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Recordando divisão com a “Gincana Divertida” e Aprendendo noções de divisibilidade como o Jogo “Avançando com o resto”

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Vítor Martins do Carmo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM que é construir significados para os números racionais  e reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais,  são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Saber identificar quais são as possibilidades de resto para uma divisão a partir do divisor utilizando um jogo.
  • Trabalhar diferentes estratégias para encontrar o quociente de uma divisão através de uma gincana.
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos (aula geminada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Divisão de números decimais
  • Divisibilidade
Estratégias e recursos da aula

Tabuleiros jogo “Avançando com o resto”

Dados para serem utilizados durante o jogo

Cópia das instruções do jogo

Cópia das atividades propostas

Envelopes para a Gincana divertida

Professor (a),  para essa aula, esperamos que os alunos já saibam fazer divisão envolvendo os números naturais. Antes de iniciar, acesse  a aula  Aprendendo a dividir números naturais utilizando o material dourado - Parte 1”disponível em  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50667. Acesso em 18 de agosto de 2013. 

Primeiro Momento:

Inicie a aula propondo  uma atividade em grupo intitulada “Gincana Divertida” com o objetivo de promover a integração entre os alunos e trabalhar diferentes estratégias para encontrar o quociente de uma divisão.

Segue abaixo as orientações para a realização da gincana (Tabela 1):

Tabela 1: Quadro contendo as instruções para a gincana divertida

GINCANA DIVERTIDA

Instruções: A sala é dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. O professor entrega para cada grupo um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram sentenças e respostas enumeradas, onde cada grupo deverá relacionar os pares que se completam, conforme modelo abaixo:

1.       O quociente e o resto da divisão 5306:48 será

2.       O quociente e o resto da divisão 3168:24 será

3.       O quociente e o resto da divisão 3353:11 será

4.       O quociente e o resto da divisão 253:18 será

5.       O quociente e o resto da divisão 1242:23 será

6.       O quociente e o resto da divisão 1208:17 será

7.       O quociente e o resto da divisão 9523:28 será

8.       Quociente:  71           , Resto: 1 

9.        Quociente:   14          , Resto: 1  

10.   Quociente: 340          , Resto: 3  

11.   Quociente:   54          , Resto: 0  

12.   Quociente:  110        , Resto: 26  

13.   Quociente:  304        , Resto: 9  

14.   Quociente: 132          , Resto: 0  

 

Cartão resposta GRUPO [_______]

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

__________ e __________

 

Componentes do grupo:

Respostas da gincana divertida  de divisão:

1 e 12

2 e 14

3 e 13

4 e 9

5 e 11

6 8

7 e 10

 

À medida que os grupos forem relacionando os pares, vão preenchendo o cartão resposta e, quando terminar de preenchê-lo, o grupo deve entregar para o professor o envelope contendo as fichas e o cartão resposta preenchido para que o professor anote a colocação de entrega de cada grupo, conforme ilustra a tabela abaixo:

Entrega

Grupo

Pontos perdidos/ posição

Números de erros

Pontos perdidos/ erros

Total de pontos perdidos

Pontos Obtidos

             

A gincana começa com 100 pontos e a cada resposta errada o grupo perde 5 pontos.   A cada posição perdida na entrega do envelope o grupo perde 2 pontos. Por exemplo: Se o grupo A entregar primeiro, ele não perde nenhum ponto na entrega, se o grupo B entregar o envelope em 2º lugar, ele perde 2 pontos, se o grupo C entregar em 3º lugar, ele perde 4 pontos e assim sucessivamente.

Para correção das atividades o professor distribui a folha de resposta de maneira aleatória, onde cada grupo corrija a do adversário, na medida em que o professor apresenta as respostas.

Após a correção o professor recolhe as folhas respostas, anota os números de erros e calcula os pontos.

Para que os alunos se sintam motivados com a gincana o professor pode propor ao grupo vencedor uma premiação.

Fonte: arquivo da autora

Segundo Momento:

Professor (a), para o segundo momento  espera-se que os alunos já saibam que um número é considerado divisível por outro quando o resto da divisão entre eles é igual a zero.  Divida  a sala em grupos e entregue para cada um o tabueliro do jogo “Avançando com o resto”. Com esse jogo os alunos poderão começar a ter noção de divisores de um número natural e, além disso, perceber quais são as possibilidades para o resto de uma divisão a partir do seu divisor.

