10/09/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Identificar contextos político-econômico-sociais que desencadeiam manifestações de insatisfação de pessoas no Brasil e em outros países, em diferentes momentos históricos.
Relacionar manifestações populares recentes no Brasil e no exterior aos conceitos de cidadania, democracia e participação popular.
Comparar semelhanças e particularidades que marcam algumas das manifestações populares, destacando o papel das tecnologias da informação nas atuais formas de mobilização.
Reconhecer e analisar de forma crítica, o papel das tecnologias da informação nas atuais formas de mobilização.
Manifestações e protestos: definição
Movimentos sociais: definição e histórico
Movimentos socioespaciais e movimentos socioterritoriais: definição
Aula sugerida para a 2ª ou 3ª série do ensino médio.
Atividade 1
A participação dos professores de História, Sociologia, Língua portuguesa e Filosofia será muito significativa para o enriquecimento desta aula.
Esta atividade objetiva sensibilizar e mobilizar os alunos para a temática a ser estudada. O professor deverá propor que acessem seus aparelhos de telefonia móvel para uma consulta rápida sobre as manifestações populares ocorridas em junho de 2013, em várias cidades brasileiras. Algumas sugestões de fontes de acesso são: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/130619_protestos_quarta.shtml e http://blogs.estadao.com.br/estadao-urgente/pais-tem-mais-um-dia-de-protestos-em-sp-atos-prejudicam-transito-na-avenida-paulista/.
Se não for possível o acesso à internet por meio de um dos aparelhos, o professor deverá imprimir algumas matérias e distribuí-las aos alunos ou distribuir jornais e revistas, em quantidade suficiente, a todos os alunos da sala. As fontes poderão ser variadas, uma vez que se pede o acesso a matérias jornalísticas. A leitura poderá ser feita em voz alta (se a notícia for única), intercalando os alunos leitores, de modo a estimular a participação de todos, ou por meio de um trabalho em grupo.
Após as leituras, os alunos deverão responder as seguintes questões, cujas respostas serão anotadas no caderno:
1- Onde, quando e como se iniciaram as primeiras manifestações? 2- Em quantas cidades brasileiras elas ocorreram? 3- Qual o número estimado de participantes dessas manifestações? 4- Quais foram as principais formas de mobilização utilizadas pelos manifestantes? 5- Quais eram as principais reivindicações dos manifestantes? 6- Quais são as principais fontes geradoras de informação acessadas para as respostas dessas perguntas? |
Quadro 1:Questionamentos para sensibilização e mobilização da turma
A socialização dos resultados acontecerá por meio de diálogo, quando o professor deverá estimular a participação de todos.
Atividade 2
Por se tratar de um fenômeno em curso, é natural a dificuldade para compreensão dos múltiplos aspectos que o envolvem. A leitura e interpretação de artigos produzidos por especialistas na temática das manifestações e dos movimentos sociais contribuem para facilitar essa compreensão. Assim, esta aula tem como base a entrevista realizada com a professora e pesquisadora Maria da Glória Gohn, denominada “Após atos, governo não tem interlocutores”, disponível em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/521933-apos-atos-governo-nao-tem-interlocutores.
Objetivando levar os alunos a compreender as colocações da pesquisadora, o professor deverá propor a interpretação do texto por meio da elaboração de um mapa conceitual. A definição e características dos mapas conceituais como recurso de aprendizagem podem ser acessadas em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
O professor deverá propor a formação de grupos de quatro pessoas. Ele deverá entregar uma cópia impressa do texto base para cada grupo ou solicitar que acessem o link da entrevista no laboratório de informática. Cada grupo deverá elaborar um mapa conceitual.
Para facilitar a interpretação do texto e a elaboração dos mapas conceituais, o professor deverá entregar um roteiro aos alunos, como sugerido no quadro 2.
