Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Horas e relógios: o tempo não para

 

24/09/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a medição e organização do tempo: segundo, minutos, horas;
  • Reconhecer os sinais do tempo no dia a dia;
  • Explorar diferentes funções dos relógios;
  • Explorar a relação entre hora e minuto;
  • Identificar as horas em um relógio;
  • Conhecer as funções dos ponteiros em um relógio;
  • Distinguir, como leitor, diferentes tipos de textos;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
  • Compreender as noções de passado, presente e futuro;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos – 7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento por meio da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Nossa proposta é de um trabalho interdisciplinar que pressuponha o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento.  De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências. Brasília: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2013.

Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca do uso das horas e relógios no nosso cotidiano. A mesma possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos, a seguir, alguns conteúdos para que o trabalho concilie com sua proposta curricular.

História: debate sobre a dimensão contínua do tempo, noções de passado, presente e futuro; a medição e organização do tempo: segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, década; linha do tempo: ordenação e localização de acontecimentos no tempo; tempo cronológico.

Língua Portuguesa: reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar, ouvir, compreender, interpretar e apresentar: argumentos, opinião e comentário). 

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo horários; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito.

Ciências: movimento do planeta terra: translação e rotação.

Informática: linguagem digital, criação de Blog, Quiz, PowerPoint, Wiki, navegação na Internet.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Horas e relógiosMotivando os alunos

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 24 de ago. 2013.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre horas. Apresente por meio de recurso multimídia, retroprojetor ou confeccione cartaz com uma imagem que destaque um relógio, por exemplo:

       Horas e relogios                   

Fonte: Imagem da própria autora.

Pergunte para a turma:

  • O que a imagem nos mostra?
  • Nela, o que se destaca?
  • Para que serve o relógio?
  • No mostrador de um relógio de ponteiros, como o da imagem, quais são os números que aparecem?
  • Você já sabe ver as horas? Se souber, com quem aprendeu? Se não souber, prepare-se para aprender.

Ouça as respostas, acrescente novos questionamentos de acordo com a realidade de sua sala de aula.

Em seguida, para conhecer diversos modelos de relógios, convide a turma para fazer uma visita em alguns museus virtuais de relógios. Para isso, acesse os sítios abaixo. (Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar as imagens.).

Horas e relogios  Sítio: “DIMEP no mundo”. Disponível em: <http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio>. Acesso em: 24 de ago. de 2013. (Para conhecer diferentes modelos de relógios basta clicar no link: Passeio virtual: dê uma volta pelo Museu do Relógio com o nosso passeio virtual, e seguir as instruções descritas durante o passeio.).

Horas e relógios  Sítio: “Museu do relógio”. Disponível em <http://www.museudorelogio.com/>. Acesso em: 24 de ago. de 2013.

Para finalizar este momento questione os alunos sobre o que eles acharam e o que foi possível aprender. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre relógios.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, leve para sala de aula alguns tipos de relógios. Inclua entre eles pelo menos um relógio digital, um com três ponteiros, e outros com diferentes algarismos. Disponibilize um tempo para que os alunos possam manuseá-los. 

Logo após, apresente alguns deles, por meio de diálogo e explicações:

a-      Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

 

  • O que há no mostrador desse relógio?
  • Os números estão em que sequência?
  • Quantos ponteiros têm este relógio?
  • Qual ponteiro gira mais rápido? E mais devagar? Por quê?
  • Qual a função destes ponteiros?

Observação: Professor, neste momento é importante que os alunos reconheçam que os números 1, 2, 3, ....11, 12 estão em sequência de 1 em 1. Aponte para o número 1 e deslize o dedo pelo mostrador do relógio, percorrendo os números 1, 2..., até retornar ao 1 e completar uma volta completa. Explique que esse movimento é chamado horário, pois á assim que o relógio indica as horas. Também é importante ressaltar que:

  • o ponteiro menor deles indica as horas e o maior, os minutos;
  • o ponteiro dos minutos gira mais rápido e os das horas mais devagar;
  • o ponteiro das horas demora 60 minutos para dar uma volta.

 

b- Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

  • E agora, quantos ponteiros têm este relógio?
  • Qual a função destes três ponteiros?
  • Quantos minutos têm uma hora?

