Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando os fatos fundamentais através de estratégias de compras.

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver estratégias de equivalência.

- Desenvolver a capacidade de estimar resultados, de relacionar o conteúdo com outros conteúdos matemáticos e com seu cotidiano.

- Desenvolver o raciocínio lógico, cálculo mental, bem como habilidade em manipular/trabalhar com o sistema monetário.

Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades far-se-á necessário conhecimentos sobre adição e subtração de números naturais. O professor verificará possíveis dificuldades existentes, propondo atividades complementares auxiliando-os a apropriarem-se destes conhecimentos.

Estratégias e recursos da aula

Atividades em sala de aula nas quais os alunos atuam em transações comerciais é uma prática adotada por muitos professores. Esta proposta diferentemente das demais, prioriza a preocupação do professor em identifcar como as crianças lidam com as situações problema durante o processo envolvendo estas transações, nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração.

A proposta de aula esta estruturada de modo a definir uma seqüência lógica que possui dois momentos divididos da seguinte forma:

Parte I

Material necessário para esta etapa: brinquedos e objetos que possam participar das vendas e “cédulas de dinheiro” (sem valor comercial).

Para iniciar o trabalho, estabeleça um diálogo com a sala,investigando os conhecimentos prévios sobre o assunto trabalhado. Explique qual a atividade vai ser desenvolvida e como serão realizadas as vendas. Informe aos pais sobre a proposta de fazer um brechó e peça que mandem pelo menos um objeto a ser comercializado.  

Oriente a turma a selecionar o material arrecadado, depois proponha aos alunos que façam sugestões de preços.

Neste momento o professor poderá questionar as sugestões da sala:

Você acompanha a sua família na hora de fazer compras?

Já comprou alguma coisa com seu dinheiro?

Será que este produto custa só isso?

Será que esta mercadoria é tão cara assim?

Você já comprou algo igual com a sua mãe?

Ao final destes questionamentos, todos os brinquedos possuirão etiquetas com preços.

Prepare a sala de modo similar a um comércio, divida os alunos em grupos de compradores e comerciantes, distribua as cédulas e um bloco de papel onde os alunos devem registrar as suas compras, anotações, conclusões e cálculos.

Autorize a sala a iniciar as compras.

A utilização do sistema monetário nas transações comerciais, possibilita aos estudantes o desenvolvimento de diferentes estratégias:

Memorização: Nos primeiros cálculos, o aluno terá necessidade de registrar as transações, mas posteriormente chegará automaticamente ao resultado, sem fazer uso do papel para efetuar a operação. Este é um recurso que o professor deve explorar muito com seus alunos, para que posteriormente eles desenvolvam habilidade com os cálculos.

Equivalência: Durante as compras, as crianças encontram à quantia cobrada utilizando cédulas de diferentes valores.

Algumas combinações que alunos podem utilizar para encontrar trinta e seis reais:

undefined

Recursos Complementares
www.cienciahoje.pt/
Avaliação

Nas anotações feitas pelos alunos, serão considerados prioritariamente, o raciocínio e o desenvolvimento da criança, sem que o certo e o errado estejam atrelados. As formas de avaliação estarão presentes durante todas as atividades desenvolvidas na aula, considerando a participação dos alunos, das suas construções, das discussões de grupo, da apresentação do relatório, além das anotações realizadas pelo professor durante todo esse processo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ELIANA MARIA DE ANDRADE FERREIRA , ESCOLA MUNICIPAL" P. ANTONIO RIBEIRO" , Minas Gerais - disse:
    elianacoopivau@hotmail.com

    09/03/2011

    Quatro estrelas

    esta atividade é fundamental para que os educandos associem a aprendizagem da matemática com o seu cotidiano e consequentemente é muito significativo para eles.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.