Elaboração de mapa conceitual - Desenvolvimento da atividade 1- Salve o arquivo “Após atos, governo não tem interlocutores” (entrevista com Maria da Glória Gohn).O trabalho será feito com base nele. 2- Leia o texto para responder as questões propostas. 3- Elabore um questionamento desencadeador do seu mapa conceitual. Lembre-se: há vários modelos de mapas conceituais. 4- O seu mapa deve conter as seguintes informações: a- Manifestações de junho de 2013 – diferenças dos movimentos de 1968 e 1990 b- Tendências: o que essas manifestações têm a dizer aos governantes e aos pensadores/intelectuais que estudam os movimentos sociais. c- Motivos latentes. d- Perfil dos manifestantes. e- Estopim das manifestações. e- Explicações da pesquisadora entrevistada para as manifestações. f- Manifestações brasileiras – semelhanças com as manifestações do Oriente muçulmano, Estados Unidos e Europa. g- Locais das manifestações. h- Formas de mobilização. i- Particularidades das manifestações brasileiras. j- Outros aspectos. |
Quadro 2: Orientações para elaboração de um mapa conceitual Gil, Izabel Castanha (Org.)
Os mapas deverão ser elaborados em Power point e apresentados à sala. À medida que cada grupo expõe o seu trabalho estarão, simultaneamente, expondo a interpretação do texto, onde se encontram interessantes explicações sobre as manifestações de junho de 2013, no Brasil.
Ao final das apresentações, o professor deverá fazer uma explanação geral, esclarecendo dúvidas sobre um fenômeno ainda em movimento. Nesse momento, ele poderá estabelecer relação entre os diversos temas propostos para as investigações, facilitando aos alunos a compreensão histórica das lutas pela cidadania. A participação dos professores de História e Sociologia dará valiosa contribuição a essa atividade.
Atividade 3
Esta atividade objetiva ampliar a compreensão dos alunos acerca do tema estudado, comparando as manifestações de junho de 2013, com outras manifestações citadas no texto, tanto no Brasil quanto no mundo. O professor deverá propor a formação de grupos e, por meio de sorteio, os temas propostos no quadro 3 serão distribuídos. Cada grupo desenvolverá um dos temas. Para essa atividade, o número de alunos por grupo será proporcional ao tanto de temas sugeridos.
Grupo 1: Revolução Francesa, de 1789
http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm Identificar o contexto histórico que motivou a revolta da população francesa, resultando num evento que promoveu mudanças estruturais na organização política e social não só da França, mas em grande parte dos países. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta e a reação do governo francês instituído àquela época. Identificar influências da Revolução francesa no Brasil.
Fontes de pesquisa: Revolução francesa http://aprovadonovestibular.com/revolucao-francesa-%E2%80%93-causas-resumo.html Revolução francesa: a revolta que derrubou a nobreza e alterou o rumo da história Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 6: Manifestações na Europa século XXI
http://jpn.c2com.up.pt/2013/05/31/que_se_lixe_a_troika_a_europa_aderiu_a_ajuda_externa.html Identificar o contexto histórico-econômico-político recente vivenciado pela população de vários países europeus, resultando em manifestações populares. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta e a reação dos governos desses países às manifestações. Identificar a influência desse movimento em países não europeus.
Fontes de pesquisa: Portugueses participam de nova manifestação internacional contra austeridade na Europa Mais de 100 cidades da Europa serão palco de manifestações anti-troika Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 2: Primavera de 1968
http://kidsgotheart.wordpress.com/2011/04/24/sejamos-realistas-facamos-o-impossivel/ Identificar o contexto histórico que engendrou as manifestações de 1968, atingindo vários países europeus. Identificar as estratégias de luta da população indignada e a reação dos governos contra essas manifestações. Identificar a influência desse fenômeno no Brasil.