 

Observação: Reforce que o ponteiro menor indica as horas, o maior, os minutos e, o terceiro ponteiro indica os segundos. Que cada minuto é uma parte da hora. Que a hora tem 60 minutos. Cada segundo é uma parte do minuto e também uma parte da hora. O minuto tem 60 segundos.

 

c- Horas e relógios

Fonte: Acervo da própria autora.

                

  • E este relógio, ele tem ponteiros?
  • Alguém sabe como ele se chama?
  • Por que ele se chama relógio digital?
  • Que tal vocês consultarem o dicionário para procurarem o significado da palavra digital? (Professor, dê um tempo para que seja realizado a consulta, em seguida solicite que digam o que foi possível descobrir; peça que um ou mais aluno/s leia/m o significado encontrado no dicionário.).

 Observação: Explique que o relógio digital não tem ponteiros e como fazer para ler as horas nesse tipo de relógio. Veja um exemplo de como fazer:

 

Observem o relógio digital acima.

Este relógio indica 18 horas.

As horas são indicadas à esquerda dos dois pontinhos (:) e os minutos, à direita dos dois pontinhos.

O relógio está indicando horas exatas, porque após as horas não há minutos. Professor dê um exemplo utilizando a lousa, veja:

Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Alguns relógios digitais também indicam segundos. Veja:

Horas e relógios

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Este relógio indica:

Horas e relógios

Fonte: Acervo da própria autora

 

Observação: Dependendo do nível de seus alunos não há necessidades de cobrar conhecimentos a cerca de minutos e segundos.

 

 Informe para a turma como ler as horas após o meio dia.

Apresente um relógio digital e outro com ponteiros para que a turma verifique como esse fato ocorre. Por exemplo:

 

Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Fale para a turma que às 12 horas, dizemos que é meio dia. Após o meio dia:

  • O relógio digital marca: 13 horas, 14 horas....... 23 horas, 0 horas.
  • O relógio de ponteiros volta a marcar: 1 hora, 2 horas.... 12 horas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Horas e relógios Registrando as descobertas sobre relógio

Professor, elabore com os alunos um texto sobre o diálogo e as (re)descobertas sobre relógio e horas. Essa produção escrita poderá ser feita individualmente ou coletivamente. Se você optar pela segunda sugestão, os alunos deverão expor suas ideias enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntamente com os alunos, faça a revisão do texto e, finalmente, solicite que eles copiem no caderno de Matemática, a versão final do texto. Não se esqueça de registrar a opinião do aluno sobre a atividade realizada.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que digitem o texto por meio do programa KWord acessando: ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Após a digitação providencie a impressão do texto para eles, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.

Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para consolidar os conhecimentos dos alunos sobre relógios e horas. Registre-as na lousa e peça para que a turma copie e resolva-as. 

Lembre-se: desafie os alunos para que façam as atividades, ou seja, faça com os alunos e não para os alunos. Como afirma Leite e Moraes, “[...] é importante que estejamos a postos para levantar questões pertinentes e disponibilizar as informações e condições necessárias para a realização das tarefas”. (LEITE, Tânia Maria S. B. Rios; MORAIS, Artur Gomes de. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Atendendo à diversidade: o trabalho com todas as crianças no dia a dia, usando diferentes recursos didáticos. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 7, 2012, p. 19-30). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_7_MIOLO.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2013.

                Marchinhascarnaval6

1- Complete as frases com as palavras mais ou menos, conforme couber em cada caso.

a- Uma partida de futebol dura ______ de 1 hora.

b- Fritar um ovo demora ______ de 1 hora.

c- Viajar para um país distante demora _______ de 1 hora.

2- Escreva quanto tempo você acha que dura cada uma das situações.

Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

Agora, compare suas respostas com um de seus colegas.

a- Em qual situação ele marcou mais tempo? Em qual ele marcou menos tempo?

b- Que conclusão você tira a partir dessa comparação?

3- Observe o relógio abaixo. (Professor, você poderá bater carimbo de um relógio, ou solicitar que os alunos desenhem utilizando uma moeda ou uma régua. Não importa o formato do relógio).

Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

a- Se for de dia, que horas o relógio está indicando? ____________________________

b- Se for à noite, que horas ele está indicando? ________________________________

4- Complete as tabelas com as horas que estão faltando, de acordo com a sequência. (Professor, faça o desenho na lousa e peça que os alunos copiem as tabelas de acordo com as suas capacidades artísticas.).

