19/08/2013
Vítor Martins do Carmo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM que é construir significados para os números racionais e reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Tabuleiros jogo “Avançando com o resto”
Dados para serem utilizados durante o jogo
Cópia das instruções do jogo
Cópia das atividades propostas
Envelopes para a Gincana divertida
Professor (a), para essa aula, esperamos que os alunos já saibam fazer divisão envolvendo os números naturais. Antes de iniciar, acesse a aula “Aprendendo a dividir números naturais utilizando o material dourado - Parte 1”disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50667. Acesso em 18 de agosto de 2013.
Primeiro Momento:
Inicie a aula propondo uma atividade em grupo intitulada “Gincana Divertida” com o objetivo de promover a integração entre os alunos e trabalhar diferentes estratégias para encontrar o quociente de uma divisão.
Segue abaixo as orientações para a realização da gincana (Tabela 1):
Tabela 1: Quadro contendo as instruções para a gincana divertida
GINCANA DIVERTIDA Instruções: A sala é dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. O professor entrega para cada grupo um envelope enumerado fechado, contendo fichas e nessas encontram sentenças e respostas enumeradas, onde cada grupo deverá relacionar os pares que se completam, conforme modelo abaixo:
À medida que os grupos forem relacionando os pares, vão preenchendo o cartão resposta e, quando terminar de preenchê-lo, o grupo deve entregar para o professor o envelope contendo as fichas e o cartão resposta preenchido para que o professor anote a colocação de entrega de cada grupo, conforme ilustra a tabela abaixo:
A gincana começa com 100 pontos e a cada resposta errada o grupo perde 5 pontos. A cada posição perdida na entrega do envelope o grupo perde 2 pontos. Por exemplo: Se o grupo A entregar primeiro, ele não perde nenhum ponto na entrega, se o grupo B entregar o envelope em 2º lugar, ele perde 2 pontos, se o grupo C entregar em 3º lugar, ele perde 4 pontos e assim sucessivamente. Para correção das atividades o professor distribui a folha de resposta de maneira aleatória, onde cada grupo corrija a do adversário, na medida em que o professor apresenta as respostas. Após a correção o professor recolhe as folhas respostas, anota os números de erros e calcula os pontos. Para que os alunos se sintam motivados com a gincana o professor pode propor ao grupo vencedor uma premiação. |
Fonte: arquivo da autora
Segundo Momento:
Professor (a), para o segundo momento espera-se que os alunos já saibam que um número é considerado divisível por outro quando o resto da divisão entre eles é igual a zero. Divida a sala em grupos e entregue para cada um o tabueliro do jogo “Avançando com o resto”. Com esse jogo os alunos poderão começar a ter noção de divisores de um número natural e, além disso, perceber quais são as possibilidades para o resto de uma divisão a partir do seu divisor.
A tabela 2 apresenta a estrutura e as regras do jogo:
ESTRUTURA DO JOGO AVANÇANDO COM O RESTO O jogo constitui-se de dados, botões para marcação no tabuleiro e um tabuleiro conforme ilustrado na figura abaixo: Figura 1: Tabuleiro do jogo Avançando com o Resto.
Fonte: Tabuleiro do jogo “Avançando com o resto” disponível em http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em 18 de agosto de 2013. No verso do tabuleiro cole as regras do jogo que são as seguintes: 1 – Na primeira rodada, cada jogador lança o dado e anda o número de casas correspondente aos pontos obtidos. 2 – Na segunda e demais rodada, cada jogador, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde: - o dividendo é o número da casa onde sua ficha está; - o divisor é o número de pontos obtidos no dado. 3 – Em seguida, calcula-se o resultado da divisão e movimenta a ficha. O número de casas que o jogador irá movimentar é igual ao resto da divisão efetuada. 4 – O jogador que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar. 5 – Cada jogador deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada fim sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ele perde a vez de jogar e permanece no mesmo lugar. 6 – Vence o jogador que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM. |
Professor(a) existe uma casa no jogo com o número zero, com a palavra TCHAU escrita logo abaixo do número zero, porém não existe uma regra clara e definida para esta casa. Com o decorrer do jogo, organize com o auxílio dos alunos uma regra para esta casa especial do tabuleiro. Os alunos podem dar sugestões e estas podem ser expostas e votadas, a fim de escolherem a que eles considerarem a melhor. A figura 2 mostra o exemplo de um resultado de uma votação feita com os alunos para a casa 0 (TCHAU).
Figura 2: Exemplo de votação para escolha das regras
Fonte: Imagem dos próprios autores
Para finalizar, após os grupos jogarem várias partidas, entregue para os mesmos uma cópia contendo as perguntas contidas na tabela 3 e depois permita que cada grupo socialize suas repostas com os demais colegas da sala.
Tabela 3: Atividade a ser realizada no momento pós-jogo:
Jogo Avançando com o Resto – Momento pós-jogo 1 – Fernando está jogando e obtém determinando número no dado. Ao efetuar a divisão do número sobre o qual ele se posiciona e o número obtido no dado, ele descobre que o resto da divisão é zero. a) O que significa o resto da divisão ser zero? b) Para o jogo, este resultado é bom ou ruim? Por quê? 2 – Emanuel lança o dado e obtém o número 5, este mesmo jogador está sobre a casa de número 37. Quantas casas este jogador deve andar sobre o tabuleiro? ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 3 – Quais foram as jogadas em que você obteve maior êxito? Ou seja, quais foram as jogadas onde você andou o maior número de casa? 4 – Joaquim jogou o dado e obteve o número 5. Quantas são as possibilidades para o resto? Quais são as possibilidades para o resto? 5 – Escreva um breve relato sobre o que você achou do jogo. |
Professor(a) sugiro que você leia o livro e artigos a seguir:
BORIM, Julia. Jogos e Resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. IME-USP, 1996. Disponível em: http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/avancando_resto.htm. Acesso em: 10 de setembro de 2012.
MARCO, Fabiana Fiorezi de. Jogos: um recurso metodológico para as aulas de Matemática. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc08.pdf . Acesso em: 11 de outubro de 2012.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In. KISHIMOTO, Tizuko (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000. (p. 72-87).
Professor (a), nas atividades em grupo, avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie os registros das atividades propostas durante a gincana e após o jogo. Permita que os alunos apresentem para os demais colegas suas resoluções e avalie oralmente, fazendo questionamentos sobre quais seriam as melhores estratégias para ganhar a gincana e o jogo.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/08/2013
Cinco estrelasMuito interessante esse plano de aula, o qual irei usar com meus alunos do 6º ano, pois estou trabalhando divisores e critérios de divisibilidade.