Fontes de pesquisa: 1968: A revolução inesperada http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm Juventude e Rebeldia entre 1967-1968: rejeição ao estabelecido http://lemad.fflch.usp.br/node/284 Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 7: Movimento Occupy Wall Street
Identificar o contexto histórico-econômico-político que desagrada grande parte da população norte-americana, resultando no movimento denominado Occupy Wall Street. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta e a reação dos segmentos criticados pelos manifestantes. Identificar a influência desse movimento em outros países.
Fontes de pesquisa: Ocupando wall street http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?home_id=127&alterarHomeAtual=1 “A globalização é uma nova forma de colonização” http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18681 Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 3: Movimentos feministas
http://parfumdefemmefeministe.blogspot.com.br/2010/08/origem-e-significado-do-movimento.html
Identificar as origens históricas e os principais países onde ocorreram os primeiros movimentos feministas. Identificar as estratégias de luta das mulheres que os protagonizaram, bem como as retaliações sofridas por essas manifestantes. Identificar a influência desses movimentos no Brasil.
Fontes de pesquisa: Feminismo http://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/ Os movimentos feministas e a construção de espaços institucionais para a garantia dos direitos das mulheres no Brasil http://www.ufrgs.br/nucleomulher/arquivos/os%20movimentos%20feminismtas_cyntia.pdf Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 8: Movimentos recentes no Oriente Médio: Egito
http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130710-egito
Identificar o contexto histórico-econômico-político que desagrada grande parte da população egípcia, resultando em manifestações populares, que já duram alguns anos. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta e a reação dos governos que se sucederam às manifestações. Identificar a influência e a reação desse movimento em outros países árabes e em países de outros continentes.
Fontes de pesquisa: Entenda as causas dos conflitos no Egito http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/08/130814_entenda_tumultos_egito_an.shtml Egito: novas dimensões dos movimentos sociais http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17374 Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm |
Grupo 4: Manifestações de 1968 no Brasil
http://ninaspub.blogspot.com.br/2013/06/protestos-no-brasil-o-gigante-acordou.html Identificar o contexto histórico que motivou as manifestações populares no país, em 1968. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta e a reação do governo ditatorial brasileiro frente às manifestações populares. Identificar conquistas do movimento e como podem ser reconhecidas hoje.
Fontes de pesquisa: Movimento estudantil de 1968 representa luta contra opressão no mundo, diz professora http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u397995.shtml 1968: O ano que não terminou http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1090 Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 9: Conflitos na Líbia
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/conflito-na-libia-em-2011.html Identificar o contexto histórico-econômico-político que desagradou grande parte da população líbia, resultando em manifestações populares, que derrubaram o governo ditatorial de Amuar Kadafi . Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta. Identificar a influência e a reação desse movimento em outros países árabes e em países de outros continentes.
Fontes de pesquisa: Conflitos na Líbia http://escoladegeografia.wordpress.com/2011/09/25/conflitos-na-libia/ Revolta árabe http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/revolta-arabe/ Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 5: Movimento das Diretas Já e Fora Collor
http://pnld.moderna.com.br/2012/04/16/o-movimento-das-diretas-ja/ http://itapoapordentro.blogspot.com.br/2012/08/caras-pintadas-eles-foram-as-ruas-para.html Identificar o contexto histórico que motivou as manifestações populares no país, a partir da Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Identificar os motivos que resultaram no movimento pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, em 1990. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes dos dois momentos, suas estratégias de luta e a reação dos governos da época frente às manifestações populares. Identificar conquistas desses movimentos e como podem ser reconhecidas hoje.
Fontes de pesquisa: Diretas já http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/diretas-ja/ Fora Collor http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/fora-collor/ Movimento Cara pintada 2011 http://movimentocarapintada2011.blogspot.com.br/2011/02/origem-do-movimento-os-caras-pintadas.html Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Grupo 10: Manifestações contra a OMC
http://www.midiaindependente.org/eo/red/2001/11/10454.shtml Identificar as principais contrariedades que mobilizaram manifestantes de vários países reunidos em Seatle, nos Estados Unidos, em 1999, e em outros países, nos anos seguintes. Identificar o perfil socioeconômico dos manifestantes, suas estratégias de luta e a reação dos governos dos segmentos criticados. Identificar os motivos que fazem do McDonald’s um dos principais alvos dos protestos. Identificar conquistas desses movimentos e como podem ser reconhecidas hoje.