Horas e relógios

 

Horas e relogios

Fonte: Acervo da própria autora.

Quando o ponteiro menor está apontando para o número 6 e o ponteiro maior para o número 12, que horas o relógio pode estar indicando?

_____________________________________________________________________ (6 horas da manhã ou 18 horas – 6 horas da tarde)

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Horas e relógiosMomento lúdico

Professor, atividades lúdicas são recursos importantes para ajudarem os alunos a compreenderem as atividades desenvolvidas.

Proponha um momento de realização de jogos e de audição de músicas sobre horas e relógios. Reserve um tempo no Laboratório de Informática ou se preferir, peça para os alunos jogarem no laptop Classmate. Acesse o programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digite os sítios abaixo com atenção.

Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática.  (Professor, é importante que você já tenha conhecimento das atividades para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). 

Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>. Acesso em: 24 de ago. 2013.

Sítio: “Iguinho”. Disponível em: <http://iguinho.ig.com.br/relogio-iguinho.html> Acesso em: 24 de ago. 2013.

Sítio: “Atividades Educativas”. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=10295>. Acesso em: 24 de ago. 2013.

Sítio: “Imagem.eti.br”. Disponível em: <http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/aprenda_a_ver_as_horas_8.html>. Acesso em: 24 de ago. 2013.

Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades e o que foi possível aprender. É importante que eles justifiquem suas respostas.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Horas e relógios Utilizando a Informática

Professor, proponha aos alunos a leitura de um texto que tem como objetivo ampliar as informações deles sobre a temática de nosso planejamento. Você poderá providenciar o texto impresso ou os alunos poderão lê-lo utilizando os computadores do Laboratório de Informática da escola, o tablet e/ou o laptop do Projeto UCA conectados à internet, para sugerir que os alunos acessem o sítio abaixo. É importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado.

Horas e relógios Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/relogios-para-todos-os-tempos/>. Acesso em: 25 de ago. 2013. 

Horas e relogios Horas e relogios

Texto “Relógio para todos os tempos”. Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/relogios-para-todos-os-tempos/>. Acesso em: 25 de ago. 2013.

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que os relógios nos informam?
  • Os diferentes tipos de relógios podem indicar as transformações que ocorreram na sociedade que vivemos? Justifique a resposta.
  • De acordo com o texto, como eram os preços dos relógios há cerca de 300 anos?
  • O que foi possível descobrir com o texto que vocês leram?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação do texto.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Horas e relógios Utilizando tecnologias

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados no sítio abaixo, e defina algum/uns  recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

Sítio “Portal do Professor”, texto: “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”.  Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf>. Acesso em: 25 de ago. 2013.

Sugerimos a construção de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar atividades vivenciadas pelos alunos a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Relógios e horas”. Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, uma das atividades postadas nos sítios abaixo.

Sítio: “Portal do professor”, aula: “Vamos criar um Blog da turma?”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. Acesso em: 25 de ago. 2013.

Sítio: “Portal do professor”, aula: "Criando um Blog". Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>.  Acesso em: 25 de ago. 2013.

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que os alunos percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e observação, que você professor necessita desempenhar.

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/horas.html >. Acesso em: 25 de ago. 2013.

Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11588/HoraHora.swf?sequence=1>. Acesso em: 25 de ago. 2013.

Sugestão de links para o professor:

Sítio: “Relógios analógicos e digitais”. Disponível em: <http://escolovar.org/mat_tempo_relogiossswwff.htm>. Acesso em: 23 de ago. 2013.

Sítio: “Portal do Professor” Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22910>. Acesso em: 25 de ago. 2013.

 

Sugestão de bibliografia para o aluno:

MACHADO, Nilson José. Contando com o relógio. São Paulo: Scipione, 2003.

SILVA, Vitória Rodrigues e. Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele? Curitiba: Positivo, 2011.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana de seus registros e dos alunos. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de maior investimento. Sendo assim, observe se os alunos conseguiram reconhecer a medição e organização do tempo: segundo, minutos, horas; compreender a relação entre hora e minuto; conhecer as funções dos ponteiros em um relógio; compreender as noções de passado, presente e futuro; desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o uso do relógio em diferentes situações do dia a dia.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.