19/11/2009
Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Proporcionalidade e Equivalência |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
- Desenvolver estratégias de equivalência.
- Desenvolver a capacidade de estimar resultados, de relacionar o conteúdo com outros conteúdos matemáticos e com seu cotidiano.
- Desenvolver o raciocínio lógico, cálculo mental, bem como habilidade em manipular/trabalhar com o sistema monetário.
Para a realização das atividades far-se-á necessário conhecimentos sobre adição e subtração de números naturais. O professor verificará possíveis dificuldades existentes, propondo atividades complementares auxiliando-os a apropriarem-se destes conhecimentos.
Atividades em sala de aula nas quais os alunos atuam em transações comerciais é uma prática adotada por muitos professores. Esta proposta diferentemente das demais, prioriza a preocupação do professor em identifcar como as crianças lidam com as situações problema durante o processo envolvendo estas transações, nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração.
A proposta de aula esta estruturada de modo a definir uma seqüência lógica que possui dois momentos divididos da seguinte forma:
Parte I
Material necessário para esta etapa: brinquedos e objetos que possam participar das vendas e “cédulas de dinheiro” (sem valor comercial).
Para iniciar o trabalho, estabeleça um diálogo com a sala,investigando os conhecimentos prévios sobre o assunto trabalhado. Explique qual a atividade vai ser desenvolvida e como serão realizadas as vendas. Informe aos pais sobre a proposta de fazer um brechó e peça que mandem pelo menos um objeto a ser comercializado.
Oriente a turma a selecionar o material arrecadado, depois proponha aos alunos que façam sugestões de preços.
Neste momento o professor poderá questionar as sugestões da sala:
Você acompanha a sua família na hora de fazer compras?
Já comprou alguma coisa com seu dinheiro?
Será que este produto custa só isso?
Será que esta mercadoria é tão cara assim?
Você já comprou algo igual com a sua mãe?
Ao final destes questionamentos, todos os brinquedos possuirão etiquetas com preços.
Prepare a sala de modo similar a um comércio, divida os alunos em grupos de compradores e comerciantes, distribua as cédulas e um bloco de papel onde os alunos devem registrar as suas compras, anotações, conclusões e cálculos.
Autorize a sala a iniciar as compras.
A utilização do sistema monetário nas transações comerciais, possibilita aos estudantes o desenvolvimento de diferentes estratégias:
Memorização: Nos primeiros cálculos, o aluno terá necessidade de registrar as transações, mas posteriormente chegará automaticamente ao resultado, sem fazer uso do papel para efetuar a operação. Este é um recurso que o professor deve explorar muito com seus alunos, para que posteriormente eles desenvolvam habilidade com os cálculos.
Equivalência: Durante as compras, as crianças encontram à quantia cobrada utilizando cédulas de diferentes valores.
Algumas combinações que alunos podem utilizar para encontrar trinta e seis reais:
Nas anotações feitas pelos alunos, serão considerados prioritariamente, o raciocínio e o desenvolvimento da criança, sem que o certo e o errado estejam atrelados. As formas de avaliação estarão presentes durante todas as atividades desenvolvidas na aula, considerando a participação dos alunos, das suas construções, das discussões de grupo, da apresentação do relatório, além das anotações realizadas pelo professor durante todo esse processo.
Quatro estrelas 1 classificações
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09/03/2011
Quatro estrelasesta atividade é fundamental para que os educandos associem a aprendizagem da matemática com o seu cotidiano e consequentemente é muito significativo para eles.