anterior criará um final para essa.
Fonte: Imagens do próprio autor.
Imagens disponíveis em:
http://portalsementinhakids.com/wp-content/uploads/2009/03/menino-armadura.jpg. Acesso em 4 de agosto de 2013.
http://thumbs.dreamstime.com/z/personagem-de-banda-desenhada-triste-de-little-boy-9706853.jpg. Acesso em 4 de agosto de 2013.
3ª Atividade
Ao final de todas as histórias apresentadas, as duplas que foram formadas durante a atividade farão o registro das duas histórias que eles contaram. Essas histórias serão registradas no editor de texto do notebook do Projeto UCA e repassadas ao professor.
Material: Computador, data show, notebook do Projeto UCA, pen drive.
Local: Sala de aula, pátio ou quadra.
1ª Atividade
Professor, para o jogo ser dinâmico, separe a turma em dois grupos sendo que as duplas formadas na aula anterior deverão fazer parte do mesmo grupo.
Cada grupo se reunirá antes de iniciar o jogo, definirá sobre quais histórias farão perguntas para o outro grupo. Os alunos poderão escolher qualquer história contada na turma desde a 1ª. Atividade das Aulas 1 e 2 até 2ª. Atividade das Aulas 3 e 4.
Após a escolha das histórias, cada grupo entregará a lista com os nomes para o professor.
Escolha um aluno de cada grupo para fazer a brincadeira “Pedra, Papel e Tesoura”.
A brincadeira “Pedra, Papel e Tesoura” segue as seguintes regras:
Pedra (mão fechada), Papel (mão aberta e dedos esticados) e Tesoura (dedo indicador e médio esticados em formato de tesoura e os outros dedos fechados).
Com as mãos para trás, os alunos falam “Pedra, Papel e Tesoura” e mostram uma mão no formato ou de pedra, ou de papel ou de tesoura. Lembrando que a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel embrulha a pedra. Exemplo: se aparecer : pedra X papel= quem colocou papel ganha; papel X tesoura= quem colocou tesoura ganha; tesoura e pedra= quem colocou pedra ganha; pedra e papel= quem colocou papel ganha.
O aluno que ganhar essa brincadeira inicia contando a história.
O aluno deste grupo (exemplo Grupo A) iniciará uma história, seus colegas do mesmo grupo irão representar/encenar a história, enquanto o outro grupo (Grupo B) tenta lembrar o nome e o final da história. Quando chegar ao final da história, o grupo A interrompe e o grupo B deverá terminar a história corretamente, caso erre o nome e o final, não ganha pontos, caso erre ou o nome ou o final ganha apenas 1 ponto, se acertar os dois ganha 2 pontos.
O professor de posse de todas as histórias registradas pelos alunos fará a conferência em seus arquivos, projetará a história digitada pelos alunos para confirmar os erros e os acertos juntamente com a turma.
Professor crie um placar para esta atividade. Sugestão:
Grupo A |
Grupo B |
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ACERTOS |
Pontos |
ACERTOS |
Pontos |
Nome da História: |
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Nome da História |
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Final da História: |
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Final da História |
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Grupo A |
Grupo B |
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ACERTOS |
Pontos |
ACERTOS |
Pontos |
Nome da História: |
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Nome da História |
|
Final da História: |
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Final da História |
|
Grupo A |
Grupo B |
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ACERTOS |
Pontos |
ACERTOS |
Pontos |
Nome da História: |
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Nome da História |
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Final da História: |
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Final da História |
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Grupo A |
Grupo B |
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ACERTOS |
Pontos |
ACERTOS |
Pontos |
Nome da História: |
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Nome da História |
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Final da História: |
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Final da História |
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Fonte: imagem do próprio autor.
Ao final do jogo o converse com os alunos a importância de ler, contar, modificar e criar histórias.
Baú de livros tenta deter evasão escolar. Disponível em: http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=2314. Acesso em 2 de agosto em 2013.
Baú de Leitura: A experiência do projeto Fazer Valer os Direitos em Alagoas. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/bau_de_leitura.pdf. Acesso em 2 de agosto em 2013.
Aulas do Portal do Professor:
TEIXEIRA, Priscila Gervásio. Conhecendo os contadores de histórias da minha infância. TV Escola - Série: Um mundo de Letras. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49755. Acesso em 5 de agosto em 2013.
BERNARDELLI, Kellen Cristina Costa Alves. Nosso Cotidiano por meio de Histórias em Quadrinhos – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31260. Acesso em 5 de agosto em 2013.
Observe a participação da turma durante todas as atividades, avalie a capacidade deles de entender, analisar, interpretar e criar as histórias; o desenvolvimento e o envolvimento nas atividades de concentração e imaginação; se conseguiram aperfeiçoar a leitura e a escrita nas tarefas coletivas; a socialização e o respeito mútuo. Faça o registro de suas percepções para posteriores avaliações e planejamentos.
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