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Aprendendo a dividir números naturais utilizando o material dourado - Parte 2

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araujo e Mariana Pereira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir  significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e as operações matemáticas envolvendo estes números, esta aula tem por objetivo ajudar o aluno na compreensão do processo de divisão de um número natural por outro, utilizando o material dourado para justificar cada passo do algoritmo da divisão.

Duração das atividades
2 horas aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Decomposição de um número em ordens e classes

Conhecimento e uso do material dourado

Subtração

Multiplicação

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS MATERIAIS

Computador com acesso à internet e projetor multimídia para utilizar o material dourado virtual ou o material dourado convencional feito de madeira.

Caderno para registros.

Apresentação em projetor multimídia com os problemas sugeridos e uma cópia dos problemas para cada aluno.

 

A aula

Esta aula é continuação da aula Aprendendo a dividir números naturais utilizando o material dourado - Parte 1. Disponível no Portal do professor através do link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50667   (acesso em agosto de 2013).

Professor, o objetivo desta aula é apresentar o algoritmo da divisão aos alunos como uma maneira da registrar os procedimentos feitos com o material dourado para efetuar a divisão de um número natural por outro.

Nesta aula vamos trabalhar especificamente a divisão de números naturais por divisores menores que 10.

Professor, entregue para cada aluno uma folha com os problemas e exercícios sugeridos. Providencie uma apresentação destes problemas para ser projetada na sala de aula. Apresente o problema 1 e acesse o material dourado virtual disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/basedez/index.html (acesso em julho de 2013). Se não for possível acessar o material virtualmente, leve um material dourado de madeira para a sala.

Problema 1

Ivan comprou um computador por R$ 748,00 para pagar em quatro prestações. Qual o valor de cada prestação?

 

Solicite que um aluno voluntário represente o número 748 utilizando o material dourado virtual ou de madeira para que a sala possa visualizar. Conforme figura 1.

 

Figura 1: Representação do número 748

número 748

Fonte: A autora

Para resolver este problema é necessário realizar uma divisão: 748 dividido por 4. Esta divisão pode ser escrita assim:  748 ÷ 4  e pode ser representada assim:

Figura 2: Divisão de 748 por 4

Divisão de 748 por 4

Fonte: A autora

Comentário: Explique que esta forma de registrar uma divisão se chama "algoritmo da divisão" onde cada número e cada símbolo recebe um nome específico.

Solicite que o aluno voluntário (que está utilizando o material dourado) divida as centenas do número em quatro grupos ( Figura 3) enquanto os outros alunos devem efetuar a divisão no caderno utilizando círculos ou quadrados

 (Figura 4) como ensinado na parte 1 desta aula.

Figura 3: Dividindo as centenas de 748 por 4

Dividindo as centenas de 748 por 4

Fonte: A autora

 

Figura 4: Representando a divisão das centenas do número 748 por 4

Divisão das centenas do número 748 por 4

Fonte: A autora

Comentário: Desta forma, os alunos perceberão que dividindo 7 centenas em quatro grupos cada grupo ficará com 1 centena e sobrarão 3 centenas.

Explique que no algoritmo este procedimento é representado assim:

Figura 5: A divisão das centenas do número 748 no algoritmo

Divisão das centenas do número 748 no algoritmo

Fonte: A autora

Professor, chame a atenção dos alunos que, no algoritmo da divisão,  7 centenas divididas em quatro grupos resultam em 1 centena em cada grupo. Como foram utilizadas quatro das sete centenas, estas quatro utilizadas devem ser subtraídas das sete que tínhamos inicialmente e sobram 3 centenas para serem divididas.

Solicite que os alunos registrem o algoritmo e descrevam este primeiro procedimento no caderno, em seguida faça os questionamentos:

 

 A) Como faremos para dividir as 3 centenas restantes?

 Espera-se que os alunos lembrem que podemos transformar as centenas restantes em dezenas e juntá-las às dezenas que já temos (Figura 6).

Figura 6: Transformando as 3 centenas restantes em dezenas

Transformando as 3 centenas restantes em dezenas

Fonte: A autora

 

B) Quantas dezenas passamos a ter?

Resposta esperada: 34.

