Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos brincar de casinha?

 

21/09/2013

Autor y Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Interagir com crianças de diferentes faixas etárias;

• Desenvolver atenção, concentração, coordenação e criatividade;

• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos, por meio da brincadeira de casinha;

• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
 
 

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 4 momentos, não necessariamente consecutivos, com durações variadas, entre 40 minutos e 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.
 

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:
 
As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de propostas e experiências. Por isso, faz-se necessário estruturar os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Por meio desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças de diferentes idades e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. Foi pensando nessas questões que partimos de uma brincadeira já conhecida pelas crianças: a brincadeira de casinha, e organizamos um espaço próprio, rico em detalhes, estimulante e convidativo para essa brincadeira com crianças entre 3 e cinco anos de idade. 

Primeiro Momento: Construindo nossa casa

Materiais: 2 metros de TNT ou outro tecido liso e claro, tinta guache, aventais ou camisetas para pintura, tesoura, papel pardo.

Duração: Aproximadamente 1 hora

O TNT, será uma divisória para a sala, formando um espaço aconchegante para a brincadeira de casinha. Ficará, portanto, pendurado de maneira que fique esticado, e possibilite essa divisão do espaço. A ideia é que ele seja a entrada da casa, assim, precisa ter portas e janelas, para as crianças passarem e se olharem. Essas aberturas devem estar na altura das crianças, conforme ilustração.

A decoração das portas e janelas pode ser feita pelas crianças, e vai depender das ideias do professor e crianças para decorá-las. Em nossa experiência, será proposto que as crianças, com as pontinhas dos dedos, façam pontos coloridos ao redor da porta e das janelas, conforme ilustração. 

 

  casinha

Fonte: Foto, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Para essa atividade, sugerimos o uso de uma sala ou mesmo um espaço externo, onde tenham duas  mesas e cadeiras. Numa das mesas estique um papel grande (pode ser papel pardo), e disponibilize tintas e pincéis. Na outra mesa, estique o TNT, com as aberturas das portas e janelas já feitas. Cubra o TNT com papel pardo, nas partes que não devem ser pintadas, e explique para as crianças que é preciso ter precisão para marcar com os dedinhos somente nos espaços indicados. Contudo, as crianças não devem ser podadas ou criticadas em seu processo de criação artística, apenas explique que para àquele trabalho é preciso que usem somente as pontinhas dos dedos, cuidadosamente. Mas quem preferir fazer movimentos mais amplos, utilizando toda a mão, por exemplo, poderá fazê-lo, na segunda mesa, que estará preparada para isso, também com tintas e papéis, para que as crianças possam expressar livremente sua criatividade com as tintas. O ideal é que as crianças possam transitar pelas duas mesas, participando das duas propostas, mas se optarem por participar somente de uma, devem ser respeitadas nessa opção.

 

casinha  casinha

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

 

Segundo Momento: Preparando o ambiente para a brincadeira

Materiais: O TNT confeccionado anteriormente, loucinhas, bonecas e móveis infantis.

Duração: Aproximadamente 1 hora

Pendure o TNT, de maneira que faça a divisão proposta anteriormente, conforme ilustração.

Prepare o ambiente, com loucinhas, como panelinhas, pratinhos, colheres, etc. Caso haja móveis de brinquedos como armários, geladeira, pia, na instituição, estes também devem ser dispostos nesse espaço. Se não houver, esses móveis podem ser substituídos por caixas de papelão. Para que fique mais convidativo, estique sobre as caixas algum pedaço de tecido e depois disponha as loucinhas. As loucinhas também podem ser substituídas, por pequenos frascos de materiais recicláveis, como copos de requeijão e iogurte, caso haja a necessidade. Uma mesa, com cadeiras, também deve ser disposta para as crianças. E em outro cantinho, ainda utilizando os móveis ou caixas de papelão para apoio, disponibilize embalagens vazias de alimentos, como latas e caixas de leite, sabonete, creme dental, etc. Por fim, reserve também, um espaço para os bebês, com bercinhos e/ou com paninhos para deitá-los e cobri-los.

 

casinha casinha

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

 

Terceiro Momento: Trazendo novos elementos para a brincadeira

Materiais: Uma cesta para recolher os materiais escolhidos.

Duração: Aproximadamente 1 hora

Convide o grupo para um passeio pelo parque, no intuito de selecionar materiais que possam servir como comidinha, para a brincadeira de casinha.O professor pode levar uma cesta, para depositar os materiais. Explique que devem ser materiais pequenos e limpos, como pedrinhas, gravetos, sementes, folhas e flores que estiverem pelo chão. (não é interessante colher as folhas e flores diretamente das plantas, para não agredir o meio ambiente). Outro observação importante é explicar para as crianças que esses materiais recolhidos não devem ser levados a boca. Após a seleção dos materiais, as crianças podem retornar à sala para a brincadeira, agora com esses novos recursos. O professor deve fazer a mediação das crianças nessa brincadeira, ajudando-as a desenvolver a imaginação e criatividade, fazendo perguntas como: _Vamos fazer uma deliciosa sopa, usando feijão, carne e legumes? (pedrinhas, folhas e gravetos).

 

casinha  casinha

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

 

Quarto Momento: Convidando outra turma para a brincadeira

Duração: Aproximadamente 1 hora

Combine com a professora de outro grupo uma visita a sua sala para a brincadeira de casinha. Nesse dia faça uma roda com seu grupo, e explique que terão visitas: _Outro grupo de crianças virá brincar de casinha conosco. Faça combinados com seu grupo, como dividir os brinquedos da sala com os visitantes e brincar junto com eles.
Quando as crianças do outro grupo chegarem, faça uma roda com os dois grupos, para falar da brincadeira de casinha e convidá-las a brincar. Mas atenção, não restrinja as crianças somente a brincadeira de casinha, deixe que explorem toda a sala, que será uma novidade para elas, pois o objetivo da visita deve ser a interação entre os dois grupos. Portanto, o espaço da casinha é somente mais um elemento para alcançar esse objetivo, e não o objetivo em si.

OBS: O espaço da casinha pode ficar montado na sala durante algum tempo, até que o professor, por meio de observação, avalie que o grupo já não demonstra tanto interesse por ele.   
 

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51091

Onde moram os Bichos. Aula que fala sobre os diferentes tipos de moradias dos animais.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181

Organização de espaço da sala: como/o que fazer? Aula que discute a importância de pensarmos os espaços da sala.

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros que auxiliarão o professor,  a avaliar se, e o quanto a criança  se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas de seu e do outro grupo de crianças, quais suas dificuldades e avanços em relação a criatividade, atenção, concentração e coordenação. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas à partir do novo elemento disponível no espaço escolar (o espaço da casinha),  se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crianças.  Estes registros servirão ainda de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, também, sua prática pedagógica.
 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.