20/08/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araujo e Mariana Pereira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e as operações matemáticas envolvendo estes números, esta aula tem por objetivo ajudar o aluno na compreensão do processo de divisão de um número natural por outro, utilizando o material dourado para justificar cada passo do algoritmo da divisão.
Decomposição de um número em ordens e classes
Conhecimento e uso do material dourado
Subtração
Multiplicação
RECURSOS MATERIAIS
Computador com acesso à internet e projetor multimídia para utilizar o material dourado virtual ou o material dourado convencional feito de madeira.
Caderno para registros.
Apresentação em projetor multimídia com os problemas sugeridos e uma cópia dos problemas para cada aluno.
A aula
Esta aula é continuação da aula Aprendendo a dividir números naturais utilizando o material dourado - Parte 1. Disponível no Portal do professor através do link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50667 (acesso em agosto de 2013).
Professor, o objetivo desta aula é apresentar o algoritmo da divisão aos alunos como uma maneira da registrar os procedimentos feitos com o material dourado para efetuar a divisão de um número natural por outro.
Nesta aula vamos trabalhar especificamente a divisão de números naturais por divisores menores que 10.
Professor, entregue para cada aluno uma folha com os problemas e exercícios sugeridos. Providencie uma apresentação destes problemas para ser projetada na sala de aula. Apresente o problema 1 e acesse o material dourado virtual disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/basedez/index.html (acesso em julho de 2013). Se não for possível acessar o material virtualmente, leve um material dourado de madeira para a sala.
Problema 1
Ivan comprou um computador por R$ 748,00 para pagar em quatro prestações. Qual o valor de cada prestação?
Solicite que um aluno voluntário represente o número 748 utilizando o material dourado virtual ou de madeira para que a sala possa visualizar. Conforme figura 1.
Figura 1: Representação do número 748
Fonte: A autora
Para resolver este problema é necessário realizar uma divisão: 748 dividido por 4. Esta divisão pode ser escrita assim: 748 ÷ 4 e pode ser representada assim:
Figura 2: Divisão de 748 por 4
Fonte: A autora
Comentário: Explique que esta forma de registrar uma divisão se chama "algoritmo da divisão" onde cada número e cada símbolo recebe um nome específico.
Solicite que o aluno voluntário (que está utilizando o material dourado) divida as centenas do número em quatro grupos ( Figura 3) enquanto os outros alunos devem efetuar a divisão no caderno utilizando círculos ou quadrados
(Figura 4) como ensinado na parte 1 desta aula.
Figura 3: Dividindo as centenas de 748 por 4
Fonte: A autora
Figura 4: Representando a divisão das centenas do número 748 por 4
Fonte: A autora
Comentário: Desta forma, os alunos perceberão que dividindo 7 centenas em quatro grupos cada grupo ficará com 1 centena e sobrarão 3 centenas.
Explique que no algoritmo este procedimento é representado assim:
Figura 5: A divisão das centenas do número 748 no algoritmo
Fonte: A autora
Professor, chame a atenção dos alunos que, no algoritmo da divisão, 7 centenas divididas em quatro grupos resultam em 1 centena em cada grupo. Como foram utilizadas quatro das sete centenas, estas quatro utilizadas devem ser subtraídas das sete que tínhamos inicialmente e sobram 3 centenas para serem divididas.
Solicite que os alunos registrem o algoritmo e descrevam este primeiro procedimento no caderno, em seguida faça os questionamentos:
A) Como faremos para dividir as 3 centenas restantes?
Espera-se que os alunos lembrem que podemos transformar as centenas restantes em dezenas e juntá-las às dezenas que já temos (Figura 6).
Figura 6: Transformando as 3 centenas restantes em dezenas
Fonte: A autora
B) Quantas dezenas passamos a ter?
Resposta esperada: 34.
Agora, vamos distribuí-las pelos quatro grupos onde já estão as centenas (Figura 7):
Figura 7: Dividindo dezenas do número 748 por 4
Fonte: A autora
Como podemos visualizar, temos 8 dezenas em cada grupo e sobraram 2 dezenas para serem distribuídas.
Solicite que os alunos representem este procedimento nos círculos (Figura 8) e depois no algoritmo (Figura 9).
Figura 8: Representando a divisão das dezenas do número 748 por 4
Fonte: A autora
Figura 9: A divisão das dezenas do número 748 no algoritmo
Fonte: A autora
Comentário: Neste momento deixe bem claro para os alunos o que foi registrado no algoritmo: as 3 centenas que sobraram foram transformadas em 30 dezenas e somadas com as 4 dezenas do número. As 34 dezenas foram divididas em 4 grupos resultando 8 para cada grupo. Como foram utilizadas 8 dezenas em cada um dos quatro grupos, temos 8 x 4 = 32, portanto foram utilizadas 32 dezenas. Subtraindo 32 dezenas de 34 dezenas sobram 2 dezenas.
Solicite que os alunos registrem por extenso no caderno estes procedimentos.
C) Como podemos dividir as 2 dezenas que sobraram?
Recorrendo a transformação de ordens: 2 dezenas são transformadas em 20 unidades e acrescentadas as 8 unidades do número resultando em 28 unidades. Dividindo-as em 4 grupos temos 7 unidades em cada grupo.
Figura 10: Dividindo unidades do número 748 por 4
Fonte: A autora
Registrando através dos círculos e do algoritmo, temos:
Figura 11: Representação da divisão das unidades do número 748
Fonte: A autora
Figura 12: Divisão das unidades do número 748 no algoritmo
Fonte: A autora
Mais uma vez solicite que os alunos registrem estes procedimentos no caderno.
Comentário: O registro de cada etapa (Figura 13) é muito importante para no processo de compreensão e de memorização da sequência de procedimentos.
Explique que o resultado de uma divisão recebe o nome de quociente e que às vezes sobram unidades que não podem ser divididas e recebem o nome de resto.
Figura 13: Registro desta atividade no caderno
Fonte: A autora
Proponha os próximos três problemas aos alunos e solicite-lhes que resolvam cada um através do algoritmo e que registrem passo a passo os procedimentos, como mostraram as figuras anteriores.
Problema 2:
Em uma estante de 6 prateleiras serão guardados 375 livros. É possível guardar estes livros nestas prateleiras de modo que cada uma fique com a mesma quantidade de livros? Por quê?
Comentário: Este problema é resolvido através de uma divisão não exata. Acredita-se que este momento seja propício para que o professor chame a atenção dos alunos para as possibilidades do resto. Para isso, podem ser feitas perguntas, tais como: Por que o resto não pode ser maior que o divisor? Espera-se que as respostas dos alunos sejam no sentido de que "se o resto for maior que o divisor, ele pode ser dividido novamente".
Figura 14: Registro da atividade no caderno
Fonte: A autora
Problema 3:
Um prêmio de R$ 918,00 será dividido entre 3 amigos. Quanto receberá cada um?
Figura 15: Registro da resolução deste problema no caderno
Fonte: A Autora
Problema 4:
Quero dividir 5270 laranjas em 5 caixas. Quantas laranjas terá cada caixa?
Figura 16: Registro da resolução do problema no caderno
Fonte: A autora
Outros endereços onde podemos encontrar o material dourado virtual:
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=Nunca10
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=material_dourado1
Professor sugere-se utilizar as atividades feitas no caderno como instrumentos de avaliação. Outra sugestão é propor que os alunos criem um problema que seja resolvido através de uma divisão e o resolvam, em uma folha, registrando todos os passos e entreguem para ser avaliado.
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