Agora, vamos distribuí-las pelos quatro grupos onde já estão as centenas (Figura 7):

Figura 7: Dividindo dezenas do número 748 por 4

Dividindo dezenas do número 748 por 4

Fonte: A autora

Como podemos visualizar, temos 8 dezenas em cada grupo e sobraram 2 dezenas para serem distribuídas.

Solicite que os alunos representem este procedimento nos círculos (Figura 8) e depois no algoritmo (Figura 9).

Figura 8: Representando a divisão das dezenas do número 748 por 4

Divisão das dezenas do número 748 por 4

Fonte: A autora

Figura 9: A divisão das dezenas do número 748 no algoritmo

A divisão das dezenas do número 748 no algoritmo

Fonte: A autora

 

Comentário: Neste momento deixe bem claro para os alunos o que foi registrado no algoritmo: as 3 centenas que sobraram foram transformadas em 30 dezenas e somadas com as 4 dezenas do número. As 34 dezenas foram divididas em 4 grupos resultando 8 para cada grupo. Como foram utilizadas 8 dezenas em cada um dos quatro grupos, temos 8 x 4 = 32, portanto foram utilizadas 32 dezenas. Subtraindo 32 dezenas de 34 dezenas sobram 2 dezenas.

 Solicite que os alunos registrem por extenso no caderno estes procedimentos.

 

C) Como podemos dividir as 2 dezenas que sobraram?

Recorrendo a transformação de ordens: 2 dezenas são transformadas em 20 unidades e acrescentadas as 8 unidades do número resultando em 28 unidades. Dividindo-as em 4 grupos temos 7 unidades em cada grupo.

Figura 10: Dividindo unidades do número 748 por 4

Dividindo unidades do número 748 por 4

Fonte: A autora

Registrando através dos círculos e do algoritmo, temos:

Figura 11: Representação da divisão das unidades do número 748

Divisão das unidades do número 748

Fonte: A autora

Figura 12: Divisão das unidades do número 748 no algoritmo

Divisão das unidades do número 748 no algoritmo

Fonte: A autora

Mais uma vez solicite que os alunos registrem estes procedimentos no caderno.

Comentário: O registro de cada etapa (Figura 13) é muito importante para no processo de compreensão e de memorização da sequência de procedimentos.

Explique que o resultado de uma divisão recebe o nome de quociente e que às vezes sobram unidades que não podem ser divididas e recebem o nome de resto.

Figura 13: Registro desta atividade no caderno

Registro desta atividade no caderno

Fonte: A autora

Proponha os próximos três problemas aos alunos e solicite-lhes que resolvam cada um através do algoritmo e que registrem passo a passo os procedimentos, como mostraram as figuras anteriores.

 

Problema 2:

Em uma estante de 6 prateleiras serão guardados 375 livros. É possível guardar estes livros nestas prateleiras de modo que cada uma fique com a mesma quantidade de livros? Por quê?

 

Comentário: Este problema é resolvido através de uma divisão não exata. Acredita-se que este momento seja propício para que o professor chame a atenção dos alunos para as possibilidades do resto. Para isso, podem ser feitas perguntas, tais como: Por que o resto não pode ser maior que o divisor? Espera-se que as respostas dos alunos sejam no sentido de que "se o resto for maior que o divisor, ele pode ser dividido novamente".

 

Figura 14: Registro da atividade no caderno

Registro da atividade no caderno

Fonte: A autora

 

 

Problema 3:

Um prêmio de R$ 918,00 será dividido entre 3 amigos. Quanto receberá cada um?

Figura 15: Registro da resolução deste problema no caderno

Registro da resolução deste problema no caderno

Fonte: A Autora

Problema 4:

Quero dividir 5270 laranjas em 5 caixas. Quantas laranjas terá cada caixa?

 

Figura 16: Registro da resolução do problema no caderno

Registro da resolução do problema no caderno

Fonte: A autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor sugere-se utilizar as atividades feitas no caderno como instrumentos de avaliação. Outra sugestão é propor que os alunos criem um problema que seja resolvido através de uma divisão e o resolvam, em uma folha, registrando todos os passos e entreguem para ser avaliado.

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