A tabela 2 apresenta a estrutura e as regras do jogo:

ESTRUTURA DO JOGO AVANÇANDO COM O RESTO

O jogo constitui-se de dados, botões para marcação no tabuleiro e um tabuleiro conforme ilustrado na figura abaixo:

Figura 1: Tabuleiro do jogo Avançando com o Resto.

Figura 1 : Tabuleiro do jogo avançando com o resto.

Fonte: Tabuleiro do jogo “Avançando com o resto” disponível em http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013.

No verso do tabuleiro cole as regras do jogo que são as seguintes:

1 – Na primeira rodada, cada jogador lança o dado e anda o número de casas correspondente aos pontos obtidos.

2 – Na segunda e demais rodada, cada jogador, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde:

- o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;

- o divisor é o número de pontos obtidos no dado.

3 – Em seguida, calcula-se o resultado da divisão e movimenta a ficha. O número de casas que o jogador irá movimentar é igual ao resto da divisão efetuada.

4 – O jogador que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.

5 – Cada jogador deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada fim sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ele perde a vez de jogar e permanece no mesmo lugar.

6 – Vence o jogador que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM.

Professor(a) existe uma casa no jogo com o número zero, com a palavra TCHAU escrita logo abaixo do número zero, porém não existe uma regra clara e definida para esta casa. Com o decorrer do jogo, organize com o auxílio dos alunos uma regra para esta casa especial do tabuleiro. Os alunos podem dar sugestões e estas podem ser expostas e votadas, a fim de escolherem a que eles considerarem a melhor. A figura 2 mostra o exemplo de um resultado de uma votação feita com os alunos para a casa 0 (TCHAU).

Figura 2: Exemplo de votação para escolha das regras

Exemplo de votação para escolha das regras

Fonte: Imagem dos próprios autores

Para finalizar, após os grupos jogarem várias partidas, entregue para os mesmos uma cópia contendo as perguntas contidas na tabela 3 e depois permita que cada grupo socialize suas repostas com os demais colegas da sala.

Tabela 3: Atividade a ser realizada no momento pós-jogo:

Jogo Avançando com o Resto – Momento pós-jogo

1 – Fernando está jogando e obtém determinando número no dado. Ao efetuar a divisão do número sobre o qual ele se posiciona e o número obtido no dado, ele descobre que o resto da divisão é zero.

a) O que significa o resto da divisão ser zero?

b) Para o jogo, este resultado é bom ou ruim? Por quê?

2 – Emanuel lança o dado e obtém o número 5, este mesmo jogador está sobre a casa de número 37. Quantas casas este jogador deve andar sobre o tabuleiro?

( ) 0   ( ) 1    ( ) 2    ( ) 3    ( ) 4    ( ) 5    ( ) 6

3 – Quais foram as jogadas em que você obteve maior êxito? Ou seja, quais foram as jogadas onde você andou o maior número de casa?

4 – Joaquim jogou o dado e obteve o número 5. Quantas são as possibilidades para o resto? Quais são as possibilidades para o resto?

5 – Escreva um breve relato sobre o que você achou do jogo.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você leia o livro e artigos a seguir:

BORIM, Julia. Jogos e Resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. IME-USP, 1996. Disponível em: http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em: 10 de setembro de 2012.

MARCO, Fabiana Fiorezi de. Jogos: um recurso metodológico para as aulas de Matemática. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc08.pdf . Acesso em: 11 de outubro de 2012.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In. KISHIMOTO, Tizuko (org.).  Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000. (p. 72-87).

Avaliação

Professor (a), nas atividades em grupo, avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie os registros das atividades propostas durante a gincana e após o jogo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para ganhar a gincana e o jogo.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • jose vanderlei lopes da silva, ANTONIO E MARCOS CAVANIS C E E FUND MED , Paraná - disse:
    vanverdade@uol.com.br

    20/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante esse plano de aula, o qual irei usar com meus alunos do 6º ano, pois estou trabalhando divisores e critérios de divisibilidade.


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