Fontes de pesquisa: Manifestações contra o encontro da OMC em Seattle http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesta%C3%A7%C3%B5es_contra_o_encontro_da_OMC_em_Seattle Em protesto global, organizações denunciam violações trabalhistas do McDonald´s Movimentos sociais: breve definição http://www.brasilescola.com/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm
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Quadro 3: Manifestações sociais: temas para pesquisa em grupo GIL, Izabel Castanha (Org.)
Atividade 4
Os alunos deverão socializar suas pesquisas por meio de vídeos elaborados com seus aparelhos de telefonia móvel. O professor deverá estimular a criatividade dos mesmos, orientando para que criem diferentes situações: vídeo aula, entrevista com professores de história, sociologia ou geografia, entrevista com pessoas que participaram de alguns dessas manifestações, linha do tempo ilustrada com imagens, talk show com a participação dos próprios membros do grupo representando especialistas, manifestantes, governantes e outros segmentos envolvidos, entre outras formas de socialização do conhecimento adquirido durante as investigações.
Cada vídeo deverá ter, no máximo, oito minutos de apresentação, sendo a capacidade de síntese um dos elementos priorizados na avaliação qualitativa do trabalho.
Com a contribuição dos colegas de história, sociologia e filosofia, poderão ser selecionados alguns vídeos para apresentações a outras turmas. Com apoio da coordenação pedagógica e da direção da escola, poderá ser criado um momento cultural para essa apresentação, criando um momento especial na escola. A escolha das turmas e da data do evento também será feita em parceria com os colegas.
Ao final da sessão de vídeos, poderá ser criado um momento para debates. Propõe-se a formação de uma mesa composta por alunos representantes dos diferentes temas. Esses alunos deverão ser indicados pelos pares e apoiados pelos professores, que complementarão algum questionamento feito pelos colegas participantes.
O encerramento da aula deverá ser feito com a produção textual dos alunos envolvidos. A redação deverá ser individual, sob o tema Manifestações e movimentos sociais ao longo do tempo: o que muda e o que permanece com a influência das tecnologias da informação. O professor de língua portuguesa poderá dar valiosa contribuição orientando os alunos na elaboração desta tarefa.
O texto com cerca de trinta linhas deverá ser redigido no estilo narrativo-dissertativo e servirá de indicador acerca da percepção e apreensão dos principais conceitos por parte dos alunos. A partir das leituras, o professor observará a necessidade de interferência ou esclarecimento sobre algum equívoco ou defasagem conceitual dos alunos escritores.
Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais: http://www2.fct.unesp.br/nera/revistas/06/Fernandes.pdf
Uso pedagógico do telefone móvel http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/
Vídeos pedagógicos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
O professor deverá estar atento à participação, interesse, cooperação, e pontualidade dos alunos. A produção textual, bem como o conteúdo e a forma apresentados no vídeo também servirão de elementos qualitativos a serem considerados na avaliação.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/05/2014
Cinco estrelasParabéns pela aula!
05/10/2013
Cinco estrelasA aula é pertinente e apresenta temática atual e relevante. Apresenta-se ainda bem estruturada e vai de encontro às habilidade sugeridas pelos PCNs e as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Pode ainda ser empregada no contexto do Ensino Médio e do Ensino Técnico Integrado ao Médio.
24/09/2013
Cinco estrelasA sequência perfeita, aula desenvolvida de modo que a transdisciplinaridade aconteça como consequência natural da exigência do tema a ser explorado. Riquíssima na quantidade de conteúdos abordados, mas ao mesmo tempo, uma linguagem didática. Indiquei para meu filho que é professor iniciante de Geografia