20/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Estratégias e recursos:
Essa aula deverá acontecer no laboratório de informática da escola ou contar necessariamente com uso de tablet, notebook, celular ou computador conectados à internet.
Os alunos assistirão à narração do conto "Tentação", de Clarice Lispector:
http://www.youtube.com/watch?v=9jpxcIxyNy8 Acesso em 18 ago. 2013.
Após o conto, o professor questionará:
A ideia é que os alunos discutam brevemente sobre essa temática relacionando-a ao título do conto "Tentação", que justifica a evidência de que algo especial aconteceu ente a menina ruiva e o cão basset.
Depois da discussão, a ideia é que os alunos acessem individual ou coletivamente duas análises científicas do conto para compreenderem posições outras acerca da narrativa.
Artigos:
Professor, após a leitura das análises sobre o conto, é pertinente reabrir a discussão para que novas considerações sejam feitas acerca da relação de identificação entre a menina ruiva e o basset. Aproveite as considerações dos alunos para mediá-las segundo possibilidades de leituras pertinentes sobre o conto.
Após a realização da sensibilização para a temática "Amor", os alunos deverão escolher postagens na internet que representem para eles o amor. Da mesma maneira que Clarice Lispector propõe um olhar singular para o amor (identificação pelo outro), o objetivo é que os alunos, por meio da eleição de textos de vários gêneros, possam propor o amor sob seu olhar.
A postagem acontecerá em uma rede social, o Facebook https://www.facebook.com/ em um grupo exclusivo da sala. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns endereços. Para saber mais, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202 Acesso em 18 ago. 2013.
Professor, para criar um grupo fechado, ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do Facebook: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527 Acesso em 18 ago. 2013.
Essa postagem pode dar-se por meio de vídeos, imagens, poemas, citações dentre outros modos de significação da língua. O critério é justificar a escolha, por meio de um breve texto.
Professor, esse é o momento de os alunos de fato concentrarem-se em que faz sentido para eles dentro de tantas opções que o mundo virtual oferece. Essa atividade permite ao aluno refletir dentre a multiplicidade de textos existentes os critérios que o fazem eleger um texto, ou seja, é o momento de escolher e justificar a posição.
Professor, essa postagem pode acontecer concomitantemente ao estudo inicial da argumentação, porque, em geral, os alunos terão de defender uma posição (uma tese), por meio da consideração de uma justificativa que pode apresentar argumentos.
Nessa atividade, apenas o computador do professor deve estar conectado à internet para que os alunos não percam o foco.
Por meio do data show, o professor acessará as postagens dos alunos no Facebook. Para cada postagem, um aluno deve ler a justificativa em voz alta e identificar a opinião do colega, ou seja, qual o ponto de vista escolhido sobre a temática amor. Deve também pontuar, na medida do possível, os argumentos arrolados para a posição que escolhe acerca de tantas possibilidades de referir-se ao amor.
Professor, esse é o momento que os alunos devem trabalhar o respeito pela opinião alheia, mas, acima de tudo, saber identificar qual é a opinião alheia e com base em que ela se sustenta. É possível considerar comentários de todos os alunos da sala sobre a postagem, desde que pertinentes.
Professor, como o Facebook tem a opção de reeditar os textos, a reedição quanto a inadequações da língua padrão poderão ser feitos a qualquer instante. Como as postagens abaixo são recentes a essa publicação de aula, ainda não foi possível chegar, até o momento, às correções necessárias. Será a próxima etapa do trabalho com a sequência didática.
Para leitura do professor:
Artigos:
MURTA, C.; BRAGA, J. Facebook: uma experiência no ensino e aprendizagem de Literatura. Disponível em: http://www.pimpampum.net/bookr/index.php?id=48161 Acesso em 18 ago. 2013.
SOUZA, A.A.N.; SCHNEIDER, H. N. Aprendizagem nas redes sociais: colaboração online na prática de ensino presencial. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/43-870-1-ED.pdf Acesso em 18 ago. 2013.
Notícia:
CASTRO, D. Redes sociais podem ser uma ferramenta no processo de auxílio. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/02/redes-sociais-podem-ser-ferramentas-de-auxilio-no-processo-de-ensino Acesso em 18 ago. 2013.
Entrevista com João Mattar.
O uso das redes sociais na educação. Disponível em: http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487 Acesso em 18 ago. 2013.
Prezi:
Redes sociais de aprendizagem. Disponível em: http://prezi.com/xw2zfvtyqxd8/redes-sociais-de-aprendizagem-uma-experiencia-no-ensino-de-ingles/ Acesso em 18 ago. 2013.
Aulas do Portal
Juventude virtual: os jovens e as redes sociais no Brasil. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39898 Acesso em 18 ago. 2013.
Fórum:
Uso de redes sociais na escola: criando Redes de Aprendência Web 2.0 & Transdisciplinaridade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=122 Acesso em 18 ago. 2013.
A avaliação ocorrerá qualitativamente durante o processo, por meio da observação do interesse e da participação dos alunos nas atividades. Em relação à atividade de postagem de um texto no "Facebook" - que represente a opinião do aluno quanto à temática amor - , o professor deverá avaliar a tese e a justificativa que a sustenta.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2013
Cinco estrelasAdorei a ideia! Muito pertinente, em uma época em que, muitas vezes, as redes sociais "roubam a cena" durante as aulas. Desse modo, elas se tornaram um grande aliado no processo ensino-aprendizagem! Parabéns pela proposta!
23/08/2013
Cinco estrelasÓtimo projeto