Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Postagens no "Facebook": um recurso para a sala de aula

 

20/08/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Escolher textos virtuais que o representem perante a temática tratada e postá-los em uma rede social.
  • Defender e justificar uma opinião quanto ao tema tratado.
  • Ler artigos científicos que tratem da análise da temática amor, eleita no conto de Clarice Lispector: "Tentação".
Duração das atividades
1 aula de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura de artigos científicos.
  • Argumentação - introdução.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • leitura e análise coletiva;
  • pesquisa na internet;
  • postagem de texto em rede social;
  • escrita de justificativa para postagem.

 

Aula 1

Atividade 1

  • A primeira atividade visa ao despertamento dos alunos para a temática a ser alvo de postagens na rede social.

 

Essa aula deverá acontecer no laboratório de informática da escola ou contar necessariamente com uso de tablet, notebook, celular ou computador conectados à internet.

 

Os alunos assistirão à narração  do conto "Tentação", de Clarice Lispector:

1

http://www.youtube.com/watch?v=9jpxcIxyNy8 Acesso em 18 ago. 2013.

 

Após o conto, o professor questionará:

  • É possível afirmar que nesse conto há uma atração/amor/paixão à primeira vista? Caso sim, por quê?
  • Como Clarice Lispector propõe o amor nessa narrativa?

A ideia é que os alunos discutam brevemente sobre essa temática relacionando-a ao título do conto "Tentação", que justifica a evidência de que algo especial aconteceu ente a menina ruiva e o cão basset.

Depois da discussão, a ideia é que os alunos acessem individual ou coletivamente duas análises científicas do conto para compreenderem posições outras acerca da narrativa.

Artigos:

 

Professor, após a leitura das análises sobre o conto, é pertinente reabrir a discussão para que novas considerações sejam feitas acerca da relação de identificação entre a menina ruiva e o basset. Aproveite as considerações dos alunos para mediá-las segundo possibilidades de leituras pertinentes sobre o conto.

 

Atividade 2

  • O alvo dessa atividade é a busca pela postagem que identifica o aluno na temática tratada e a escrita da justificativa dessa escolha.

 

Após a realização da sensibilização para a temática "Amor", os alunos deverão escolher postagens na internet que representem para eles o amor. Da mesma maneira que Clarice Lispector propõe um olhar singular para o amor (identificação pelo outro), o objetivo é que os alunos, por meio da eleição de textos de vários gêneros, possam propor o amor sob seu olhar.

A postagem acontecerá em uma rede social, o Facebook https://www.facebook.com/ em um grupo exclusivo da sala. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns endereços. Para saber mais, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202 Acesso em 18 ago. 2013. 

 

3

 

Professor, para criar um grupo fechado, ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do Facebook: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527 Acesso em 18 ago. 2013.

2

 

Essa postagem pode dar-se por meio de vídeos, imagens, poemas, citações dentre outros modos de significação da língua. O critério é justificar a escolha, por meio de um breve texto.

 

Professor, esse é o momento de os alunos de fato concentrarem-se em que faz sentido para eles dentro de tantas opções que o mundo virtual oferece. Essa atividade permite ao aluno refletir dentre a multiplicidade de textos existentes os critérios que o fazem eleger um texto, ou seja, é o momento de escolher e justificar a posição. 

Professor, essa postagem pode acontecer concomitantemente ao estudo inicial da argumentação, porque, em geral, os alunos terão de defender uma posição (uma tese), por meio da consideração de uma justificativa que pode apresentar argumentos. 

 

Atividade 3

  • O objetivo da proposta é a socialização e discussão das postagens.

 

Nessa atividade, apenas o computador do professor deve estar conectado à internet para que os alunos não percam o foco.

Por meio do data show, o professor acessará as postagens dos alunos no Facebook. Para cada postagem, um aluno deve ler a justificativa em voz alta e identificar a opinião do colega, ou seja, qual o ponto de vista escolhido sobre a temática amor. Deve também pontuar, na medida do possível, os argumentos arrolados para a posição que escolhe acerca de tantas possibilidades de referir-se ao amor.

Professor, esse é o momento que os alunos devem trabalhar o respeito pela opinião alheia, mas, acima de tudo, saber identificar qual é a opinião alheia e com base em que ela se sustenta. É possível considerar comentários de todos os alunos da sala sobre a postagem, desde que pertinentes.

  • Os alunos dos 9ºA e 9ºC, da Escola de Educação Básica da UFU (Eseba), no ano de 2013, fizeram a atividade proposta e engajaram-se de forma espetacular, pois o que os prendeu foi a possibilidade de mostrar à turma parte de si por meio de vários modos de significar (já que tinham que escolher uma postagem - multimodal ou não - com a qual se identificassem) e explicar por quê. Foi um bom início de trabalho com a argumentação! Vejam algumas das postagens desses alunos e suas justificativas.

Professor, como o Facebook tem a opção de reeditar os textos, a reedição quanto a inadequações da língua padrão poderão ser feitos a qualquer instante. Como as postagens abaixo são recentes a essa publicação de aula, ainda não foi possível chegar, até o momento, às correções necessárias. Será a próxima etapa do trabalho com a sequência didática.

 

4        5       7

 

 

8        10               11

 

 

12        13         14

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Artigos:

MURTA, C.; BRAGA, J. Facebook: uma experiência no ensino e aprendizagem de Literatura. Disponível em: http://www.pimpampum.net/bookr/index.php?id=48161 Acesso em 18 ago. 2013.

SOUZA, A.A.N.; SCHNEIDER, H. N. Aprendizagem nas redes sociais: colaboração online na prática de ensino presencial. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/43-870-1-ED.pdf Acesso em 18 ago. 2013.

Notícia:

CASTRO, D. Redes sociais podem ser uma ferramenta no processo de auxílio. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/02/redes-sociais-podem-ser-ferramentas-de-auxilio-no-processo-de-ensino Acesso em 18 ago. 2013.

Entrevista com João Mattar.

O uso das redes sociais na educação. Disponível em: http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487 Acesso em 18 ago. 2013. 

Prezi:

Redes sociais de aprendizagem. Disponível em: http://prezi.com/xw2zfvtyqxd8/redes-sociais-de-aprendizagem-uma-experiencia-no-ensino-de-ingles/ Acesso em 18 ago. 2013. 

Aulas do Portal

Juventude virtual: os jovens e as redes sociais no Brasil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39898 Acesso em 18 ago. 2013. 

Fórum:

Uso de redes sociais na escola: criando Redes de Aprendência Web 2.0 & Transdisciplinaridade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=122 Acesso em 18 ago. 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá qualitativamente durante o processo, por meio da observação do interesse e da participação dos alunos nas atividades. Em relação à atividade de postagem de um texto no "Facebook"  - que represente a opinião do aluno quanto à temática amor - , o professor deverá avaliar a tese e a justificativa que a sustenta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andréa Brandão Mappa, EE DR WLADIMIR DE REZENDE PINTO , Minas Gerais - disse:
    andreabmappa@ymail.com

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia! Muito pertinente, em uma época em que, muitas vezes, as redes sociais "roubam a cena" durante as aulas. Desse modo, elas se tornaram um grande aliado no processo ensino-aprendizagem! Parabéns pela proposta!


  • Pedro Henrique, Eseba , Minas Gerais - disse:
    pedrohcabral@gmail.com

    23/08/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo projeto


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.